A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que, devido ao feriado de Tiradentes, na próxima sexta-feira (21), o Sistema de Trens Urbanos de Natal não estará em operação. O serviço será retomado no sábado (22), a partir das 05h04 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal, e das 05h02 na Linha Sul, no percurso São José de Mipibu/Natal.
A CBTU orienta aos usuários que precisem de informações adicionais a entrarem em contato através do número (84) 3221-3355 ou por meio do perfil do Instagram @cbtunatal.
Dois novos nomes surgem no tabuleiro político como “excelentes nomes” para contar com o apoio do prefeito Álvaro Dias e sucedê-lo na Prefeitura do Natal: O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, e o ex-deputado federal Rafael Motta.
A contatação partiu do próprio prefeito Álvaro Dias, segundo revelou o blog do jornalista Heitor Gregório na tarde desta quarta-feira.
“Eriko Jácome e Rafael Motta são excelentes nomes para disputar a Prefeitura de Natal”, teria sinalizado o prefeito.
Até então, Dias vinha se mantendo em silêncio com relação à própria sucessão, sob o argumento de que a sua prioridade era fortalecer a sua administração.
Segundo informações que chegam ao BLOG DO FM, a lembrança do nome de Rafael Motta pelo prefeito não é de se estranhar. Álvaro Dias e o ex-deputado estadual Ricardo Motta, pai de Rafael, mantém uma relação pessoal bem azeitada, desde o tempo em que ambos integravam a Assembleia Legislativa do RN.
Apesar da citação do seu nome pelo prefeito, o vereador Ériko Jácome, que tem mostrado muita habilidade nos bastidores da política, é um dos principais atacantes do time que deseja ver o deputado federal Paulinho Freire disputar a prefeitura do Natal com o apoio do atual titular.
Freire, aliás, tem mostrado comprometimento com esse projeto político que o mesmo classifica como sendo o “sonho” de sua vida.
Nas ruas, visitando bairros e comunidades, Paulinho já começou a gastar solado de tênis para viabilizar seu projeto político.
Pode-se constatar facilmente que Freire anda em ritmo de campanha.
O ator e fisiculturista islandês Hafthor Bjornsson, conhecido pelo seu papel como Montanha em Game of Thrones, sofreu uma lesão nos músculos do peito ao tentar levantar 252 kg em um supino. O vídeo da contusão foi compartilhado no YouTube.
Bjornsson estava treinando para tentar recuperar o título de Homem Mais Forte do Mundo.
No vídeo, ao tentar quebrar o seu recorde pessoal no supino, Bjornsson estourou os músculos e gritou de dor; ele foi socorrido por seus companheiros de treino.
O ator e atleta depois compartilhou nos stories do Instagram uma imagem de seu braço esquerdo em uma tipoia.
Nas redes sociais, alguns fãs demonstraram apoio ao fortão. “Jesus… e esse som? Espero que ele se recupere totalmente!”, escreveu um internauta. “Droga, isso é sempre uma grande preocupação quando a mente está disposta a ultrapassar o corpo, espero que ele se recupere rápido e possa tentar outra vez”, afirmou um segundo.
O general Gonçalves Dias pediu nesta quarta-feira (19) demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O pedido ocorre após vídeo mostrando o ministro no Palácio do Planalto durante invasões golpistas de 8 de janeiro.
O pedido foi feito após reunião com Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto.
A atuação do GSI durante os atos de 8 de janeiro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, é alvo de críticas.
A presença e a atuação de Dias no Palácio do Planalto, sede do Executivo, no dia dos atos foi divulgada em vídeo pela CNN Brasil.
As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro trecho mostra servidores do órgão entregando água aos vândalos.
Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”.
Envolvimento de militares com atos
O GSI, formado majoritariamente por militares, é o órgão responsável pela segurança das instalações da Presidência da República. Até o início de 2023, também fazia a segurança pessoal do presidente e de seus familiares.
Mas Lula decidiu ter sua segurança composta por policiais federais, alguns que já o acompanharam durante a campanha presidencial.
Lula e boa parte do governo tem receio da atuação de militares no núcleo da administração federal. A quantidade de militares que participaram do governo Bolsonaro deixou a impressão no governo petista de que parte das Forças Armadas assumiu uma atuação ideológica.
Vídeos gravados durante o dia 8 de janeiro mostram, por exemplo, o então comandante do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) pedindo uma atuação mais branda da Polícia Militar do Distrito Federal com os invasores.
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) emitiu uma nota de repúdio contra o assassinato do prefeito de São José do Campestre, Neném Borges, assassinado a tiros na madrugada desta quarta-feira (19). Na nota, a Femurn afirma que o crime atingiu diretamente “a democracia e a estabilidade política da região”.
Leia a nota na íntegra:
“Infelizmente, mais uma vez, somos obrigados a manifestar nosso repúdio veemente contra mais um ato bárbaro: o assassinato do prefeito de São José do Campestre, Neném Borges, ocorrido no dia de ontem, em sua residência.
Não podemos aceitar que a violência se torne um ato banal em nosso Estado. Esse ato brutal não só causou um sofrimento imenso aos familiares e amigos do querido prefeito Neném, como também atinge diretamente a democracia e a estabilidade política da região. É necessário que as autoridades responsáveis pela investigação encontrem rapidamente os autores e os coloquem à disposição da justiça. Além disso, é fundamental que sejam tomadas medidas efetivas para combater a criminalidade e garantir a segurança de todos.
Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos do prefeito Neném e reafirmamos nosso compromisso com a democracia e o estado de direito. Não podemos permitir que a violência se sobreponha à justiça e ao bem-estar da população”.
Após a realização da Semana da Poesia, o projeto Ação Sesc Literatura, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN), anuncia a programação da segunda edição deste ano, desta vez voltada prioritariamente para o público infantil. A Semana do Livro Infantil é um importante instrumento de incentivo à leitura, principalmente entre os mais jovens, e será realizada de 24 de abril e 04 de maio. A programação completa está disponível no portal sescrn.com.br.
Serão diversas atividades em Natal, Mossoró, Caicó e São Paulo do Potengi, como oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais e debates sobre a educação através da literatura. Em Natal, um dos destaques da programação será a realizada no Parque das Dunas, no dia 30 de abril. A ação contará com narração de histórias pelo grupo Cordel Animado, a animação com personagens da Companhia Era Uma Vez, e o incentivo à campanha “Doe Um Livro”, em prol da Biblioteca Municipal de Várzea Grande.
Em Mossoró, serão quatro dias de espetáculos teatrais inspirados na literatura, entre os dias 24 e 27 de abril. Um deles é a peça “Ê Rei!”, uma livre adaptação do cordel “Os Animais têm Razão” do Poeta Antônio Francisco, onde um ganancioso governante explora a natureza de forma descontrolada e irresponsável em prol apenas do seu próprio conforto, colocando em risco a vida das pessoas do vilarejo, porém um bobo da corte espertalhão, vendo que a situação não iria acabar bem, traça um plano para enganar o rei e fazê-lo mudar de ideia.
No Sesc Seridó, em Caicó, a programação se estende para além do público infantil, trazendo debates nos dias 26 e 27 sobre o processo de construção do arte-educador através de uma proposta decolonial e de educação racial por meio da literatura infantil, com mediação da pedagoga e arte-educadora Catarina Calungueira. Em São Paulo do Potengi o foco será na narração de histórias, com ações tanto para prestigiar as contações de histórias dos convidados para a programação, quanto para ensinar as técnicas, com oficinas a partir do dia 25.
Outro destaque da programação será o “troca-troca” de livros e gibis, realizado pela Biblioteca do Sesc Rio Branco, em Natal. Os interessados devem comparecer a unidade nos dias 16 e 17 de abril para realizar a entrega dos livros que desejam trocar, recebendo um “vale-livro” para cada obra. Os exemplares serão submetidos à uma análise técnica da condição física e, nos dias 03 e 04 de maio, os participantes poderão escolher qual livro levará para casa, mediante apresentação dos “vale-livros”. Mais informações podem ser conferidas no regulamento, disponível no portal sescrn.com.br.
A Prefeitura Municipal do Assú, através da Secretaria Municipal de Educação, comunica que amanhã (quinta-feira), dia 20/04/2023, não haverá aula para as instituições da rede municipal. Essa decisão é uma medida de prevenção necessária para prevenir atos de violência contra a educação assuense.
Há notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre ameaça às escolas e de atos contra em suas estruturas físicas, alunos e docentes.
Diante disso, colaborando com os poderes de segurança locais, é necessário adotar a medida de suspensão das aulas na data informada anteriormente, pois nossa Diante disso, colaborando com os poderes de segurança locais, é necessário adotar a medida de suspensão das aulas na data informada anteriormente, pois nossa prioridade é garantir a segurança de toda a rede escolar municipal.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) partiu para cima do deputado Marcon (PT-RS) depois que o petista questionou se a facada sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi real. A confusão aconteceu durante uma sessão da Comissão do Trabalho, na Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (19).
O deputado petista afirmou que não viu sangue após a facada em Bolsonaro, que aconteceu durante um evento de campanha de 2018, em Juiz de Fora. A facada foi confirmada por duas equipes médicas que atenderam o ex-presidente.
Eduardo xingou Marcon e partiu para cima do parlamentar, sendo contido por colegas de comissão. “Olha o nível de provocação. Dar uma facada no seu bucho, quero ver o que você vai fazer. Facada fake? Meu pai quase morreu com essa facada”, disse Eduardo, que continuou com xingamentos homofóbicos e com muitos palavrões. A sessão foi suspensa por alguns minutos e depois foi retomada.
O deputado Macron afirmou que Eduardo quebrou o decoro parlamentar e vai pedir uma punição na Comissão de Ética.
“Estou no meu sétimo mandato e tenho opinião política. Quando o presidente Bolsonaro estava no hospital, subi na tribuna da Câmara para desejar melhoras. Não tenho nada contra o Bolsonaro, pai do Eduardo. Minha divergência é política. Se eu lutei até hoje, foi em defesa da vida. Mas que é estranho esse negócio, é estranho”, disse o petista.
Outros deputados da comissão também condenaram a atitude de Eduardo Bolsonaro. “Se mostrou aqui o que é a violência. A violência é que se transformou em metodologia política, o ódio. Aqui foram feitos vários ataques e agressões. Agressões ao nosso partido sobre a morte de Celso Daniel, se faz um vilipêndio à história do Celso Daniel, isso pode. Agora, quando se traz uma opinião se houve mesmo a facada, recebemos esse nível palavras de baixo calão”, disse Erica Kokay (PT).
Comentários