SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 31, 2023

Di Stéffano: Turnê de baterista potiguar chega a Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em comemoração aos seus 30 anos de carreira, Di Stéffano, compositor, produtor musical e baterista, circula com a turnê “Di Stéffano, Tour Cenários”. Depois de passar por São Paulo, Teresina e Fortaleza, chega a Natal (RN) para duas apresentações. A primeira acontecerá em 02 de agosto, no Teatro Pedro Sá Leitão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Já em 03 de agosto, o show movimentará o Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Acompanhado do baixista Paulo Miltom e do pianista Thiago Almeida, Di Stéffano contará com a participação do saxofonista João Paulo Jotapê na primeira, e do pianista Eduardo Taufic, na segunda. Radicado em Brasília há 12 anos, Di Stéffano é potiguar, o que faz de sua passagem pela cidade de origem um dos momentos mais especiais da turnê. “A expectativa é grande em rever e voltar a interagir com o público da minha cidade, ao lado de artistas que admiro. É uma oportunidade de reafirmar a satisfação de criar e renovar a arte de interpretar música”, afirma.  

O artista levará ao público uma produção especial inspirada a partir, principalmente, do seu mais recente álbum: “Cenários”. Ao todo, o projeto de circulação, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, contempla 10 shows. Di Stéffano, que acaba de receber o Prêmio Profissionais da Música na categoria Melhor Autor Instrumental (Centro-Oeste), ainda seguirá com a turnê, que teve estreia em São Paulo (SP) por Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Em Natal, além dos show, Di Stéffano ministrará uma Master Class no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN a alunos da instituição.  

O repertório mostrará ao público, ao longo do espetáculo, todo o encanto do smooth jazz, do samba funk, do afro jazz e da música nordestina, estilos marcantes que estão presentes no álbum Cenários. Serão apresentadas cerca de 12 músicas, a maioria de autoria do artista, entre elas “Um abraço no Peranzzeta”, “Nicolas”, “Jazz à vista”, “Passando a Bola”, “Casa de Mãe”. Gravada em 2021, a obra finalmente poderá ser interpretada presencialmente, após os impedimentos causados pela pandemia. A coletânea contou em sua gravação com luxuosas participações como:  Richard Bona, Dominique Fillon, Cristóvão Bastos, Carlos Malta, Filó Machado, Vinicius Cantuária, entre outros

Em continuidade à turnê, o artista receberá, em Maceió, o baixista Félix Baigon e o saxofonista Everaldo Borges e, em João Pessoa, Heleno Costinha. Na apresentação de São Paulo, Di Stéffano convidou ao palco Diego Garbin (trompete), em Teresina, Guilherme Dias Gomes e, em Fortaleza, Guilherme Dias Gomes.

Sobre Di Stéffano

Nascido no Rio Grande do Norte, em Natal e radicado em Brasília desde 2012, o músico é reconhecido pela capacidade de transformar sua própria música ao se deixar atravessar pela musicalidade de parceiros aos quais atribui extrema qualidade técnica. Além do seu talento como baterista e compositor, é também um sensível arranjador e produtor musical.

Di Stéffano gravou cinco álbuns: Ribeira Jam (2004); Di Stéffano Ao vivo (2007); Outros Mares (2016) Fina Flor; Recomeço (2018) e Cenários (2021) Ao vivo na casa de Vovó Dedé (2021).

Com formação em trio ou quarteto, apresentou-se centenas de vezes. Além de cruzar o Brasil inúmeras vezes, também esteve em países como Argentina, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Moçambique, África do Sul, França, República Tcheca, Itália e Japão para shows, produções e gravações.

Ao longo de seus 30 anos de carreira, compartilhou a cena com grandes nomes da música brasileira e internacional cujo brilhantismo é a marca principal de cada deles e que seguem mencionados em ordem alfabético por ser impossível hierarquizá-los: Ale Demogli, A…

Corrida Augusto Severo é sucesso de participantes e de público

FOTO: DIVULGAÇÃO

Consolidada como a mais tradicional corrida de rua de Macaíba, a 53ª Corrida Augusto Severo, realizada na noite deste sábado (29), foi um sucesso de participantes, com quase 1.200 inscritos, e de público, que se distribuiu ao longo do percurso, no Centro. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi realizado à noite, e teve percursos de 5 e 10 quilômetros, com largada e chegada na Praça Paulo Holanda Paz.

“Foi um sucesso de participantes e de público com mais de mil inscritos, entre crianças e adultos, sendo destes, mais de 900 macaibenses”, afirmou o secretário Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Sócrates Garcia.

Integrante do grupo Amigos de Davi que teve cerca de 200 atletas inscritos na prova, Davidson Rogério de Medeiros, destacou o incentivo que a gestão municipal tem dado às mais diversas modalidades esportivas. “Para nós, é muito especial poder correr na nossa cidade, ver as pessoas se dedicando aos treinos. A Prefeitura tem investido não só na corrida, mas no futsal, nas categorias de base, no futebol, futevôlei e outras modalidades”, afirmou o atleta.

A Corrida Augusto Severo é organizada pela Prefeitura Municipal de Macaíba, SEMEL, em parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA). Segundo o secretário de Esporte e Lazer, “esse ano a corrida foi 40% maior que ano passado, com repercussão extremamente positiva na organização e execução”, disse

A 53ª Corrida Augusto Severo contou também com corrida ‘Kids’, com percurso de 60 metros, e participação de 100 crianças do projeto de iniciação esportiva e esportes adaptados, do Instituto Santos Dumont.  “A corrida das crianças foi a ‘cereja do bolo’ do nosso evento. Foi um grande sucesso e cumpriu com perfeição o papel social”, disse o titular da pasta da SEMEL.

Todos os atletas participantes receberam medalha, e a premiação com bonificação pecuniária de R$ 3.600,00 foi dividida até o 5º lugar para os vencedores da prova de 10km, entre masculino e feminino.

Os vencedores da prova deste ano na categoria Comunidade, Masculino 10 km foram: 1° lugar, Marciel Miranda de Almeida Silva, 2° João Paulo Marques da Silva, 3° Juliano de Araújo, 4° Thalles da Silva Felipe, 5° Silvio Agostinho da Silva Filho; e no Feminino 10 km foram: 1° Ana Catarina Amâncio de Oliveira, 2° Carliene do Nascimento Alves, 3° Claudivania Elaine Barbosa de Souza, 4° Regirleide Ferreira da Silva e 5° Ivone Rodrigues do Nascimento.

Na prova de 5 km masculino, os vencedores foram: 1° lugar, Célio David Vicente de Souza, 2° Francisco Janilson de Almeida, 3° Misael de Campos Silva, 4° Everaldo Barboza da Silva, 5° Marcosuel Rodrigues da Silva; e no feminino, 1° lugar, Raniele Pereira da Silva Oliveira, 2° Edcleide Faustino da Silva, 3° Neli Pereira de Lima, 4° Maria de Lourdes Ferreira de Almeida Pereira e 5° Lucimara Costa da Silva.

Com relação aos atletas de Macaíba, nos 10km masculino os primeiros colocados foram: 1° Lugar, Neylson Garcia da Costa, 2° José Pereira da Silva, 3° Irimar Nascimento da Silva, 4° Elielton dos Santos Oliveira, 5° José Rosildo Pereira dos Santos; e no Feminino foram 1° lugar, Micarla Fernandes Duarte, 2° Márcia Rejane da Silva, 3° Fabiula Pereira França, 4° Maria Francisca Alves Cardoso e 5° Joelma Maria da Silva Paulino.

Na prova de 5 km, em relação aos atletas macaibenses os classificados foram no masculino: 1°lugar, Lúcio Fábio da Silva Filho, 2° Ilkyson Renato Silva dos Santos, 3° Carlos Andre de Souza Oliveira Filho, 4° Antonio Vildomar da Costa, 5° José Adriano da Silva; e no feminino, 1° Lugar, Maíra Mariana Gomes Macedo de Sousa Silva, 2° Ana Loilza Martins dos Santos, 3° Arilha Maria do Nascimento Silva, 4° Maisy Halline Pinheiro de Araújo Florentino e 5° Teresa Neuma Nunes de Medeiros.

Autorizações para festejos juninos em Natal cresce 36,67% em 2023

FOTO: REPRODUÇÃO

Cabe a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) emitir autorizações para a realização de eventos em Natal. A medida tem como objetivo apoiar a cultura e a tradição da região, proporcionando locais adequados e seguros para a realização das festas, sobretudo, que fazem parte do calendário cultural do Município. Este ano, das 643 autorizações expedidas até o final de julho, 410 foram para festejos juninos, um aumento de 36,67% no comparativo com o ano passado.

Os números demonstram o interesse dos cidadãos para realização de eventos legalizados, pois têm procurado cada vez mais licenciar as festividades. Um levantamento feito pelo Setor de Licenciamento Empresarial (SLE) da pasta apontou que no mesmo período entre maio a agosto do ano passado, foram cerca de 300 autorizações emitidas para festejos juninos na cidade.

O número ainda é menor comparado aos anos anteriores, mas com o retorno dos eventos presenciais após o controle da pandemia da COVID-19 já mostra esse avanço.

“A fiscalização esteve na rua vistoriando, sobretudo, os eventos não autorizados, que geralmente eram repassados pela Polícia Militar. Essas comemorações clandestinas colocam em risco a segurança do público participante das festas”, explica o supervisor de Fiscalização de Poluição Sonora e Atmosférica da Semurb (SPATS), Felipe Oliveira.

Mas segundo Oliveira, a fiscalização ainda assim, vistoriou os autorizados e alguns deles dispunham de práticas desconformes, as principais eram estrutura de palco e de som e o porte do evento diferentes dos informados no licenciamento realizado na secretaria”, acrescenta. Nesses casos os responsáveis foram notificados.

O período junino é uma época de muita demanda na Semurb, por isso, a recomendação é que as solicitações sejam feitas com no mínimo oito dias úteis de antecedência à realização. Com isso, é possível garantir uma análise efetiva para o evento bem como estabelecer as condicionantes para sua realização.

Empresário do RN discute Reforma Tributária em São Paulo e alerta que proposta  poderá causar “inflação e desemprego”

FOTO: DIVULGAÇÃO

Ao lado de lideranças empresariais de todo país, o empresário potiguar Edmilson Pereira, presidente nacional da Federação das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), participou na manhã desta segunda-feira, 31, do debate “Reflexões sobre o texto aprovado da Reforma Tributária”, promovido pelo Instituto Unidos Brasil, no Salão Nobre do Clube Monte Líbano, em São Paulo. Para o líder empresarial norte-rio-grandense, trata-se de “um momento de extrema importância discutir este tema que impactará na vida de todos os brasileiros, sobretudo na das empresas, que geram emprego e renda”.

Segundo Edmilson Pereira, no formato como proposta foi apresentada, a reforma causará inflação, desemprego e um estímulo à pejotização, uma vez que o principal insumo do setor de serviços – mão de obra – não dará direito a crédito, ao passo que se o mesmo profissional constituir uma microempresa, a sua contratação irá gerar crédito de CBS/IBS.

O primeiro painel focou numa avaliação da PEC aprovada na Câmara dos Deputados. Já o segundo discutiu os possíveis impactos para as áreas de serviço, comércio, agronegócios, indústria e a proposta complementar, enquanto o terceiro foi direcionado para a avaliação política da PEC aprovada.

Dentre os impostos mencionados no texto estão a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS): com a junção do IPI, PIS e Cofins; Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), reunindo o ISS e o ICMS, além da criação do chamado Imposto Seletivo (IS) – salvo algumas exceções como, por exemplo, serviços de educação, serviços de saúde, medicamentos e produtos agropecuários, que terão tratamento menos traumático, a ideia do texto é tributar com a mesma alíquota todos os demais setores.

No entanto, a pretendida substituição de tributos, que será longa, se estendendo até 2033, afetará diretamente o setor que mais emprega no Brasil, especialmente com carteira assinada: o setor de serviços. Segundo um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a compensação do aumento da carga tributária no setor de serviços ameaçaria 3,8 milhões de empregos.

O Instituto Unidos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária e tem como propósito defender a economia do Brasil, gerar empregos, fomentar o empreendedorismo e valorizar o papel de empreendedores e a sociedade produtiva.

Como uma entidade técnica e profissional, o instituto trabalha de forma independente, sob regras de governança e códigos de conduta, obedecendo aos princípios democráticos e técnicos em defesa dos interesses de seus apoiadores de forma íntegra, ética e transparente.

Mais de 8 mil pessoas esperam no SUS pela mesma cirurgia de Lula no quadril

FOTO: HUGO BARRETO

Mais de 8 mil pessoas aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) pela mesma cirurgia de quadril pela qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser submetido.

Os dados de um relatório do Ministério da Saúde (MS) foram compilados pela Folha de S.Paulo e analisados junto às informações repassadas por 16 estados. Eles revelam que, no total, são 8.348 pacientes pacientes à espera de seis tipos de artroplastia de quadril.

As unidades federativas em questão são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Metrópoles

Liga tem novo setor para exames de endoscopia com capacidade ampliada e menos tempo de agendamento

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Liga Contra o Câncer duplicou o número de exames de endoscopias realizados em um mês e diminuiu em 75% o tempo de espera para agendamento de colonoscopias. Tudo isso graças ao funcionamento do novo Centro de Endoscopias, que funciona na unidade Policlínica, no Alecrim, em Natal, e foi reinaugurado na última semana.

Antes, o serviço contava com uma sala de exames para realização exclusiva de endoscopias e colonoscopias e três leitos para repouso. Com a nova estrutura, são quatro salas de exames para a realização de endoscopia digestiva alta, ecoendoscopia, broncoscopia, histeroscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada. Além de 8 leitos de repouso e central de material próprio.

O setor conta também com novo sistema de videoendoscopia e equipamentos de apoio, que proporcionam maior precisão nas imagens dos exames. O novo centro, que está em funcionamento há 60 dias, possui capacidade para realizar 1.200 exames/mês, com a entrega do laudo no mesmo dia.

Atualmente, os tumores no pulmão, cólon, reto e estômago estão entre os tipos com maior incidência de câncer no Brasil. “O novo centro irá ajudar os pacientes na prevenção e diagnóstico precoce dos tumores do sistema digestivo, colorretal, pulmão, endométrio, pâncreas e vias biliares, com exames de alta precisão e qualidade”, disse a gerente assistencial da Policlínica, Telma Araújo.

Os exames e as análises são realizadas dentro de uma área hospitalar que possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com equipe de saúde disponível 24 horas e leitos de internação. Isso torna todo o procedimento ambulatorial mais seguro, com uma retaguarda para a equipe de profissionais e para os pacientes.

“Nós sabemos da importância que isso traz para a nossa população porque são situações em que nós temos a possibilidade de diagnosticar vários tipos de tumores com qualidade. O maior diferencial desse serviço é aliar o tratamento humano com qualidade e tecnologia, com um conforto acima da média para os pacientes”, afirmou o coordenador médico da Liga, Arthur Villarim.

Governo lança novo controle de cargas aéreas para reduzir burocracia

FOTO: ISTOCK

O Ministério da Fazenda lança, nesta segunda-feira (31/7), o novo sistema de Controle de Carga e Trânsito na Importação (batizado de CCT Importação) para o modal aéreo. As medidas visam reduzir a burocracia e deverão impactar positivamente as importações da indústria, que vinha apresentando queixas quanto aos custos aeroportuários e aos processos de liberação das cargas.

Também serão impactados as empresas aéreas, os agentes de carga, os depositários de recintos alfandegados, as empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo (Esata) e os operadores de remessa expressa.

O evento de lançamento do novo sistema ocorre a partir das 15h30 no auditório da pasta, em Brasília, com a participação do ministro Fernando Haddad e do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

Migração de sistema

Todo o processo de controle de carga e de trânsito na importação vai migrar do Sistema Integrado de Controle do Manifesto do Trânsito e do Armazenamento (Mantra) para o novo sistema de Controle de Carga e Trânsito na Importação do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex).

Segundo o governo, o sistema antigo tem uma série de limitações, tais como a complexidade na manifestação de carga em baldeação ou trânsito, a falta de relatórios gerenciais estruturados e adequados, a impossibilidade de acesso simultâneo a determinadas funcionalidades, entre outros.

Além disso, ele exigia a intervenção manual de servidor da Receita para a baixa da indisponibilidade.

A Receita alega que o novo sistema “inova também em procedimentos aduaneiros que eliminam a burocracia, sem renunciar à segurança e ao controle aduaneiro”.

“O registro das informações de viagem e de cargas seguirá um padrão internacional de amplo conhecimento e aderência no mercado. Ademais, os reais detentores da informação serão efetivamente os responsáveis por elas, refletindo em maior transparência e segurança ao controle de carga”.

Informações do controle aduaneiro

A empresa aérea terá prazo de quatro horas antes da chegada da aeronave no aeroporto de destino para o envio das informações do controle aduaneiro, em voos longos, e de 30 minutos após a decolagem da origem no exterior, em voos curtos.

O mesmo prazo de quatro horas se aplica para a informação de voos com partida nacional que transportem cargas em trânsito aduaneiro ou cargas estrangeiras de passagem, redestinadas ao exterior ou exportadas.

Metrópoles

VÍDEO: Populares controlam incêndio em albergue na praia de Pipa; Bombeiros investigam as causas

FOTO: REPRODUÇÃO

Um incêndio foi registrado, no início da tarde desta segunda-feira, em um albergue (Samo Zicatela Beach Hostel) situado próximo à Praia do Amor, em Pipa, no munícipio de Tibau do Sul, litoral potiguar. Populares apagaram o fogo, que começou na parte superior do estabelecimento.

O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local, mas as chamas já haviam sido debeladas pelos populares, que utilizaram carro-pipa e extintores, segundo a assessoria de comunicação da instituição. Não houve registro de vítima, apenas danos materiais. As causas serão investigadas.