O Auto de São João Batista está de volta e, com ele, toda magia do teatro e os encantos da história do Santo Padroeiro do município de Assú.
A participação de artistas da terra no grande elenco do evento, vai abrilhantar ainda mais este espetáculo que ficará na história do São João Mais Antigo do Mundo.
Dias 8, 9 e 10 de junho, a Prefeitura Municipal do Assú, valorizando nossa cultura e respeitando cada vez mais as nossas tradições, traz para vocês: o Auto de São João.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) detectou que o segurança apontado como suposto agressor da jornalista Delis Ortiz é membro de uma organização militar pertencente ao Exército Brasileiro. Conforme apurado, ele estava desempenhando suas funções como parte de um serviço coordenado pelo próprio GSI.
Existe um decreto que estabelece as diretrizes para essa atuação conjunta na segurança do presidente da República durante eventos em Brasília.
O GSI, de acordo com a coluna de Lauro Jardim, no Globo, iniciou uma sindicância para investigar o incidente e irá tomar depoimentos dos indivíduos envolvidos. Além disso, tem a intenção de convidar a jornalista para relatar sua versão dos fatos.
Também examinará as imagens disponíveis a fim de determinar se há evidências de violação disciplinar ou possíveis crimes relacionados à agressão sofrida pela jornalista durante a entrevista com Nicolás Maduro.
Militares afastados
O Exército informou que afastou os militares cedidos à segurança presidencial e presentes no incidente até a conclusão do processo de investigação. O número total de militares envolvidos no evento foi de 193, incluindo aqueles responsáveis pela área externa.
A instituição também declarou que continuará à disposição para colaborar com a investigação em andamento.
O empresário e influenciador digital Alan Charles Andrade Moraes foi morto a tiros em um hotel em Salvador, na tarde dessa quinta-feira. Ele tinha mais de 220 mil seguidores no Instagram.
A Polícia Militar informou que foi acionada para atender uma ocorrência por disparo de arma de fogo no local.
O Samu foi chamado e constatou a morte de Alan no hotel. Ele teria sido alvejado com tiro no rosto na entrada do local, segundo a TV Bandeirantes.
A 1ª Delegacia de Homicídios está recolhendo as imagens das câmeras de segurança no local para identificar a autoria dos disparos. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar a perícia e remoção do corpo, segundo a PM. Não foi informado se alguém foi preso.
Horas antes de ser morto, o jovem postou uma foto nas redes sociais em uma academia.
O influencer era dono de uma loja chamada “Alan Celulares”, onde vendia aparelhos novos e usados. Ele também prestava serviços de assistência técnica e revendia acessórios.
O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) afirmou nesta sexta-feira (2) que, apesar de defender o enxugamento de gastos e estruturas burocráticas da máquina pública, votou a favor da medida provisória que cria 37 ministérios porque respeita a prerrogativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de manter as pastas que achar conveniente.
“Ele ganhou democraticamente a campanha eleitoral. Continuo pensando igual, mas o governo é dele. Se ele acha que deve administrar a governabilidade assim, se ele acha que deve fazer isso, então eu juntei os senadores do Podemos e todos entraram de acordo. Vamos dar o voto de confiança nele”, afirmou o parlamentar, em entrevista ao PORTAL DA 98 FM.
Styvenson ressalta, ainda, que a ampliação no número de ministérios não representa aumento expressivo de gastos, e que defende a redução da máquina mais como uma forma de agilizar a prestação de serviços. “A economia é quase ínfima”, diz Styvenson.
“Cada presidente, mesmo que eu não concorde, vai administrar o País da sua forma”, pontua.
Ele disse, ainda, que é preciso respeitar o modo de governabilidade que o presidente Lula definiu. E destacou, também, que a medida provisória já estava valendo desde o início do governo, em janeiro, quando foram criados os ministérios. A aprovação da medida no Congresso era apenas uma chancela. Uma eventual reprovação da MP poderia representar, além disso, prejuízos à gestão, pois a estrutura de governo voltaria à formatação deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Se eu pensar exclusivamente nisso (diminuição da máquina), posso estar prejudicando o governo do cara e, consequentemente, o País”, pontuou.
“A gente não quer atrapalhar governo de ninguém e ser prejudicial para o País”, acrescentou.
Apesar de ter votado a favor da medida provisória dos ministérios, Styvenson diz que não aderiu à base governista e que, em novas votações, poderá ser contra o governo. Ele sugeriu que vai votar contra a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) e não deu certeza de votar a favor do novo arcabouço fiscal.
Com mais de mil palestras no Youtube, a filósofa, professora e escritora, Lúcia Helena Galvão, uma das mais respeitadas e influentes pensadoras do Brasil, está em Natal nesta sexta e sábado em dois eventos integram a programação da Semana da Arte organizada pela organização internacional Nova Acrópole.
No dia 2 de junho no centenário Teatro Alberto Maranhão, onde será encenada a peça “O profeta”, cujo texto de sua autoria é uma adaptação do livro homônimo de Khalil Gibran.
No dia seguinte, 3 de junho, ela ministra a palestra “O que precisamos saber sobre a felicidade”, no Hotel Holiday Inn.Os ingressos para a peça estão disponíveis na plataforma outgo e os passaportes para a palestra podem ser encontrados no sympla.
Lá pelos anos 80 o articulista leu sobre ele numa dessas revistas comemorativas do América. Também recentemente viu alguma menção em rede social.
E durante a pesquisa para o almanaque americano também leu sobre o mesmo no selecionado da Liga que participa do torneio comemorativo do centenário da Independência no Recife (entre 13 e 21/9/1922).
Assim como o pesquisador Marcos Avelino Trindade, ao ser indagado alguns meses atrás, confirma a presença do personagem no clube alvirrubro.
Por isso já havia montado um perfil do sujeito. O zagueiro Rui Santiago (Itaqui/RS, 29/1/1900) atua 19 vezes pelo Clube de Regatas Flamengo (11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas).
Entra em campo pela primeira vez em 4/4/1920 e faz a última partida em 29/8/1921. E nenhum gol. Portanto faz parte do bicampeonato rubro-negro (20/21), o primeiro sem derrota.
São jogos pelo Torneio Início (quatro), amistosos nacionais (quatro), torneios diversos e campeonato estadual (oito: quatro deles na campanha vitoriosa de 1920).
A foto do Flamengo que ilustra o artigo tem a seguinte composição: Kuntz, Santiago, Telefone, Rodrigo, Sidney Pullen, Dino, Galvão Bueno, Candiota, Nonô, Junqueira e Orlando Torres.
A escalação do treinador uruguaio Ramon Platero (Montevidéu, 31/12/1894 – Santos/SP, 5/8/1950) refere-se ao último jogo dele contra o Bangu (com arbitragem de Narciso Bastos)
Filho de um capitão de corveta e médico, no ano seguinte, como militar do Exército, é transferido para 29 Batalhão de Caçadores (Natal) e ingressa no América.
Havia começado a carreira na caserna no Colégio Militar em Porto Alegre (1912). No Rio (1918) está na Escola Militar do Realengo.
Quatro anos depois, como segundo-tenente, serve na 20ª. Companhia de Metralhadoras. De retorno da capital potiguar está no Primeiro Regimento de Infantaria, sendo promovido a primeiro-tenente (1924).
RELAÇÃO DE JOGOS
Flamengo 2 x 0 Bangu – Estadual (29/8/1921)
Flamengo 3 x 1 Botafogo – Estadual (21/8/1921)
Flamengo 2 x 3 Andarahy – Estadual (24/7/1921)
Flamengo 6 x 3 São Cristóvão – Estadual (26/6/1921)
Flamengo 0 x 5 Americano – Amistoso (3/5/1921)
Flamengo 1 x 1 Fluminense – Taça Mário Dummas (17/4/1921)
Flamengo 4 x 1 Ypiranga – Taça Maurício de Medeiros (3/4/1921)
Flamengo 0 x 0 Botafogo – Torneio Início (27/3/1921)
Flamengo 0 x 1 Andarahy – Amistoso (23/1/1921)
Flamengo 2 x 2 Seleção/Niterói – Amistoso (26/12/1920)
Flamengo 2 x 2 Fluminense – Estadual (19/12/1920)
Flamengo 0 x 0 América – Estadual (5/12/1920)
Flamengo 3 x 2 Bangu – Estadual (22/11/1920)
Flamengo 3 x 2 Serrano – Amistoso (21/8/1920)
Flamengo 2 x 1 América – Taça Sport Club Mackenzie (15/5/1920)
Flamengo 3 x 1 Villa Isabel – Estadual (19/4/1920)
Flamengo 0 x 0 Bangu – Torneio Início (4/4/1920)
Flamengo 3 x 0 Mangueira – Torneio Início (4/4/1920)
Flamengo 1 x 0 São Cristóvão – Torneio Início (4/4/1920)
Com 40% do cronograma de obras executado, os serviços do Residencial Mãe Luíza estão em ritmo acelerado. A previsão de entrega do complexo habitacional é para novembro deste ano. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez uma visita ao local para acompanhar o andamento dos trabalhos, acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Carlson Gomes, e de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Shirley Cavalcanti.
A parte de alvenaria dos dois pavimentos está em fase de conclusão, assim como as lajes de piso também estão avançadas. Ao todo, estão sendo erguidas 29 unidades habitacionais de interesse social. A gestão municipal vai investir R$ 4,5 milhões em recursos próprios.
O projeto vai beneficiar as famílias do bairro de Mãe Luíza que perderam suas moradias em virtude do desastre ocorrido na rua Guanabara, em 2014, quando várias residências desabaram com a força das chuvas que atingiram Natal. O residencial está sendo construído no final da rua João XXIII, no próprio bairro.
“Fiquei feliz com o que observei. Os serviços estão dentro do cronograma e em breve as famílias que perderam suas casas com aquele desastre terão acesso a moradia digna, estruturada e dentro da comunidade onde cresceram, viveram e construíram laços ao longo de suas vidas. A entrega do Residencial Mãe Luíza garante dignidade, respeito e esperança para os beneficiados”, destacou o prefeito Álvaro Dias.
As unidades habitacionais possuem 49,89m² e contam com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o residencial Mãe Luíza será entregue com toda a estrutura de área comum, academia da terceira idade e diversos outros equipamentos de lazer, esporte e convivência.
Começou nesta quinta-feira (01) a programação da Semana do Meio Ambiente 2023, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Macaíba. A abertura aconteceu na Praça Paulo Holanda Paz com uma Blitz Educativa, distribuição de mudas e apresentações culturais.
O Prefeito Emídio Jr falou durante a abertura da programação. “Estamos construindo uma cultura que visa a proteção ambiental, que visa o respeito ao meio ambiente e isso é ter um futuro melhor. A preservação e o cuidado são fundamentais. Que a gente possa ter o ano todo essa conscientização para a preservação do meio ambiente”, comentou Emídio.
Neste ano, o tema da campanha é “Soluções para a poluição plástica”. “A Semana do Meio Ambiente é voltada para a conscientização, para o conhecimento e para a educação voltada ao cuidado com o meio ambiente. Até mesmo porque o cuidado com o meio ambiente é um direito e um dever de todos”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Billy Jean.
Durante o evento, foram distribuídas diversas mudas, sementes, material educativo e apresentações culturais de Robertinho do Acordeon e da Instituição Dialetos. O evento também contou com a presença dos grupos de Escoteiros Augusto Severo e Escoteiros Jundiaí.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo; e a secretária municipal de Projetos Especiais, Ytaline Karielly; a vereadora Dadaia e o vereador Cacau. As atividades seguem até o próximo dia 08 em todo o município e fazem parte de uma agenda nacional que acontece sempre na primeira semana de junho.
Comentários