SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 27, 2023

Fórum de Empreendedorismo encerra programação da Semana do MEI 2023 em Macaíba

O FÓRUM CONTOU COM A PRESENÇA DE DEZENAS DE EMPREENDEDORES LOCAIS E TROUXE CINCO PALESTRAS

O II Fórum de Empreendedorismo realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores na tarde desta sexta (26) encerrou com chave de ouro a programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2023 em Macaíba, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Foram seis dias repletos de atividades como inauguração da sala do empreendedor, que realizou atendimento in loco e itinerante, com orientações para crédito, marketing, formalização de negócios e gestão financeira.

O fórum contou com a presença de dezenas de empreendedores locais e trouxe cinco palestras tratando de temas atuais como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em âmbito municipal, regularização de atividades comerciais, automação, diversidade, cultura organizacional, inovação, adaptação de linguagens conforme os clientes, redes sociais e mídias digitais.

Também houve uma apresentação sobre o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) e seus potenciais para o desenvolvimento econômico e científico de Macaíba e a exposição de um case de sucesso de uma empresa local que atua há 31 anos com vendas de confecções, calçados e acessórios. A Semana do MEI ocorreu mediante parceria da Prefeitura com diversas entidades do setor terciário como Sebrae, CDL de Macaíba, Sindcomércio de Macaíba e Fecomércio/RN.

Auri Simplício, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, comemorou os resultados do evento: “Este fórum veio coroar todo este momento que está sendo vivenciado pelos MEIs de Macaíba, numa oportunidade de tirá-los da informalidade e facilitar acesso ao crédito, como também a garantia social, através da formalização. Destaco como muito importante a Semana do MEI, um momento muito rico e positivo para estimular cada vez a nossa atividade produtiva”.

Fotos: Edeilson Morais

Assecom-PMM

Filhas de Gugu posam ao lado da mãe em meio à disputa por herança bilionária: ‘Mulheres da família’

FOTO: REPRODUÇÃO

Em meio à disputa pela herança bilionária de Gugu Liberato (1959-2019), Sofia e Marina Liberato, filhas do apresentador, publicaram foto ao lado da mãe, Rose Miriam Di Mateo, nas redes sociais, nesta sexta-feira (26). A médica recorreu à Justiça pedindo o reconhecimento de sua união estável com o comunicador. Gugu morreu, aos 60 anos, em novembro de 2019, após um acidente doméstico em Orlando (EUA). 

“As mulheres da família”, escreveu Sofia no Instagram.

A imagem reforça o apoio dado pelas gêmeas à mãe na briga pela herança.

Nesta semana, Sofia e Marina prestaram depoimento na 9ª Vara de Família e Sucessões do Foro Central de São Paulo. Na audiência, que durou cerca de três horas, elas apoiaram a mãe; enquanto o irmão João Augusto di Matteo Liberato, de 21, preferiu não dar nenhuma declaração, mantendo-se em silêncio.

As outras sessões estavam marcadas para os dias 23 e 24, mas foram adiadas pelo juiz, José Walter Chacon Cardoso, para que todas as testemunhas pudessem ser ouvidas. No dia 23, estavam agendadas as testemunhas de Rose Miriam.

Portal Grande Ponto

Polícia cumpre mandado de busca contra suspeitos de envenenar cães no interior do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil cumpriu nesta quinta-feira (25) um mandado de busca e apreensão na casa de suspeitos de maus-tratos a animais em Lagoa D’Anta, no interior do Estado.

Os suspeitos teriam envenenado vários cães em um sítio localizado na zona rural do município. Durante as diligências, foram encontrados e apreendidos objetos que serão analisados no âmbito do inquérito policial.

Além disso, os suspeitos estão sendo investigados por posse ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo. Ainda não foram realizadas prisões. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 1ª Vara da Comarca de Nova Cruz, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Pinscher morre após salvar 4 crianças de serem atacadas por rottweiller

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Um cachorro pinscher foi morto ao tentar salvar quatro crianças entre três e sete anos de um ataque de outro cão da raça rottweiler em um sítio em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na tarde desta quinta-feira (25). Segundo as famílias das crianças, o rottweiler já tinha atacado outras pessoas na propriedade e estava se aproximando quando o pinscher foi defender o grupo.

De acordo com o dono do cachorrinho pinscher chamado Bili, Aderaldo Bergamo, o rottweiler é do dono de uma propriedade que fica perto do sítio, mas ele ficava sempre andando solto e acabava aparecendo com frequência no sítio.

“Ele é do vizinho. As propriedades são grandes e as crianças acabam brincando espalhadas. O cachorro do vizinho anda pra tudo quanto é lado, tá sempre solto. Ele já mordeu umas 4, 5 pessoas. E dessa vez as crianças estavam brincando no meu quintal quando o rottweiler chegou muito nervoso. O Bili tava junto com as crianças brincando. Mas quando o Bili viu o cachorro se aproximando das crianças, ele atacou o cachorro com a coragem que não tem fim”, contou Aderaldo.

Segundo o dono do Bili, os pais das crianças estavam dentro de casa, e só saíram quando ouviram o barulho dos cachorros brigando.

“No tempo em que o Bili estava sendo atacado pelo outro cachorro, os pais das crianças saíram para poder socorrer os meninos. Ele [o Bili] deu a vida dele para poder salvar as crianças, ele foi um grande herói. É uma história muito triste mesmo. Eu já avisei tantas vezes pro vizinho tomar cuidado com aquele cachorro”, disse o dono do Bili.

O pinscher, que estava na família de Aderaldo há um ano, chegou a ser levado para o veterinário, mas não resistiu.

“O Bili acabou morrendo. Não teve dinheiro, não teve nada que a gente pudesse fazer porque os ferimentos foram muito graves”, comentou Aderaldo.

RN tem mais de 22,4 mil bloqueios no Bolsa Família

FOTO: FDR

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), cancelou 22.240 benefícios do Bolsa Família  – antigo Auxílio Brasil – no RN em 2023, de acordo com Relatório de Avaliação da CGU  de março deste ano. O número representa cerca de 4,44% dos beneficiários no Estado, dos  cerca de 500,3 mil totais, levando como base a quantidade de famílias usuárias divulgada pelo Governo Federal em setembro de 2022. Os cancelamentos correspondem a 19,7 mil famílias cuja renda era superior ao exigido para obtenção do benefício e 2,5 mil por desatualização cadastral superior a dois anos.

Ainda segundo relatório, a atuação da pasta aplicou, desde 24 de fevereiro, o cancelamento de benefícios de cerca de 1,4 milhão de famílias em todo o Brasil, “cuja renda per capita mensal familiar apresentava fortes indícios de estar acima do limite de renda estabelecido para manutenção da condição de recebimento do benefício do PAB”, informa o relatório. A previsão é que mais benefícios continuem sendo bloqueados nos próximos dias.

Em Natal, o CadÚnico, localizado na Ribeira, está sempre cheio. Nos últimos meses, de acordo com funcionários, a maioria das pessoas que procura o local é devido a bloqueios nos benefícios. É o caso de Luzinete, que teve o benefício bloqueado há dois meses. Ela estava com a vizinha, Joana D’arc, 48, que a acompanha para resolver questões burocráticas. Segundo a acompanhante, faz cerca de seis meses que o cadastro foi atualizado, portanto, o bloqueio é indevido.

A metodologia de averiguação consiste  na comparação de dados do CadÚnico com registros das bases administrativas do Governo Federal; identificação de público com inconsistência não aceitável; publicização das listagens e orientações operacionais aos estados e municípios brasileiros; convocação das famílias para atualização cadastral; e repercussão na gestão de benefícios. A revisão cadastral trata de famílias com informações cadastrais desatualizadas, assim como a averiguação tem como procedimento a convocação das famílias, a exigência da atualização cadastral e, se for o caso, o cancelamento do benefício.

Segundo resposta da Senarc, existe previsão de “fortalecimento” do processo de revisão e averiguação cadastral com aporte de R$ 200 milhões para os municípios que retornarem as atividades de atualização cadastral. Esse processo de averiguação começou, principalmente, para identificação de rendimentos acima das regras do Programa Bolsa Família, reinstituído em 2 de março de 2021, pela Medida Provisória nº 1.164,  informa o relatório da Controladoria.

Com informações de Tribuna do Norte

Ministro do STF diz que votou por condenação acreditando na inocência de ex-presidente do PT

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli declarou ontem que votou a favor da condenação do ex-presidente do PT José Genoino mesmo acreditando em sua inocência como “estratégia” para ter influência no tamanho da pena dele.

O que Toffoli disse

A declaração foi dada na sessão do STF que julgou o caso do ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o ministro, Genoíno era “completamente ingênuo e inocente” nos processos envolvendo o mensalão.

[Genoino] havia assinado um contrato de financiamento com um dado banco, junto ao tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Todos nós que conhecemos o José Genoino sabemos que ele não tinha ideia do que estava se passando. Completamente ingênuo e inocente em tudo que aconteceu. Todavia, ele havia assinado o contrato de financiamento. Portanto, acabei por optar em votar pela condenação, mas a pena que propus foi de 2 anos e 8 meses de prisão, o que tornava-a prescrita”.

Toffoli também disse que, em compensação, votou pela multa reduzida a Genoíno. “Quanto à multa, votei pela punição financeira reduzida, porque, evidentemente, jamais José Genoino teve alguma vantagem com aquele chamado esquema de corrupção”, acrescentou.

Para ele, o Judiciário não deve ter vergonha de assumir os erros. “Estamos aqui a corrigir injustiças que foram feitas e não temos que ter vergonha de pedir desculpas por erros judiciários que cometemos. Não temos que ter vergonha de dizê-lo”, defendeu.

“Eu, sim, votei em alguns casos, numa condenação para poder participar da dosimetria [tamanho das penas], para poder influenciar, já que me retiraram o direito de absolver. É disso que se trata, nós somos um colegiado e votamos em tudo. Ninguém pode retirar o voto de ninguém, nós somos iguais”.

Condenação de Genoino

José Genoino foi condenado no julgamento do mensalão no STF, em 2012, a seis anos e 11 meses pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

Em 2015, a Corte extinguiu a pena de Genoino. A decisão foi tomada por unanimidade e teve como base o indulto natalino decretado pela então presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2014.

Uol

Policial militar morre ao capotar carro na BR-226, no Seridó

FOTO: REPRODUÇÃO

Um policial militar morreu na manhã deste sábado (27), em acidente em um trecho da BR-226.

A vítima, identificada até o momento como Sargento Luciano, dirigia o veículo quando capotou em um trecho entre as cidades de Acari e Currais Novos.

Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, o sargento estava sozinho. Equipes do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros estiveram no local e prestaram os primeiros socorros, mas o policial não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para os procedimentos cabíveis.

Neta de Gretchen é acusada pela própria mãe de fazer sexo com padrasto

FOTO: REPRODUÇÃO

Jenny Miranda, mãe de Bia Miranda, acusou a filha de transar com seu ex-marido e, consequentemente, padrasto da ex-fazendeira. Jenny explicou ainda, que desconfiava da relação de Bia com o padrasto, mas teve certeza de que era traída pela própria filha após engravidar. As declarações foram em entrevista ao podcast de Lisa Gomes.

Segundo a mãe da ex-fazendeira, “eu já fui casada. Eu botava uma roupa e perguntava para ele: ‘está boa essa roupa para sair?’ Aí ela ia lá, se trocava e fazia a mesma pergunta. Eu achava isso normal, até eu engravidar”. Jenny continuou, “quando eu engravidei, eu comecei a ver coisas que eu não queria ver. Eu ficava em casa, ele [ex-marido] pegava ela [Bia], e os dois iam almoçar, jantar. Tinha uma moça que ia me socorrer quando eu estava mal, porque eles não estavam ali”.

Após a entrevista de Jenny Miranda, Bia Miranda se manifestou no Twitter. Sem citar o nome da mãe, ela sugeriu que sua genitora é uma pessoa “doente”. “Que mlher doente da cabeça, mano, doente”, postou.

Por SGC