O deputado bolsonarista Zé Trovão (PL) enviou nesta segunda-feira (29) um ofício à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil após o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ter desembarcado em Brasília para se reunir com Lula.
Segundo notícia postada pel’O Antagonista, no documento, o parlamentar solicita informações sobre “quais medidas podem ser adotadas pelo governo americano para captura deste criminoso”.
Em 2020, o chefe do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, William Barr, apresentou acusação criminal contra Maduro por tráfico internacional de drogas. O país anunciou recompensa de U$ 15 milhões à época para quem ajudasse a capturar o ditador.
No documento, enviado à embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, Zé Trovão menciona que Maduro consta no site do Drug Enforcement Administration (DEA), como “procurado por autoridades norte-americanas, acusado pelo procurador-geral dos Estados Unidos, sr. Willian Barr, dos crimes de narcotráfico, terrorismo internacional e corrupção”.
Em vídeo publicado hoje nas redes sociais, o deputado diz que “nós não podemos aceitar que um bandido seja recebido em nosso país com honras militares”, chama Lula de “irreponsável” e pede que a Embaixada tome providências.
As ossadas de mãe e filhos, encontradas em uma área de mata no município de Lagoa Salgada, foram sepultadas nesse domingo (28). O sepultamento só aconteceu após o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) confirmar que o material localizado era realmente da família.
Evanikele Francisca Costa de Rocha, 36 anos; Eloísa Rocha da Silva, três anos; João Vitor Costa Rocha, seis anos; e Evani Costa da Silva, quatro anos, foram sepultados no cemitério público do município. A confirmação das ossadas aconteceu por partes, tendo o Itep anunciado a identificação de Evani apenas na sexta-feira (26).
A cerimônia foi marcada por muita tristeza e revolta, já que ainda não há clareza do que teria acontecido com as quatro pessoas, sendo três crianças. Familiares e amigos aproveitaram a despedida para cobrar por justiça. Antes do sepultamento, centenas de pessoas realizaram um protesto por ruas da cidade.
“O povo pedindo justiça por uma boca só. É isso que nós queremos, que justiça seja feita. Porque foram quatro vidas ceifadas. Não é fácil. Nós ficamos aqui pensando no dia de amanhã”, disse um familiar das vítimas.
Durante a missa na igreja da cidade, a mãe e os filhos foram colocados lado a lado. O momento foi de bastante emoção. A mãe de Evanikele, mesmo doente, foi dar o último adeus à filha e aos netos. “Triste porque não sei quem fez essa maldade com minha filha. Queria justiça”, disse dona Francisquinha.
Ainda sem respostas para o que, de fato, aconteceu, familiares sofrem com a despedida. “Chegou o dia de dizer adeus. Porque, assim, o coração nessa hora está de dor, tristeza, angustia, revolta. Pelo menos a gente vai fazer o sepultamento deles, não da maneira que a gente esperava. Vida interrompida por um monstro. Espero que não fique impune”, disse Helen Frascisca, irmã de Evanikele.
De acordo com a parente, a vítima vivia um relacionamento abusivo com um policial militar, pai das crianças mais novas. Ela havia levado a irmã para fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o homem dias antes do desaparecimento. “Estava muito machucada, muito triste pela situação que tinha ocorrido. Não foi só esse dia. Foram várias vezes”, contou.
Após a certeza da morte, os familiares fizeram peregrinações em busca de respostas para o caso. Helen relatou que esteve na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas que não conseguiu apoio. Agora, com o novo delegado responsável pelas investigações, ela espera que o culpado seja descoberto. “Que os culpados paguem pelo o que fizeram, que não pode ficar impune uma crueldade dessa”, avaliou.
A mulher e os filhos desapareceram em julho de 2022. Testemunhas relataram que ela e as crianças saíram de casa e pediram ajuda na comunidade. Como era época de chuva, o riacho estava cheio, mas ela queria atravessar.
Segundo as investigações, a família desapareceu antes de cruzar a água. Eles não foram mais vistos até o dia 2 de fevereiro deste ano, quando as quatro ossadas foram encontradas por um popular. O Itep analisou o material e concluiu que era da mãe e dos três filhos.
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal anulou uma condenação do ex-deputado federal Eduardo Cunha operação na Lava Jato. Ele havia sido sentenciado pela Justiça Federal do Paraná a quase 16 anos de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A Corte determinou ainda o envio da investigação para a Justiça Eleitoral. Caberá ao novo juiz decidir se restabelece ou não a condenação de Cunha, além da validade das provas, ou se o caso será retomado da estaca zero.
O Ministério Público Federal (MPF) afirma que o ex-deputado foi beneficiado por um suposto pagamento de propina nos contratos de construção de navios-sonda da Petrobras, fechado entre a estatal e o estaleiro Samsung Heavy Industries.
Os ministros analisaram, no plenário virtual, uma ação da defesa de Cunha contra a condenação. Os advogados argumentaram que a sentença violava entendimento do STF de que cabe à Justiça Eleitoral julgar os casos de caixa dois, mesmo quando relacionados a outros crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro.
Em 2019, a maioria do plenário do STF entendeu que Justiça Eleitoral, por ser especializada, tem prevalência sobre a Justiça comum, seja federal ou estadual, para analisar esses casos de crimes eleitorais conexos.
Relator da Lava Jato, o ministro Edson Fachin votou, em dezembro de 2022, para rejeitar a ação de Cunha.
O ministro citou entendimento da Procuradoria-Geral da República de que os fatos não se enquadram em crimes eleitorais. O voto do relator foi seguido pelo ministro Ricardo Lewandowski.
Divergência
Os ministros Nunes Marques e Andre Mendonça divergiram e entenderam que a competência para analisar as acusações contra Cunha era da Justiça Eleitoral.
Nunes Marques citou que os próprios delatores reconhecem a conexão de supostos crimes de corrupção e lavagem com os delitos eleitorais.
O ministro afirmou que a investigação foi aberta para apurar supostos pagamentos de vantagens indevidas a título de contribuições destinadas a “caixa-dois” eleitoral, e que delatores citaram que os recursos seriam usados na campanha de Cunha.
“Tais fatos, segundo penso, dão indícios de que teria ocorrido o cometimento, pelo investigado, do crime de falsidade ideológica eleitoral, previsto no art. 350 do Código Eleitoral. Assim, a competência para a persecução criminal é da Justiça Eleitoral, pois esse é o juízo competente para apreciação dos crimes comuns conexos ao crime eleitoral, nos termos da jurisprudência desta Suprema”, escreveu Nunes Marques.
Após pedir mais tempo para analisar o caso, o ministro Gilmar Mendes votou também pela incompetência da Justiça Federal e envio da investigação para a Justiça Eleitoral.
“A reunião entre Lula e Maduro comprova a normalização do relacionamento entre o governo e ditaduras. Ao contrário das narrativas, o PT banaliza os direitos humanos e mostra desconhecer a realidade de refugiados que, diariamente, fogem da ditadura na Venezuela”. A declaração é do senador potiguar Rogério Marinho (PL), que na tarde desta segunda-feira, 29, participou de entrevista no Programa Pânico, da Jovem Pan.
Também nas redes sociais, outros congressistas de oposição criticaram o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto nesta 2ª feira (29.mai.2023). Esta é a 1ª visita de Maduro ao Brasil desde 2015. Em 2019, ele foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Agora, é recebido no Brasil com honras de chefe de Estado.
Esta é a 1ª visita de Maduro ao Brasil desde 2015. Em 2019, ele foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Agora, é recebido no Brasil com honras de chefe de Estado.
Na 3ª feira (30.mai), Maduro participará de uma reunião com os presidentes dos países da América do Sul. O encontro será realizado ao longo de todo o dia no Itamaraty. Lula participará de todo o evento.
Congressistas relembraram a recompensa ofertada pelos EUA pela prisão de Maduro e outros integrantes do governo em 2020….
Leia os comentários dos congressistas sobre visita de Maduro:
A escola de oratória e comunicação potiguar, Speak Oratória & Networking, irá realizar um workshop exclusivo em Natal. O “Workshop Speak Oratória” contará com a presença de Giovanni Begossi, professor de oratória, bicampeão brasileiro de oratória, TEDx Speaker e maior influenciador digital deste tema. O evento também contará com palestra de Jean Valério, jornalista fundador da Speak Oratória.
O workshop acontecerá no dia 30 de maio, das 16h30 às 18h30, na Arena Oficce, localizada na Arena das Dunas. O evento será fechado exclusivamente para os alunos da Speak Oratória e convidados, em um ambiente de aprendizado dedicado e personalizado na própria escola.
Giovanni Begossi, também conhecido como “El Professor da Oratória”, é um renomado advogado e referência em comunicação. Com uma trajetória de 12 anos em oratória e debates, Giovanni conquistou mais de 20 prêmios nessas áreas em três línguas diferentes. Ele é criador do método “Hiper Persuasão” e mentor de influenciadores, empresários, políticos e profissionais de diversas áreas.
Durante o workshop, Giovanni compartilhará seu conhecimento e experiência em comunicação, oratória, carisma e persuasão. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas avançadas de comunicação, superar o medo de falar em público e desenvolver habilidades persuasivas para impactar suas audiências.
O workshop proporcionará aos participantes uma imersão no universo da oratória, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para se destacar em apresentações, discursos e conversas do dia a dia. “Acreditamos no poder da comunicação para transformar vidas e impulsionar o sucesso pessoal e profissional. O workshop Speak Oratória em Natal oferecerá aos nossos alunos e convidados uma oportunidade única de aprimorar suas habilidades de comunicação”, afirmou Jean Valério, CEO da Speak Oratória.
Para obter mais informações sobre a Speak Oratória e seus programas de treinamento em oratória e comunicação, visite o site www.speakoratoria.com.br.
Sobre a Speak Oratória:
A Speak Oratória é uma escola especializada em treinamentos de oratória, comunicação e networking, com mais de 400 alunos treinados. Seus programas abrangentes e personalizados têm ajudado pessoas a desenvolverem suas habilidades de fala em público e se comunicarem com impacto. A equipe de instrutores da Speak Oratória é composta por profissionais altamente capacitados e experientes, mestres e especialistas, comprometidos em capacitar os alunos para alcançarem seu potencial máximo na arte da oratória.
A base para o pesquisador gabaritado ser respeitado e ter credibilidade são as fontes fidedignas, rigidez na coleta de informações e precisão na escrita dos dados, sempre que o levantamento primário ou secundário proporcionar, com o intuito da isenção, preservar a razão e não a emoção de torcedor.
O repórter constatou erros com propósito ou sem, nos últimos dias, com a recente conquista pelo América do campeonato estadual de número 36 (e não 37 como alardeia a imprensa “de jornal, televisão, rádio, sites e blogs”).
Os repórteres, comentaristas e repórteres em geral também cometem irresponsabilidade pela divulgação a exaustação, sem qualquer base comprobatória ou consultas prévias, do número 57 como o total de “canecos” levantados pelo ABC.
Afirmo que, desde agosto de 1982, quando entrei para estagiar no diário matutino “Tribuna do Norte”, não li nenhum pesquisador potiguar (mortos e vivos), errar tanto.
Foram unanimes em informar que as temporadas de 22/23/24/25 carecem de dados ou tais competições não aconteceram.
A mania corrente e insistente da maioria dos torcedores, dirigentes, radialistas e jornalistas é a “apropriação indébita” até de alguns títulos dos outros clubes.
Notadamente o América, pois mesmos os dois primeiros do Alecrim (1924/25) são divulgados apenas com os placares dos jogos e sem datas
Esses espalhadores e deturpadores influenciam e induzem a repetição das inverdades pelas mídias nacionais, cujos editores e repórteres são preguiçosos e não consultam as verdadeiras fontes críveis.
Essa turma local, velhos e novos, poderia pelo menos respeitar a memória de falecidos pesquisadores respeitados, como o jornalista Everaldo Lopes Cardoso, o desportista Luiz Gonçalves Meira Bezerra e José Procópio Filgueira Neto.
Ou consultar os conhecidos Carlos Alberto do Nascimento, Joaquim Martiniano e Marcos Avelino Trindade antes de saírem dizendo ou publicando besteiras para enganar os leitores e ouvintes.
Provo por A mais B que os enganadores se apropriam de pelo menos dois títulos americanos, o de 1920 e o de 1926, o de 1921 (do Centro Sportivo Natalense) e de pelo menos um dos anos 20 creditado ao Esmeraldino.
O número real de taças abecedistas é 53. Mesmo assim o alvinegro continua na frente de conquistas.
E não há nenhum demérito para os demais clubes.
E os torcedores do preto e branco podem continuar se vangloriando!
Através de suas redes sociais, o deputado federal General Girão protestou contra a presença do ditador Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, em solo brasileiro. O parlamentar não poupou alfinetadas no presidente Lula da Silva e até mesmo nas Forças Armadas brasileira. Girão deplorou o fato de os militares prestarem continência a quem chamou de o “vagabundo desse ditador”.
Dia triste para o nosso país e seu papel na manutenção da paz mundial. O maior ditador da América Latina recebe o aval para pisar em nosso solo brasileiro, após mais de 4 anos. É um escárnio com as vítimas dessa ditadura venezuelana. O Brasil voltou a ser vergonha entre as nações democráticas”, destacou.
A influenciadora Sthe Matos, de 24 anos, tomou um susto ao abrir a porta de um carro por aplicativo, quando saiu para fazer a sobrancelha, no domingo (28), em Salvador. Ao abrir a porta do veículo, a baiana deu de cara com uma cobra.
Nas redes sociais, Sthe Matos detalhou o caso e mostrou registros do animal na porta do lado esquerdo traseiro do carro. Veja no video em destaque.
“Rapaz, só acontece esse tipo de coisa comigo. Ó como eu estou, me tremendo. Vim fazer as sobrancelhas aqui em Narjara, peguei um Uber, porque meu carro está na concessionária. Quando chegou, que abri a porta, tinha uma cobra e ela pulou em cima de mim”, disse Sthe.
No relato, a influenciadora ainda afirmou que ficou desesperada com a situação.
“Ainda estou em choque, sabia? Vi que ela é verde e veio com a cabeça pra cima de mim. Abri e sai correndo, caí do carro, machuquei minha perna. Que loucura”, contou.
Comentários