SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 16, 2023

Prefeito Emídio Jr entrega quadra completamente reformada em Riacho do Sangue e assina ordem de serviço de iluminação

PREFEITO EMÍDIO JÚNIOR ENTRAGA NOVA QUADRA EM RIACHO DO SANGUE

A comunidade de Riacho do Sangue, na zona rural de Macaíba, recebeu uma quadra poliesportiva totalmente reformada na tarde desta sexta-feira (15). O prefeito Emídio Jr entregou a quadra com novo piso, novas traves, redes, pintura e marcações, tabelas de basquete, alambrado e iluminação de LED. Agora os moradores têm uma nova opção para a prática de esportes, lazer e eventos.

“Não é somente iluminação de LED, não é somente a reforma da quadra. A gente tem ações nos quatro cantos de Macaíba. Da zona urbana à zona rural. Da saúde à educação, infraestrutura. De forma gradativa a gente avança todos os dias e vamos avançar muito mais”, comemorou Emídio. Ele também lembrou todas as quadras construídas e reformadas, além do ginásio construído em Lagoa dos Cavalos.

Muitos moradores foram conferir de perto a entrega da quadra. Erika Vanessa, moradora da comunidade e irmã da atleta que deu nome á quadra, agradeceu. “A gente ficou muito feliz. Para ela, isso aqui seria algo muito especial. Aqui tem muito jovens, muitas meninas que gostam de jogar. A quadra vai ser uma ótima oportunidade pra elas”, comentou.

A quadra começou a ser reformada em junho deste ano e foi concluída em menos de três meses. Um investimento de mais de 157 mil reais na comunidade. “A reforma da quadra veio em boa hora. As crianças do projeto gostam muito de jogar e ela vai ser muito bem utilizada. A reforma ficou ótima”, comentou José Maria, conhecido como Galego, responsável pelo projeto ‘Bom de Bola, Bom de Escola’.

Esta é a sétima quadra a passar por reforma geral nos últimos meses. Já foram entregues também as quadras das comunidade de As Marias, Capoeiras, Mata Verde, Morada da Fé, Lagoa do Lima e Félix Lopes. A próxima comunidade a ser contemplada será Lagoa do Mato, que já teve a obra autorizada pelo prefeito Emídio Jr no mês passado.

Participaram da cerimônia os(as) vereadores(as) Erika Emídio, Zeca da Pesca, João de Damião, Rita Oliveira, Ana Catarina, Tafarel Freitas, Socorro Nogueira, Dadaia Ribeiro e Denilson Gadelha; e os secretários(as) Sócrates Garcia, Vitor Aguiar, Edivaldo Emídio, Edma Maia, Odilon Benício, Rondinelli Dantas, Auri Simplício, Aurélio de Góis, Júnior Rego, Cícero Militão, Billy Jean, Ytaline Karielly, Sérgio Nascimento e Hailton Mangabeira.

Clientes da 123 Milhas com passagens emitidas devem embarcar, diz Anac

FOTO: DIVULGAÇÃO

As pessoas que compraram passagens aéreas pela 123 Milhas e já emitiram os bilhetes não podem ter o embarque negado pelas companhias aéreas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, nesses casos, se aplica a resolução 400/2016, que obriga as empresas a embarcar os passageiros.

A Anac informou que enviou ofícios às companhias, após receber relatos de negativas de embarques. As empresas têm dez dias para responder ao pedido de esclarecimentos.

De acordo com a agência, em caso de violação das garantias determinadas pela resolução, o passageiro deve ser compensado em cerca de R$ 1,6 mil, para voos nacionais, e R$ 3,2 mil, para internacionais. Isso além de receber reembolso ou realocação. A empresa aérea também pode ser multada.

Os consumidores que se sentirem lesados devem apresentar reclamações nos canais de comunicação das companhias aéreas. Além disso, é recomendado registrar a queixa na Anac e na plataforma consumidor.gov.br.

Crise

Em 18 de agosto, a 123 Milhas suspendeu a emissão de passagens e pacotes de viagens de sua linha promocional, para o período entre setembro e dezembro. A empresa ofereceu como única opção de ressarcimento vouchers para serem usados na própria plataforma.

Mais de 17,7 mil famílias em Parnamirim podem obter desconto de até 65% na conta de luz

FOTO: DIVULGAÇÃO

Mais de 17,7 mil famílias moradoras do município de Parnamirim podem obter até 65% de desconto na conta de luz através do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão inscritas no programa. Concedido pelo Governo Federal, a TSEE contempla indígenas, quilombolas e consumidores de baixa renda inscritos nos programas sociais federais. Somente no primeiro semestre deste ano, a Neoenergia Cosern incluiu 2.782 famílias parnamirinense de maneira automática no benefício.

Para acessar a Tarifa Social, a pessoa precisa possuir o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) atualizados. Caso esteja desatualizado, é preciso se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da residência para regularizar a situação no CadÚnico do Governo Federal. Quem não possui o NIS ou NB (BPC/LOAS), mas tem uma renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também pode obter o número no CRAS.

Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e portador do Número de Inscrição Social ou Número do Benefício, a Neoenergia faz a inscrição automaticamente. Porém, quando a titularidade está no CPF de outra pessoa, não tem como fazer a inscrição automática. A partir desse momento, é necessário que o cliente procure uma das distribuidoras do grupo para que receba o benefício. A inscrição é simples, rápida e pode ser feita por meio do WhatsApp (84 3215 6001), site oficial ou Lojas de Atendimento das distribuidoras.

Apenas com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da TSEE à concessionária. Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.

Quem tem direito à TSEE?

• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;

• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; 

• Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE em apenas uma unidade consumidora.

“Ezequiel deu carta branca ao PSDB de Natal agora é Diretório para 2024”, diz Klaus Araújo

FOTO: DIVULGAÇÃO

O PSDB passa por uma reestruturação em Natal e a sigla vem ganhando corpo na capital potiguar, ampliando suas lideranças e filiando dezenas de pré-candidatos a vereador. Antes da Convenção Municipal da sigla, que elege um Diretório com 40 membros titulares e 15 suplentes. Com suporte do presidente estadual, deputado Ezequiel Ferreira, os vereadores concederam coletiva à imprensa e fizeram revelações de estratégia.

Em 2020, o PSDB elegeu três parlamentares, e recentemente recebeu cinco novos integrantes: Herberth Sena que saiu do PL, Aldo Clemente que se desligou do PDT, Klaus Araújo e Anderson Lopes, ex-Solidariedade, e Hermes Câmara ex-PTB. “Constituído o Diretório Municipal em Natal, o PSDB da capital terá carta branca para definir os pré-candidatos e mostrar o norte que desejar seguir para as Eleições 2024. Ezequiel só fez uma exigência: fazer o partido crescer como estamos fazendo em todas as regiões do Estado. E nós que assumimos a coordenação política, agora por escolha dos filiados responderemos como presidente municipal”, frisou Klaus Araújo.

O novo presidente do PSDB de Natal disse que ia ouvir todos os segmentos do PSDB, e os pré-candidatos. “Vamos promover debates internos para saber qual melhor estratégia que o partido precisa adotar em 2024. As Convenções onde se decide os destinos só acontecem em agosto do próximo ano. Até lá, vamos ouvindo e construindo os caminhos”, explicou.

Questionado se o comunicador Bruno Giovanni a partir de agora seria o pré-candidato do PSDB ao Palácio Felipe Camarão, Klaus disse que é uma honra te-lo como filiado. “Qualquer partido gostaria de receber um quadro como BG. Há anos é um dos maiores comunicadores da capital. Ele forma opinião no rádio, na internet e faz um bom trabalho. Como antes o PSDB não tinha nenhum nome se colocando, hoje assumo o partido e como disse vamos ouvir os filiados, os pré-candidatos para saber o melhor destino”, informou Klaus Araújo, que coordena a formação da nominata com 30 nomes para concorrer a Câmara Municipal.

Sobre as novas filiações ao PSDB, Klaus ao lado dos vereadores Aldo, Herbert, Hermes e Anderson falou do fortalecimento e novos quadros. “A partir de agora o PSDB tem mulheres como Maria Carvalho, Pastora Celeste, Elisângela Rosendo, Amanda Costa, Professora Thaysa Barbosa, Adryla, Mércia, Gal Guararapes, Pastora Martae tantas outras. Também teremos homens e jovens como Renan Barão, Bambam,Jeferson da Cidade da Esperança,Godeiro, Eliel do Gás, Joquinha, Chico Ambulante, Bruno Dentista, Nildo Ângelo, Binha, e Giann Oliveira que juntos luatremos por uma maior representatividade em Natal”, frisou o novo presidente do PSDB de Natal.

Mais etanol na gasolina: como projeto do governo Lula poderia afetar carros

FOTO: MARCELO CASAL JR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na quinta-feira (14) ao Congresso o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, um pacote de iniciativas para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa, com previsão de investimento de R$ 250 milhões.

Dentre as propostas do projeto está o teor mínimo de 22% e o aumento para 30% da quantidade de etanol anidro (com baixo percentual de água) na composição da gasolina comum. Desde 2015, essa quantidade é de 27,5%.

Contudo, segundo especialista consultado por UOL Carros, a medida pode ser prejudicial aos motores a gasolina, principalmente dos carros mais antigos.

Nos motores flex não haverá problemas, mas nos movidos somente a gasolina pode haver aumento de corrosão, desgaste de itens pode onde passa o combustível e dificuldade de pegar pela manhã. Carros com injeção direta podem ser mais afetados por esses problemas.

Todos os carros também vão gastar mais, já que o álcool tem menor poder de combustão e precisa estar em maior quantidade para queimar o ar dentro da câmara do motor.

Se a gasolina fosse pura, no entanto, os carros nacionais teriam problemas, pois o álcool funciona como um inibidor de detonação.

Sem o inibidor de detonação, o papel cumprido pelo álcool, os motores teriam o que se chama de “batida de pino”. Com o tempo, essas detonações podem danificar peças do motor.

Com informações de UOL

Em Cuba, Lula cobra países ricos por aquecimento: “Dívida histórica”

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a cobrar dos países mais ricos o cumprimento de ações referentes às mudanças climáticas e ao consequente aquecimento global, em discurso na Cúpula do G77 + China em Havana, capital de Cuba, neste sábado (16/9).

“Vamos promover a industrialização sustentável, investir em energias renováveis, na sociobioeconomia e na agricultura de baixo carbono. Faremos isso sem esquecer que não temos a mesma dívida histórica dos países ricos pelo aquecimento global”, declarou Lula em seu discurso, que abriu o encontro.

O G77 + China reúne 134 nações do chamado Sul Global, países em desenvolvimento. Lula também cobrou a necessidade de insistir na implementação dos compromissos nunca cumpridos pelos países ricos.

Ciência e tecnologia

Ainda em seu discurso, o presidente brasileiro defendeu que os países do Sul Global têm condições de ocupar posições de destaque na área de ciência e tecnologia.

Lula citou como exemplo as parcerias do Brasil com a Argentina, para energia nuclear, e com a China, na área espacial, que começaram ainda nos anos 1980.

Família de Marcola tenta apagar vídeos do TikTok que a associam ao PCC

FOTO: REPRODUÇÃO

A família de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, trava uma briga com o TikTok no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para remover da rede social uma série de vídeos que relaciona o chefão do Primeiro Comando da Capital (PCC) à sua esposa e seus filhos.

À Justiça, Cynthia Giglioli Herbas Camacho, a mulher do líder do PCC, pede que o TikTok retire do ar todas as postagens que aparecem por meio das pesquisas “esposa do Marcola”, “filho do Marcola”, “filhos do Marcola” ou “Marcola fala com o filho”, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Ela também representa os três filhos do casal, que são menores de idade, no processo.

A batalha judicial é motivada por vídeos da Operação Anjos da Guarda, que foi deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2022 e desarticular um plano de fuga de Marcola da cadeia. Hoje, o criminoso condenado a mais de 330 anos de prisão está detido na Penitenciária Federal de Brasília, unidade de segurança máxima.

Uma dos vídeos replicados por usuários da plataforma mostra o chefão do PCC, dentro do parlatório, conversando com a esposa. Em outra, Marcola dá uma bronca no filho. Em prisões federais, todas as conversas são gravadas.

Crescimento de facção no RN e em outros estados do Nordeste preocupa a PF

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal (PF) entrou em alerta após registrar crescimento do Comando Vermelho no Nordeste. O avanço da facção causa preocupação, em especial, por conta da conduta extremamente violenta de seus integrantes.

Investigadores ouvidos pela coluna citam outras facções do tráfico de drogas como mais “cerebrais” e “organizadas”, evitando derramamento de sangue. Já o CV, pontuam, tem como modus operandi o enfrentamento, mirando inclusive o assassinato de policiais.

Esse crescimento foi registrado ao longo dos últimos anos em estados como a Bahia, onde um agente da PF foi assassinado nesta sexta-feira (15/9), Paraíba e Rio Grande do Norte.

PF cria grupo para combater tráfico

Para tentar conter o avanço de facções criminosas, a Polícia Federal passou a coordenar a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado. Chamadas de “Ficcos”, elas já foram instaladas em todos os estados brasileiros e abrangem também as polícias Civil, Militar, Penal Estadual e Penal Federal.

No último dia 5, uma operação do Ficco da Paraíba prendeu 11 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, aliciamento de menores e até estupro de vulnerável.

Em agosto, em outra frente de investigação, o Ficco da Paraíba identificou e prendeu suspeitos de incendiarem um ônibus que resultou na morte de um motorista.

Metrópoles