SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 24, 2023

Prefeitura retoma realização de exames de raio-x

A META DA PREFEITURA É, EM BREVE, ZERAR A DEMANDA EXISTENTE

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a oferta de exames de raio-x eletivo para a população a partir deste mês de maio, na unidade móvel que fica na Avenida Mônica Dantas, no Centro. Nesta quarta-feira (24), foram agendados 80 pacientes para a realização de 164 procedimentos. Em 2022, mais de 2 mil exames de raio-x foram realizados na unidade móvel em Macaíba.

“Em cumprimento à determinação do prefeito Emídio Júnior, nós estamos identificando as demandas reprimidas da rede assistencial. No raio-x, a nossa meta é, em breve, zerar a demanda existente”, afirmou o secretário de Saúde, Júnior Rêgo.

O agendamento para utilizar o serviço, assim como os demais exames e consultas especializadas, é realizado por meio da Central de Marcação de Macaíba.

Desde quando o aparelho de raio-x quebrou, em 2017, os pacientes eram direcionados para realizar os exames no Hospital Regional Alfredo Mesquita ou na UPA de Macaíba. Em 2022, o Município passou a disponibilizar o novo serviço para a realização de exames eletivos, ou seja, marcado, ficando a UPA a cargo da realização dos exames nos pacientes atendidos na urgência.

Fotos: Maxson Savelle

Assecom-PMM

“Bananinha” é preso após vários furtos em Parelhas

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da 96ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Parelhas) deram cumprimento, nesta quarta-feira (24), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Erikes Cemar Pereira de Souza, 27 anos, também conhecido como “Bananinha”. Ele, suspeito por furto, foi preso em Parelhas.

Erikes de Souza é investigado por diversos furtos cometidos no município, como por exemplo, um furto a uma motocicleta. Após a realização dos procedimentos cabíveis, os objetos furtados foram devolvidos aos seus proprietários. Erikes de Souza foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Recurso do Deputado Gustavo Carvalho para suspender aumento do ICMS é rejeitado na Assembleia

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte apreciou, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (24), e rejeitou por 12 votos a 10 o recurso apresentado pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB)  que colocaria em tramitação o decreto legislativo, também de autoria do parlamentar, suspendendo os efeitos da iniciativa do Governo do Estado que onerou a alíquota do ICMS no RN.

Em pronunciamento, Gustavo destacou a importância do recurso: “Apresentei pensando no desenvolvimento do estado, na empregabilidade formal e também nos prejuízos que poderemos ter com a ação do Executivo para ampliar a alíquota do ICMS. A aprovação do nosso decreto é um ato de justiça com o Rio Grande do Norte, que vive tempos difíceis”, afirmou.

Os 10 deputados que  votaram a favor do recurso foram: Gustavo Carvalho (PSDB), Tomba (PSDB), José Dias (PSDB), Coronel Azevedo (PL), Cristiane Dantas (SDD), Galeno Torquato (PSDB), Adjuto Dias (MDB), Luiz Eduardo (SDD), Nelter Queiroz (PSDB) e Taveira Junior (União).

Já os deputados estaduais Francisco do PT (PT), Dr. Kerginaldo (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), George Soares (PV), Ubaldo Fernandes (PSDB), Divaneide Basílio (PT), Isolda Dantas (PT), Ivanilson Oliveira (União), Dr. Bernardo (PSDB), Terezinha Maia (PL), Hermano Morais (PV) e Ezequiel Ferreira (PSDB) votaram contra o recurso.

General Girão critica Arcabouço Fiscal e explica voto contrário ao projeto

FOTO: DIVULGAÇÃO

O texto-base do novo arcabouço fiscal foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (23), por 371 votos favoráveis e 105 contrários. A regra deverá substituir o teto de gastos. Por considerar o referido projeto como um “cheque em branco”, o deputado federal General Girão votou contra a matéria.

Desde que este Projeto começou a ser discutido, o General Girão tem sido uma voz proeminente na luta contra a Lei do Arcabouço Fiscal, uma proposta controversa que gera intenso debate entre os legisladores e a sociedade em geral. “Na verdade, este projeto é um crime de Lesa-Pátria porque vai levar a economia brasileira para um calabouço sem fundo. Só pra se ter uma ideia, no governo Bolsonaro, os valores orçamentários discricionários não passavam de 10% do valor que o PT terá para investimentos livres. Eles começaram o ano depois de aprovarem um acréscimo no orçamento de quase R$ 200 bilhões. Agora, querem mais um “cheque em branco” de quase R$ 100 bilhões. E, tudo isso, além de estarmos nos primeiros cinco meses com um rombo fiscal astronômico”, pontua o General Girão.

O parlamentar explica que o novo Relatório não preserva nem melhora os pontos positivos do Teto dos Gastos. “O substitutivo mantém crescimento de gastos; mantém a necessidade de aumento da carga tributária; a criminalização não é efetiva – descumprimento pode sair impune – há subterfúgios; não reduz gastos caso a inflação venha abaixo do projetado; mantém termo “regime fiscal sustentável” – termo sem definição; ainda mantém custo de eleições nas exceções e; amplia exceções para qualquer tipo de desastre. Além disso, não deixa claro se piso da enfermagem está dentro ou não, o aumento de carga tributária precisa ser usado para pagamento de dívida para reduzir juros automaticamente e também tem jabuti no projeto, o Fundo constitucional do DF, que garante aumento de despesa acima da inflação sem justificativa”, esclarece Girão.

Ele reforça a importância de se buscar alternativas para fortalecer a economia e aumentar a arrecadação, em vez de simplesmente impor restrições orçamentárias rígidas e arriscadas.

Anac: demanda por voos domésticos se aproxima de nível pré-pandemia

FOTO: DIVULGAÇÃO

A demanda dos passageiros por voos domésticos tem se recuperado no Brasil e começa a se aproximar dos patamares de 2019, antes da pandemia.

Em abril, a demanda por voos domésticos (RPK) ficou 2,9% abaixo do mesmo mês em 2019, segundo relatório mensal de tráfego aéreo divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta quarta-feira (24/5).

Na outra ponta, a oferta (ASK) teve alta de 2,5% no mesmo período.

Apesar da melhora nos números em relação aos últimos anos, a ocupação das aeronaves segue 5,2% abaixo do que era em abril de 2019. Com isso, a ocupação no mês de abril ficou em 77,6% dos assentos ofertados.

Ao todo, abril teve 7 milhões de passageiros embarcados em viagens no mercado doméstico.

A liderança no mercado doméstico foi da Latam, com 37,4% da demanda, seguida pela Gol (33%) e Azul (29,1%).

Voos internacionais têm maiores baixas

Enquanto isso, o mercado para voos internacionais enfrenta recuperação mais lenta.

Metrópoles

Comissão aprova criação da Secretaria da Fazenda e do Programa Corujão da Saúde no RN

FOTO: EDUARDO MAIA

A criação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), dentro da reorganização do poder Executivo, foi aprovada pela Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em reunião nesta quarta-feira (24), o colegiado também deu aval ao Programa Corujão da Saúde no Estado.

A primeira matéria a ser aprovada foi de autoria do deputado estadual Galeno Torquato (PSDB), que dispõe sobre o benefício do pagamento de meia entrada para transplantados, doadores de órgãos, tecidos, doadores regulares de sangue, plaquetas e de medula óssea. A medida teria validade em espetáculos artístico-culturais e esportivos realizados no Estado. A relatoria foi do deputado Coronel Azevedo (PL).

Em seguida, a Comissão aprovou o projeto do Executivo que muda a estrutura do Governo do Estado, criando inclusive a Sefaz. O projeto contou com relatório favorável do presidente do colegiado, o deputado Luiz Eduardo (SDD). A aprovação foi unânime, mas o deputado coronel Azevedo (PL) fez questão de criticar o fato da mensagem governamental não apresentar nenhuma iniciativa voltada ao corte de gastos, ser voltada apenas para renomear secretarias.

Por fim, foi aprovado projeto de autoria do Dr. Kerginaldo (PSDB), que institui o “Programa Corujão da Saúde” no Estado. O objetivo da iniciativa é elaborar um plano de otimização à prestação do serviço de saúde. A relatoria foi do deputado estadual Taveira Júnior (União).

Além do presidente da Comissão e dos relatores citados, também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Tomba Farias (PSDB) e Terezinha Maia (PL).

Novo vereador de Mossoró debocha de mulheres: “Se quiserem, posso vir de saia, batonzinho e peruca”

FOTO: REPRODUÇÃO

O vereador Marrom Lanches (Democracia Cristã), que tomou posse na semana passada na Câmara Municipal de Mossoró, após a cassação da chapa do PSDB por fraude à cota de gênero, subiu à tribuna Casa nesta quarta-feira (24) para comentar o caso.

Em pronunciamento, o vereador declarou que não tem culpa pelo fato de, ironicamente, o julgamento ter resultado na perda do mandato de uma mulher na Câmara: Larissa Rosado (PSDB).

“Não tenho nada a ver com o que aconteceu. Foi por consequência. Eu sou primeiro lugar em qualquer ocasião. O partido que caísse, eu entrava. Eu entrei porque Larissa saiu. Passei oito anos com ela trabalhando e jamais queria isso dela. É consequência do trabalho de vocês. Vocês trabalham errado, justiça foi feita”, afirmou o vereador.

Diante das críticas ao julgamento, o vereador aproveitou o pronunciamento para debochar das mulheres. “Se vocês quiserem, porque é mulher, eu vou vir de saia, botar um batonzinho, peruca e venho trabalhar”, complementou.

A fala foi repudiada pela vereadora Marleide Cunha (PT). Ela disse que a declaração de Marrom Lanches é “inacreditável”. “A questão de cota de gênero os partidos políticos vão ter que aceitar. Nós vamos avançar nisso, porque é democracia. Esse espaço é da casa do povo, de decisão política, de representação da sociedade, de todas as parcelas, sejam homens, mulheres, negros, LGBT, jovens… É um espaço de participação popular e de representação da sociedade”, destacou Marleide.

Portal Grande Ponto

Natália Bonavides assina carta com críticas ao arcabouço fiscal e diz que só votou a favor “por lealdade a Lula”

FOTO: REPRODUÇÃO

Vinte e dois dos 68 deputados do PT apresentaram na noite desta terça-feira (23) uma declaração separada de voto para reiterar suas críticas ao arcabouço fiscal e explicar que aprovaram o projeto apenas “por lealdade ao presidente Lula”. O texto-base da nova regra fiscal foi aprovado pela Câmara.

Entre os que assinam a carta, está a deputada potiguar Natália Bonavides.

No documento, os parlamentares dizem que o relatório do deputado Claudio Cajado (PP-BA) “agravou sobremaneira as normas de contração dos gastos públicos, limitando fortemente a capacidade do Estado de fazer justiça social e comandar um novo ciclo de desenvolvimento”.

O texto foi a forma encontrada por deputados do PT para fazer reparos ao projeto de nova âncora fiscal do País depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquadrou seu partido e avisou que não admitiria dissidências na votação.

“Consideramos (…) uma imprudência que o novo regime fiscal, segundo o relatório Cajado, seja essencialmente determinado por uma redução dura e imediata da dívida interna, ao contrário de estar voltado para o Estado comandar um robusto ciclo de desenvolvimento sustentável e crescimento da economia, com distribuição de renda, criação de empregos, desconcentração de riqueza e soberania nacional”, diz um trecho da declaração separada de voto.

Os signatários da declaração afirmam, ainda, que, embora fiquem fora das regras de contingenciamento, o salário mínimo e o Bolsa Família “podem sofrer limitações nos anos seguintes a um exercício no qual o resultado fiscal fique abaixo da banda”.

Portal 98 FM