Homenagem da PM a Natália Bonavides é repudiada por policiais e associações: “Estranhamento e revolta”

Uma homenagem feita pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte à deputada federal Natália Bonavides (PT) causou desconforto entre entidades ligadas à área da segurança pública. Líderes de associações que têm antipatia pela parlamentar, em função de posicionamentos dela no Congresso Nacional, repudiaram a escolha da petista para receber a homenagem.
Natália Bonavides foi uma das 231 pessoas agraciadas, nesta terça-feira (4), com as medalhas de Mérito Policial Luiz Gonzaga e Bento Manoel. A deputada recebeu a medalha Luiz Gonzaga, em “reconhecimento pelos serviços prestados à corporação”.
Todos as medalhas foram entregues no Centro de Convenções de Natal, em cerimônia para marcar os 189 anos da PM. A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve presente, assim como o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em nota, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACS-PM) lamentou a escolha e registrou que a deputada votou contra um projeto de lei que endurecia as penas para assassinos de policiais.
“Essa concessão da honraria à deputada causa, no mínimo, estranhamento e revolta, especialmente quando trazemos à memória os recentes casos dos três assassinatos dos bravos guerreiros, policiais militares que tombaram em um intervalo médio de 40 dias no bairro de Felipe Camarão. Tal ato é uma afronta à memória desses guerreiros, bem como às suas famílias e colegas de trabalho”, afirmou a entidade.
A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBM) também criticou. “Essa (Natália Bonavides) é uma pessoa que tem se destacado por suas ações e posicionamentos que visam enfraquecer a segurança pública e deslegitimar a atuação dos policiais, colocando em risco não apenas a integridade física dos profissionais, mas também a segurança da população que eles juraram proteger”, afirmou a associação.
A Polícia Militar e o coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da corporação, não quiseram comentar a escolha da deputada para receber a homenagem.
A deputada também não comentou, mas pelas redes sociais escreveu: “Através de emendas parlamentares, nosso mandato tem apoiado a instituição com a destinação de recursos para compra de equipamentos para o Hospital da PM, de coletes femininos, para que as mulheres que estão ingressando agora tenham condições de segurança para trabalhar, e também para compra de visores noturnos para a corporação”.
Parlamentares também criticam
Dois deputados federais também criticaram a escolha de Natália Bonavides para receber a homenagem.
O deputado federal General Girão (PL) disse: “Se consultarmos a categoria, saberemos que nenhum integrante da valorosa PM se sente representado pelo mandato da deputada. Tudo não passa de indicação política para promoverem palanque antecipado às custas de nossos PMs”.
Já Sargento Gonçalves (PL) publicou um vídeo indignado. “Respeitem a PM, uma instituição tão séria e honrada. Que vergonha, meu total repúdio a essa decisão. O sentimento que tinha é que o comandante da PM e o secretário de Segurança e os coronéis estão cuspindo no túmulo dos policiais assassinados. Qual a recompensa? Concederam honraria a uma deputada de esquerda que só vive a defender criminosos na Câmara dos Deputados”, falou o parlamentar.
As homenagens
A Medalha Luiz Gonzaga é a maior e mais importante honraria da PM. Mas ambas, ela e a Bento Manoel, são para militares e personalidades que se destacaram e colaboraram para o engrandecimento das atividades da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, explica a corporação.
Portal 98 FM







Comentários