SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 4, 2023

Microempreendedores individuais são 20% do total de pessoas ocupadas do RN

FOTO: GETTY

O IBGE divulgou, nesta quarta-feira (04), mais uma pesquisa da série de investigações experimentais e, desta vez, apresenta informações sobre a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) levantadas a partir de registros administrativos. Segundo a pesquisa, em 2021, o Rio Grande do Norte tinha 162.258 MEIs registrados, sendo que 1.797 (1,1%) destes eram também empregadores. Essa participação equivale a 20,2% do total de pessoas ocupadas no estado naquele ano. Em termos absolutos, o triênio de 2019-2021 apresentou crescimento: em 2019, 22,6 mil novos trabalhadores se filiaram ao MEI, em 2020 foram 25,3 mil novos filiados e em 2021 o total foi de 34,4 mil novos MEIs. Somados, esses números representavam cerca de 50% dos MEIs de todo o estado até 2021.

A maioria dos MEIs estava filiada havia no máximo 3 anos (50,3%) e as restantes entre três e cinco anos (18,3%) ou há mais de cinco anos (31,4%). Do quantitativo de MEIs, em 2021, 23.617 tinham no ano de filiação algum vínculo prévio, sendo 83,2% previamente vinculados a entidades empresariais, 12,7% à Administração Pública, 3,5% a entidades sem fins lucrativos e o restante não continha informação.

Quanto à classificação das atividades econômicas, 44,7% estavam presentes nas classes de CNAE 2.0 ligadas à “Serviços”, seguida de atividades econômicas ligadas à “Construção” (37,9%), Indústria (10,4%), “Comércio Varejista Ampliado” (6,7%) e “Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura” (0,3%). Já quanto aos empregados das MEIs, a maioria estava na atividade de Comércio Ampliado (53,5%), seguido de “Serviços” (31,9%), Indústria (11%), Construção (3,23%) e “Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura” (0,3%).

No ramo dos “Serviços”, a maior representatividade vinha das classes de “Alojamento e Alimentação” (11,6%), seguidas das classes de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas” (10,8%), “Administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,4%) e por fim da de “Transporte, armazenagem e correio” (5,5%). “Outros Serviços” somaram 13,5%, os quais estão contidas atividades de artes, cultura, esportes, recreação, serviços domésticos e outras atividades difusas de serviços.

Cerca de 36% (59,2 mil) dos MEIs exerciam atividade na própria moradia, sendo “Serviços” e “Comércio” as que apresentaram o maior quantitativo dos que declararam exercer atividade na sua residência. Pelo menos 45 a cada 100 MEIs na atividade de “Serviços” trabalhava na própria casa. O mesmo acontecia para 35 de cada 100 dos que estavam em atividades de “Comércio”.

Dos MEIs nascidos em 2014 (15,2 mil), 55,7% sobreviveram após 5 anos, com taxas semelhantes para todos os tipos de classificações econômicas (entre 55% e 57%), exceto para a atividade de “Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura” que foi de 33,3% de sobrevivência.

No RN, MEIs têm uma média de idade de 40 anos, com homens predominando e mulheres apresentando maior nível de instrução

A proporção de homens MEIs em 2021 era de 53,6% e 46,4% de mulheres. Quanto a faixa etária, de uma maneira geral, pouco mais de um quinto dos MEIs (22%) eram formados por jovens que possuíam até 29 anos de idade. A maioria deles (31,3%) possuía entre 30 e 39 anos, enquanto 24,5% possuíam entre 40 e 49 anos e 22,1%, 50 anos ou mais.

Analisando por sexo, a distribuição faixa etária dividia-se assim: entre os que tinham até 29 anos, 12% eram homens e 10% mulheres; entre os de 30 a 39 anos, 16,8% eram homens e 14,5% mulheres; dos que tinham entre 40 e 49 anos 13% eram homens e 11,5% eram mulheres; e os que tinham 50 anos ou mais 11,8% eram homens e 10,3% mulheres.

Dos 162,2 mil de MEIs do estado, 79,3 mil declararam informação de raça/cor, o que representa pouco menos da metade do total de MEIs (48,9%). Dentro desse conjunto, 43,9 mil se declararam pardos, o que corresponde a 55,5% do total de MEIs que apresentaram informação. O segundo maior grupo é composto pelos brancos, que somaram 31,1 mil  MEIs (39,2%). Em seguida, apareceram os pretos, que corresponderam a 2,8 mil (3,6%). Os amarelos corresponderam a 1,1 mil  MEIs e os indígenas a 209 (1,4% e 0,3%, respectivamente).

Do total de MEIs potiguares, 102 mil apresentaram informação relacionada a nível de instrução, o que correspondeu a 62,9% do total. Daqueles que declararam, 89,3 mil (87,5%) não tinham ensino superior e 12,8 mil possuíam nível superior ou mais (12,5%). O primeiro grupo era composto por 8,3 mil MEIs analfabetos ou que possuíam até o ensino fundamental incompleto (8,1%), por 13,9 mil que possuíam ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto (13,7%), e 67 mil que possuíam ensino médio completo ou superior incompleto (65,7%).

As mulheres possuíam mais instrução se comparadas aos homens. Enquanto 8,4% dos homens declararam possuir nível superior em 2021 (5 mil MEIs), dentre as mulheres esse percentual foi de 18,3% (7,7 mil MEIs). Entre os homens 91,60% não possuíam nível superior: 10,8% eram analfabetos ou possuíam até o nível fundamental incompleto; 16,4% possuíam fundamental completo ou médio incompleto; e 64,3% possuíam médio completo ou superior incompleto. Já entre as mulheres, 81,7% não possuíam nível superior completo: 4,3% possuíam até fundamental incompleto; 9,8% possuíam fundamental completo ou médio incompleto; e 67,5% possuíam nível médio completo ou nível superior incompleto.

Em 2021, apenas 472 dos MEI registrados no RN (0,29%) possuíam nacionalidade diferente da brasileira, sendo a maioria destes argentinos (135 MEIs).

Comissão de Finanças fará vistoria na obra da Avenida Felizardo Moura

FOTO: LORENA VERÍSSIMO/CMN

Os vereadores da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização, da Câmara Municipal de Natal, na próxima sexta (6),  às 08h30 da manhã, realizarão uma visita a obra de reestruturação da Avenida Felizardo Moura juntamente com o Secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e um representante da empresa responsável pelos serviços para esclarecer sobre problemas que estariam surgindo no asfalto.

“Essa comissão tem um comprometimento grande com as pautas dos vereadores e também com o dever de fiscalizar. Convidamos o secretário da Seinfra, juntamente com a empresa responsável pela obra, para esclarecermos sobre denúncias quanto a qualidade do asfalto que foi feito lá”, declarou o presidente da comissão, vereador Raniere Barbosa (sem partido).

A iniciativa parte de uma solicitação do vereador Anderson Lopes (SDD), que disse ter recebido denúncias sobre o problema.  A visita será na próxima sexta-feira (6), e o secretário e a empresa responsável pela obra estarão presentes, tanto para conferir, quanto para explicar o que ocorre e o que será feito para resolver, tendo em vista as reclamações constantes sobre ondulações e buracos na pista.

Governo do RN assina na Espanha acordo que viabiliza produção de hidrogênio verde

ACCIONA NORDEX GREEN HIDROGEN FABRICA EQUIPAMENTO ESSENCIAL PARA NOVA FONTE ENERGÉTICA. FOTO: ARQUIVO/ASSECOM

Em continuidade à agenda de trabalho na Espanha, a governadora do RN Fátima Bezerra se deslocou, na tarde desta quarta-feira (04), à cidade de Puertollano, distante 241 quilômetros de Madrid, onde se reuniu com dirigentes da indústria de eletrolisadores Acciona Nordex Green Hidrogen, S.L. e assinou Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de cadeia industrial de hidrogênio de baixo carbono e energias eólica e solar no Rio Grande do Norte.

Eletrolisadores são equipamentos imprescindíveis para a produção de hidrogênio verde. Em Puertollano, a comitiva do RN visitou a planta de eletrolisadores e o laboratório de desenvolvimento da Nordex. “Estamos dando mais um passo importante para alavancar o nosso estado nas energias renováveis. Assinamos o memorando com a Nordex, que vai possibilitar toda a cadeia de produção de hidrogênio verde, contemplando a estrutura do nosso porto indústria”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O Coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hugo Fonseca, explicou que a Nordex desenvolve tecnologia própria para produção de hidrogênio verde e isso vai reduzir custos na instalação da cadeia industrial e na cadeia de produção. “É o primeiro memorando deste tipo, que a empresa assina com um governo brasileiro. Para o RN isso é muito importante e vai impactar em todo o país”, declarou Hugo Fonseca.

Em Puertollano, a governadora esteve acompanhada dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha e da Assessora Especial de Governo, Guia Dantas.

A EMPRESA

Em abril de 2016, a Acciona Windpower fundiu-se com a empresa alemã Nordex para se tornar um dos principais fabricantes mundiais de turbinas eólicas e equipamentos para energias limpa. A Acciona é hoje a principal acionista do Grupo Nordex.

No mercado brasileiro desde 2013, e com sede em São Paulo, o Grupo Nordex produz torres de concreto para turbinas em suas próprias fábricas. A grande maioria das torres de concreto da empresa tem material adquirido localmente, reduzindo custos de transporte associados à produção remota e criando cerca de 250 empregos por fábrica de torres de concreto.

Além das oportunidades para o desenvolvimento econômico local, a pegada de carbono das torres da Nordex é 40% menor em comparação com torres de aço da mesma altura. A empresa também utiliza pás de rotor fabricadas localmente no Brasil. Isto torna possível atender aos requisitos locais de criação de valor.

“O nosso desafio é oferecer a atratividade do transporte público”, diz especialista da Alemanha em evento na FIERN

FOTO: RENATA MOURA/SENAI

Especialistas em mobilidade urbana e elétrica na Alemanha discutiram, em Natal, como moldar um futuro urbano mais limpo, eficiente e sustentável, a partir de estratégias que incentivam o tráfego de pedestres, caminhos mais fluidos para o transporte público, o uso de bicicletas e também de veículos elétricos.

“O nosso desafio é oferecer a atratividade do transporte público”, disse o diretor de planejamento de trânsito da cidade de Nuremberg, Frank Juelich, na palestra de abertura do evento “Mobilidade Urbana e a Mobilidade Elétrica no Brasil”.

A troca de experiências na área, promovida pelo SENAI do Rio Grande do Norte em parceria com a bbw gGmbh – braço de um dos principais players em formação e qualificação profissional do país europeu, o Grupo bbw – integrou a programação dos 70 anos da Federação das Indústrias do RN (FIERN). O evento foi realizado na segunda-feira (02), na Casa da Indústria, e contou com o apoio do Ministério da Economia do estado alemão da Baviera.

O consultor Martin Wahl, da Divisão Internacional do bbw gGmbH, explicou na abertura que a programação é derivada de missão internacional que o SENAI-RN realizou em 2022 na Alemanha. “Nós fomos desafiados a percorrer os diferentes roteiros programados a pé ou utilizando modais de transporte públicos”, relembrou o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello. “Apenas caminhando, foram aproximadamente 100 Km”, disse. Os palestrantes que realizaram as melhores apresentações para o grupo em território alemão foram os convidados para a Conferência potiguar nesta semana.

O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou na abertura do evento que a “eletromobilidade é uma discussão que o mundo pede” e que para Natal e o Rio Grande do Norte também é fundamental. “É um sonho para qualquer pessoa que pense no futuro”, disse. Ele destacou, ainda, a solidez da parceria construída entre o Sistema FIERN, por meio do SENAI, e a Alemanha – “para formar essa belíssima corrente do conhecimento e da vontade de fazer”.

A programação contou com a presença do Cônsul Honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, do consultor da cooperação internacional Brasil-Alemanha, Andrea Dohle, da diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI-RN, Amora Vieira, e de instituições como Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Secretaria de Segurança Pública do RN, Senac, Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), WEG, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). Estudantes de cursos nas áreas de eletrotécnica e administração do SENAI-RN também participaram.

Planejamento

Diretor de planejamento de trânsito da cidade de Nuremberg, o geógrafo Frank Juelich abriu as apresentações com a palestra “Mobilidade Urbana – desafios e abordagens – o exemplo da cidade de Nuremberg”, que tem 500 mil habitantes.

Juelich falou sobre o Plano de Mobilidade da cidade, detalhando o planejamento de longo prazo – que, no caso de Nuremberg, contempla ações em frentes como aceleração do transporte público, estímulo ao uso de bicicletas e ao tráfego seguro de pedestres, segundo ele, “negligenciado por décadas, embora o caminhar seja a forma mais natural de locomoção”.

O especialista apontou como fatores que influenciam nesse aspecto o volume de tráfego, a segurança viária, rotas viárias, áreas verdes e iluminação. Entre problemas a serem enfrentados, por sua vez, citou a falta de acessibilidade, incluindo calçadas obstruídas por estacionamento ilegal e a  ausência de rampas em cruzamentos.

 “O objetivo da estratégia de mobilidade a pé é fazer com que mais pessoas caminhem com prazer e com mais frequência, sentindo-se seguras durante o percurso”, acrescentou.

A cidade de Nuremberg também identificou que 58% das viagens internas de carro envolvem distâncias menores do que 5km e quer aumentar a participação do ciclismo na área.

No caso do transporte público, entre os objetivos do planejamento estão a redução do tempo de viagens, o aumento da pontualidade e da confiabilidade, melhoras na qualidade do serviço e na acessibilidade.

Juelich defende que os automóveis sejam reduzidos radicalmente no centro da cidade e que espaços para carros devem ser transformados em espaço para as pessoas.

“No mesmo processo o transporte público precisa ganhar atratividade. Cada cidadão deve conseguir um transporte adequado, com facilidade para chegar no lugar de trabalho e em serviços de saúde e abastecimento de alimentos, lugares culturais etc”, analisa. “O nosso desafio é oferecer essa atratividade, para as pessoas poderem decidir quais meios de transporte gostariam de usar e mudar, quando for o caso, esse meio de transporte”, complementou na apresentação.

Membro há 16 anos da Comissão de Peritos em Planejamento de Transportes da Associação Alemã de Cidades e Vilas, ele foi também o gestor à frente do sistema dinâmico de orientação do tráfego e transportes para o Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2006, em Nuremberg. Desde 2007 é chefe do gabinete de Planejamento de Transportes da cidade.

Comunidade

Para discutir “Como a mobilidade sem emissões está mudando a comunidade” a convidada do evento foi a gestora de eletromobilidade da cidade de Munique, Pia Fuchs. Especialista com foco em ônibus elétrico e meios de transportes públicos elétricos, ela defendeu que a mobilidade neutra em termos de clima vai além dos carros elétricos. Ressaltou, ainda, a necessidade de um bom serviço para o cidadão e da otimização da rede de transporte público.

Delegacia de Plantão da Zona Sul volta a funcionar em Cidade da Esperança nesta quinta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após um trabalho de manutenção e adequação, os serviços da 1ª Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal e da Central de Flagrantes retornam nesta quinta-feira (05) para o bairro Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal, na avenida Interventor Mário Câmara.

Segundo a delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, a reforma da unidade traz um melhor e mais humanizado ambiente de trabalho aos policiais e servidores, além de excelentes condições de atendimento ao povo potiguar. “Primeiramente agradeço a compreensão da população e de todos os policiais civis nesse período de mudança para Parnamirim. Foi uma transferência necessária e agora vamos colher os frutos desses investimentos tão importantes”, disse.

Por cerca de cinco meses, a Delegacia de Plantão Zona Sul funcionou na 3ª Delegacia de Plantão de Parnamirim, localizado na Av. Bela Parnamirim, no bairro Jockey Club.

O novo prédio, que passa a funcionar de maneira funcional e com uma excelente infraestrutura, contou com um investimento do Governo do RN de R$715 mil. A unidade possui uma área de aproximadamente 444 metros quadrados distribuídos em oito salas, três ambientes de contenção, acessibilidade, sete banheiros, acesso independente para os conduzidos, alojamentos (feminino e masculino) e uma área de convivência. Todas as salas estão equipadas com móveis novos, ar-condicionados e computadores de última geração. Os equipamentos custaram em torno de R$ 150 mil.

Sesed aponta 214 prisões em operação no RN e redução de mortes violentas

FOTO: DIVULGAÇÃO/SESED

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) garantiu que a violência está em declínio no Rio Grande do Norte. De acordo com a pasta, em dados apresentados nesta quarta-feira (04), o estado registrou uma redução de 25,9% em setembro e queda de 11,7% no total de mortes violentas ao longo do ano. Para a secretaria, parte do resultado é fruto da Operação Paz, deflagrada com a missão de colaborar com a redução dos índices de criminalidade e violência em todo o país.

Com 214 pessoas presas desde o início das atividades, no dia 1º de setembro, a Operação Paz já é a segunda maior ação policial da história do RN, ficando atrás apenas da Operação Potiguar III, que prendeu mais de 300 suspeitos no período de 14 e 28 de março, quando ocorreram ataques criminosos no estado.

A Operação Paz é uma ação conjunta coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de agregar e colaborar com os esforços que já vêm sendo realizados pelos governos estaduais em reduzir as Condutas Violentas Letais Intencionais. Compõem as CVLIs os homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, mortes em decorrência de confrontos com agentes de segurança pública e lesões corporais seguidas de morte.

No RN, a Operação Paz é supervisionada pela SESED, e envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia, Polícia Penal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Números

Prisões: 214

Armas apreendidas: 21

Explosivos apreendidos: 17

Munições apreendidas: 189

Barreiras policiais realizadas: 340

Pessoas abordadas: 7.110

Veículos abordados: 3.306

Mandados de prisão cumpridos: 140

Ações ostensivas realizadas: 10.798

CVLIs em queda

Em números absolutos, foram registradas 108 mortes violentas no RN em setembro do ano passado, contra 80 casos ocorridos no estado no mês de setembro deste ano – o que representa uma queda no total de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) de 25,9%.

Já no período de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2022, foram registradas 890 mortes violentas no estado, contra 786 ocorrências da mesma natureza ao longo dos últimos nove meses deste ano – o que significa uma diminuição de 11,7% no total de CVLIs.

Redução nas maiores cidades

A diminuição da violência também é constatada nas maiores cidades do estado. Vale ressaltar que a redução em questão é a soma total de CVLIs registrados de janeiro a setembro do ano passado comparando com os últimos nove meses deste ano.

Natal

186/160 = – 14%

Mossoró

123/66 = – 46,3%

Parnamirim

37/19 = – 48,6%

São Gonçalo do Amarante

41/31 = – 24,4%

Macaíba

33/21 = – 36,4%

Para o titular da Sesed, coronel Francisco Araújo, além de todo o esforço empregado na Operação Paz, alguns fatores explicam a redução da violência no estado. “Podemos citar a integração das forças que compõem o sistema de segurança pública potiguar, o compartilhamento de informações e estratégias de atuação, melhor distribuição dos efetivos, mais e melhores equipamentos de monitoramento, proteção, veículos e armamentos, sem esquecer da dedicação permanente de cada homem e mulher que todos os dias saem de casa com a missão de servir e proteger a sociedade. E também é preciso enaltecer a abnegação dos policiais penais, que asseguram a permanência dos criminosos em seus locais de cumprimento de pena, o que colabora ainda mais com a segurança pública”, enfatizou.

Os dados apresentados foram contabilizados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da SESED. Além de divulgadas mensalmente à sociedade por meio da imprensa, da página da instituição na internet e de suas redes sociais, as informações também são enviadas ao Ministério Público Estadual e ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas

Foi publicada na edição desta terça-feira (03) do Diário Oficial da União portaria que institui o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), lançado pelo ministro Flávio Dino, da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). O titular da SESED, coronel Francisco Araújo, que também é vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP), participou da solenidade acompanhado da delegada-geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva.

O programa terá os seguintes eixos de atuação:

I – Proteção às áreas de portos, aeroportos e fronteiras;

II – Integração informacional e institucional;

III – Aumento da eficiência dos órgãos policiais;

IV – Aumento da eficiência do Sistema de Justiça Criminal;

V – Cooperação entre os entes.

Os indicadores de desempenho e o detalhamento das ações a serem implementadas no Enfoc serão especificados no Plano de Gerenciamento, a ser publicado por ato do Secretário Nacional de Segurança Pública em até 60 dias a contar da data de publicação da portaria.

Portal da Tropical

Copa do Mundo de 2030 será em Espanha, Portugal e Marrocos, com jogo de abertura no Uruguai

FOTO: DIVULGAÇÃO

Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha, Portugal e Marrocos. A Copa do Mundo de 2030 será um marco.

O jogo de abertura será em Montevidéu, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Também haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai. A partir daí, as demais partidas do torneio serão em Espanha, Portugal e Marrocos.

Segundo matéria do Globoesporte.com a decisão foi tomada nesta quarta-feira, pelo Conselho da Fifa, e anunciada em entrevista coletiva pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Em comunicado publicado no site da Fifa, o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou que a Copa do Mundo de 2030 significa “uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”.

“O primeiro destes três jogos, claro, será disputado no estádio onde tudo começou. No mítico Estádio Centenário, precisamente para celebrar os 100 anos da Copa do Mundo”, declarou Infantino.

A Fifa pretendia anunciar a sede da Copa de 2030 apenas em outubro do ano que vem, mas tanto Domínguez quanto o presidente da federação paraguaia de futebol, Robert Harrison, afirmaram abertamente que o Mundial será dividido.

– A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final – declarou Domínguez.

O Mundial de 2030, tal qual o de de 2026, será disputado por 48 seleções e terá 104 partidos. Com o anúncio desta quarta-feira, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio. O mesmo vale para Espanha, Portugal e Marrocos. Também já estão classificados.

Até o anúncio desta quarta-feira, havia duas candidaturas para abrigar a Copa do Mundo de 2030: uma formada por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e outra capitaneada pela Uefa e formada por Espanha, Portugal e Marrocos.

Nos últimos anos, a Conmebol e a Uefa se aproximaram – chegaram a criar torneios em conjunto, como a Intercontinental Sub-20 e a Finalíssima, que opõe os campeões da Copa América e da Euro.

Questionado sobre a saída do Chile – que fazia parte do projeto sul-americano – o presidente da Conmebol respondeu:

– A ideia inicial era ter apenas dois países, Argentina e Uruguai, depois nós agregamos o Paraguai e mais tarde o Chile. A decisão da Fifa, não da Conmebol, foi fazer em três países. Mas vamos trabalhar para que de alguma maneira o Chile seja contemplado.

Portal 96FM

Semurb alerta população para evitar ocorrências de incêndios em terrenos e imóveis abandonados

FOTO: DIVULGAÇÃO

Estamos no período mais seco do ano e a ocorrência de incêndios em terrenos baldios, imóveis abandonados e em algumas áreas públicas são mais propensos a acontecer. Mas é possível evitar as ocorrências com ações preventivas. Em Natal, uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e o Corpo de Bombeiros Militar, desde 2019 objetiva sensibilizar os proprietários a manterem seus lotes limpos e longe de se tornarem focos de incêndio.

A Campanha “AMA (Abrace o Meio Ambiente): por uma Natal sem incêndios” ocorre desde setembro e se estende até o fim do ano. A parceria visa a identificação dos principais locais de ocorrência anual de sinistros com fogo, localização dos proprietários e suas devidas notificações.

“Quando um imóvel abandonado ou terreno é alvo de sinistro com fogo, o Corpo de Bombeiros Militar aciona a Semurb, que lavra os Autos de Infração Ambiental em desfavor dos proprietários, por negligência de sua limpeza e manutenção”, explica o supervisor de Poluição da Água e do Solo da Semurb, Gustavo Szilagyi.

No entanto, desde o início deste ano, a pasta já vem realizando fiscalizações em imóveis vazios e terrenos abandonados, a fim de identificar os proprietários e notifica-los para que adotem providências de limpeza para estes lotes.

“A priori, inicialmente, como medida para combater os focos de proliferação de vetores do Aedes Aegypti, mas também para evitar os incêndios em terrenos baldios espalhados na cidade, que costumam ocorrer com o início da temporada de seca no Nordeste, ampliando os incêndios em matas, terrenos abandonados e lixões clandestinos”, explica Szilagyi.

Dados da fiscalização da Semurb mostram que de janeiro a setembro a pasta recebeu 182 denúncias de imóveis e terrenos em situação de descaso ambiental. Desse total, 166 são de terrenos baldios e 16 de imóveis fechados, muitos com piscinas.

“Os números refletem a irresponsabilidade por parte dos proprietários de imóveis que não cuidam dos seus bens, o que implica em problemas de saúde futuros e possíveis incêndios devido o atual clima seco”, comenta o supervisor.

A fiscalização da Semurb consiste na realização de uma vistoria prévia no imóvel (edificado ou não) para verificar a situação do local, quanto à conservação dos serviços de limpeza, capinação e fechamento do imóvel, seja ele com muro ou cerca.

Caso haja irregularidades, o proprietário é identificado pela ficha do imóvel e em seguida notificado a promover as adequações necessárias dentro do prazo de 15 dias. Após este prazo, é realizada uma nova vistoria, sendo constatado o descumprimento a notificação, o proprietário é autuado com pena de multa que pode chegar a R$ 8mil reais.

Denúncias

Quem detectar um foco de incêndio deve entrar em contato direto com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Já para denúncias de terrenos em descaso ambiental ou de imóveis abandonados podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Semurb que é (84) 3616-9829 ou pelo e-mail [email protected] de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Os casos de imóveis que são notificados, vem sendo acompanhados de perto pelas Promotorias do Meio Ambiente de Natal, que, em parceria com a Semurb, quando identifica casos de descumprimento das notificações, os proprietários poderão sofrer com ações de responsabilidade civil ou criminal, a depender do caso.