SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 17, 2023

Vladimir Putin confirma envio de armas nucleares para Bielorrússia

FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou oficialmente que um primeiro lote de armas nucleares táticas foi transferido para a Bielorrússia, país vizinho da Ucrânia. Durante um fórum, Putin afirmou que essas armas seriam utilizadas somente em caso de ameaças ao território ou estado russo. Os Estados Unidos, por sua vez, afirmam não ter evidências de que o Kremlin planeja utilizar armas nucleares para atacar a Ucrânia. A Bielorrússia é uma aliada importante da Rússia e foi utilizada como plataforma para a invasão russa em grande escala à Ucrânia no ano passado. Putin declarou que a transferência das ogivas nucleares será concluída até o final do verão.

As armas nucleares táticas são projetadas para uso em campo de batalha ou ataques limitados, destruindo alvos inimigos em uma área específica sem causar disseminação radioativa generalizada. Suas potências variam, indo de algumas toneladas de explosivo TNT (quilotons) para as menores até 100 quilotons para as maiores. Em comparação, a bomba atômica lançada sobre Hiroshima em 1945 tinha uma potência de 15 quilotons.

Durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, Putin explicou que a transferência das armas nucleares tinha o objetivo de “contenção” e de mostrar que a Rússia não seria derrotada estrategicamente. Questionado sobre a possibilidade de utilização dessas armas, o presidente russo afirmou que não há intenção de ameaçar o mundo inteiro, mas que o uso de medidas extremas é possível em caso de perigo para o Estado russo.

Em relação à guerra na Ucrânia, líderes africanos, incluindo o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, visitaram Kiev como parte de uma iniciativa de paz apresentada aos dois países. Durante a visita, a cidade foi alvo de mísseis russos. Ramaphosa pediu a desescalada e negociações para alcançar a paz. No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, defendeu o congelamento diplomático da Rússia como forma de condenação internacional à invasão russa. Zelensky afirmou que a Ucrânia não participará de negociações com Moscou enquanto o território ucraniano estiver ocupado. Putin reiterou que a Ucrânia não tem chances de sucesso em sua contra-ofensiva atual, argumentando que o exército ucraniano está ficando sem equipamento militar e dependendo cada vez mais de doações ocidentais.

Novo Notícias

Novo técnico do Goiás repõe na cena antigo treinador do América/RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

José Vanilson Julião

Em reportagem sobre a contratação do português Armando Evangelista, 49, que estava no lusitano Arouca, o diário matutino “O Popular” (Goiânia) diz que ele é o segundo estrangeiro a comandar o elenco do alviverde Goiás.

Evangelista (treinou o Vilafranquense, Penafiel, Varzim e Vitória/Guimarães), chegou no dia 9 de junho para substituir o interino Emerson Ávila, que havia substituído Guto Ferreira em abril, retorna à função de auxiliar técnico.

A informação partiu do jornalista Jorge Nicola. Ele chega após terminar o Campeonato Português em quinto lugar e classificar o Arouca pela primeira vez para um torneio internacional, a Liga Conferência, terceira competição mais importante, atrás da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

O PRIMEIRO

O impresso, inclusive fundado pelo potiguar Jaime Câmara (Jardim de Angicos, 1909 – Goiânia, 1989), relembra que o primeiro treinador de um dos quatro grandes do estado foi o uruguaio Graciano Acosta Torres, em duas passagens (1951/52 e 58/59), totalizando 31 partidas (oficiais e amistosos).

Graciano Acosta foi alvo de uma série de reportagens (23 postagens) deste JORNAL DA GRANDE NATAL, na qual é relatada os antecedentes dele no futebol uruguaio e brasileiro. Primeiro como jogador (centromédio ou volante) com atuação no Grêmio, São Paulo, Santa Cruz/PE e Ferroviário/CE nos anos 30/40.

No América Acosta passou pela primeira vez em 1939/40, mas também jogou pelo menos uma vez, em amistoso contra o Centro Esportivo em Mossoró. Retorna somente como treinador em 47/49. A terceira passagem acontece no segundo semestre de 1954, quando substitui o húngaro Steban Hory.

NA PARAÍBA

Depois que saiu do alvirrubro natalense (terceira passagem) Acosta seguiu para o futebol paraibano, quando fez trabalhos para o Auto Esporte (João Pessoa) e o Rio Tinto, do município do mesmo nome na vizinhança da capital.

Em 23 de janeiro de 1955 ele é o treinador do alvirrubro Auto Esporte em amistoso contra a seleção de Rio Tinto, famosa pela fábrica de tecidos da família Lundgren, oriunda da Suécia, de onde sai o primeiro prefeito com a emancipação política.

Diz “O Norte”, surgido no começo do século XX e na ocasião já pertencente aos Diários Associados, sobre o uruguaio: – … possivelmente já sobre a orientação deste formidável técnico, a mais recente e sensacional conquista do futebol da Paraíba.

Dia 4 de fevereiro, como um relâmpago, é anunciado pelo jornal como treinador do Rio Tinto para amistoso contra o selecionado do município de Timbaúba. O quadro aurianil (amarelo e azul) de Acosta vence por 3 a 0. Informa o correspondente José Waldemir de Carvalho.

Ao que parece Acosta, inconstante, fica pulando de galho em galho, como “freelance”.

Dias depois está treinando o Tabajaras (Mamanguape) 5 x 1 Portuários (Cabedelo), cidades atualmente localizadas na região metropolitana pessoense.

No mesmo mês surge o boato de que estaria de malas prontas para o Fluminense de Feira de Santana, interior baiano. Divulgação do cronista Otinaldo Lourenço (Rádio Tabajaras).

Posteriormente noticiário sobre retorno ao Auto com a saída repentina do Manoel Conrado do Nascimento (falecimento em 2011 no Ceará), o “Dengoso”. Nota “Última Hora” (3 de abril de 1956).

O vai e vem do estrangeiro é confirmado pelo jornal no título e subtítulo de reportagem sequencial: – O técnico Acosta está em experiência. “Já preparou quadros no interior do nosso Estado.”

Na primeira semana de agosto (9) ele, que se encontrava no Treze (Campina Grande), declina convite para ser auxiliar técnico do selecionado paraibano segundo as manchetes: – Infelizmente não poderei aceitar o cargo a que me indicam como ajudante técnico…”

A entrevista sensacional com a negativa em auxiliar o treinador titular, Eurivaldo Venâncio Guerra, o “Vavá”, o quase eterno treinador do Botafogo paraibano entre os anos 50/60, é concedida ao repórter Barbosa Gomes. Na última aparição de Acosta nas páginas da mídia Associada.

Prefeitura amplia leitos pediátricos no Município e economiza recursos

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), transferiu nesta semana os atendimentos do Hospital Municipal de Pediatria Dr. Nivaldo Júnior para o mesmo prédio da Maternidade Araken Irerê Pinto, no bairro Petrópolis, Zona Leste da cidade. Além de reduzir as despesas do município em cerca de R$ 2 milhões mensais, a medida representa um importante ganho assistencial, uma vez que o antigo hospital pediátrico não possuía uma infraestrutura necessária para receber determinados tipos de pacientes, como explica o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

“É uma transferência que resultará em ganho assistencial e também de leitos, porque o hospital Nivaldo Júnior tinha limitações para receber um determinado tipo de paciente. No local, não havia uma infraestrutura satisfatória, como rede de oxigênio, laboratórios e raio-x para atendimentos. O hospital Nivaldo Júnior não dispunha de instalações físicas adequadas para receber esses equipamentos”, relata.

O Hospital Nivaldo Júnior contava com uma capacidade para até 33 leitos, mas, devido à falta de estrutura física, apenas 20 leitos tinham capacidade operacional. Com a transferência promovida pela gestão municipal, a unidade passa a ter 28 leitos pediátricos para atendimentos clínicos e de UTI para pediatria.

“A partir da mudança implementada nesta semana, vamos oferecer aos pacientes uma estrutura de padrão elevado e conseguir tirá-los de dentro de UPAs, como vinha acontecendo, já que vamos ter aumento de leitos”, ressalta o secretário George Antunes.

Reunião com pediatras

Em reunião nesta sexta-feira (16), com médicos que atuavam no hospital e entidades médicas, Sindmed (sindicato da categoria), o secretário George Antunes esclareceu que a junção das duas unidades não irá causar a mistura de pacientes de perfis diferentes, como foi cogitado pela categoria. “As duas alas somadas terão 48 leitos. Crianças com doenças respiratórias ficarão, obviamente, separados de recém nascidos, em andares distintos. Nem mesmo as equipes de atendimento, de higienização e maqueiros ficam juntas. Elas são exclusivas de cada setor”, explicou ele.

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, considerou a reunião bastante esclarecedora. “Convidamos o secretário, pela preocupação que temos sobre o assunto, porque há queda de leitos de pediatria em todo o Brasil. O secretário George demonstrou, porém, que haverá um ganho estrutural na prestação dos serviços e todos concordaram com isso”, declarou o dirigente do Sinmed.

Para o presidente da Sociedade de Pediatria do RN, Reginaldo Holanda, as informações apresentadas pelo secretário municipal de Saúde são positivas, já que que não haverá redução de leitos, e por consequência, não afetará o atendimento dos pacientes pediátricos no município.

“A pediatria vai ter até ganhos significativos. Não vai haver redução de leitos e terá seu atendimento afetado. Vamos seguir acompanhando o funcionamento do hospital, mas estamos satisfeitos com a exposição feita pelo secretário George Antunes sobre as adequações promovidas pelo Município”, pontuou Reginaldo Holanda.

Patrício Pitbull é derrotado por Pettis em tentativa de feito histórico no MMA

FOTO: REPRODUÇÃO

No co-main event do Bellator 297 nesta sexta-feira, em Chicago, o brasileiro Patrício Pitbull foi derrota por Sergio Pettis por decisão unânime dos jurados na disputa do cinturão do peso galo da organização.

O brasileiro começou melhor a luta e teve uma tentativa de queda com sucesso no primeiro round. Mas o panorama do combate mudou a partir do segundo assalto.

Faltando 10 segundos para o fim do round, Pettis acertou um chute rodado que pegou na cabeça de Pitbull. O brasileiro balançou e só não foi nocauteado porque foi salvo pelo gongo.

Dali em diante, Pitbull não pareceu ser ele mesmo, tendo sentido o golpe. No final do quarto round, o americano ainda acertou um chute frontal que quase derrubou o brasileiro também.

Dessa forma, Pettis se mantém como campeão do peso galo do Bellator e ainda frustra a tentativa de um feito histórico de Pitbull.

O brasileiro tentava se tornar o primeiro lutador de MMA da história a ser campeão em três categorias diferentes.

Ele já foi campeão do peso leve do Bellator e é o atual dono do cinturão do peso pena.

ESPN

Comitê Executivo Municipal de Saneamento Básico realiza reunião estratégica

FOTO: EDEILSON MORAIS

O Comitê Municipal de Saneamento Básico de Macaíba realizou uma reunião de organização nesta sexta-feira (16), no Palácio Auta de Souza, para definir estratégias de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Tributação, Planejamento, Infraestrutura, Meio Ambiente e Urbanismo e Procuradoria fazem parte do comitê.

Edson Geraldo de Oliveira, presidente do Cômite Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico destacou a importância do início das discussões. “A reunião de hoje teve como principal importância a aprovação do plano de mobilização social e definição da agenda de trabalho com a população, para fazer cumprir uma exigência legal da participação popular na construção do Plano de Saneamento Básico do Município de Macaíba”, declarou Edson.

O objetivo é que 15 reuniões sejam realizadas nos cinco setores de discussão do Plano, sendo eles, Centro, Mangabeira, Cajazeiras, Bela Macaíba e Traíras. Após as discussões junto à população, um Projeto de Lei que institui o Plano será apresentado para aprovação na Câmara de Vereadores.

Prefeito Gustavo Soares decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de José Maria de Macêdo Medeiros

O prefeito Gustavo Soares decretou luto oficial de 03 (três) dias em sinal de pesar pelo falecimento de José Maria de Macêdo Medeiros (Zebrinha) ocorrido neste sábado, 16 de junho.

Zebrinha foi prefeito de Assú por dois mandatos, onde executou a chefia do executivo municipal com maestria e responsabilidade e deixa um legado importante para a cidade do Assú.

O Decreto 076 de 2023 pontua ainda que no período enquanto estiver em vigor, as bandeiras deverão ser hasteadas a meio mastro, como sinal de homenagem ao ex gestor.

Distrito de Canabrava comemora festejos de São João e anúncio de nova iluminação

FOTO: DIVULGAÇÃO

O São João do Povo de Macaíba desembarcou em Canabrava na noite desta sexta-feira (16/07), trazendo muita alegria para os moradores do distrito e de comunidades rurais e assentamentos vizinhos, mas este não foi o único motivo para comemorar. Isso porque na mesma noite, o prefeito Emídio Jr. anunciou a implantação de nova iluminação com lâmpadas de LED e, na sequência, assinou a ordem de serviço. O novo investimento é de mais 110 mil reais.

“Com muita perseverança, vamos avançar ainda mais. Assim como há pouco tempo, assinamos a ordem de serviço da iluminação de LED lá em Mangabeira e em Cajazeiras, hoje chegou a vez de Canabrava. Podem esperar, porque consequentemente outras comunidades também terão. Em Macaíba, tem trabalho acontecendo.”, destacou o prefeito.

As atrações musicais da noite foram: Dedé Asa Branca, Marcelo e Rodrigo, e Nailson Santos do Acordeon. A quadrilha junina macaibense Jeito Matuto completou o repertório da festa com muita dança.

 “Muito boa essa iniciativa, contribui para a influência da cultura, porque não tinha festa. Hoje em dia, a gente vê essa volta, como também para a economia, meu vizinho colocou a barraquinha dele para as vendas, e minha vó também colocou. É uma extra que faz.”, afirmou Cristiane Vieira, moradora do distrito acerca de festa. “Maravilhosa! É algo que estão fazendo que não era feito nas comunidades.”, resumiu a jovem Francielma Lima.

No ensejo, o prefeito esteve acompanhado pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, vereadores Tafarel Freitas, Érika Emídio, Ana Catarina, Jailson Brito, Dadaia Ribeiro e Rita de Cássia, e os secretários Edivaldo Emídio (Assuntos de Governo), Raquel Barbosa (Assistência Social), Rondineli Dantas (Segurança Pública) Vítor Aguiar (Infraestrutura) e Hailton (Articulação Política).

Neste sábado (17/06), a programação acontecerá em as Marias, com quatro shows, partir das 20h: Léo Mariano, Nelson Moreno & Ely Show, Itinho do Piseiro e Paulinha Medeiros. As apresentações serão na quadra poliesportiva.

Luiz Carlos, do Raça Negra, é processado pela filha

FOTO: REPRODUÇÃO

Esta coluna descobriu que as coisas não parecem estar caminhando muito bem na relação de Luiz Carlos da Silva, o vocalista do Grupo Raça Negra, e sua filha, Renata Francine Rodrigues de Almeida. Isso ficou claro quando chegou aos ouvidos dessa colunista que, no ano passado, a herdeira do sambista ajuizou uma “ação de indenização por danos morais contra o pai”. Isso isso mesmo que você leu, caro leitor!

Calma, que nós vamos contar melhor essa história… Nos autos que a coluna teve acesso com exclusividade, Renata relatou ser fruto de um relacionamento de dois anos entre Luiz Carlos e sua genitora. Ocorre que, desde o início, ele não era muito simpatizante com a ideia de ter a filha. Segundo a moça, ele chegou a pedir que a, então parceira, realizasse um aborto. O que foi negado pela mesma.

Ainda segundo os autos do processo, após o nascimento, Luiz Carlos não realizou o registro da filha. Ele chegou, tempos depois, a tentar ficar com a criança, em claro prejuízo para a mãe, que na época tinha 17 anos.

Ele também teria tentado celebrar um acordo, que nunca chegou de fato, a se materializar. Foram inúmeras as escapatórias e recusas para um possível exame de DNA, segundo Renata relatou nos autos. Somente após um longo caminho judicial, o integrante do Raça Negra decidiu reconhecer a menina como sua filha.

Metrópoles