SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 23, 2023

Parque das Dunas e Cajueiro terão horários diferenciados nos dias de jogos da Seleção Feminina a partir desta segunda-feira

DCIM\100MEDIA\DJI_0181.JPG

O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” e o Cajueiro de Pirangi irão funcionar em horários diferenciados durante nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina.

O Parque das Dunas abrirá na próxima segunda-feira (24) a partir 12h, no sábado (29) não haverá alterações no funcionamento e no dia 02 de agosto abertura ocorrerá às 11h. O Cajueiro de Pirangi funcionará a partir das 10h em todos os dias de jogos da primeira fase. 

Outras estruturas com horários modificados serão os Ecopostos das Unidades de Conservação, que terão suas aberturas a partir das 12h, nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Esses equipamentos são administrados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema.

Serviço:

·         Parque das Dunas

24/07 – Brasil x Panamá – Abertura às 12h

29/07 – Brasil x França – Funcionamento normal das 7h30 às 17h

02/08 – Brasil x Jamaica – Abertura às 11h

Entrada: R$1,00

·         Cajueiro de Pirangi

24/07 – Brasil x Panamá –  Abertura 10h

29/07 – Brasil x França – Abertura 10h

02/08 – Brasil x Jamaica – Abertura às 10h

Entrada: R$8,00 (crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória).

Princípio de incêndio atinge sala de cirurgia no Hospital de Pau dos Ferros

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, na noite desse sábado (22), que um princípio de incêndio atingiu uma das salas de cirurgia do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar.

De acordo com nota da Sesap, apesar do susto, ninguém ficou ferido e o fogo foi controlado antes que outros setores da unidade fossem atingidos.

Blog do BG

De 37 países, Brasil é o 2º com maior proporção de jovens “nem-nem”

De 37 países, Brasil é o 2º com maior proporção de jovens nem-nem
JOVENS QUE NÃO ESTUDAM OU NÃO TRABALHAM SE DESTACAM NO BRASIL

O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham. O país fica atrás apenas da África do Sul. Na faixa etária considerada no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho. “Isso os deixa particularmente em risco de distanciamento de longo prazo do mercado de trabalho”, alerta o relatório Education at a Glance, de 2022, que avaliou a educação em 34 dos 28 países-membros da OCDE, além do Brasil, da África do Sul e da Argentina.

Carlos Alberto Santos, de 18 anos, se esforça para mudar esta situação. Ele terminou o ensino médio no ano passado e, mais recentemente, um curso técnico de administração. Está há dez meses sem trabalhar, concluiu outros cursos complementares e busca uma colocação no mercado de trabalho.

“Esse período é até preocupante porque ao completar meus 18 anos em março, ter saído do estágio, terminar os cursos, às vezes a gente naturalmente se sente meio inútil mesmo. Por um lado, perde a perspectiva, principalmente quando tem muito esforço, muita dedicação. Eu me inscrevi em várias vagas, eu já fui em muitas entrevistas em vários lugares, tanto em São Paulo quanto aqui próximo da minha cidade, e é realmente preocupante”, diz o jovem, que mora em Ferraz de Vasconcelos, cidade da região metropolitana de São Paulo.

De família de baixa renda, ele vive com a mãe e a irmã e guarda as lições do pai, já falecido.

“Meu pai dizia para estudar e, se a gente quisesse realizar os nossos desejos, era importante que a gente tivesse como prioridade o estudo e se esforçasse. E minha mãe diz a mesma coisa, não sinto pressão, pelo contrário, mas eu sei que é importante ter um trabalho, quero ter o meu espaço e vou me dedicar para isso.”

O jovem faz parte do Projeto Quixote, em São Paulo. Lá ele fez os cursos Empreendendo o Futuro e o Vivendo o Futuro. Com a preparação, ele espera ainda conseguir um trabalho. “Tenho tantos sonhos, tantos desejos e eu acredito que só dessa forma, enfim, com um trabalho, vou poder realizar, porque qualificação eu tenho, eu me esforcei, estudei, tirei boas notas, enfim, acho que é o melhor para mim”, diz Carlos Alberto, que pretende ainda estudar psicologia futuramente. “Gostaria de trabalhar em ONGs como o Quixote para ajudar jovens. Acredito que é importante, porque foi significativo para mim.”

Entre as formações do Projeto Quixote, Carlos Alberto participou da formação para o mundo do trabalho, que busca desenvolver competências básicas para o trabalho e estimular o protagonismo de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

CAUSAS

Os motivos e a quantidade de jovens que estavam sem estudar e sem trabalhar variam conforme a renda familiar, mas se encontram nessa condição principalmente os mais pobres. “A situação dos jovens que não estudam, não trabalham e nem procuram trabalho tem relação com a origem socioeconômica. É comum entre os jovens de famílias mais pobres. A maioria são jovens mulheres, que tiveram que deixar de estudar e não trabalhavam para poder exercer tarefas domésticas, criar filhos ou cuidar de idosos ou outros familiares, reforçando esse valioso trabalho, que não é reconhecido como deveria. Nas famílias mais ricas, nessa condição estão jovens de faixa etária mais baixa, geralmente no momento em que estão se preparando para a faculdade”, afirma a socióloga Camila Ikuta, técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Diagnóstico feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego revelou que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.

Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam – os chamados nem-nem – somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.

A economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e especialista em infância e juventude, Enid Rocha, reafirma que o fator de desigualdade de renda influencia a condição dos jovens nem-nem.

“Tem o fator de renda, raça e gênero. São mulheres, são os negros – e os negros são mais pobres no Brasil”, destaca. Mas completa: “Há um conjunto de vulnerabilidades desses jovens, que não têm acesso a mais anos de estudos, não têm acesso à capacitação profissional e grande parte são mulheres, mais envolvidas nas tarefas domésticas e nos cuidados familiares. Com isso, elas liberam outra pessoa no domicílio para procurar trabalho e elas ficam responsáveis pelo trabalho não remunerado dentro do domicílio.”

A socióloga Camila Ikuta, técnica do Dieese, acrescenta que, para auxiliar as mulheres jovens a voltarem a estudar e/ou trabalhar, é preciso ainda cuidar das crianças que elas cuidam. “Para amenizar essa situação, o país precisa de mais políticas públicas focadas na juventude, como a ampliação de creches públicas e de equipamentos de saúde, políticas de permanência estudantil e melhoria dos sistemas de qualificação e intermediação profissional nesse momento de transição entre escola e trabalho”, defende.

Na visão da economista do Ipea Enid Rocha, o preocupante é quando o jovem desengaja. “Ou seja, ele não faz parte da força de trabalho, não procura mais emprego e se desinteressou. É até um jovem difícil de encontrá-lo, porque não está inscrito em cadastros escolares e no Sistema Nacional de Emprego [Sine]”.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA ATRAVÉS DO LINK DA ISTO É (https://istoe.com.br/de-37-paises-brasil-e-o-2o-com-maior-proporcao-de-jovens-nem-nem/)


Vídeo : Casal fica sarrando em bar e dono mete galhada de goiabeira nos dois

Ao som da música Combatchy de Anitta, Lexa, Luísa Sonza, MC Rebecca, um casal foi flagrado sarrando em uma mesa do bar e levando a letra da música para outro nível. A letra que diz “Agora vai começar o combate, Quica, quica, bate, bate. Hoje vai rolar um fight de bumbum” fez com que o dono do bar se revoltasse com o que estava testemunhando.

Assim, ele não pensou duas vezes e pegou um galho de goiabeira e foi desgrudar o casal. O primeiro a pegar a galhada foi o “lgbtqia+” que tava por cima esfregando o popô no bebinho enquanto pagava sua cerveja gelada. Na sequência, ele expulsou o bebinho enquanto a música rolava “Aqui não vai ter empate. O bagulho é de verdade. Meu popô vai dar nocaute em qualquer um”.

“Vai, vaza. Pode vazar!”, diz o dono do bar expulsando os salientes.

Ela então sai rapidamente de cima do homem e acaba levando um pisão de outra pessoa, se afastando do bar. O homem, porém, parece não entender muito bem a situação e se faz de “leso”, como se não fosse com ele que o dono do local estava falando.

Irritado, o proprietário pega a cerveja que o homem estava bebendo e esvazia.

Fonte: No Amazonas é assim

Negociação com Centrão faz Lula se distanciar da promessa de paridade de gênero no governo

FOTO; HUGO BARRETO

Mesmo com número recorde de mulheres na chefia de ministérios, o governo Lula vem sofrendo duras críticas pela baixa presença feminina no primeiro escalão. Nesta semana, a maioria masculina ficou ainda mais acentuada após a troca de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo.

A gestão petista começou com 11 ministras contra 26 ministros. O número foi o maior da história, ultrapassando as 10 mulheres que chefiaram pastas simultaneamente no governo de Dilma Rousseff (PT).

A desigualdade entre homens e mulheres na Esplanada descumpre uma das promessas de campanha de Lula feitas por Lula ainda na campanha eleitoral. No discurso da vitória, o petista elencou suas prioridades:

“Por isso, vamos trazer de volta as conferências nacionais. Para que os interessados elejam suas prioridades, e apresentem ao governo sugestões de políticas públicas para cada área: educação, saúde, segurança, direitos da mulher, igualdade racial, juventude, habitação e tantas outras”, disse.

Atualmente, as mulheres no primeiro escalão são:

  • Ana Moser: Esporte
  • Anielle Franco: Igualdade Racial
  • Cida Gonçalves: Mulheres
  • Esther Dweck: Gestão e Inovação em Serviços Públicos
  • Luciana Santos: Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Marina Silva: Meio Ambiente
  • Margareth Menezes: Cultura
  • Nísia Trindade: Saúde
  • Simone Tebet: Planejamento e Orçamento
  • Sônia Guajajara: Povos Originários

Metrópoles

São Gonçalo amanhecerá segunda-feira sem greve da saúde, após prefeito liderar negociação bem sucedida

PREFEITO ERALDO PAIVA LIDEROU NEGOAÇÃO COM SINDICALISTAS

O município de São Gonçalo do Amarante amanhecerá nesta segunda-feira com os serviços de saúde funcionando normalmente, graças a uma negociação bem conduzida pelo prefeito Eraldo Paiva (PT) junto ao sindicato que representa os profissionais do setor. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária realizada na última sexta-feira (21), um dia após reunião com o prefeito Eraldo Paiva e a comissão criada pela Prefeitura de SGA para ouvir as reivindicações da categoria.

Um ofício conjunto, assinado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SINDSAÚDE), pelo Sindicato dos Enfermeiros do RN (SINDERN) e pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte (SOERN) foi enviado ao prefeito Eraldo, informando a paralisação da greve.

No documento, a categoria destaca que, na próxima reunião com a gestão municipal, será definido um cronograma de trabalho para que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores da saúde seja votado na Câmara Municipal de SGA até o final do mês de outubro. A implementação do Plano iniciaria em janeiro de 2024.

Essa é a primeira vez que os referidos sindicatos tiveram abertura ao diálogo com a gestão municipal, assim como aconteceu com outras categorias. A sensibilidade e a transparência do prefeito Eraldo Paiva com os servidores têm papel definitivo no avançar das negociações.

Casa Durval Paiva realiza queima de estoque do bazar fixo da instituição com produtos a partir de R$1,00 nesta segunda-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir desta segunda-feira (24), o Bazar do Caquito vai estar com todos os seus produtos a partir de R$1,00. Isso mesmo, é a queima de estoque do Caquito. São produtos diversos usados, em ótimo estado de conservação ou com pequenos defeitos.

A promoção estará vigente até o dia 28 e ao comprar no bazar, você estará contribuindo diretamente para o enfrentamento do câncer infantojuvenil, apoiando nossa causa e ajudando crianças, adolescentes e seus familiares.

A entrada é gratuita e o acesso se dará por ordem de chegada, na instituição, que fica localizada na Rua Professor Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho. Outras informações no 4006.1600 ou @casadurvalpaiva. 

A coragem do imortal Diógenes da Cunha Lima, ao reconhecer trabalho de Henrique Alves, durante posse de Álvaro Dias na Academia de Letras

DIÓGENES CUNHA LIMA DESTACA SERVIÇOS PRESTADOS POR HENRIQUE ALVES AO RN

Foi considerado um ato de coragem e de grandeza as palavras do advogado e imortal, Diógenes da Cunha, presidente da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, ao homenagear o ex-ministro Henrique Eduardo Alves, durante suas palavras finais na solenidade de posse do prefeito Álvaro Dias como ocupante da cadeira número 6 da instituição centenária.

Após o belo discurso de Álvaro Dias, já empossado como o mais novo membro da Academia de Letras, Diógenes pediu a atenção dos presentes e disse querer fazer uma homenagem “a uma pessoa que sofreu injustiças e que muito serviço prestou ao Estado do Rio Grande do Norte”.

Essa pessoa era exatamente Henrique Alves que compôs a Mesa de Honra da solenidade como representante do sistema de comunicação Tribuna do Norte.

Aplausos tomaram conta do Plenário que reuniu convidados e imortais.

Após o encerramento da sessão solene, Diógenes foi cumprimentado pelos presentes, que enalteceram as suas palavras, que certamente emocionaram o ex-ministro potiguar.

DISCURSO DE ÁLVARO

O discurso do prefeito e agora imortal, Álvaro Dias, foi também uma grata surpresa para os convidados. Dias, confessando-se “nervoso e emocionado”, fez uma bela narrativa sobre a beleza do sertão e expos para os presentes o seu orgulho de ser antes de qualquer coisa um sertanejo.

Afirmando que é no sertão do Seridó onde tem suas raízes e encontra o seu refúgio, o prefeito-imortal fez uma discrição lírica do cenário do semi-árido seridoense, descrevendo-o desde o nascer do sol até a chegada do crepúsculo.

Não poupou palavras para revelar aos presentes as imagens de sua infância sertaneja, que até os dias de hoje guarda na memória.

Prefeito Álvaro Dias é o mais novo imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras 
ÁLVARO DIAS FEZ SEU PRIMEIRO DISCURSO COMO ACADÊMICO DA ANRL – FOTO JOANA LIMA

“Nesta noite tão especial, tenho de admitir com absoluta sinceridade, este é um momento de profundo orgulho pessoal. Mas de um orgulho sem soberba, forte e verdadeiro, aquele orgulho que comove e emociona o coração humano. Deus sabe o quanto sonhei e lutei, com os humildes limites de minhas forças, para viver este dia e este momento, que para mim representa um dos instantes mais importantes, solenes e sublimes da minha vida”, disse Álvaro Dias.

De acordo com Diógenes da Cunha Lima, a assunção de Dias como Imortal engrandece a instituição: “A Academia se enriquece com a presença do prefeito de Natal, que é ao mesmo tempo um senhor escritor, pesquisador e leitor diário, por tudo isso só vai somar à Academia e continuar uma linhagem de historiadores. Álvaro Dias mostrou em toda a sua trajetória que é um homem inteligente e dinâmico, por isso é muito importante a presença dele entre nós Acadêmicos”, disse.