SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 26, 2023

Natal recebe em abril a quarta edição do Nordeste Tango Festival 2023 com a primeira edição do Campeonato de Tango do Nordeste Festival

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natal será palco no período de 28 de abril a 1 de maio de 2023 da quarta edição do Nordeste Tango Festival. O ritmo imortalizado pelos argentinos e pelo maior cantor de tango de todos os tempos, Carlos Gardel, vai reunir os participantes em aulas diárias e milongas (o baile de tango, como é popularmente conhecido na Argentina).

As aulas serão ministradas no Monza Palace Hotel em Candelária, enquanto as milongas serão realizadas no salão de eventos do Clube Ares Atlântico no Alecrim. O organizador do evento, o professor de tango, José Freire, explica que em Natal tem muita gente que participa da cena tangueira da cidade. Ele mesmo dá aulas de tango semanalmente no Conselho Comunitário de Potilândia, além de organizar uma milonga duas vezes por mês. “O evento volta agora depois de três anos parado por conta da pandemia do coronavírus”, disse o professor José Freire.

Aulas e milongas

O festival será dividido em duas partes básicas, com as aulas e as milongas. No caso das aulas, estas serão ministradas por grandes dançarinos/professores de tango (conheça mais sobre eles ainda nesta matéria), vindo de várias partes do Brasil. Além dos amantes do tango de Natal, também deverão participar pessoas vindas de várias partes do Brasil.

Na última edição do evento, realizada em 2019, vieram participantes do Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Fortaleza, Bahia. “O encontro visa estimular a adesão de novas pessoas e fomentar a prática de tango de salão, além de aprimorar técnicas e trazer novos conhecimentos aos amantes do tango, através de aulas, palestra, bailes e apresentações com estes renomados profissionais de Tango.”, disse o professor José Freire.

Como participar

Os interessados em participar da 4ª edição do Nordeste Tanto Festival, podem escolher pelo pacote completo com 10 horas de aulas, show de gala com apresentação dos professores/dançarinos de tango profissionais, três milongas abertas a todos os participantes do festival, além do bônus de inscrição na primeira edição do campeonato de tango do festival. Há também pacotes avulsos para quem deseja participar apenas de uma aula, em uma das milongas, do show de gala ou apenas do campeonato de tango.

Grande novidade do festival

Para esta quarta edição, o professor José Freire informa que a maior novidade do festival será a realização do primeiro campeonato de tango do Nordeste Tango Festival, que será realizada durante as milongas do evento. Poderão participar todas as pessoas maiores de idade, aficionados, amadores e/ou profissionais, exceto os professores que ministrarão aulas durante o evento.

A competição será realizada apenas no estilo tango de pista, que é o tango tradicional, dançado nas milongas, diferente do tango de palco, praticado com passos e coreografias mais arrojadas, voltado para espetáculo. “O tango de pista é entendido como uma dança social, onde o mais importante é a improvisação, o abraço e a conexão entre o casal”, explicou o professor José Freire.

Professores de tango do festival

Luciana Mayumi

É professora de tango, bailarina e organizadora de eventos de tango em São Paulo. Foi condecorada com o título de Embaixadora do Tango do Brasil, por promover a cultura tanguera do norte a sul. Há 24 anos que ensina e promove essa paixão para brasileiros e estrangeiros. Desde 2022 dirige o Espaço Cultural Luciana Mayumi, berço das artes e dos artistas do tango na capital cultural do Brasil, São Paulo.

Diego Calarco

É professor, dançarino e coreógrafo de tango, com mais de 30 anos de trajetória internacional. É também organizador de vários eventos, milongas e festivais na Europa, com renomados dançarinos internacionais. Desde 2005 viaja regularmente como maestro, bailarino e coreógrafo convidado para dar aulas e seminários em diferentes cidades da Europa, Ásia e América.

André Felipe

Professor e dançarino de tango e dança de salão a mais de 20 anos e um disseminador do tango desde 2003. Viaja sempre a Buenos Aires, capital da Argentina, para estudar, vivenciar e desfrutar do tango e da cultura portenha. No Brasil dá aulas nos principais congressos de tango como: Nordeste Tango Festival e o Congresso Brasileiro de Tango. Ele é ainda fundador da escola de dança Corpo & Expressão e produtor cultural e organizador de milongas e shows de tango.

Helen de Moraes

Começou seus estudos no tango desde 2006, tendo morado em Buenos Aires durante meses em 2010 e a partir do ano 2019 iniciou parceria com o professor André Felipe, participando do mundial, congressos e eventos de tango.

MIichelle Laginestra

Professora de dança de salão, atuando na área há mais de 20 anos. Sua experiência inclui participação em diversos cursos, workshops, apresentações e espetáculos. Iniciou estudos no tango há sete anos com a maestra/professora Luciana Mayumi, e desde então dedica-se cada vez mais ao estudo deste ritmo, participando sempre de festivais e congressos Faz parte da comissão organizadora da Preliminar e Festival de Tango Brasil.

José Freire

Professor de tango há mais de 20 anos, ministrando aulas semanais, tanto em grupo, como individuais, além de organizar uma vez por mês a milonga Sentimentango (o baile de tango). Tem experiência com o tango pelas suas vivências no Rio de Janeiro e também em Buenos Aires, na Argentina, o berço do tango mundial. É o criador e organizador do Nordeste Tango Festival.

DJ Mário Mendes

O festival contará ainda durante as milongas e show de gala, com a participação do DJ Mário Mendes, de São Paulo, grande conhecedor das orquestras de tango, responsável pela playlist de evento.

Renildo Nunes

Professor de Tango de Recife com vários anos de experiência em Tango e Dança de Salão.

Programação

Dia 28 de abril – 6ª feira

20h00 às 24h: Abertura do festival com Baile de D. de Salão, Show de Gala e milonga

Horário do Show de Gala: 21h30 – 22h30:

Dia 29 de abril – sábado

10h00  às 12h35 – Aulas

14h00  às 16h35 – Aulas

21h00 – 01h: Milonga com rondas classificatórias do campeonato de tango

Dia 30 de abril – domingo

10h00 às 12h35 – Aulas

14h00 às 16h35 – Aulas

21h00 – 01h: Milonga com rondas semifinalistas do campeonato de tango

Dia 01 de maio – 2ª feira

11h00 – 15h: Milonga com rondas finalistas do campeonato de tango e encerramento da 4ª edição do Nordeste Tango Festival

Bolsonaro alega à PF estar sob efeito de morfina ao postar vídeo contra resultado da eleição

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alegou nesta quarta-feira, 26, em depoimento à Polícia Federal (PF), que estava sob efeito de medicamentos quando compartilhou um vídeo questionando o resultado das eleições de 2022. Segundo relato do ex-secretário de comunicação social da Presidência e atual assessor de imprensa de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, o ex-presidente disse à PF que a postagem foi feita “por equívoco”. Bolsonaro estaria se recuperando de um “tratamento com morfina” provocado por obstrução intestinal.

No dia 10 de janeiro, Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais questionando a lisura e a confiabilidade das eleições presidenciais de 2022. O compartilhamento da teoria conspiratório levantou suspeita de que o ex-presidente estaria estimulando crimes contra o estado de direito. A postagem foi apagada no mesmo dia.

Bolsonaro alega que pretendia encaminhar o vídeo pelo WhatsApp para que pudesse assisti-lo em outro momento. Ele sustentou, no entanto, que, por estar sob medicação, acabou errando o comando. O conteúdo ficou quase duas horas no ar antes de ser excluído.

De acordo com Wajngarten, o ex-presidente foi aconselhado a excluir a publicação em que acusava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não ter sido eleito de maneira legítima pela população, mas sim por um conluio entre ministros de tribunais superiores. Diferentemente do que diz teoria sem provas compartilhada por Bolsonaro, o resultado das eleições de 2022 foram prontamente reconhecidas por observadores internacionais e autoridades estrangeiras.

A publicação realizada apenas dois dias após os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro foi alvo de denúncia do Ministério Público (MP) ao Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou por ordenar a inclusão de Bolsonaro que apura a tentativa de golpe no início do ano.

O depoimento do ex-presidente durou 3 horas. Encerrada a oitiva, Wajngarten ainda afirmou que a versão dada aos agentes federais foi de que o ex-presidente repudia os atos golpistas de 8 de janeiro.

O assessor do ex-presidente deu ênfase ao fato de a postagem ter sido feita poucas horas após a alta hospitalar, mas não explicou o conteúdo inverídico do vídeo. Ainda segundo Wajngarten, Bolsonaro respondeu a todas as perguntas dos policiais e não utilizou o silêncio como estratégia de defesa. “Em nenhum momento o (ex-) presidente fez juízo de valor do conteúdo do vídeo”, disse Wajngarten.

“Este vídeo foi postado na página do presidente no Facebook quando ele tentava transmiti-lo para o seu arquivo de WhatsApp para assisti-lo posteriormente. Por acaso, justamente neste período, o presidente estava internado em um hospital em Orlando”, afirmou o advogado Paulo Cunha Bueno. “Justamente no período entre o dia 8 e o dia 10 (janeiro), ele teve uma crise de obstrução intestinal, foi internado, submetido a tratamento com morfina, ficou hospitalizado e só recebeu alta na tarde do dia 10. Essa postagem foi feita de forma equivocada tanto que duas horas depois ele foi advertido e retirou a postagem”, prosseguiu.

Segundo o ex-secretário, Bolsonaro afirmou duas vezes no depoimento que a eleição presidencial de 2022 “é uma página virada”.

Esta foi a segunda vez que Bolsonaro depôs à PF. Na primeira declaração dada aos policiais federais no início deste mês, Bolsonaro teve que explicar o motivo de ter pressionado e deslocado ministros de seu governo para ter acesso a joias ilegais retidas pela Receita Federal.

Terra

Acordo em Brasília é fechado, e Ibama vai autorizar que Idema licencie toda a obra de engorda de Ponta Negra

FOTO: JOANA LIMA

Uma reunião realizada em Brasília nessa terça-feira (25) – entre representantes do Governo Federal, Governo do Rio Grande do Norte e Prefeitura do Natal – destravou o andamento da obra de engorda da praia de Ponta Negra. O investimento, que vai custar R$ 100 milhões, vai alargar a faixa de areia da praia entre 50 e 100 metros (a depender da maré), com o objetivo de favorecer o turismo na região e diminuir os estragos provocados pelo avanço do mar.

Após um encontro na sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), ficou decidido que todo o licenciamento da obra caberá ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), mesmo a área sendo de responsabilidade da União.

Até essa reunião, havia um imbróglio sobre qual órgão era o responsável por autorizar uma etapa do serviço, o que poderia retardar o avanço da obra e fazer Natal perder recursos federais já assegurados.

Com autorização do Ibama, o Idema vinha assumindo o licenciamento da obra e chegou, inclusive, a autorizar a primeira etapa do serviço, que consiste no enrocamento. Essa fase, que tem obras em andamento, prevê a colocação de 19 mil blocos de concreto ao longo da praia para proteger o calçadão do avanço do mar.

A próxima fase da obra contempla uma reestruturação do sistema de drenagem (para conter a chegada de águas da chuva ao mar) e o aterro propriamente dito, que vai alargar a faixa de praia em até 100 metros. A areia para esse aterro será retirada de uma jazida em alto mar que fica distante 8 quilômetros de Ponta Negra, na direção do farol de Mãe Luiza.

O imbróglio começou depois que o Idema consultou o Ibama sobre a responsabilidade pelo licenciamento da extração da areia dessa jazida. Foi aí que o processo travou, o que preocupou a Prefeitura. “A gente achava que toda a delegação de competência (do Ibama para o Idema) estava OK”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita.

Na reunião desta terça-feira, o Ibama concordou que o Idema também licencie a exploração da jazida, assim como já vem acontecendo em outras fases da obra. Para que não haja questionamentos futuros, principalmente por parte do Ministério Público, haverá um processo administrativo para formalizar a delegação de competência, o que deverá levar até 45 dias. Mas já há um acordo entre as partes para que tudo seja consensual.

Em nota, o Idema afirma que, enquanto aguarda a autorização do Ibama, faz a análise dos documentos. “Saímos da reunião com medidas a serem adotadas, tanto por parte do Idema como da Prefeitura, a fim de garantir a segurança jurídica deste tão importante licenciamento para Natal e Rio Grande Norte”, analisa Leon Aguiar, diretor-geral do Idema.

Da reunião desta terça-feira, participaram o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e os secretários Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo), Carlson Gomes (Infraestrutura) e Joanna Guerra (Planejamento), além do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, e outros técnicos do órgão.

Com informações do Portal 98 FM

Confira a agenda cultural da Prefeitura do Natal para o fim de semana 

FOTO: SECULT

O agendão cultural da Prefeitura do Natal para este fim de semana vai desde o Choro ao Samba, passando pelo teatro de Mamulengos. A programação é realizada através da Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, editais de fomento e seleções públicas lançadas pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte). Confira as opções:

SOM DA MATA NO PARQUE DAS DUNAS

O projeto Som da Mata está de volta após recesso de seis meses. E para comemorar este retorno, a tarde de domingo (30) no Parque das Dunas terá o melhor da música instrumental potiguar. Essa nova temporada se inicia com a apresentação do grupo Nem Choro Nem Vela, formado por Raphael Almeida (cavaquinho e bandolim), Paulo Pereira (cavaquinho) e Bruno Pessoa (pandeiro), acompanhados por Aluízio Pisão (surdo) e Fernando Botelho (violão 7 cordas). No repertório: Valsa, Baião, Samba e Choro, muito Choro! O Som da Mata tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e é totalmente gratuito. O acesso ao Parque das Dunas custa apenas R$ 1.00. Início do show às 16h30.

CHORO E MAMULENGO NO PARQUE DA CIDADE

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte promove neste sábado (29), uma roda musical de Chorinho e Teatro de Mamulengos de João Redondo, em alusão ao Dia Nacional do Choro, que tem sua data comemorada em 23 de Abril. O evento com entrada franca será no auditório do parque, a partir das 15h. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte). O evento reúne Bruno Barros (violão), Carlos Zens (flauta), Raphael Almeida (cavaquinho) e Jane Eyre (flauta/sax). A abertura e os intervalos do momento cultural serão por conta do brincante de João Redondo, Genildo Mateus, com uma encenação de bonecos com os temas voltados ao Choro e ao Meio Ambiente. Entrada franca.

SAMBA NO BECO DA LAMA

Nesta sexta-feira (28), o samba dá o tom do Centro Histórico de Natal, com o projeto Samba no Beco, que tem apoio da Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte). No bar da Raimundinha, no Beco da Lama, se apresentam a partir das 19h Raphael Almeida, Analuh Soares, Josy Ribeiro, Anastácia e Débora. A entrada é franca.

DANIELA FERNANDES LANÇA “RESSALTO”

A cantora potiguar Daniela Fernandes faz show de lançamento neste sábado (29), no Teatro Alberto Maranhão, do seu primeiro EP “Ressalto”. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. No show, o público poderá conhecer em primeira mão as canções inéditas que compõem o EP “Ressalto” – que em breve estará disponível nas plataformas digitais – além de outros clássicos da música brasileira que fazem parte do repertório de Daniela. A banda contará com Ricardo Baya (cordas e direção musical), Mônica Michelly (baixo), Darlan Marley (bateria) e Paulo César (teclado), além dos músicos convidados Diego Paixão (cello), Bruno Cirino (sanfona) e Ozi Cavalcante (metais). A apresentação contará ainda com a participação especial das cantoras Khrystal, Dani Cruz, Tanda Macedo e Nina Nicolaiewsky (RS). Ingressos gratuitos no site Outgo, limitados a dois ingressos por pessoa; pede-se apenas a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal).

‘Governo do RN acorda para mentir e mente para dormir’, denuncia deputado

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte retém o consignado dos funcionários públicos há sete meses, não repassa o dinheiro aos bancos, cometendo crime e deixando os servidores negativados, mesmo estes tendo já pago o empréstimo quando foram descontados pelo Governo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog do Jasão (@blogdojasao)

Blog do Jasão

Mulher acha câmera escondida apontada para o chuveiro em casa do Airbnb

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma mulher ficou assustada quando um amigo encontrou uma câmera espiã escondida no banheiro de uma casa alugada na plataforma Airbnb.

Kennedy Allegedly alugou o imóvel com 14 amigos para comemorar o aniversário de 30 anos de um deles, no Canadá. No segundo dia de hospedagem, um dos amigos sentiu que estava sendo observado e decidiu pegar uma lanterna para dar a volta por todos os cômodos da casa, e assim investigar se havia algo de errado.

Depois de horas de busca, os dois localizaram uma câmera escondida dentro da tomada de um banheiro, apontada para o chuveiro.

Em um vídeo no TikTok, Kennedy mostrou a descoberta da câmera espiã: “Ele procurou em cada chuveiro, todos os porta-retratos, maçanetas, em todos os lugares da casa por uma câmera e encontrou uma no banheiro”.

“Uma das saídas era voltada diretamente para o chuveiro”, explicou. “A tomada não funcionava, você não podia conectar nada nela.”

Compartilhando uma foto que tiraram do plugue no banheiro, Kennedy disse: “Você pode ver aqui em cima, não há nada, parece totalmente normal. E então o de baixo, olhe para aquela câmera. Nós surtamos e chamamos a polícia”.

A jovem recordou que ela e os amigos usaram o banheiro e ficaram preocupados com as imagens que a câmera pode ter feito. “Eu estava pessoalmente envergonhada por causa das coisas que eu estava fazendo naquele banheiro na noite anterior”, declarou. “Saímos de casa e os policiais revistaram o local, recuperaram a câmera e enviaram para análise.

UOL

Prefeito que casou com adolescente exonera sogra do cargo de secretária de Cultura, em Araucária

FOTO: CARLOS POLY/SMCS

O prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Hissam Hussein Dehaini, exonerou a sogra, Marilene Rôde, do cargo de secretária de Cultura e Turismo. A exoneração foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (26).

Marilene tinha sido nomeada para chefiar a pasta em 13 de abril, 24 horas após o prefeito, de 65 anos, casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos. O casamento foi um dia após a jovem completar idade legal para formalizar a união.

Em nota, a prefeitura disse que Marilene deve voltar ao seu trabalho em Colombo, também na RMC, e em Curitiba, sem detalhar local e função. A administração municipal não justificou o motivo da exoneração.

Na terça (25), em nota, a prefeitura tinha defendido a nomeação de Marilene, argumentando “que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, uma vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”.

Na terça (25), o Ministério Público do Paraná (MP-PR) afirmou que apura a situação para verificar a possível prática de nepotismo, considerado ato de improbidade administrativa pela legislação federal.

O g1 tenta contato com o prefeito e com Marilene.

A ex-secretária estava na prefeitura desde 2021. Antes de ser chefe de pasta, foi assessora de secretário municipal, assessora executiva do prefeito e diretora geral da secretaria de educação.

Após a repercussão do caso, também na terça (25), Hissam anunciou a desfiliação do partido Cidadania, sigla pela qual se elegeu para dois mandatos em Araucária.

Tia da esposa do prefeito também foi exonerada

O prefeito também exonerou a tia da esposa dele, Elizângela Rôde, que era secretária de planejamento da prefeitura. Ela foi nomeada para o cargo em outubro de 2022.

De acordo com a prefeitura, Elizângela é servidora de carreira da administração municipal há mais de 10 anos. Antes de ser secretária, o g1 apurou que Elizangela era diretora da mesma pasta.

G1

Rocas e Ribeira ganham mais segurança viária

FOTO:STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está reforçando a sinalização viária nos bairros da Ribeira e das Rocas. Com isso, as comunidades ganham mais segurança viária e organização no movimento de todos os seus fluxos no trânsito.

Nesta semana estão sendo realizados trabalhos de revitalização de faixas de travessias, retenção, separadora de fluxos e melhoria da sinalização vertical. Entre os corredores beneficiados estão a tradicional Rua São João (Rocas) e a Av. Hildebrando de Góis (Ribeira).

Os investimentos em sinalização horizontal e vertical tem sido uma prioridade do órgão e são determinantes na redução de acidentes na via pública. Além disso, toda sinalização informa sobre as condições de trafegabilidade da via, regulamentação, risco e direção segura – sendo de fundamental importância para a vida de quem transita nos corredores viários.

“Todas as ações seguem um cronograma técnico de atendimento as demandas e solicitações das comunidades e tem como prioridade garantir mais segurança e fluidez no trânsito,”  destaca a secretária da STTU, Daliana Bandeira.