Os três brasileiros presos no Paraguai, nessa quinta-feira (14/9), suspeitos de envolvimento em atos antidemocráticos, chegaram à Brasília nesta sexta-feira (15/9). O trio chegou no aeroporto da capital federal em um avião da Polícia Federal (PF), que partiu de Foz do Iguaçu e pousou na capital federal por volta das 15h10. Eles serão levados para o complexo penitenciário da Papuda.
Os presos são o blogueiro e jornalista Wellington Macedo de Souza (que participou da tentativa de explosão no Aeroporto de Brasília em dezembro do ano passado), a empresária paulista Rieny Munhoz Marcula Teixeira e empresário Diogo Arthur Galvão.
Os três foram alvo de um mandado da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela PF, que mira financiadores e participantes de atos terroristas ocorridos em Brasília em dezembro de 2022 e no 8 de janeiro.
Eles são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição; e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Os suspeitos foram presos em uma ação coordenada com a Polícia Nacional e o Departamento de Migração do Paraguai, em uma colaboração internacional entre as autoridades brasileiras e paraguaias. Estão envolvidas as chancelarias e os ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Interior.
O engenheiro Francisco Sobrinho será o nome a compor a chapa liderada pelo deputado Hermano Morais, como vice-presidente nas eleições para a presidência do América, que devem ser realizadas nos próximos meses.
Hermano realizou o convite a Francisco na noite desta quinta-feira (14), onde também confirmou sua continuidade na disputa do pleito eleitoral. O parlamentar se recupera de um aneurisma sofrido no último dia 9 de setembro (sábado) no Hospital Real Português em Recife, Pernambuco.
Francisco participa como dirigente do alvirrubro desde 2012, passando por cinco gestões diferentes, como diretor de patrimônio e obras. Foi o engenheiro projetista e responsável técnico pelas obras da Arena José Vasconcelos da Rocha, a Arena América.
“Sinto-me honrado pelo convite e aceito fazer parte desse projeto de desenvolvimento do nosso amado clube. Para tanto, trago na bagagem a experiência de ter contribuído em cinco mandatos de presidentes, como diretor de patrimônio e obras, desde 2012, além do apoio, sempre que necessário, à atual gestão do presidente Souza”, disse o engenheiro.
Recentemente, Francisco participou da elaboração do laudo de vistoria de engenharia, acessibilidade e conforto da Arena MRV, onde o Atlético/MG mandará seus jogos a partir desta temporada. Um trabalho que realiza desde 2010, tendo participado nos laudos da Arena das Dunas.
Mais de 17,7 mil famílias moradoras do município de Parnamirim podem obter até 65% de desconto na conta de luz através do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão inscritas no programa. Concedido pelo Governo Federal, a TSEE contempla indígenas, quilombolas e consumidores de baixa renda inscritos nos programas sociais federais. Somente no primeiro semestre deste ano, a Neoenergia Cosern incluiu 2.782 famílias parnamirinenses de maneira automática no benefício.
Para acessar a Tarifa Social, a pessoa precisa possuir o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) atualizados. Caso esteja desatualizado, é preciso se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social mais próximo da residência para regularizar a situação no CadÚnico do Governo Federal. Quem não possui o NIS ou NB (BPC/LOAS), mas tem uma renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também pode obter o número no CRAS.
Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e portador do Número de Inscrição Social ou Número do Benefício, a Neoenergia faz a inscrição automaticamente. Porém, quando a titularidade está no CPF de outra pessoa, não tem como fazer a inscrição automática.
A partir desse momento, é necessário que o cliente procure uma das distribuidoras do grupo para que receba o benefício. A inscrição é simples, rápida e pode ser feita por meio do WhatsApp (84 3215 6001), site oficial ou Lojas de Atendimento das distribuidoras.
Apenas com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da TSEE à concessionária. Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.
*Quem tem direito à TSEE?*
• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;
• Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos;
• Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE em apenas uma unidade consumidora.
A Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn) encaminhou, nesta sexta-feira (15), um ofício cobrando o pagamento de convênio do transporte escolar (Petern) a governadora Fátima Bezerra (PT). Conforme divulgado no documento, está sem repasse de nenhum valor referente ao ano em curso.
“A Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte – FEMURN, vem respeitosamente, de forma conjunta com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME RN) expressar nossa profunda preocupação e insatisfação com a situação atual referente ao pagamento dos Convênios do Programa de Transporte Escolar do RN – PETERN, celebrados entre os membros dessas duas instituições e o Governo do Estado do RN, os quais se encontram, em sua maioria, sem o repasse de nenhum valor referente ao ano em curso”, disse no ofício.
“Esses atrasos têm causado significativos impactos nas operações nos territórios municipais, comprometendo a capacidade de atender às necessidades da população beneficiada. Vale ressaltar que os municípios estão chegando a um ponto insustentável na continuidade dessas atividades, tornando-se inviável sob as atuais condições”, alerta a Federação.
Em um período de 10 anos, os sindicatos brasileiros perderam 5,275 milhões de trabalhadores filiados, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Em 2022, cerca de 9,134 milhão de trabalhadores estavam associados a algum sindicato, o que correspondia a 9,2% da população ocupada (99,6 milhões de pessoas). É a primeira vez que o país atinge patamar inferior a dois dígitos. Em 2012, 16,1% dos ocupados eram sindicalizados (14,409 milhões).
Apenas nos últimos três anos, durante a pandemia de Covid-19, segundo o IBGE, 1,325 milhão de trabalhadores deixaram de ser sindicalizados no Brasil.
Isso significa que, apesar da alta de 4,9% no total de pessoas trabalhando no país em relação a 2019, houve uma queda de 12,7% no total de sindicalizados. Em 10 anos, esse contingente recuou 36,6%, enquanto a população ocupada cresceu 11%.
Para Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, a reforma trabalhista, aprovada em 2017 pelo Congresso Nacional, é uma das responsáveis pela queda do número de trabalhadores sindicalizados.
Dois indivíduos foram detidos pela Gurada Municipal de Parnamirim depois de efetuarem um assalto em uma oficina mecânica na manhã desta sexta-feira (15) localizada na zona sul de Natal.
A dupla responsável pelo crime foi identificada como Vanierison Andrade de Araújo e Luiz Felipe de Góes. Com eles, a Guarda conseguiu apreender os pertences roubados do estabelecimento comercial, além de um revólver de fabricação artesanal, munições, telefones celulares e um veículo branco.
Os criminosos foram capturados em Emaús, no município de Parnamirim e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão da Zona Sul em Natal.
De acordo com a Guarda Municipal, um dos assaltantes envolvido no roubo, estava foragido da justiça e também foi responsável pela morte de uma mulher. A Guarda Municipal, ao recuperar os pertences das vítimas, retirou de circulação um indivíduo de alta periculosidade.
Segundo um dos mecânicos da oficina que estava no local no momento do assalto, os criminosos agiram de forma violenta, ameaçando os trabalhadores. Eles serão encaminhados para uma audiência de custódia e ficarão à disposição da justiça.
O homem de 23 anos, apontado como autor da tentativa de homicídio contra um árbitro, durante uma partida de futebol na cidade de Macaíba no último sábado (9) foi preso nesta sexta-feira (15).
Laércio Pedro da Silva atingiu a vítima com dois disparos de arma de fogo durante uma partida de futebol no distrito de Lagoa do Mato, zona rural do município. Na ocasião, a vítima foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba e em seguida transferida para o Hospital Deoclécio Marques em Parnamirim, onde segue internada em estado grave.
O caso:
No sábado (9), logo após o crime, o suspeito foi até em casa e pegou o veículo do pai e fugiu. Ele foi abordado e preso pela Polícia Militar, que o conduziu à Delegacia, tendo ainda recolhido a arma de fogo com o popular que a tomou do suspeito no momento do crime.
O investigado foi autuado em flagrante apenas pela tentativa de homicídio, no entanto, não havia elementos que permitissem a manutenção da sua prisão, o que impôs no dia seguinte a soltura na audiência de custódia.
Durante as investigações iniciadas na manhã de segunda-feira (11), provas colhidas demonstraram que mais de 300 testemunhas estavam no local, porém, ninguém foi apresentado à autoridade policial que lavrou o flagrante.
Desta vez, um mandado de prisão preventiva foi cumprido e o homem foi preso e encaminhado ao sistema penitenciário. Ele deve responder por tentativa de homicídio, posse e porte ilegal de arma de fogo, além de conduzir um veículo não habilitado.
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, realizou nesta terça-feira (12) pesquisa de preço de combustíveis na cidade do Natal. A pesquisa identificou aumento de R$ 0,49 no preço da gasolina comum, uma vez que o preço médio encontrado na pesquisa de agosto foi de R$ 5,66 e neste mês de setembro o preço médio na bomba foi de R$ 6,15, e isso representa um aumento para o consumidor de um mês para o outro de 8,61%.
O aumento foi observado para todos os combustíveis pesquisados. O diesel comum e aditivado teve variação positiva de 23,58% e 24,57%, registrando em Reais um aumento de R$ 1,19 e R$ 1,26, respectivamente. O aumento da gasolina aditivada em Reais foi de R$ 0,47 e uma variação de 8,20%. Para o etanol, com um preço médio em setembro de R$ 4,83, no mês passado foi de R$ 4,74. O gás veicular apresentou preço médio do metro cúbico em agosto de R$ 4,72 e em setembro a pesquisa identificou um preço médio para esse combustível de R$ 4,76. Os reajustes encontrados foram menores em relação aos demais combustíveis pesquisados, uma variação de 1,70% e 0,96%.
O Núcleo de pesquisa analisou os dados e identificou situações em que o consumidor deve observar na hora de abastecer seu veículo. E para isso, realiza pesquisa de preço de combustível mensalmente em 84 postos de gasolina na cidade do Natal, contemplando as quatro regiões da cidade, analisando os preços entre o mês atual e o anterior. As planilhas contendo todos os dados de preço, média, e variação, bem como os estabelecimentos pesquisados, para todos os combustíveis, dentre outras informações, podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa. É permitido cópia dos dados da pesquisa, desde que seja citada a fonte: Núcleo de pesquisa Procon Natal. No entanto, é vedada a utilização deste material, integral ou parcial, para fins de anúncio publicitário comercial de qualquer espécie.
Mesmo com o aumento encontrado esse mês, a pesquisa identificou preços que se destaca em alguns postos pesquisados a variação entre o mair preço e menor chegou a 36,47% é o caso do etanol, onde o menor preço encontrado foi de R$ 4,09 e o maior de R$ 5,59, ou seja, uma diferença entre o maior preço e o menor de R$ 1,50, o menor preço foi encontrado na região oeste no bairro de Cidade Nova e o maior preço na região norte no bairro da Redinha. A gasolina comum teve seu menor preço de R$ 5,69 e foi encontrado esse preço na região oeste no bairro de Cidade Nova e no bairro Planalto, já o maior preço foi na região norte no bairro da Redinha e no bairro de Igapó. Com o diesel também foi observado essa alteridade nos preços sendo o menor de R$ 5,56 na região norte no bairro da Redinha e o maior preço de 6,59 na região sul no bairro de Candelária.
O Procon Natal orienta o consumidor a ficar atento e pesquisar os melhores preços para abastecer e ratifica o quanto é importante o consumidor pesquisar antes de abastecer seu veículo, uma vez que a pesquisa encontra todo mês uma variação significativa entre o maior e menor preço praticado pelos postos de combustíveis na capital. E caso o consumidor, identifique preços muito acima da média encontrada pela pesquisa do Procon Natal, faça denúncia com posse do cupom fiscal emitido pelo posto de combustível, na sede do órgão, localizado na rua Ulisses Caldas n° 181, Cidade Alta ou pelos canais de atendimento ao consumidor: telefone: (84) 3232-9050, WhatsApp: (84) 98812-3865 e e-mail: [email protected], para medidas administrativas cabíveis.
Comentários