SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 24, 2023

Semtas participa de mutirão de serviços para pessoas em situação de rua em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, participou na manhã desta sexta-feira (21), do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de Natal “Pop Rua Jud Poti”, coordenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte. A ação aconteceu na Praça André de Albuquerque (Praça Vermelha), das 9h às 16h, no bairro Cidade Alta.

A ação contou com a participação de instituições do poder público federal, estadual e municipal, bem como com organizações da sociedade civil, para oferecer diversos serviços a pessoas em situação de rua. A força tarefa envolve três eixos fundamentais: atendimento assistencial e de saúde; expedição de documentos necessários ao exercício da cidadania; e atendimento jurídico por instituições parceiras e garantia de acesso à Justiça para ações e procedimentos, com especial atenção a questões assistenciais e previdenciárias.

Para a secretária adjunta da Semtas, Joice Torres, “É de grande importância ações coletivas e intersetoriais que reconheçam a população de rua como sujeito de direitos, esse primeiro mutirão Pop Rua Jud, com articulação entre diferentes entes federados e políticas públicas, vem contribuir para diminuição das vulnerabilidade e criação de autonomia dos sujeitos”, afirmou

A Semtas participou do evento com a oferta de serviços de corte de cabelos, mobilizou os usuários do Centro Especializado para população de rua (Centro POP), Unidade 24h, tais como orientação e encaminhamento para outros serviços da rede socioassistencial. Além disso, a Assistência Social ainda realizou o serviço de atualização e inclusão do Cadastro Único para ter acesso a programas e benefícios sociais.

“Estar como parceiro dessa ação importantíssima para usuários que diariamente utilizam nossos serviços é fundamental e importante para trazer ao nosso público mais dignidade e apoio na resolução de dificuldades que eles enfrentam no dia a dia”, comentou o diretor do departamento de proteção social básica (DPSB), Cristiano Manoel.

O Pop Rua Jud Poti é o Núcleo da Justiça 4.0 voltado para pessoas em situação de rua na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, seguindo as definições do Conselho Nacional de Justiça. O Núcleo Pop Rua Jud é voltado exclusivamente às ações de interesse das pessoas em situação de rua.

A criação do Núcleo constitui uma política judicial de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, já que a unidade, que atua como uma Vara digital da Justiça Federal, funciona com processos virtuais, de forma mais célere. Com o Núcleo, é possível conferir um tratamento mais especializado aos processos de sua competência, observando-se as necessidades específicas das pessoas envolvidas e possibilitando mais facilidades de acesso à Justiça.

Viúva de Marielle quer julgamento este ano: “Pacto de silêncio dos assassinos foi rompido”

FOTO: REPRODUÇÃO

Viúva de Marielle Franco, a vereadora e arquiteta Monica Benicio disse à coluna ter esperança de que os acusados do assassinato sejam levados a júri popular ainda este ano. Assim como Marcelo Freixo, ela considera que a prisão do ex-bombeiro Maxwell Correa foi um passo importante para descobrir quem mandou matar Marielle.

“Espero que a Polícia Federal e o Ministério Público continuem nesta atuação de cooperação mútua, para levar Ronnie Lessa e Elcio Queiroz ao júri ainda este ano. O pacto do silêncio entre estes assassinos foi rompido. É preciso agir com agilidade e prudência para se chegar às mandantes e suas motivações. Responder quem mandou matar Marielle e por que é fundamental para restabelecermos a democracia do nosso país. Tenho esperança que esse momento está se aproximando”, disse Monica Benicio.

“A operação da Polícia Federal e do Ministério Público renova nossas esperanças em termos a resposta sobre quem são os mandantes e as suas motivações para o assassinato de Marielle e Anderson. A atuação da PF nas investigações, em colaboração com o MPRJ, tem sido fundamental. Mas, a luta de nós familiares e da sociedade civil, que formamos uma grande Força-Tarefa, ao longo deste mais 5 anos, é o que tem deixado este caso em evidência”, continuou.

Eleita em 2020, Monica Benicio atua, na Câmara do Rio, em prol das bandeiras da companheira. “Hoje, Marielle não será interrompida”, disse ao tomar posse.

Metrópoles

Natal é destaque na revista de bordo e digital da VoePass

FOTO: REPRODUÇÃO

Natal está em destaque na capa da edição de número 93 da revista de bordo VoePass. O material, que tem ampla divulgação nacional, está circulando nos voos da empresa e também em versão digital.

A publicação destaca a capital potiguar pelas belas praias, culinária e pelos 423 anos de história. A revista e a edição digital convidam os leitores a “embarcar em experiências inesquecíveis na Terra do Sol”.

A reportagem mostra a relação da tranquilidade vivida à beira-mar com as aventuras proporcionadas por passeios radicais pelas dunas de Genipabu. O leitor também fica com “água na boca” com a lista de comidas típicas descritas no material ilustrado com belas fotos.

Além das dunas, praias e culinária, a VoePass aponta a região de São Miguel do Gostoso como uma dos principais destinos turísticos da região Nordeste na atualidade.

Voos

A empresa aérea VoePass passou a operar a rota ligando Natal a Fernando de Noronha. A empresa irá manter uma frequência diária para a ilha saindo de Natal às 13h30 com chegada às 15h50 (o fuso horário na ilha é de uma hora a mais em relação ao horário de Brasília).

O primeiro voo decolou no dia 05 deste mês e contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, jornalistas e agentes de viagens. Além do voo diário da VoePass para Noronha, em parceria com a Latam, Natal também tem voos semanais da Azul com destino à ilha.

A VoePass opera voos regulares, especialmente algumas do interior de São Paulo na região de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além de Goiânia e Brasília.

Homem é preso em Assú com arma usada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem identificado como Francisco Gabriel Guilherme dos Santos foi preso na cidade de Assú, localizada na região Oeste Potiguar, por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

A prisão foi efetuada por policiais da Força Tática do 10º Batalhão de Polícia Militar, com o auxílio da Polícia de Trânsito, que abordaram um veículo ocupado por três pessoas. Durante a revista pessoal, encontraram com Francisco Gabriel uma pistola Luger Alemã, calibre 9mm. De acordo com informações fornecidas pela polícia, essa arma é de uso restrito e era utilizada pelos soldados alemães na Segunda Guerra Mundial.

Após a descoberta da posse ilegal da arma, o jovem foi detido e recebeu voz de prisão. Ele foi conduzido à delegacia da Polícia Civil de Plantão em Mossoró para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

O jogo duplo reincidente do presidente da Câmara de São Gonçalo

FOTO: DIVULGAÇÃO

O vereador Geraldo Veríssimo, presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, parece não ter aprendido com o seu próprio erro.

Não faz muito tempo, ele agrediu moralmente o prefeito Eraldo Paiva, durante uma sessão do legislativo municipal, e horas depois, veio a público, demonstrar constrangimento e pedir desculpas.

Nos últimos dias, porém, Veríssimo fez novo flerte com a turma da oposição, com agendas conjuntas e manifestações públicas. Votações contrárias a projetos da gestão também foram registradas.

O filho do presidente da Câmara, David Wesley, porém, segue secretário de Eraldo. E não é o único do grupo político do vereador contemplado no executivo municipal.

Geraldo agora tem duas opções: ou repete o papelão e fica taxado de duas caras na cidade ou pede pra sair e segue de vez o caminho da oposição.

É esperar para ver. Ou rever.

Festival Halleluya volta a acontecer em Natal em dezembro de 2023

FOTO: REPRODUÇÃO

Após três anos, a 11ª edição do Festival Halleluya, maior festival de música católica da América Latina, retorna ao formato presencial na cidade do Natal. O tradicional evento, promovido pela Comunidade Católica Shalom, acontecerá entre os dias 8 e 10 de dezembro, a partir das 18h, no Anfiteatro da UFRN, com entrada gratuita.

A Comunidade Shalom suspendeu as edições anteriores em razão do cenário pandêmico, mas com a melhora da situação, é tempo favorável para a realização presencial da festa. “Depois de alguns anos, sobretudo depois desses momentos em que ficamos reclusos diante da pandemia, eis que voltamos com o nosso Halleluya, esse evento que acolhe todas as pessoas, sem distinção”, declara o responsável da Comunidade Católica Shalom em Natal, Rodielson Bispo.

O Halleluya traz para o povo potiguar uma festa cheia de diversão, música, dança e encontros que marcam a vida daqueles que participam. Além dos shows de artistas locais e nacionais, o Festival conta com diversos espaços, que agradam a todos os públicos, como o Espaço da Misericórdia, que tem padres atendendo confissões e aconselhando o público durante todo o evento, o espaço adventure, onde acontecem várias competições e apresentações de esportes radicais, o espaço kids, todo pensado para a diversão das crianças, e muito mais.

“No Halleluya, todo espaço, todo ambiente, toda estrutura de entretenimento é voltada para nos encontrarmos, para acontecer o encontro entre as pessoas, e sobretudo, o encontro com a pessoa de Jesus Cristo”, comenta Rodielson.

A expectativa para este ano é que as festividades ofereçam uma variedade de experiências para o público. De acordo com a Comunidade, muito mais do que acompanhar um show do seu artista favorito, o Halleluya tem como objetivo surpreender seus participantes tendo em cada parte da arena, um espaço diferente, trazendo sempre muita arte, encontro, diversão, festa e uma oportunidade única de renovar a fé.

A primeira edição do festival na capital potiguar aconteceu em 2009, no Bairro da Ribeira. E desde 2012 passou a ocorrer no anfiteatro da UFRN, dando visibilidade ao evento que conquistou o coração da cidade, atraindo também públicos de todo o Estado e região.

Acordo entre MPRN e seguradora garante ressarcimento R$ 1,5 milhão aos cofres do Estado

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Após quase 20 anos, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve um acordo com a empresa Mapfre Seguros Gerais S.A. assegurando o ressarcimento de danos ao erário no montante de R$ 1.545.664,52. O valor foi devidamente pago e se encontra à disposição do ente público lesionado, o Detran/RN.

“Essa conquista é um importante passo na luta contra a corrupção e na defesa do patrimônio público. É um processo que estava sem solução e conseguimos acordar com a empresa o pagamento pelo dano solidário acrescido de multa, com valores atualizados”, destacou a 35ª promotora de Justiça, Lucy Figueira. A seguradora, em troca, teve em seu benefício a exclusão das demais penalidades.

A empresa foi coresponsável por licitação conduzida pelo Detran de forma fraudulenta e lesiva ao erário. No caso, a licitação se destinava a contratar serviços de seguro.

A execução prossegue com relação aos demais executados na ação, três pessoas e outra empresa administradora e corretora de seguros.

Lessa havia tentado matar Marielle em 2017, disse Élcio em delação

FOTO: DIVULGAÇÃO

Preso desde 2019, o ex-policial militar Élcio Queiroz fez uma delação premiada à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) que aponta Ronnie Lessa como o executor da vereadora Marielle Franco. E mais: segundo o delator, Lessa havia tentado matar Marielle meses antes, no final de 2017.

No depoimento, Élcio relembra que passou a virada de 2017 para 2018 com Ronnie. Alcoolizado, Lessa desabafou e contou que semanas antes havia tentado “pegar a mulher que estavam monitorando há alguns meses”.

Na ocasião frustrada, Lessa estava acompanhado pelo ex-bombeiro Maxwell Corrêa, preso nesta segunda-feira (24/7), e pelo ex-PM Edmilson, morto à tiros em 2021. Eles chegaram a perseguir a “mulher monitorada”, que estava em um táxi, próximo ao bairro Estácio. Na ocasião, Maxwell estava como motorista, Ronnie com uma submetralhadora no bando do carona e Edmilson com um fuzil no banco de trás, conforme delatado por Élcio.

A falha, de acordo com a delação de Élcio, aconteceu porque Maxwell afirmou, na hora do crime, que o carro “deu problema” e “falhou”. Lessa, no entanto, confidenciou a Élcio estar chateado por acreditar que, na verdade, foi “refugo” do motorista.

Metrópoles