SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 5, 2023

Homenagem da PM a Natália Bonavides é repudiada por policiais e associações: “Estranhamento e revolta”

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma homenagem feita pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte à deputada federal Natália Bonavides (PT) causou desconforto entre entidades ligadas à área da segurança pública. Líderes de associações que têm antipatia pela parlamentar, em função de posicionamentos dela no Congresso Nacional, repudiaram a escolha da petista para receber a homenagem.

Natália Bonavides foi uma das 231 pessoas agraciadas, nesta terça-feira (4), com as medalhas de Mérito Policial Luiz Gonzaga e Bento Manoel. A deputada recebeu a medalha Luiz Gonzaga, em “reconhecimento pelos serviços prestados à corporação”.

Todos as medalhas foram entregues no Centro de Convenções de Natal, em cerimônia para marcar os 189 anos da PM. A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve presente, assim como o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em nota, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACS-PM) lamentou a escolha e registrou que a deputada votou contra um projeto de lei que endurecia as penas para assassinos de policiais.

“Essa concessão da honraria à deputada causa, no mínimo, estranhamento e revolta, especialmente quando trazemos à memória os recentes casos dos três assassinatos dos bravos guerreiros, policiais militares que tombaram em um intervalo médio de 40 dias no bairro de Felipe Camarão. Tal ato é uma afronta à memória desses guerreiros, bem como às suas famílias e colegas de trabalho”, afirmou a entidade.

A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBM) também criticou. “Essa (Natália Bonavides) é uma pessoa que tem se destacado por suas ações e posicionamentos que visam enfraquecer a segurança pública e deslegitimar a atuação dos policiais, colocando em risco não apenas a integridade física dos profissionais, mas também a segurança da população que eles juraram proteger”, afirmou a associação.

A Polícia Militar e o coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da corporação, não quiseram comentar a escolha da deputada para receber a homenagem.

A deputada também não comentou, mas pelas redes sociais escreveu: “Através de emendas parlamentares, nosso mandato tem apoiado a instituição com a destinação de recursos para compra de equipamentos para o Hospital da PM, de coletes femininos, para que as mulheres que estão ingressando agora tenham condições de segurança para trabalhar, e também para compra de visores noturnos para a corporação”.

Parlamentares também criticam

Dois deputados federais também criticaram a escolha de Natália Bonavides para receber a homenagem.

O deputado federal General Girão (PL) disse: “Se consultarmos a categoria, saberemos que nenhum integrante da valorosa PM se sente representado pelo mandato da deputada. Tudo não passa de indicação política para promoverem palanque antecipado às custas de nossos PMs”.

Já Sargento Gonçalves (PL) publicou um vídeo indignado. “Respeitem a PM, uma instituição tão séria e honrada. Que vergonha, meu total repúdio a essa decisão. O sentimento que tinha é que o comandante da PM e o secretário de Segurança e os coronéis estão cuspindo no túmulo dos policiais assassinados. Qual a recompensa? Concederam honraria a uma deputada de esquerda que só vive a defender criminosos na Câmara dos Deputados”, falou o parlamentar.

As homenagens

A Medalha Luiz Gonzaga é a maior e mais importante honraria da PM. Mas ambas, ela e a Bento Manoel, são para militares e personalidades que se destacaram e colaboraram para o engrandecimento das atividades da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, explica a corporação.

Portal 98 FM

Audiência pública na ALRN vai discutir “Humanização do Luto Parental”

FOTO: EDUARDO MAIA

Um tema delicado e, por muitas vezes, tabu na sociedade será discutido na próxima segunda-feira (10), às 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SDD), o Legislativo vai realizar a audiência pública com tema “Humanização do Luto Parental”.

De acordo com a deputada, a audiência é uma forma de garantir o acolhimento das famílias enlutadas, trazendo visibilidade  e colaborando para a discussão do tema. Representantes da sociedade civil e especialistas no assunto, além de famílias enlutadas, participarão do debate.

“Temos o desejo de trazer visibilidade ao assunto, abrindo espaço de reconhecimento e de oportunidade para repensar padrões, protocolos e formas de estar na relação que facilitem esse momento tão delicado da vida”, explicou a deputada em seu requerimento para a realização da audiência pública.

A discussão será aberta a toda a sociedade e ocorrerá na sede do Legislativo, no Palácio José Augusto. A audiência pública será transmitida ao vivo pela rádio e TV Assembleia.

Polícia Civil combate comércio irregular de gás de cozinha em Apodi

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da 57ª Delegacia de Polícia (DP de Apodi), em ação conjunta com equipe da 58ª Delegacia de Polícia (DP de Itaú), realizaram uma operação de fiscalização, nesta quarta-feira (05), para combater o comércio irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na zona rural de Apodi.

O GLP, também conhecido como gás de cozinha, deve ser comercializado segundo as normas regulamentadoras pertinentes. Durante a fiscalização, porém, foram encontrados e apreendidos quarenta e três botijões ofertados de maneira irregular. Dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Inovação: Semsur adota nova tecnologia para diagnóstico de árvores

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para aprimorar a gestão e a conservação de árvores em Natal, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou nesta terça-feira (4), uma avaliação inovadora: a penetrografia de árvores. A tecnologia fornecerá informações valiosas sobre a saúde e a estrutura interna da arborização urbana natalense. O serviço começou a ser aplicado na região das Avenidas Campos Sales e Afonso Pena.

A penetrografia é um serviço diagnóstico mais moderno e preciso que o visual, pois mostra como está a árvore por dentro. Ela revela detalhes como está a saúde do sistema vascular vegetal, a presença de danos estruturais, cavidades internas e outros aspectos.

Com uma agulha, o equipamento adentra no tronco do indivíduo arbóreo, emite ondas e apresenta um gráfico, mostrando como está o cerne e a densidade da madeira, e dá um resultado direto e rápido. O furo é fechado feito com silicone, que a árvore expulsará naturalmente, fechando o orifício. Isso evita a entrada de patógenos, como cupins. No final, é emitido um laudo técnico, que será analisado pela equipe especializada da Semsur, explica a diretora do Departamento de Paisagismo da pasta, Renata Larissa.

A técnica permite avaliar com mais exatidão a condição das árvores, identificando problemas antes que se tornem irreversíveis e implementando medidas preventivas e de manejo adequadas. “Assim, sabemos o real estado de saúde da planta, e se deve ou não ser erradicada. Inicialmente, faremos naquelas que podem ter um valor histórico e afetivo, além da sua importância para o microclima, já que elas oferecem sombreamento, reduzem ruídos, geram um bom conforto térmico e embelezam a paisagem”, acrescentou Renata.

Dessa forma, a Secretaria terá uma visão mais abrangente das árvores da capital potiguar, permitindo que sejam adotadas ações proativas para garantir sua saúde e segurança. Além disso, vai auxiliar na identificação daquelas com potencial risco de queda, possibilitando a intervenção precoce e a adoção de medidas preventivas para evitar acidentes.

Os dados coletados por meio da penetrografia serão integrados ao sistema de gestão da Secretaria de Serviços Urbanos, fornecendo informações sobre o estado das árvores e auxiliando na tomada de decisões estratégicas – permitindo assim que a manutenção e recursos sejam geridos de forma mais eficiente.

O secretário de serviços urbanos, Irapoã Nóbrega, enfatiza que a Semsur está empenhada em investir em novas tecnologias que aprimorem a gestão dos recursos naturais e a preservação do patrimônio arbóreo em nosso município. “Desde 2019 a Prefeitura tem um serviço de manejo arbóreo que é referência nacional. O prefeito Álvaro Dias sempre tratou isso como prioridade. Com a penetrografia, Natal mostra mais uma vez que está comprometida com o meio-ambiente. Preservar as árvores e plantar mais é um dos focos da gestão”, afirmou.

Lira apela à reforma tributária: “Não vamos transformar numa batalha”

FOTO: IGO ESTRELA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez um apelo em suas redes sociais pela aprovação da reforma tributária e de outras pautas econômicas, nesta semana, na Casa. Apesar de apoiado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o texto da reforma tributária foi feito por vários atores políticos, inclusive do Centrão, e é visto como prioridade pelo mundo político e pelo mercado financeiro.

Apesar disso, governadores, prefeitos e setores da economia têm resistido ao texto e não há certeza de aprovação. O PL, por exemplo, tem a maior bancada da Câmara — 99 deputados — e promete votar em bloco contra o texto, que precisa de dois terços dos votos para passar.

No post, Lira escreveu que o Brasil “precisa de uma nova legislação tributária. Sem ela, o país não avança”. E que o momento é de “diálogo” e de acolher “as sugestões de governadores, prefeitos e da sociedade”.

“Não vamos transformar a reforma tributária numa batalha política-partidária nem aproveitá-la para ganhar notoriedade momentânea. O Brasil é maior do que todos nós!”, frisou Lira, que, nessa terça (4/7), se reuniu com governadores resistentes, liderados por Tarcísio Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.

Na mensagem, o presidente da Câmara diz que vai continuar trabalhando para a Casa “aprovar o PL do Carf, o do arcabouço fiscal e a PEC da reforma tributária até sexta-feira”.

“Como acertado no colégio de líderes da Casa, essas matérias serão votadas à medida que obtivermos consenso para termos maioria para aprovarmos os textos”, concluiu Arthur Lira.

Metrópoles

Após condenação de Bolsonaro, PL reúne bancadas para “mostrar união”

FOTO: VINÍCIUS SCHMIDT

O Partido Liberal (PL) reúne, na quinta-feira (6/7), deputados federais e estaduais, senadores, governadores e presidentes regionais para debater prioridades da sigla e “reafirmar a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

O encontro ocorre na sede nacional do partido, em Brasília, a partir das 9h. De acordo com o PL, o evento contará com participação de Bolsonaro, presidente de honra da sigla, e de Walter Braga Netto, secretário nacional de Relações Institucionais da legenda.

Além de Bolonaro e Braga Netto, participarão do encontro os governadores Cláudio Castro (PL-RJ), e Jorginho Mello (PL-SC).

A reunião ocorre dias após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenar Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. Braga Netto também foi julgado pela Corte Eleitoral, mas acabou absolvido (leia mais abaixo).

Presidida por Valdemar Costa Neto, a legenda pretende manter a meta de conquistar mais de mil prefeituras no próximo pleito municipal. Em 2020, a sigla elegeu 345 prefeitos.

Nos últimos dias, Bolsonaro e nomes ligados ao PL têm debatido sobre os próximos passos tomados pela legenda a partir de agora.

“A reunião é também para reiterar a importância do papel dos dirigentes para o crescimento do PL, além de unir mais apoio e discutir a atuação da legenda para fortalecer as prioridades e seguir trabalhando pelos interesses do Brasil”, informou a legenda, em nota.

Inelegibilidade de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou, na última sexta-feira (30/6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião com embaixadores, em julho de 2022.

Metrópoles

Globo é condenada a pagar R$ 9 milhões a ex-apresentador do Encontro

FOTO: REPRODUÇÃO

O apresentador Lair Rennó saiu vitorioso de uma ação na Justiça contra a Globo, de onde saiu em 2020. Além de ter o reconhecimento de vínculo empregatício reconhecido, o profissional deve receber R$ 9 milhões em indenizações. A decisão cabe recurso.

O jornalista recorreu à Justiça para pedir o salário referente aos seis anos em que apresentou o Encontro durante as férias e folgas de Fátima Bernardes. Segundo informações divulgadas pelo site Na Telinha, do Uol, ele também alega que a Globo sonegou direitos previdenciários ao mudar seu contrato CLT para PJ em 2014.

Ao acolher a reinvindicação de Rennó, o juiz Adriano Marcos Soriano Lopes entendeu que a Globo cometeu fraude. “A prestação de serviços do apresentador Lair Rennó, como pessoa jurídica em prol da Rede Globo ‘constituiu intuito apenas de fraudar a relação de trabalho por meio da pejotização’ (art. 9º da CLT)”, diz a sentença.

“Ante o exposto, declaro o vínculo de emprego entre a parte autora e a parte ré no período de 01/04/2014 a 31/01/2020, e, consequentemente, reconheço a unicidade contratual no período de 28/07/2003 a 18/04/2020. (…) Por corolário, declaro a nulidade dos contratos de prestação de serviços celebrados entre as partes, por não ter sido observada a realidade fática”.

Metrópoles

Youtuber é detonado após permitir que esposa gravasse conteúdo adulto com outro homem

FOTO: REPRODUÇÃO

O youtuber norte-americano Adam Grandmaison, mais conhecido como Adam22, recebeu duras críticas após revelar que permitiu que sua esposa, Lena Nersesian, filmasse um conteúdo adulto com outro homem, o modelo Jason Luv. Adam, que apresenta o podcast “No Jumper”, compartilhou a novidade em suas redes sociais, mas a notícia não foi bem recebida pelos internautas.

“Faz oficialmente uma semana que deixei minha mulher fazer um filme pornô com outro cara”, escreveu ele. “Senti um pouco de ciúme no começo, mas no geral não foi grande coisa”.

Segundo o podcaster, ele e Lena, conhecida como Lena the Plug, costumam entrevistar mulheres e ter relações sexuais com elas em conjunto, publicando o conteúdo na plataforma OnlyFans. Lena também possui um podcast chamado “Plug Talk”, que ganhou destaque com o anúncio do filme pornô. O famoso ainda ressaltou que essa foi a primeira vez, em sete anos de relacionamento e com um filho do casal, que Lena se envolveu com outro homem dessa forma.

Os internautas não gostaram da confissão e dispararam críticas contra Adam nas redes sociais. “Sou totalmente a favor do empoderamento das mulheres, mas nunca desrespeitaria meu marido dessa maneira. Torná-lo público, é pior!”, disse uma seguidora. “As pessoas estão tentando normalizar qualquer coisa agora”, afirmou outro.

SBT