SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 8, 2023

Sesc RN divulga turmas gratuitas do Curso de Valorização Social para outubro

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) inicia, na segunda-feira, 11, o período de inscrição gratuita para as turmas de outubro do Curso de Valorização Social (CVS). Ao todo, para este mês são 300 vagas, distribuídas em Natal, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, com inscrições presenciais ou pelo site sescrn.com.br, até 15 de setembro.

Em Natal, será uma turma de Pintura em Tecido para Iniciantes (16 a 20/10, das 13h às 17h), no Sesc Cidade Alta, enquanto na Zona Norte serão oferecidos os cursos de Salgados para Lanches (16 a 20/10) e Bolos Tradicionais (23 a 27/10), também das 13h às 17h.

Já em Nova Cruz e São Paulo do Potengi, haverá turmas matutinas das 8h às 12h, sendo elas; Doce Caseiros (2 a 6/10), Salgados para Lanches (16 a 20/10) e Bolos Tradicionais (23 a 27/10). Já as turmas da tarde, das 13h às 17h, serão; Bordado Livre para Iniciantes (2 a 6/10), Confecção de Embalagens Decorativas (16 a 20/10) e Lembrança de Chá de Bebê (23 a 27/10).

As oficinas terão um número máximo de 20 alunos e carga horária de 20 horas, portanto, somando 300 vagas asseguradas pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc (PCG). O projeto é voltado, preferencialmente, para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e aos estudantes da educação básica da rede pública ou qualquer pessoa cuja renda familiar mensal não ultrapasse o valor de três salários-mínimos.

O Curso de Valorização Social do Sesc tem por objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências de nível básico, que contribuam para a socialização e geração ou complementação da renda individual ou familiar e a entrada no mundo do trabalho.

O edital com documentação necessária e demais informações para inscrições está disponível no site sescrn.com.br. O documento ainda conta com detalhes sobre as próximas turmas até o fim de 2023, em outras unidades do Sesc no RN, totalizando 600 vagas em cursos gratuitos de agosto até o final do ano. 

Governo do RN aguarda autorização do Iphan para remover pichação no Forte dos Reis Magos

FOTO: REPRODUÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte espera uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para remover a pichação realizada no Forte dos Reis Magos durante o feriado de 7 de Setembro.

De acordo com a Fundação José Augusto (FJA), administradora do espaço, como o forte é tombado pelo órgão federal, qualquer intervenção precisa ser devidamente autorizada.

Nesta quinta-feira (7), o forte amanheceu com pichações em protesto contra o projeto do marco temporal. As pichações continham as frases “Não ao PL/2903” e “Aqui é terra indígena”. A pichação era visível para quem trafegava pela Avenida Café Filho, que corta as praias da Zona Leste da cidade, e pela Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte.

O diretor-geral da FJA, Gilson Matias; o coordenador de obras do órgão, Sérgio Paiva; o coordenador do Forte, Pedro Abech; e o representante do Ministério da Cultura no Rio Grande do Norte, Fábio Lima, averiguaram o equipamento na manhã desta quinta-feira.

Reaberto em 2021 para visitação pública, o Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16, que se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital potiguar.

O marco temporal – que está em discussão no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF) – é uma tese que estabelece que indígenas só têm direito às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Se aprovado esse entendimento, os povos originários só poderão reivindicar a posse de áreas que ocupavam nessa data. Os indígenas são contra o projeto porque afirmam que há dificuldade para comprovação.

Com informações do Portal da 98 FM

MPRN instaura procedimento para apurar autoria dano ao patrimônio público após pichação do Forte dos Reis Magos

FOTO: CANINDÉ SOARES

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um procedimento para apurar a autoria do dano ao patrimônio público provocado pela pichação ao Forte dos Reis Magos, em Natal, registrado na madrugada da quarta (6) para a quinta-feira (7). Além de tentar descobrir quem cometeu o dano, o MPRN, também vai acompanhar e cobrar providências da Fundação José Augusto e do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do RN (Iphan) para obter a restauração o mais breve possível, ao mesmo tempo em que cobrará melhorias da segurança do entorno à Polícia Militar e à Guarda Municipal de Natal.

A atuação é da 71ª Promotoria de Justiça da capital potiguar, com atribuição na proteção do meio ambiente e na preservação do patrimônio histórico e cultural. O Forte dos Reis Magos, bem tombado pelo patrimônio histórico, considerando a importância do local para a cultura e o turismo norte-riograndense.

O MPRN, diante da gravidade do fato, expediu ofícios ao Iphan e à Fundação José Augusto, para, no prazo de 10 dias, informar à 71ª Promotoria de Justiça de Natal as medidas administrativas adotadas para minimizar a lesão ao Forte dos Reis Magos.

Portal Grande Ponto

Contra ameaça de “software espião”, Apple atualiza sistema para iPhone

FOTO: GETTY

A Apple fez uma atualização de emergência no sistema operacional iOS 16.6.1, para iPhone e iPad, contra uma ameaça de invasão remota dos dispositivos por um “software espião”, o Pegasus.

A companhia recebeu um alerta da empresa israelense NSO Group sobre os riscos de uma possível invasão do Pegasus em aparelhos da Apple, de acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (8/9) pelo jornal Financial Times.

O NSO Group é uma empresa de cibersegurança focada no combate a ações de espionagem e terrorismo em plataformas digitais.

“Para proteção dos nossos clientes, a Apple não divulga, discute ou confirma problemas de segurança até que uma investigação tenha ocorrido e correções ou versões estejam disponíveis”, informou o gigante de tecnologia em mensagem publicada em seu site na quinta-feira (7/9).

No comunicado em que anuncia a atualização do sistema operacional, a Apple informa que o iOS 16.6.1 está disponível para iPhone a partir da geração 8. Modelos anteriores não receberão as correções.

Metrópoles

Tragédia no RS e Janja sorridente com vontade de dançar na Índia

FOTO: REPRODUÇÃO

A tragédia provocada por um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul já deixou 41 mortos e 25 desaparecidos no estado, que sofre chuvas intensas e ventos fortes desde a noite de domingo (3).

São mais de 2,9 mil desabrigadas, 7.607 desalojadas. Mais de 122,9 mil pessoas e 83 município atingidos de alguma forma pelas chuvas.

Apesar do trágico cenário, o presidente Lula não foi ao RS levar solidariedade e nem recursos para amenizar a situação dramática.

Somente nesta sexta-feira (8), providências foram tomadas com Geraldo Alckmin no exercício da presidência do país, que domingo (10) visitará o estado com comitiva ministerial.

Enquanto isso, a primeira-dama Janja da Silva, com sua luxuosa bolsa francesa Céline, posta vídeo feliz da vida na chegada a Nova Délhi, capital da Índia.

E com vontade de dançar, diante da apresentação com dançarinas para recepcionar o primeiro-casal brasileiro.

Em tempo

E Lula com o exclusivo relógio Montre Piaget Altiplano Square, com pulseira de couro e moldura em ouro branco, avaliado em torno de R$ 85 milhões.

Com informações BZ Notícias

MP pede que TCU reabilite empresas punidas devido à Lava Jato

FOTO: FELIPE MENEZES

O Ministério Público Junto do Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que as empresas impedidas de licitar junto ao poder público devido a investigações da Lava Jato, e a partir de informações obtidas por acordos de leniência com a Odebrecht, sejam reabilitadas.

Em novo golpe contra a Lava Jato, uma representação concluída nesta sexta-feira (8/9) e assinada pelo sub-procurador geral Lucas Furtado pede ao TCU a anulação de todas as declarações de inidoneidade contra as empresas condenadas, com urgência, devido ao que chama de “reparação de erro histórico”.

Lucas Furtado entrou com a representação após decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular todas as provas das delações de executivos da Odebrecht no caso da Lava Jato.

Na representação, Furtado diz que apresenta o documento com o objetivo de “reparar esse erro histórico e no intuito de reabilitar as empresas da construção civil pesada que tiveram decisões de inabilitação para participar de licitações públicas, bem como calcular os danos causados ao Erário pela Operação Lava Jato e cobrar dos agentes responsáveis o débito acarretado à União”.

Assim, o pedido é para que o TCU adote as medidas de sua competência necessárias a identificar todos os processos internos em que tenha sido aplicada a penalidade de declaração de inidoneidade para licitar com a administração pública às empresas condenadas com base em processos judiciais conduzidos pela Operação Lava Jato, “de modo a tornar sem efeito as declarações de inidoneidade, bem como estender essa providência a penalidades da mesma natureza que tenham sido aplicadas no âmbito do Poder Executivo Federal”.

Metrópoles

FOTOS E VIDEOS: Quadrilha  ataca loja da Romannel na Tomaz Landim; todos fogem com vida, apesar da ação da PM

FOTO; DIVULGAÇÃO

Natal a cada dia continua avançando para o status de “cidade sem lei”, onde marginais não temem a polícia e policiais trabalham com medo de receber punição se jogarem duro contra o crime. Mais um exemplo da insegurança no RN: bandidos assaltaram a loja da Romannel na Tomaz Landim, Zona Norte. O fato aconteceu às 03h00 da madrugada de hoje.

A quadrilha entrou com um carro abalroando de ré a porta principal e fugiram no momento em que a polícia chegou, havendo troca de tiros.

Na fuga, deixaram parte da mercadoria roubada num grande saco.

Quatro bandidos se evadiram, mesmo com perseguição da polícia. Policial hoje em dia tem medo de matar bandido, sob pena de ser punido pelo governo do Estado.

Aquela velha máxima de que “bandido bom é bandido morto” já não vale mais.

Saudades dos tempos do “xerife” Mauriliio Pinto.  O cidadão podia dormir com as portas abertas.

SGA tem obras do Pontilhão de Poço de Pedra em fase final, Prefeito Eraldo comemora

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, liderada pelo prefeito Eraldo Paiva, está prestes a entregar uma obra que marcará um passo significativo no desenvolvimento da cidade. O Pontilhão de Poço de Pedra, com um investimento de aproximadamente 2.8 milhões de reais, está na sua fase final e tem previsão de conclusão ainda para o mês de setembro. Este pontilhão é mais do que uma estrutura de concreto; ele representa a ligação essencial entre as comunidades de Poço de Pedra e Igreja Nova, que enfrentavam sérios problemas de isolamento durante as cheias do rio Potengi.

Com a conclusão desta obra, a população rural dessas localidades terá acesso livre, melhorando significativamente a mobilidade e a qualidade de vida de seus habitantes. A segunda grande obra em andamento é a Drenagem Pluvial dos bairros Centro e Santa Terezinha, parte do Programa de Ações Estruturantes de São Gonçalo do Amarante (PAES), financiado pelo Banco Fonplata e Banco Europeu de Investimento.

Este projeto ambicioso totaliza 900 metros de galerias pluviais com um diâmetro de 1,50 metro, interligando os bairros de Santa Terezinha e o centro da cidade. “Isso resolverá o antigo problema de alagamento nas ruas Mestre Pedro Guajiru, José Bento, da Floresta, 31 de março, Tenente José Pereira, Luiz Gonzaga e Gonçalo Pinheiro. Com um investimento de 1.8 milhão de reais. A obra está prevista para ser concluída até o final deste ano”, diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jader Torres.

 O prefeito Eraldo Paiva expressou sua satisfação com o progresso dessas obras e seu impacto positivo na comunidade: “O Pontilhão de Poço de Pedra é um marco em nossa cidade, e sua conclusão iminente é motivo de grande alegria. Essas obras, junto com o Programa de Ações Estruturantes, demonstram nosso compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar de São Gonçalo do Amarante. Estamos construindo um futuro melhor para nossa cidade, resolvendo problemas crônicos e proporcionando qualidade de vida para nossos cidadãos.”