A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante inaugurou nesta quarta-feira (20), a obra de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Aída dos Santos Conceição, situado no bairro de Jardim Lola, A creche, que atualmente atende a mais de 300 crianças entre 2 e 5 anos, do nível 1 ao 4, passou por uma transformação que incluiu a construção de quatro novas salas de aula, a instalação de uma cobertura no pátio e uma renovação completa das instalações, incluindo pintura.
O destaque dessa transformação é a adição de oito novas turmas, distribuídas em quatro turnos, que resultarão em cerca de 150 novas vagas na creche, aliviando a demanda por vagas na educação infantil no município.
Daniela Nóbrega, mãe do aluno Samuel, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), expressou sua gratidão pelas melhorias feitas na creche. Ela enfatizou: “Eu estava preocupada se o Samuel se adaptaria bem à escola, mas ele foi incrivelmente bem tratado e acolhido aqui. Ele tem se desenvolvido de maneira notável e estou imensamente grata por isso.” A história de Samuel é um exemplo tocante de como o CMEI Professora Aída dos Santos Conceição está fazendo a diferença nas vidas de nossas crianças e suas famílias.
O prefeito Eraldo Paiva comentou sobre a importância da ampliação da creche. “Estou extremamente feliz em entregar esta escola reformada à nossa comunidade. Sabemos que as crianças precisam de uma estrutura de qualidade, principalmente em uma creche, onde cuidamos do desenvolvimento inicial delas. Com essa reforma, estamos ampliando nossa capacidade de atendimento de 300 para 450 alunos, o que significa mais espaço para mais alunos, para mais famílias que terão acesso a uma creche de qualidade, onde suas crianças podem prosperar e crescer.”
A Creche Professora Aída dos Santos Conceição é mais uma obra da área da educação entregue pela atual gestão municipal. 10 escolas já existentes, entre elas uma creche, passam por reforma e ampliação, das quais 7 já foram finalizadas e entregues. Além disso, também está sendo construída uma nova escola no Bairro de Jardim Lola.
“Essas obras significam o compromisso da nossa gestão com a educação infantil de qualidade, e a reforma e ampliação do CMEI Professora Aída dos Santos Conceição é mais um passo significativo em direção a esse objetivo. Acreditamos que investir na educação de nossas crianças é investir no futuro brilhante de nossa cidade”, enfatizou Eraldo.
Agricultores da região de Traíras, na zona rural de Macaíba, estão participando do Curso de Apicultura e Meliponicultura oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAPE), em parceria com a Escola de Governo do RN e a Emater. De forma teórica e prática, os alunos estão aprendendo sobre a criação de abelhas a partir do respeito pela vida.
Nas aulas, os agricultores estão aprendendo a lidar com quatro espécies diferentes de abelhas, as abelhas Jandaíra, Amarelas, Uruçu e Mangangá, espécie polinizadora de diversos tipos de vegetais com flores grandes, como o maracujá.
“Nós estamos trazendo todo esse conhecimento para que eles possam identificar esse polinizadores, essenciais para o nosso ecossistema e também para os nossos agroecossistemas, que são as nossas áreas de roças e fruticultura”, explicou Vitor Hugo, professor do curso.
Na tarde desta terça-feira (19), os alunos participaram de um treinamento para o resgate de abelhas. “Vai ser bom para nós agricultores por que a gente vai ter uma renda a mais, vamos ter mais trabalho. Agora vamos cuidar da maneira certa”, comentou Maria José, agricultora da comunidade de Porteiras.
O objetivo é estimular a cadeia produtiva do mel em Macaíba. “A Prefeitura buscou essa parceria que visa organizar o setor, organizar mercado, garantir o selo de inspeção e demais estruturas para agregar valor e dinamizar a geração de renda e inclusão de mulheres e jovens na atividade”, completou o secretário da SEMAPE, Cícero Militão. O curso segue até a próxima sexta-feira (22).
O Índice de Confiança das Energias Renováveis (ICER) do Rio Grande do Norte – estado que lidera a produção nacional de energia eólica e que é o 5º maior do Nordeste em geração distribuída, na energia solar – alcançou o patamar de 76,30 em setembro, em um movimento de retração puxado por gargalos que, segundo a atividade, pairam sobre licenciamentos, legislação e, também, sobre o mercado de trabalho.
O recuo, de 0,90%, em comparação ao resultado anterior, de junho (76,90), foi apresentado nesta segunda-feira (18) à COERE, Comissão Temática de Energias Renováveis da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), em reunião na Casa da Indústria. Os dados são medidos pelo Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação.
Durante a sessão, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, se despediu da presidência da Comissão, que ocupava desde março de 2022.
O ato marca um rito de passagem já esperado na entidade, onde a função passa a ser exercida pelo presidente eleito, Roberto Serquiz, atualmente diretor primeiro Tesoureiro da Federação. No dia 26 de outubro, ele assume a presidência da FIERN.
Impulso
Na reunião desta segunda, Sales ressaltou que “a Comissão foi criada lá atrás com o intuito de apoiar uma das matrizes mais importantes do Rio Grande do Norte, que é a energia renovável”.
“A gente não pode perder essa oportunidade. A gente quer o Rio Grande do Norte diferente”, frisou ele, ao passar o comando da COERE ao sucessor.
Serquiz, por sua vez, destacou a importância do ambiente de debates criado no grupo, com a presença de empresas e governo, em prol do avanço da atividade e da formulação do melhor nessa área para o Rio Grande do Norte”.
A Coere reúne instituições locais e nacionais, distribuídas em grupos de trabalhos com membros de diversos segmentos relacionados ao setor.
Na pauta da Comissão estão temas como educação, infraestrutura e logística, questões ambientais, financiamento, mercado, inovação, tecnologia, aspectos regulatórios e políticas públicas, inseridas na chamada “Agenda Mínima” – cujo objetivo é transformar discussões nessas áreas em ações e projetos efetivos para o desenvolvimento do mercado potiguar.
Confiança
O Índice de Confiança das Energias Renováveis (ICER), termômetro da confiança do setor no estado, é uma sondagem qualitativa que mede a percepção de atores considerados estratégicos nesse fórum, incluindo empresas, governos, associações e agentes financeiros.
A construção do indicador parte de uma pergunta simples: “Como avalia os últimos três meses para o setor das energias renováveis (eólica e solar, concentrada e distribuída) no Rio Grande do Norte?, considerando que, de 0 a 10, qualquer valor abaixo de 5 representa insegurança”, explica Pedro Albuquerque, gerente do Mais RN, responsável por apresentar os dados durante a reunião.
Um movimento contínuo de piora na confiança da atividade é identificado no levantamento desde dezembro do ano passado. Esta foi a 6ª sondagem realizada junto ao setor. A avaliação é feita com periodicidade trimestral.
“Apesar da queda, os valores representam um cenário otimista, visto que os valores se apresentam acima de 50. Mas o cenário dá sinais de perda de confiança”, observa Albuquerque. “A redução (verificada no índice) é pequena, mas chama a atenção porque o otimismo do restante da indústria cresceu”, acrescenta.
Esta foi a primeira vez, na série histórica, em que a trajetória das atividades se inverteu. “Antes era a indústria insegura e as energias renováveis crescendo. Agora, enquanto a indústria cresceu 0,75% em confiança, o ICER recuou 0,90%”.
Pressão
Pelo menos três fatores são apontados pelo setor como possíveis pressões que puxam o índice para baixo. A lista inclui a falta de pessoal qualificado para a atividade no mercado; a demora no processo de emissão de licenças ambientais, além de consequências de legislações nacionais que passaram a onerar a geração solar distribuídas – frente do setor que engloba sistemas de geração de energia solar para residências, estabelecimentos comerciais e industriais de micro, pequeno e médio portes.
Na outra ponta, são apontados como avanços no período movimentações no mercado como parcerias recentes firmadas entre governo do estado e empresas voltadas à energia eólica offshore (no mar); a construção de novos projetos onshore (em terra) e o lançamento do estudo “Transmissão para Eólicas Offshore – Avaliação de Estratégias locacionais para infraestrutura do RN”, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e também detalhado durante a reunião da COERE
“O que observamos foi que a confiança do industrial potiguar vem caindo desde setembro de 2022 (medição trimestral). O ICER, de certa forma, acompanha a queda, assim, verificamos que este é um fenômeno mais geral”, frisa o gerente do Mais RN. “A queda do ICER, porém, era em menor intensidade quando comparado ao ICEI (Índice de Confiança da Indústria) que representava, a nosso ver, maior resiliência do setor e adaptabilidade às condições de nosso estado. Porém, esta última medição nos revelou algo interessante, a queda percentual foi maior do ICER que o ICEI. Essa foi a primeira vez que pegamos tal fenômeno”.
A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas – DELEPAT/RN, e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte – FICCO/RN, cumpriram, na tarde de quinta-feira, 14/09/2023, mandado de prisão preventiva contra suspeito de roubar veículo e encomendas postais dos Correios, crime este ocorrido em 24/07/2023.
O mandado, expedido pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte, fui cumprido na Penitenciária Estadual de Parnamirim/RN, pois o suspeito já se encontrava preso em razão de flagrante – convertido em prisão preventiva, por outro crime de roubo majorado (concurso de agentes), dessa vez contra um motorista de aplicativo e um casal.
As ações policiais das FICCO são produto da cooperação entre forças de segurança, com foco na inteligência, sendo compostas, além da PF, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (SSPDS-RN), Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PC-RN), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Durante seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Jucás (CE), nesta quarta-feira (20/9), o vereador Eúde Lucas (PDT-CE) ofendeu portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido popularmente como “autismo”, ao afirmar que o problema se “cura” com “peia” ou “chibatada”. Dois milhões de brasileiros têm o diagnóstico do transtorno.
“Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”, afirmou o vereador Eúde Lucas (PDT-CE).
O parlamentar, que também é presidente da casa, diminuiu o teor das mensagens de apoio recebidas pela atriz Letícia Sabatella, diagnosticada com TEA recentemente.
O varejo potiguar deve terminar o ano com um acréscimo de aproximadamente 1,3% em relação ao volume de vendas registrado em 2022. A estimativa do Instituto Fecomércio RN (IFC) parte de dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apurou alta de 2,2% nas vendas do comércio do estado em julho de 2023, comparando a julho do ano passado. No acumulado do ano, a alta é de 1,8% e, em 12 meses, de 2%.
Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), a expectativa para o desempenho do comércio potiguar nos últimos meses do ano é positiva – tendo em vista que os números atuais também são melhores que os registrados em 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19. Na época, até julho, as vendas do varejo tinham alta de apenas 0,3%.
Apesar do potencial de superar o crescimento observado em 2022 (0,5%) e 2019 (0,6%), as vendas registradas em 2023 não devem alcançar os mesmos patamares de 2021 (2,5%), considerando que os números do período foram impulsionados pelo relaxamento das medidas de distanciamento social. Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, um possível acréscimo de 1,3% em relação ao ano passado não impressiona.
“O comércio potiguar caminha para mais um ano de crescimento pouco expressivo, uma vez que última grande alta nas vendas ocorreu em resposta ao fim da pandemia”, ressalta Marcelo. “Mesmo assim, os dados nos mostram mudanças importantes no comportamento do consumidor. As vendas dos atacarejos, por exemplo, subiram 9,8%. Isso mostra que as pessoas estão buscando alternativas para baratear as despesas com alimentação”.
Setor de Serviços segue em crescimento
As vendas no segmento de Serviços desaceleraram no sétimo mês do ano, mas seguem acima da média do comércio. Em julho de 2023 foi registrado um aumento de 3,3% no RN, e no acumulado do ano o percentual chega aos 7% . Quando comparado ao acumulado dos últimos 12 meses, de agosto de 2022 a julho de 2023, o crescimento do RN (+5,2%) é menor do que aquele registrado no mesmo período do ano passado (+9,4%).
“Mas quando se olha para 2023 e o cenário pré-pandemia, em 2019, os números atuais são melhores. Considerando que em 2019 o setor de Serviços teve crescimento de 0,7% no RN, parece razoável estimarmos um crescimento de algo entre 5% e 9% este ano”, detalhou Queiroz.
Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Natal) deram cumprimento, nesta quarta-feira (20), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, 32 anos, suspeito por roubo. Ele, que é egresso do sistema prisional, foi preso no bairro Praia do Meio, na Zona Leste de Natal.
O crime foi cometido no dia 27 de agosto de 2023, contra um grupo de turistas e bugueiros que estava nas proximidades da Ponte Newton Navarro, retornando de um passeio turístico.
Anteriormente, outros dois suspeitos foram presos no âmbito da investigação da 2ª DP, e um adolescente, 17 anos, foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de roubo, em ação conjunta com a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator de Natal (DEA/Natal).
O homem foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Com a finalidade de contribuir com a segurança pública do município, a Prefeitura de Natal adquiriu oito viaturas caracterizadas, sendo sete para serem utilizadas pela Guarda Municipal de Natal (GMN) e uma para a Defesa Civil. Os veículos serão entregues na próxima sexta-feira (22), às 16h, em cerimônia realizada em frente ao Palácio Felipe Camarão. As viaturas da GMN são equipadas com rádio comunicador, intermitente e cela.
No entendimento do prefeito Álvaro Dias, os novos veículos serão fundamentais para o patrulhamento das vias públicas e logradouros de Natal, pois oferecerão mais segurança à população da capital. “É um esforço que a gestão faz para propiciar mais segurança ao cidadão e à cidadã natalense. Embora não seja prerrogativa da Prefeitura, entendemos que a segurança pública nos dias de hoje deve ser abraçada pelo município, pois é uma das principais reivindicações da população, e esta não pode ficar desassistida”, assinalou o chefe do executivo municipal.
Ele destacou, ainda, os investimentos da gestão em recursos humanos, como, por exemplo, a implantação do plano de cargos e salários da corporação e a promoção dos guardas após 30 anos de carreira. Além disso, o executivo municipal iniciou as obras do Centro de Formação, com um investimento superior a R$ 1,4 milhões, sendo R$ 347 mil com recursos próprios e o restante dos recursos via emendas impositivas.
A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, enfatizou que as guarnições serão usadas para o serviço de policiamento ostensivo nas ruas de Natal. “O investimento da Prefeitura nas viaturas representa mais um gesto do prefeito Álvaro Dias no sentido de proteger e oferecer mais segurança ao cidadão e à cidadã natalense. Mesmo não sendo uma obrigação constitucional, a Prefeitura preza também pela segurança da população ao adquirir as viaturas”, ressaltou o comandante.
Outro investimento importante foi a aquisição de 30 rádios transceptores digitais que serão direcionados ao serviço de comunicação operacional utilizado pelas guarnições de patrulhamento de rua da Guarda Municipal e 22 rádios móveis. O sistema em que os rádios de comunicação são ligados é o mesmo emitido pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, como também outras forças de segurança e de defesa social do estado e do município.
Os equipamentos portáteis possuem microfone para ser fixado na lapela do agente, como também base para recarga das baterias. Afora isso, uma licitação foi aberta para a aquisição de 200 coletes à prova de bala, no valor de R$ 430 mil, e 50 pistolas a um custo de R$ 250 mil. A licitação está em andamento.
“Essas melhorias em infraestrutura e equipamentos chegam em um momento importante e serão fundamentais para a garantia da proteção do cidadão, do nosso patrimônio e na garantia da lei e da ordem”, enfatizou o comandante geral da GMN, Rozivam Vale.
Atuação
A Guarda Municipal do Natal foi criada pela Lei Municipal nº 4.000, de 04 de Junho de 1991. É subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que tem como secretária a delegada de Polícia Civil, Sheila Freitas. A corporação tem uma atuação social assídua em diversas áreas do município do Natal, buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social.
A coorporação é composta por um Comando Geral, dois Subcomandos (Segurança/Trânsito e Instrução/Material) e os grupamentos GAAM (Grupamento de Ação Ambiental Municipal), ROPE (Ronda de Proteção Escolar), ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), RONDAS (Ronda Saúde) e ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental). A GMN conta hoje em suas fileiras com 417 guardas municipais, distribuídos entre agentes, chefes de grupo de ação e supervisores.
Comentários