Servidores da Saúde do RN decidem suspender greve
Os servidores da Saúde do Rio Grande do Norte decidiram suspender a greve temporariamente. O fim do movimento, iniciado na última terça-feira (11), foi definido em assembleia realizada nesta quinta-feira (13).
“A suspensão aprovada em assembleia da categoria, só foi possível mediante a manutenção de um estado de greve e de um calendário de atividades que serão mantidas, para caso o Governo de RN não cumpra com os compromissos assumidos”, afirmou o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN).
A decisão pela suspensão da greve acontece um dia após a categoria se reunir com representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) e de outros órgãos do governo estadual. “O Governo do Estado apresentou uma proposta para a pauta de reivindicações dos servidores, incluindo datas para algumas implantações”, destacou o sindicato.
O Sindsaúde frisou ainda que o acordo só foi firmado em virtude da pressão feita pela categoria. De acordo com os profissionais da saúde, foram duas audiências com membros do governo estadual, sendo uma delas de conciliação mediada pelo Ministério Público do Trabalho, que não teve avanços.
Já a segunda contou com a participação dos secretários Cipriano Maia e Pedro Lopes, que apresentaram um calendário com datas para atender pontos da pauta da saúde.
“Reafirmamos aqui ao Governo do RN e aos trabalhadores que não puderam comparecer à assembleia, que a greve foi suspensa temporariamente, mas a luta segue a todo vapor! Vamos manter o estado de greve e todas as vezes que o governo não cumprir com os prazos que ele mesmo determinou, realizaremos paralisações e um possível retorno da greve em junho”, afirmou Rosália Fernandes, diretora do sindicato durante a assembleia.
Confira abaixo o calendário de atividades do Estado de Greve da saúde do RN aprovado em assembleia da categoria:
19/04 – Assembleia sobre a Produtividade
27/04 – Reunião Extraordinária da Mesa SUS com o Governo
04/05 – Assembleia e Paralisação de advertência, caso a gratificação de incentivo a qualificação não seja paga em Abril.
Atividade mensal – Paralisação da Saúde caso os eventuais não sejam pagos no dia 15 de cada mês.
07/06 – Paralisação da categoria, caso a mudança de nível de 2022 não seja paga em Maio
2ª quinzena de Junho – Possibilidade da retomada da greve, diante do que for apresentado pelo Governo do Estado, como proposta para a reposição das perdas salariais dos trabalhadores da saúde do RN.
Portal da Tropical
Comentários