SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 5, 2023

Atriz Paolla Oliveira está no RN, visita engenho e come rapadura

FOTO: REPRODUÇÃO

A atriz Paolla Olveira está no Rio Grande do Norte na casa da sua avó, que é potiguar, em São Miguel, município do estado. Nesta quinta-feira (5), a atriz foi visitar um engenho que fica a aproximadamente 10 minutos de São Miguel e fez a alegria de muitos fãs.

No engenho, Paolla comeu rapadura, tirou foto com os moradores e aproveitou para conhecer o local, que segundo a atriz é “uma arte do Norte-Nordeste”. O engenho fica na cidade de Coronel João Pessoa e lá é feito o processamento da cana-de-açúcar, além da produção de rapaduras e mel.

Paolla está no RN desde a terça-feira (3), e agradece todo carinho recebido.

Com informações da TV Ponta Negra

Polícia Federal cumpre mandados no RN em operação contra o tráfico internacional de drogas

FOTO: DIVULGAÇÃO/PF

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (05), 41 mandados de busca e apreensão em cinco estados brasileiros, como parte da Operação Dantraz, de combate a uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Além dos mandados, foram decretadas ordens judiciais de sequestro de bens adquiridos pelos investigados e o bloqueio de contas bancárias.

Em São Paulo foram 19 mandados, sendo três na capital paulista, 14 no Guarujá e dois na Praia Grande, ambas na Baixada Santista. Os outros estados envolvidos foram Ceará (08 mandados), Paraná (05), Rio Grande do Norte (04) e Santa Catarina (03). Quinze suspeitos de envolvimento foram presos e seis diligências estão em andamento para localizar outros alvos.

No RN, os mandados foram cumpridos em Natal (03) e em São Gonçalo do Amarante (01). Não houve prisão no estado. As ações da capital potiguar aconteceram em Mãe Luíza e na zona Norte da cidade.

De acordo com a PF, durante as investigações começaram em abril de 2022, com a interceptação de um barco pesqueiro brasileiro na costa africana carregado com 5,4 toneladas de cocaína.

Em outra apreensão no âmbito Operação Dantraz, uma embarcação pesqueira que partiu de Fortaleza foi abordada em alto mar com 1,2 tonelada, totalizando 6,6 toneladas.

“No primeiro pesqueiro havia sete tripulantes, cinco brasileiros e dois montenegrinos, que foram presos em flagrante. No segundo eram seis tripulantes, todos brasileiros, que foram presos em flagrante”, informou a PF.

Segundo a PF, esta é a primeira ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no estado de São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de integrar as forças de segurança federais, estaduais e municipais no combate ao crime organizado. A Operação Dantraz contou com a cooperação de autoridades de Cabo Verde, Estados Unidos da América e Inglaterra. 

De acordo com o delegado Alexandre Custódio Neto, a organização é especializada na logística marítima do tráfico de drogas. A atuação do grupo foi identificada primeiro em Santa Catarina, São Paulo e Ceará: “os principais traficantes do grupo atuam como intermediários exatamente nessa logística da droga que vem dos países produtores e depois vão para destinos finais, principalmente nos continentes africano e europeu.”

Uma das embarcações saiu de Santa Catarina e foi levada ao Ceará, onde foi carregada com a cocaína, que foi apreendida em Cabo Verde em abril de 2022. O barco foi carregado com a ajuda de uma lancha, que leva o produto até a embarcação para onde o material é içado. O outro pesqueiro também foi comprado em Santa Catarina e levado para o Ceará. 

“Os coordenadores da logística terceirizam a mão de obra operacional. Um dos nossos alvos foi um bairro do Guarujá denominado Santa Cruz dos Navegantes, conhecido como Pouca Farinha, onde encontramos essas equipes. Eles contrataram esse pessoal que é especializado nesses içamentos na área portuária de Santos para ir até o Ceará e fazer esse transbordo para o barco”, explicou.

Segundo ele, também há equipes especializadas nesse serviço contratadas pelo grupo em outros estados, como no RN, por exemplo, o que demonstra o dinamismo do crime organizado.

“Eles realmente são uma estrutura empresarial. Hoje não enxergamos mais as organizações criminosas tradicionais de algum tempo atrás que eram sempre os mesmos indivíduos, trabalhando sempre em conjunto. Percebemos que são grupos criminosos que se unem para fazer determinados trabalhos. E as parcerias vão se modificando conforme os interesses econômicos, custo da logística e tudo mais”, analisou. 

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, e, se condenados, as penas podem chegar a 40 anos de prisão.

Agência Brasil

Rio Grande do Norte realizou 37 transplantes entre janeiro e setembro de 2023

FOTO: DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DA SAÚDE

De janeiro a setembro de 2023, o Brasil registrou 6.622 transplantes de órgãos sólidos, como coração, rim, pulmão e fígado, por exemplo, segundo o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde. Desses, 37 foram realizados no Rio Grande do Norte. Como continuidade às ações de fortalecimento do SUS e melhoria da assistência à população brasileira, a pasta mais que dobrou a autorização de novos serviços de transplante, que passaram de 31 em 2022 para 64 em 2023 – aumento de 106%. Ao todo, o Brasil tem 1.198 serviços credenciados para transplantes.

Quando incluídos os transplantes de córnea e medula óssea, o país avançou 9,5% nos procedimentos realizados entre janeiro e agosto, quando comparado com o mesmo período de 2022. Até agosto deste ano, foram feitos 18.461 transplantes em todo o Brasil, sendo que ano passado o total registrado foi de 16.848 cirurgias.

O Ministério da Saúde também divulgou número recorde de doadores efetivos no primeiro semestre de 2023, com 1,9 mil doadores, o que possibilitou a realização de 4.377 transplantes de órgãos sólidos, número 16,2% maior do que em 2022. Quando somados os meses de julho e agosto de 2023, o total de doadores efetivos salta para 2.435. Com a tendência de aumento já observada até agora, a expectativa é fechar 2023 com um recorde inédito.

Em campanha durante o mês de setembro, com o tema “Doe uma segunda chance, doe órgãos”, a pasta reforça a importância da conscientização sobre o ato de doar. De acordo com o SNT, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador. Na maioria das vezes, o transplante pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para quem precisa da doação. Atualmente, 40.567 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil. Dessas, 317 estão no Rio Grande do Norte.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Para doação de órgãos, é fundamental que a pessoa interessada deixe clara para a família a sua vontade de doar, pois somente com a autorização dos familiares a doação pode ser efetivada.

Festa dos Santos Mártires de Uruaçu: Prefeitura realiza festa organizada e sem transtornos

FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA SGA

A Festa dos Santos Mártires de Uruaçu, realizada em São Gonçalo do Amarante, alcançou proporções épicas neste ano, marcando-se como a maior celebração dos mártires já registrada. Com uma impressionante presença de 140 mil fiéis reunidos no imponente Monumento dos Santos Mártires de Uruaçu, a festa se estendeu ao longo de dez intensos dias, de 24 de setembro até esta terça-feira, 03 de outubro.

O ponto culminante da festividade foi o emocionante show de encerramento do renomado Pe. Fábio de Melo, que transmitiu mensagens de amor divino, amor próprio e amor ao próximo.

Mas o sucesso desta festa não se resume apenas à devoção e à música. A organização meticulosa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, com cerca de 400 servidores que desempenharam um papel fundamental para garantir que tudo transcorresse de forma segura e eficiente. O prefeito Eraldo Paiva destacou o trabalho árduo de sua equipe e a importância da colaboração de várias agências governamentais, afirmando: “Esta festa é um marco na história da nossa cidade, e seu sucesso só foi possível graças à dedicação incansável de nossa equipe. Construímos uma festa organizada, segura, com guardas, agentes de trânsito e enfermeiras à disposição, além da belíssima estrutura e organização logística do evento.”

Essa organização exemplar contou com equipes de saúde, bombeiros, guardas municipais, agentes de trânsito, agentes do CPRE, polícia militar e servidores da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante envolvidas no apoio e logística.

A Festa dos Santos Mártires 2023 foi realizada pela Arquidiocese de Natal e pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, com o apoio fundamental do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo.

Segurança: estrutura do Carnaxelita passa por Fiscalização Preventiva Integrada

FOTO: DIVULGAÇÃO/COSERN

Com objetivo de reforçar a segurança com a população, equipes técnicas da Neoenergia Cosern, acompanhadas de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) e de membros do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN), realizaram uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no entorno da Praça Cristo Rei, área reservada ao Carnaxelita, micareta que acontece em Currais Novos, no Seridó, entre esta sexta-feira (6) e o domingo (8). Representantes dos três órgãos definiram, em reunião, os pontos estratégicos na fiscalização.

“A Fiscalização Integrada tem como objetivo garantir que todas as normas de segurança previstas para um grande evento, como o Carnaxelita, sejam cumpridas e que nenhum dos foliões, dos trabalhadores e organizadores da festa sejam expostos a quaisquer riscos. Desde o início do ano, preparamos a nossa rede com a altura de segurança adequada para a passagem dos trios, estamos de olho permanentemente nos cabos de telecomunicações existentes na região e não vamos permitir a realização de nenhuma ligação clandestina de energia”, frisou a supervisora da Neoenergia Cosern no Seridó, Kattyelly Lima.

Na inspeção ao redor da praça, a Neoenergia Cosern utilizou um veículo equipado com câmeras de termovisão, tecnologia que identifica possíveis pontos de calor nos equipamentos do sistema elétrico (cabos, transformadores, subestações etc.) e auxilia na correção de possíveis defeitos. Controladas por dois eletricistas por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior do veículo, as câmeras fazem leituras termográficas e uma central instalada no próprio veículo envia informações para o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora no edifício-sede, em Natal.

O gerente de fiscalização do Crea/RN, Heulyson Arruda, ressaltou que o objetivo da ação é garantir que todos os equipamentos estejam dentro das normas exigidas e conferir se os serviços estão sendo executados por profissionais registrados. “A parceria com a Neoenergia Cosern e o Corpo de Bombeiros é extremamente importante para que tudo corra bem e a segurança da população que participará do evento esteja em primeiro lugar”, destacou.

Dia das Crianças: varejo de Natal e Mossoró deve movimentar mais de R$ 114 milhões, aponta Fecomércio RN

FOTO: AGÊNCIA BRASIL/DIVULGAÇÃO

O último trimestre do ano concentra algumas das datas mais importantes para o comércio varejista. A primeira é o Dia das Crianças, que, em 2023, deve movimentar R$ 96 milhões em Natal e R$ 18 milhões em Mossoró. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC), o volume injetado na economia deve crescer cerca de 45% na capital, que registrou R$ 66 milhões em 2022; e mais de 60% em Mossoró, que movimentou R$ 11 milhões no ano passado.

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os negócios potiguares devem estar preparados para aproveitar a data comemorativa. “Esse é um dos períodos de maior faturamento do comércio, então essa projeção de crescimento tão expressiva é muito animadora para os negócios locais. Com mais gente querendo comprar presentes e passear com as crianças, estamos esperando um aumento de pelo menos 35% no valor dos gastos médios”, ressaltou Marcelo.

Em Natal, entre os dias 2 e 12 de setembro, 615 consumidores participaram do levantamento. No município de Mossoró, durante o mesmo período, um total de 570 pessoas foram entrevistadas pela equipe do IFC. O nível de confiança de ambas as pesquisas é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais.

Natalenses devem gastar mais de R$ 180 em presentes

A expectativa é que 67,6% dos natalenses vá às compras para o Dia das Crianças – um crescimento de 3,9 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mesmo período de 2022, quando 63,7% dos entrevistados pretendiam comprar. A maior parte pertence ao sexo masculino (68,5%), tem de 35 a 44 anos (75,3%), possui Ensino Médio completo (71,3%) e recebe de 6 a 10 salários mínimos por mês (72,2%).

A maioria deseja presentear filhos (50,6%), enquanto 36% comprará para sobrinhos. Além disso, 44,7% vai adquirir entre dois e três presentes. Com gasto médio de R$ 184,58, os brinquedos são os preferidos de quem vai às compras na capital (59,5%), seguidos de itens de vestuário (32,6%) e calçados (10,1%).

O setor varejista também está otimista para o comércio de Serviços, considerando que a data pode impulsionar a procura por lazer, alimentação e entretenimento. Além de investir em presentes, cerca de 34,4% dos entrevistados pretende passear com as crianças e 27,7% irão a shoppings. Neste passeio, o gasto médio será de R$ 172,95.

Volume movimentado em Mossoró deve crescer mais de 60%

De acordo com o IFC, a maior parte dos mossoroenses (56,9%) também pretende comprar presentes para as crianças. Porém, diferente de Natal, a maioria das pessoas que vai às compras na capital do Oeste pertence ao sexo feminino (57,7%), tem de 35 a 44 anos (66,9%), possui Ensino Médio completo (57%) e recebe de 3 a 5 salários mínimos por mês (65,8%).

Cerca de 55,2% dos entrevistados declarou que gastará com presentes para os filhos, enquanto 30,4% comprarão para os sobrinhos. Além disso – em contraste com a capital potiguar, onde a maioria comprará entre dois e três presentes – 40,6% dos consumidores de Mossoró pretendem comprar apenas um item.

Para tanto, os mossoroenses devem gastar aproximadamente R$ 168,14 – um aumento de 38,5% em relação ao valor registrado em 2022, quando a média foi de R$ 121,41. Os itens mais procurados serão os brinquedos (59,8%) e roupas (36,8%), mas os consumidores também devem gastar cerca de R$ 145,92 levando as crianças para passear (20,4%) e indo à praia ou lagoa (35,7%).

Avenidas Deodoro da Fonseca e Interventor Mário Câmara tem sinalização revitalizada

FOTO: DIVULGAÇÃO/STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), realizou a revitalização da sinalização horizontal nas avenidas Interventor Mário Câmara e Deodoro da Fonseca. Essas vias desempenham um papel fundamental como corredores de ligação entre a zona oeste e a zona leste da cidade.

A operação de revitalização ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira, com o apoio de máquinas e equipes especializadas em manutenção viária. É importante destacar que a STTU também executou melhorias na avenida Duque de Caxias e na rua Esplanada Silva Jardim, demonstrando seu compromisso contínuo com a segurança viária e a melhoria das condições de tráfego.

A STTU enfatiza a importância desse trabalho na promoção da segurança viária, ressaltando que a revitalização da sinalização contribui diretamente para a redução de acidentes e óbitos no trânsito da cidade.

Principal linha de investigação é que médicos foram mortos por engano e que alvo era miliciano

FOTO: REPRODUÇÃO

A principal linha de investigação do ataque a tiros na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, é que os quatro médicos foram baleados por engano – três morreram e um está hospitalizado.

A informação foi obtida pela TV Globo com fontes nas polícias. Uma hipótese é a de que o alvo era um miliciano da região de Jacarepaguá que se parece com uma das vítimas, o médico Perseu Ribeiro Almeida. É Perseu que aparece com a camisa do Bahia na última foto tirada pelo grupo de colegas.

Segundo essa linha de investigação, o alvo seria Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, que é filho de Dalmir Pereira Barbosa, apontado como um dos principais chefes de uma milícia que atua na Zona Oeste. Taillon chegou a ser preso em uma operação, no fim de 2020.

De acordo com a apuração da TV Globo, Taillon mora perto do quiosque onde ocorreu o crime, e a polícia investiga se uma pessoa viu o grupo sentado e informou aos assassinos. Na imagem da câmera de segurança, é possível ver um dos atiradores voltando para conferir o Perseu, já baleado.

Outras linhas de investigação, no entanto, ainda não estão descartadas.

Aparente falta de planejamento

Os investigadores também acreditam que o crime não teve um planejamento prévio, e que os criminosos receberam uma informação dando a localização da suposta vítima, e decidiram partir para a empreitada na mesma hora.

Isso explicaria, segundo fontes ouvidas pela TV Globo, um dos assassinos estar vestindo bermuda, traje incomum em casos de execuções feitas com planejamento. Os outros criminosos estavam com camisas e calças escuras, mas não cobriram os rostos.

O Departamento de Homicídios da Polícia Civil mobilizou equipes para a investigação. Um dos objetivos é refazer o trajeto do veículo usado no crime.

A Polícia Civil do RJ acredita que houve uma execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando. Testemunhas contaram ainda que os bandidos nada falaram.

Com informações do G1