SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 16, 2023

Professores da rede de ensino de Macaíba participam de formação em primeiros socorros

A FORMAÇÃO TEM CONTINUIDADE NESTA QUARTA-FEIRA

Os professores da educação básica de Macaíba começaram, na tarde desta terça-feira (16), a participar da Formação Básica em Primeiros Socorros oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A formação acontece em conformidade com a Lei Lucas (13722/18) e vai abranger gradativamente todos os professores do município. Cerca de 37 profissionais estão participando.

Ministrada pelo Bombeiro Civil e Socorrista Francinildo Nascimento, a formação tem continuidade nesta quarta-feira. “Hoje nós tratamos sobre procedimentos e protocolos de primeiros socorros. Amanhã nós iremos realizar as partes práticas, como manobras de desengasgos e vamos simular algumas situações de emergência, onde eles vão executar procedimentos como imobilização, pequenos curativos e como acionar o serviço móvel de urgência”, explicou ele.

A Formação está sendo organizada pela Coordenadora de Formação Permanente, Aldenira Teixeira, e pela Coordenadora de Educação Infantil, Jósia Bezerra. De acordo com a Secretaria, 43 kits de primeiros socorros serão distribuídos para as unidades escolares do município. A atividade aconteceu no auditório da Escola Estadual Auta de Souza.

Diretora do CMEI Prof Enedina Augusta Bezerra, Graça Feitosa, aprovou a iniciativa. “A formação está sendo muito boa. Está sendo muito proveitosa e vai contribuir nos tornando multiplicadores desse conhecimento, principalmente para nós que trabalhamos com crianças pequenas”, comentou ela.

Professor recém-convocado, Arthur Oliveira, está aprendendo a lidar com situações emergenciais. “Eu nunca tinha participado de uma formação com esse tema. Eu achei que foi muito proveitoso, muito relevante. A gente que está trabalhando com crianças todos os dias, podem acontecer situações de emergência e no momento de necessidade é importante ter esse conhecimento”, comentou ele.

Imagens: Maxson Savelle

SMS Natal reforça à população locais de atendimento adulto e pediátrico 

FOTO: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informa que a procura de atendimento nas UPAS – Unidade de Pronto Atendimento, teve um aumento de 400% devido ao período acentuado das doenças como as arboviroses – Dengue, Chikungunya e Zika – e pelas doenças causadas pelos vírus das síndromes respiratórias. Porém as UPAS priorizam o atendimento das pessoas classificadas na cor amarela e vermelha, com quadros mais graves.

Os pacientes classificados nas cores azul e verde receberão atendimento, mas o tempo de espera pode ser maior do que os pacientes classificados mais graves. A maioria das pessoas que estão em busca de atendimento nas UPAS são classificadas como azul e verde, e esses pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Atendimento. Os pacientes que não possuem o perfil de atendimento nas UPAS são os que mais estão à procura de atendimento e ocasionam uma sobrecarga e lotação.

Proliferação do mosquito

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti mais uma vez a SMS Natal conta com apoio da população que deve fazer sua parte mantendo os ambientes limpos e evitando acúmulo de água parada.

Já para um maior controle dos vírus das síndromes gripais, a SMS está disponibilizando a vacina contra a influenza (gripe) para todas as pessoas com idade a partir de seis meses. A vacina está disponível em todas as UBS, com horário de segunda a sexta das 8h às 12h e 13h às 15h, e nos pontos extras de vacinação (Midway, Via Direta e Partage Norte Shopping) de segunda a sexta das 13h às 20h, e aos sábados das 15h às 20h.

Para atendimento ao público a SMS Natal disponibiliza oito unidades básicas de saúde com horário estendido. Confira:

Distrito Sanitário Norte I

UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N – 7h às 19h.

UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul – 7h às 19h.

Distrito Sanitário Norte II

UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi – 7h às 19h.

UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação – 7h às 19h.

Distrito Sanitário Leste

UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol – 8h às 20h.

UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio – 7h às 19h.

Distrito Sanitário Oeste

UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº – 8h às 20h.

UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1 – 8h às 20h.

Distrito Sanitário Sul

UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira – 8h às 20h.

UBS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto – 7h às 19h.

Para atendimento pediátrico são ofertados atendimento 24h nas seguintes unidades:

UPA da Cidade da Esperança

UPA da Cidade Satélite

UPA Potengi

Pronto Socorro Infantil de Brasília Teimosa

Unidade Mista de Mãe Luiza.

Vereador Thiago Fernandes promove bate-papo com atletas de Parnamirim

O EVENTO TERÁ COMO TEMA “DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPORTIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESPORTO NO RN”. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Vereador Thiago Fernandes convoca os atletas, amadores e profissionais de Parnamirim, a participar de um bate-papo pensado especialmente para a categoria. O encontro acontece na quarta-feira, dia 24 de maio, às 18h, no Auditório do Centro Administrativo.

Com o tema “Desenvolvimento de habilidades esportivas e políticas públicas para o desporto no RN”, o momento contará com a participação de importantes nomes do esporte no Rio Grande do Norte: Cezinha Nunes, Subsecretário do Esporte e Lazer do RN; Danielle Mafra, Secretária Executiva de Natal; Bruno Ramos e Marcos Patriota, consagrados professores de Jiu-Jitsu e Karatê, respectivamente.

“A nossa ideia é promover um encontro informal e que agregue conhecimentos importantes na vida e na carreira dos atletas de Parnamirim”, comentou Thiago Fernandes. “Vamos falar sobre o desempenho físico, gatilhos mentais para atletas, mas também passar importantes informações sobre as políticas públicas de Parnamirim e do Estado, que visam auxiliar atletas em treinamentos e competições”, completou.

O evento irá proporcionar um diálogo direto com os convidados, onde os participantes poderão fazer perguntas e esclarecer possíveis dúvidas. Além disso, serão sorteados brindes para os atletas. Para participar do bate-papo, os esportistas devem realizar uma rápida inscrição no link: bit.ly/BatePapoEsportivo. As vagas são limitadas.

Natal terá “Sol João” com maior programação junina já realizada na cidade

A Prefeitura Municipal de Natal divulgou nesta terça-feira (16) a programação oficial do São João 2023 que promete ser o maior da história na capital potiguar. Denominado de “Sol João”, em referência à cidade do sol, o evento começa no próximo dia 10 de junho e vai até 1º de julho, reunindo 36 shows musicais nacionais e regionais, 35 quadrilhas juninas, 40 arraiás de rua e programação em todas as regiões da cidade. Na edição deste ano, o destaque fica por conta do apoio ao festival de quadrilhas juninas e os arraiás de bairro.

O anúncio da programação foi feito pelo prefeito Álvaro Dias no Hotel Barreira Roxa. Dentre as novidades anunciadas para o São João 2023, estão shows na Arena das Dunas, Festival de Quadrilhas Juninas e muitos festejos pelos bairros da cidade com apoio da Prefeitura.

O prefeito Álvaro Dias abriu o evento destacando a importância do São João para a capital em diversos aspectos, principalmente no cultural e econômico. “Estamos anunciando o maior São João da história de Natal, são grandes atrações, com uma vasta programação, que conta com atrações nacionais e dá destaque aos artistas locais, apoiando também as quadrilhas juninas, os arraiás de bairros e fazendo o São João que a cidade merece. Trata-se de um investimento expressivo e que trará retorno financeiro à cidade, como já ficou comprovado que acontece em eventos anteriores que a Prefeitura já promoveu”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.

O secretário de Cultura (Secult-Funcarte), Dácio Galvão, também apontou o impacto do São João de Natal no fomento à economia. “O São João de Natal incrementa e fomenta nossa economia com a geração de emprego e renda. É bom destacar o comprometimento da gestão do prefeito Álvaro Dias com a cultura, que nos últimos anos recebeu investimentos de R$ 52 milhões, os maiores da história de Natal”, concluiu.

PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA

Como forma de reduzir o investimento público com o evento, a Prefeitura do Natal lançou o Edital de Processo Seletivo para Cota de Patrocínio (Maior Oferta), de modo a permitir a participação da iniciativa privada nos festejos de São João. É um modelo já consolidado com sucesso em outras praças, como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

O chamamento de empresas para aquisição das cotas de patrocínio vai permitir a exploração publicitária da logomarca do patrocinador, bem como a comercialização de alimentos e bebidas no espaço público destinado para a realização do evento e, ainda, em camarotes privados. As empresas interessadas neste chamamento encontram os formulários no site www.blogdafuncarte.com.br até dia 22 de maio de 2023.

“O instrumento jurídico da seleção pública é um mecanismo democrático que oportuniza ao Poder Público manter relações com a iniciativa privada de tal forma que desonera o investimento que é feito no campo da economia criativa. Isso é saudável porque é uma fórmula que já deu certo em vários projetos do gênero pelo país”, explicou o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

Depois de encerrado o período de inscrições, o processo do edital segue com a Habilitação Jurídica/Técnica (dias 23 e 24 de maio), a divulgação do resultado em 25 de maio e na sequência os prazos para recursos (29 e 23) e depois a publicação do resultado final dia 31 de maio.

PROGRAMAÇÃO

Shows na Arena das Dunas

De 20 a 25 de junho, na área externa da Arena das Dunas, grandes shows nacionais e regionais movimentam a área, com Zé Hilton do Acordeon, Walkíria Santos e Bruno e Marrone na terça (20). Na quarta-feira (21), tem Marina Elali, Waldonys e Toca do Vale. Na quinta-feira (22) sobem ao palco Hugo & Heitor, Zé Cantor e Léo Santana. Na sexta-feira (23) tem Papel Gomes, Carol Melo, Kanelinha, Ferro na Boneca e Cláudia Leitte. No sábado (24) é a vez de Carol Benigno e Dani Cruz, Pedro e Erick, Circuito Musical e Zezé de Camargo e no domingo (25) Rodolfo Lopes, Banda Grafith e Pedro Lucas.

Festival de Quadrilhas

Também na Arena das Dunas, acontece o Festival de Quadrilhas Juninas, uma tradição de São João que supera os 30 anos de realização. A Prefeitura do Natal lançou seleções públicas para apoiar financeiramente e premiar as Quadrilhas vencedoras em suas categorias.

Juntamente com os shows, acontece a feirinha gastronômica com “comidas de rua e típicas”. A feirinha contará com mais de 40 operações e opções variadas todos os dias, a partir das 18h, além de shows de artistas potiguares dos mais variados estilos.

São João no Centro Histórico

O Espaço Cultural Ruy Pereira também está integrado à programação do São João promovido pela Prefeitura do Natal. De 10 de junho a 1 de julho, shows musicais agitam o tradicional ponto boêmio do Centro. Na programação estão Joquinha Gonzaga (dia 10), Trio Trancelim e Luizinho Calixto (dia 16), Nailson Santos (17), Carol Benigno e Deusa do Forró (29), Chama Musical e Trio Pio (30) e Nara Costa no dia 1º de julho.

Arraiás de rua

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), lançou seleção pública voltada para apoiar Arraiás de rua em Natal. Cada selecionado receberá apoio financeiro para poder realizar os festejos na rua do seu bairro. No total serão 40 projetos selecionados.

Lei Djalma Maranhão Principal mecanismo de incentivo à Cultura através de Renúncia Fiscal, a Lei Djalma Maranhão está presente no São João de Natal 2023. Estão na programação oficial, através da Lei Djalma Maranhão o Ahayá de Rua (7 e 8 de junho em Potilândia), Arraiá do Outro Par (dia 17 de junho em Ponta Negra), São João de Natal “Comidas Típicas de Rua” (Arena das Dunas de 20 a 25 de junho) e o Festival de Quadrilhas Juninas (Arena das Dunas de 20 a 25 de junho)

Idosa de 71 anos é indiciada por suspeita de cortar rabo de cadela com tesoura

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil de Alagoas indiciou uma idosa de 71 anos pelo crime de maus-tratos contra animais. Em depoimento dado na sexta-feira (12), a mulher disse que cortou o rabo da cadela com uso de tesoura. O crime aconteceu no bairro Santa Lúcia, em Maceió, Alagoas.

A idosa era tutora do animal e disse aos policiais que não sabia que estava cometendo um crime. O desconhecimento da lei, no entanto, não exclui o autor da responsabilidade penal, conforme explicado pelo delegado Robervaldo Davino.

Em nota, a polícia informou que a idosa vai responder pelo crime de maus-tratos, cuja pena é de 2 a 5 anos de reclusão. O animal foi acompanhado por veterinários.

“Após recebermos a denúncia, de imediato iniciamos as diligências para localizar e autuar a pessoa. Contando com o apoio da Secretaria Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (SECDEF), conseguimos localizar a autora e infelizmente o cão foi encontrado em situação de maus-tratos. Ainda no local, o animal foi submetido aos cuidados veterinários e passou por avaliação clínica realizada pelas médicas veterinárias que acompanharam a ação policial” contou a chefe de operações da Especializada, Mithyan Tavares.

Click PB

EXCLUSIVO: Secretário de Fátima será convocado pela AL, após enviar fora do prazo respostas evasivas sobre consignados

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO, DEPUTADO LUIS EDUARDO CONFIRMA CONVOCAÇÃO DE SECRETÁRIO DE FÁTIMA BEZERRA

(DA REDAÇÃO DO BLOG DO FM) – O secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, não vai escapar de ser convocado pela Assembleia Legislativa do RN para prestar esclarecimentos à Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Casa sobre a apropriação que o governo Fátima Bezerra (PT) vem fazendo dos valores descontados dos contracheques dos servidores que contraíram empréstimos consignados junto às instituições financeiras. Lopes respondeu fora de prazo os questionamentos que lhes foram enviados pela Comissão de Administração. A data para a resposta encerrava-se no último dia 10.

Nas respostas que encaminhou para o Legislativo, Lopes não diz desde quando o governo vem se apropriando das parcelas dos consignados, não relata os valores não repassados para os bancos até o momento e também não esclarece se os servidores, que pagaram em dia as dívidas dos empréstimos, vão ser penalizados com a cobrança de juros e multas por parte das instituições financeiras.  

Negativados e em situação de inadimplência os servidores já se encontram

SECRETÁRIO PEDRO LOPES NÃO VAI ESCAPAR DE SER CONVOCADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN Foto: Magnus Nascimento/TN

A convocação do secretário Pedro Lopes deverá acontecer ainda este mês, provavelmente até o dia 24, segundo confirmou com exclusividade ao BLOG DO FM o presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Luís Eduardo (Solidariedade).

“A convocação já foi aprovada no dia 10. Como não chegou a resposta no dia 10, eu já fiz o requerimento verbal e nós vamos decidir em reunião administrativa a data, que provavelmente vai ser dia 24. Vamos Correr com a convocação, já aprovada através do requerimento verbal feito no dia 10 na Comissão de Administração”, revela o Luís Eduardo.

Na manhã desta terça-feira, comentava-se nos corredores da Assembleia Legislativa sobre o teor “evasivo” das respostas que o secretário Pedro Lopes tentou empurrar de goela abaixo, ao responder à Comissão de Administração sobre os questionamentos que lhes foram enviados anteriormente pela própria Comissão de Administração.

Em resumo, através do Ofício nº 3138/2023/SEARN, destinado à Comissão de Administração, Lopes admitiu que o governo Fátima Bezerra se apropriou dos recursos descontados dos contracheques dos servidores para o pagamento dos empréstimos consignados e atribuiu o fato como sendo uma consequência da “crise” e da herança deixada por “governos anteriores”.

Com apoio de entidade do RN, prêmio nacional que incentiva projetos de educação fiscal tem inscrições abertas

FOTO:REPRODUÇÃO

A 11ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal está com inscrições abertas até 30 de junho pelo site www.premioeducacaofiscal.org.br. O prêmio tem o objetivo de incentivar projetos ou atividades em escolas e instituições que tratassem a temática educação fiscal.

Organizada pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), mas com o apoio de outras entidades, a iniciativa distribui prêmios em dinheiro que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 60 mil em premiações para as categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia.

Em suas edições anteriores, o prêmio impactou mais de 15 mil estudantes e distribuiu mais de R$ 500 mil em premiações a projetos que trabalham com a função social dos tributos, a qualidade do gasto público e o acompanhamento do retorno dos impostos à sociedade.

Neste ano, o vídeo de divulgação do prêmio veiculado na TV Globo foi gravado pela jornalista Aline Midlej, apresentadora do Jornal das Dez, da Globonews.

Senadores querem ouvir presidente da Petrobras sobre mudança na política de preços da estatal

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, deve ir à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para explicar o fim da paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional. A medida foi anunciada pela empresa nesta terça-feira (16). A audiência pública não teve data definida.

O requerimento foi proposto pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Segundo ele, nenhuma empresa pode funcionar nem a base de preços excessivos, que arrochem o consumidor, e muito menos com preços subdimensionados, que destruam a empresa. “O Brasil já vivenciou os dois extremos. O que queremos é confirmar que a intenção da Petrobras agora é funcionar como uma empresa eficiente e qualificada”, afirmou o parlamentar. 

O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou que foi “surpreendido” pelo anúncio da Petrobras, mas destacou que o convite a Prates para ir à comissão não tem caráter “punitivo”.

“É uma audiência informativa, e a CAE precisa se informar sobre a política econômica do país. Não coloco essa audiência como alguma medida punitiva. Pelo contrário, apenas informativa”, disse.

Com informações de R7