A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 958 cirurgias de catarata e pterígio entre 2021 e 2023, zerando uma fila de espera que existia desde 2018. As cirurgias são realizadas em parceria com o Hospital de Olhos e Clínica São Miguel, no Centro do município, por meio de convênio. Em 2022, mais de 700 cirurgias foram feitas por meio dessa parceria.
Para realizar o procedimento cirúrgico, o paciente deve ser avaliado previamente por um médico da unidade de saúde mais próxima de sua residência. O médico indicará a necessidade de consulta com um oftalmologista, que realizará o encaminhamento para a cirurgia. Caso o paciente tenha a indicação da necessidade de cirurgia feita por um oftalmologista, o documento pode ser deixado em uma unidade de saúde que o encaminhamento para o procedimento cirúrgico será feito pela Central de Marcação de Macaíba.
Francisco Maurício de Souza, 80 anos, caminhoneiro, morador do distrito de Cajazeiras, é um dos pacientes que realizou a cirurgia pela Prefeitura por duas vezes e elogia o trabalho. “Gostei de todos os procedimentos, atendimento, de tudo. Recomendo que todo mundo que tenha catarata possa vir”, declarou o caminhoneiro.
A senhora Hilda Teixeira da Costa, 85 anos, conhecida popularmente por Hildinha do Cartório, moradora do Centro de Macaíba, também esteve presente na Clínica para realizar uma cirurgia de catarata. “Recomendo. É a primeira vez que eu venho, mas gostei muito, fui muito bem atendida. Vale a pena”, disse. Maria das Neves, dona de casa, moradora da comunidade Lagoa Grande, também realizou a cirurgia e retornou à clínica para um novo procedimento cirúrgico no outro olho. “Fico muito feliz em cuidar do meu olho. São ótimas pessoas que estão cuidando da nossa saúde”, afirmou a moradora.
A cantora Anitta falou sobre suas preferências sexuais ao participar do podcast norte-americano “Call Her Daddy”. A apresentadora Alexandra Cooper quis saber se ela terminaria com um homem se ele não fosse bom em praticar sexo oral. A poderosa então respondeu: “Eu ensino. Não gosto quando faz assim [Anitta mexeu a língua freneticamente]”. Alexandra caiu na gargalhada, e a cantora acrescentou: “Eu não gosto quando o cara chega e vem metendo a língua com força, chega a assustar”.
Durante a conversa, a dona do hit Envolver também deu detalhes de uma experiência sexual que teve com outra mulher. “Eu estava ensinando uma amiga minha a como lamber uma b*ceta e gozei em três minutos e ela gozou em dois”, contou. “Vocês praticaram uma na outra?”, questionou Alexandra, demonstrando surpresa. “Sim”, respondeu a cantora, que já se declarou bissexual.
A artista também falou que está solteira e, no momento, tem curtido essa fase de solitude. “Eu até quero [transar], mas precisa ser um pênis dos bons. Tem que ser um pênis, um cérebro, uma língua, e muitas outras coisas, sabe? Tem que ser uma mistura de coisas, porque o sexo exige muito. Para mim é bem trabalhoso, eu gosto de fazer um showzinho”, explicou. Sobre o tipo físico, ela disse que não tem um tipo de homem específico que atraia mais.
Sérgio Moro (União Brasil) pode renunciar ao mandato de Senador. O parlamentar está cogitando se antecipar a uma possível cassação de seu mandato e fazer um movimento para se declarar como perseguido político no Brasil. O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) sondou amigos e aliados que moram nos EUA na busca por um emprego, que lhe garantiria a permanência no país americano.
Uma pessoa do núcleo duro de Moro confirmou a informação recebida pela coluna no fim da tarde da última quarta-feira (17). “A notícia procede, mas estamos tratando internamente e com sigilo”, afirmou o aliado do senador. A coluna recebeu de uma fonte que Moro foi aconselhado por um importante cacique político logo após a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos).
“Ele sabe que vai ser cassado, então precisa controlar a narrativa. Ficar gritando que foi injustiçado resolve? Talvez, mas só para um grupo. O movimento de renúncia e denunciar que é perseguido político para o mundo dá certo”, teria dito o líder partidário ao senador. “O melhor exemplo é o Jean [Wyllys] que vendeu para o mundo todo que o Brasil vivia com a democracia contaminada”.
A princípio, Moro rejeitou a ideia e teria dito que não é homem de fugir da luta. Mesmo assim, seus principais assessores lembraram que não há caminho para a vitória judicial e que ele deve mesmo ser cassado. “Vale a pena virar uma voz de rede social?”, teria questionado um importante aliado. Pessoas próximas articularam conversas com americanos, que garantiram bons empregos para o ex-juiz no país, o que fez com que ele passasse a cogitar a ideia.
“Existe a problematização da esposa. Ela está muito feliz como deputada e não quer ir embora do Brasil. Mas isso é facilmente contornável”, confirmou a fonte sem explicar qual seria a solução. Questionado se há um prazo para a renúncia de Moro, a resposta foi taxativa. “Quando ele sentir que está emparedado e que é a única alternativa”, respondeu, antes de concluir: “A tendência é que o Moro vire o Jean Wyllys da direita”.
Um investimento na ordem de R$ 1.329.341,50 da Secretaria Municipal de Educação, garante para as 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, a distribuição trimestral de um kit de material de limpeza. O kit é distribuído para complementar o estoque das unidades de ensino, que dispõem de recursos próprios para adquirirem estes produtos.
O kit é composto de 80 litros de água sanitária, 20 litros de desinfetante, 10 litros de detergente neutro, 20 litros de loção alcoólica, um litro de neutralizador de odores, uma pá coletora, quatro panos de chão, 256 rolos de papel higiênico, uma bobina de papel toalha, cinco rodos, 20 litros de sabonete líquido e 600 unidades de saco para lixo.
“A SME desde o ano passado vem distribuindo kits com materiais de higiene e limpeza para as unidades, possibilitando que possam manter o ambiente aprazível à toda a comunidade escolar. Ressalto o fato de que todas as unidades que contém a sua Unidade Executora – UEx recebem recursos, como o ROM (Recursos do Orçamento Municipal) para adquirirem através de custeio estes produtos. Essa prática da SME-Natal complementa estes recursos”, explica o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto.
A gestora administrativa da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, Mintza Idésis Jácome Bezerra, destaca que depois da pandemia do coronavírus os hábitos de limpeza e higiene se intensificaram.
“Este material é necessário para complementar o que adquirimos. Então, mesmo a gente saindo da pandemia, ainda existem muitas viroses, transmissíveis e a gente tem esse cuidado de sempre a escola se manter muito limpa. As pessoas também precisam manter as condições de higiene quando estão na escola. Ainda precisamos muito de álcool em gel, álcool líquido, papel toalha, sabonete líquido, sabonete em pó. Materiais de limpeza e materiais de higiene. Ao longo da pandemia a gente teve esse suporte na secretaria e continuamos tendo. Realmente é necessário, porque temos 200 dias letivos. No caso da nossa escola, são 700 estudantes, mais de 100 colaboradores e realmente requer um cuidado e organização muito grande na higiene”, relata a gestora.
“Recebemos da Secretaria de Educação material de limpeza que só vem contribuir para a logística e organização da nossa instituição. Vale salientar que recebemos anualmente o ROM, que a gente destina uma parte para material de limpeza. Esse complemento que a SME-Natal faz, só faz contribuir com a melhoria do nosso espaço”, destaca a gestora administrativa da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, professora Michele Bezerra. A unidade de ensino está localizada em Neópolis tem 278 estudantes.
Um homem, identificado como David Bruno Barbosa dos Santos, foi preso por matar um cachorro e comer a carne do animal. O crime aconteceu na cidade de Assú, no Oeste do Rio Grande do Norte, nessa quarta-feira (17). A informação foi confirmada pelo delegado Valério Kürten, da delegacia do município.
Segundo ele, o homem confessou o fato e disse que decidiu matar o animal por curiosidade. “Considerando a informação de que um homem havia matado um cachorro e comido a carne do animal, a Polícia Militar saiu em diligências e o localizou. Conduzido à delegacia, ele confessou e disse que matou o animal por mera curiosidade em saber o gosto da carne”, detalhou o delegado.
Com a confissão, Kürten descartou a possibilidade do crime pela necessidade de alimento. Ele ainda misturou a carne com cuscuz e cebola. “De imediato, já descartado qualquer estado de necessidade em razão de fome. David disse que matou o animal a pauladas e que não se utilizou de ritual. E que ingeriu a carne do animal com cebola e cuscuz”, acrescentou o delegado.
O homem foi autuado no Artigo 32 da Lei Ambiental, que fala em praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Além disso, o crime teve agravante em razão da morte do cão. “Ele foi conduzido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça”, encerrou o delegado.
A direção do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal, Seturn, considera muito importante a convocação do prefeito de Natal, Álvaro Dias, para tratar de mobilidade urbana, nesta quinta-feira (18), na sede da Prefeitura. Segundo Augusto Maranhão Valle, consultor jurídico do Seturn, Natal enfrentou a questão do plano diretor, enfrentou a pandemia e agora é chegou a hora do debate sobre Mobilidade Urbana e o prefeito chamou para si a responsabilidade.
A prefeitura recebeu o estudo da ANTP, que indica a necessidade de melhorias no transporte, mas, por outro lado, indica um déficit na remuneração das empresas. “O prefeito nos convocou para indicarmos os principais problemas do setor sob nosso ângulo e, também, soluções”, pontuou o vice-presidente do SETURN, Luis Flor.
Após os debates, ficou ajustado a criação de um grupo de trabalho composto pela PGE, STTU e SETURN para no prazo de 20 dias apresentar propostas de um plano de ação a ser submetido inicialmente ao prefeito e depois aos demais órgãos envolvidos. Esse plano emergencial terá como escopo definir os níveis de serviço (com aumento da oferta e qualidade no transporte) e como repartir os custos da prestação.
Sobre isso, o coordenador jurídico do SETURN apontou “que é uma discursão muito importante que é o direito de ir vir do cidadão natalense. Nós vamos discutir o futuro. Temos questões do passado para equacionar, mas precisamos debater o futuro”, disse, questionando a seguir: “Qual o Transporte Público que Natal merece ter, precisa ter e qual Natal pode pagar?”.
Partindo da premissa de que nem tudo no transporte público pode ser realizável, Augusto Maranhão Valle, propôs o debate dentro do factível em busca de soluções. Ele cita por exemplo o problema do Uber Moto. “Como ele será equacionado enquanto transporte público? O Uber Moto só transporte pessoas pagantes e tem um alto risco de acidente. É isto que Natal deseja ou Natal deseja uma qualidade maior de transporte público?”, pontuou.
O Seturn apresentou problemas do sistema e soluções a serem tomadas. Como as soluções são múltiplas e numa incidência de muitas camadas decisórias foi criado um grupo de trabalho formado por representante do Seturn, STTU e procuradoria do município para debater as minúcias, pois o momento é para ajuste profundos para reequilibrar o sistema e, principalmente, diante deste equilíbrio viabilizar a solução definitiva que é a licitação do transporte público.
Para Augusto Maranhão Valle a criação do Grupo de Trabalho mostra que pela primeira vez a Prefeitura Municipal de Natal está empenhada em conhecer os problemas, assim como contratou o estudo da ANTP, e agora quer ouvir soluções não somente dos técnicos, mas dos usuários e dos prestadores de serviços. “Em síntese Prefeitura e Seturn têm que se entender para se buscar o melhor transporte de Natal. O Seturn que oferecer o melhor transporte possível e a partir deste soluções será possível, sim”, disse.
A desoneração fiscal do ISS é uma das pautas propostas pelo Seturn. O Município está para decidir se desonera ou não. É uma decisão política. O Seturn defende a desoneração para diminuir o custo do transporte. Veja que a Petrobras está diminuindo o preço do petróleo, o Governo do RN diminuiu o custo do ICMS para o setor e a prefeitura tem que desonerar o ISS.
Outro ponto é a regulamentação do subsídio. O Seturn sugere que a Prefeitura compre passagens para fornecer a desempregados, por exemplo. “Os cadastrados do bolsa família poderiam receber uma vale-transporte, bancado pelo município, para poder ir e vir em busca do seu sustento”, citou Augusto Maranhão Valle, propondo como política urbana a tarifa gratuita no domingo, para usufruir do lazer, como foi no dia da eleição, mas a prefeitura pagando as viagens. Quanto a tarifa, embora esta esteja defasada, não se defende aumento de tarifa, mas equilíbrio econômico.
A Segurança Jurídica é um objetivo a ser perseguido, segundo Augusto Maranhão Valle, como mais urgente. E a licitação é o caminho. “Nós estamos na UTI do Sistema de Transporte Público. É preciso tirar o paciente do hospital. E a partir daí fazer a licitação. A prefeitura fez uma ação muito importante que foi a revogação de leis que estavam dificultando o processo de licitação. Agora é discutir outros pontos para avançar. O foco é o menor custo possível e o melhor serviço possível com o interesse do usuário de Natal”, finalizou.
O ABC ganhou a disputa com o Náutico e acertou a contratação do técnico Allan Aal. O treinador vinha conversando há três dias com a direção do clube pernambucano, inclusive com a participação direta do presidente Diógenes Braga, mas acabou aceitando a proposta do clube potiguar por conta da diferença das divisões nacionais, uma vez que o ABC está na Série B e o Náutico na Série C.
Um samba de saudade, regado por versos que falam de aconchego, carinho e amor. É assim que os compositores e intérpretes Jane Cortez e Evilásio Galdino traduzem a canção Incompletude, que será lançada nesta quinta-feira,18 de maio, às 20h, nas principais plataformas digitais, como Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music e Tindal.
Incompletude tem a direção musical e arranjo de Jubileu Filho e direção-geral de Jane Cortez. “A música veio de um lugar de saudade, dessa partezinha que todo mundo tem e está faltando. Pode ser de uma paixão que foi e daqui a pouco volta, pode ser de que alguém que tá na pátria espiritual, pode ser algum familiar… Então, é aquele pedacinho da gente que falta, né?”, conta a compositora.
Para o sambista Evilásio Galdino, foi uma satisfação compor o dueto. “Jane me pediu pra eu criar a melodia em cima dos versos dela. Comecei com muita simplicidade, acrescentando algumas notas. Imaginei uma situação melódica em cima da letra e sugeri algumas mudanças para adaptar à melodia. O resultado ficou maravilhoso. Ainda mais com os arranjos geniais do maestro Jubileu filho”, detalha o intérprete.
Jane Cortez
Jane Cortez é carioca, mas mora no Rio Grande do Norte há 30 anos. Servidora pública, atriz, compositora e poeta, iniciou a carreira profissional em 2021, ao gravar a canção e clipe da música DANDALUNDA, que integrou o EP do compositor potiguar Rick Ricardo.
Ainda em 2021, gravou sua primeira música autoral, em parceria com Meri de Liz (membro dos compositores da Portela). A música Reencontro foi destaque em diversas mídias e ganhou espaço fixo no programa da Rádio Universitária FM do Estado. No mesmo ano, conquistou o Troféu Clube do Samba Potiguar 2021 com melhor samba e sambista revelação.
Jane Cortez, que integra o Clube do Samba Potiguar e a Associação de Artistas e Produtores do Rio Grande do Norte (AAPRORN), também já fez clipe e gravação da canção Partido do Clube, do cantor e compositor Pedro Neto.
Evilásio Galdino
Evilásio Galdino é potiguar, natalense. Filho de músico autodidata, o contato com o samba, para além do som que se ouvia em casa, ocorreu naturalmente por meio das agremiações carnavalescas que existiam no bairro das Rocas e seus respectivos mestres históricos.
Matemático de formação/profissão e músico por vocação, a partir de 2010 participou de projetos como a “Velha Guarda do Samba”, “Clube do Samba Potiguar”, “RN Autoral do Samba e Choro”, “Samba Autoral Potiguar” e “Sambeleza”.
Desde que despertou para a produção autoral, vem trabalhando com parceiros como o violonista e compositor Luiz Antônio de Souza, e os poetas Edmundo de Souza e Wallace Cabral, tendo algumas parcerias se destacando nos festivais e concursos musicais da cidade. Evilásio participou como compositor, intérprete e produtor dos CDs “Poesia Cantada” e “Meu Carnaval”. Além disso, foi compositor e intérprete de faixas do projeto “Samba Canguleiro”, em homenagem aos sambistas do Bairro das Rocas. Recentemente finalizou as gravações do seu primeiro álbum solo, que estará em breve disponível nos streamings.
Comentários