O velório do corpo do ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex deputado estadual Raimundo Fernandes ocorreu durante todo o dia no Cemitério Morada da Paz. O enterro ocorreu às 18 horas, no jazigo situado no setor 2, quadra 3. lote 46 do cemitério localizado em Emaús, em Parnamirim.
Além da família – a esposa e ex-deputada Nirinha Fernandes, a filha Patrícia e a neta Beatriz, acompanharam o velório amigos, conterrâneos de São Miguel, onde o ex-deputado foi prefeito, políticos e ex-companheiros de Assembleia, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos da região Oeste.
A homilia na missa de corpo presente esteve a cargo do padre Francisco Fernandes, que também é sãomicaelense. “A família Fernandes prega muito pelas tradições, pelas coisas que vão passando de geração para geração, vejam como é forte, ainda hoje, todo o legado do seu avô e de sua avó, que se recordam na memória de seu Hesíquio e dona Leodona, você tem a grande tarefa de honrar o legado de seu pai, o testemunho de vida levando muito em conta as opões que findavam dando a configuração do que foi Raimundo Fernandes”, disse ele para a neta do falecido ex-deputado.
Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (31), a Polícia Militar, através da CIPTUR, Companhia Independente de Policiamento Turismo, intensificou o Policiamento Motorizados e a Pé, sobre tudo nos pontos mais sensíveis, com o intuito de garantir a segurança dos nossos visitantes, turistas, bem como dos natalenses e comerciantes de nossa orla.
Através do Policiamento de aproximação, Policiamento na modalidade a pé, realizado no calçadão das Av Erivan França e Café Filho, a Polícia Militar aumenta a sensação de segurança na população e frusta toda e qualquer ação do inimigo em manter a paz e a ordem pública.
Ações desta natureza serão constantes ao longo do final de semana em virtude do aumento de turistas que estão chegando a cidade devido a normatização da violência e fim dos atentados
Policiais da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (DENARC/Natal) realizaram uma ação tática que resultou na prisão em flagrante de Alan Gleydson Santos Nascimento, de 24 anos, suspeito de tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal.
Durante a prisão, a polícia encontrou em posse do suspeito um celular, um tablete de maconha de cerca de um quilo, cento e uma porções de maconha, sete porções de cocaína, uma balança de precisão e 720 reais.
Após a prisão, a polícia recebeu uma denúncia anônima sobre um depósito de drogas na mesma rua. Os policiais foram ao local e confirmaram a informação, apreendendo aproximadamente três quilos de maconha, um quilo de crack, cerca de cem comprimidos de ecstasy, três balanças de precisão e vários objetos utilizados no tráfico de drogas. Além disso, foram encontrados vinte e um litros de drogas voláteis, incluindo doze litros de uma substância semelhante a “loló”, e nove litros de um líquido vermelho contendo aromatizante, utilizado para fabricação do “loló”.
A sucessão municipal ocorrerá em 2024, mas se as eleições fossem hoje, Carlos Eduardo Alves teria a preferência dos eleitores para suceder o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), com 26,75% das intenções de votos, segundo pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Instituto Consult. Em segundo lugar aparece a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 17,0, seguida do senador Styvenson Valentim (Podemos), 12,0%.
Outros pré-candidatos apresentados aos eleitores foram o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), que é preferido de 7,50% dos natalenses, seguido do comunicador Bruno Giovanni (BG), 3,88%, mesmo índice do presidente estadual do PSB e ex-deputado federal Rafael Motta.
Os vereadores Robério Paulino (PSOL) e Kleber Fernandes (PSDB) aparecem com 0,63% e 0,50%, respectivamente. Já os eleitores que disseram não votar em nenhum desses candidatos são 9,50% e não souberam dizer – 18,38%.
Na hipótese de surgirem apenas os seguintes pré-candidatos a prefeito de Natal – Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta, o resultado da pesquisa continuou apontando o ex-prefeito Carlos Eduardo na liderança, com 31,38%, seguido da parlamentar petista, com 18,38% e Paulinho Freire, 10,25%. Motta aparece com 6,50%. Os eleitores que não votariam em nenhum deles são 13,63% e não souberam dizer, 19,88%.
Quando se reduz a três o número de pré-candidatos, o resultado foi o seguinte: Carlos Eduardo, 33,88%; Natália Bonavides, 19,63% e Paulinho Freire, 11,38%. Não votam em nenhum, 15,0% e não sabem dizer, 20,13%.
A pesquisa também perguntou em qual pré-candidato votaria para prefeito de Natal, com a retirada do nome de Carlos Eduardo. O resultado foi o seguinte – Natália Bonavides, 21,38%; Paulinho Freire, 20,25% e Rafael Motta, 10,75%. Em nenhum desses, 20,25% e não sabe dizer, 27,38%.
No quesito rejeição, a maioria dos eleitores respondeu que não votaria de maneira nenhuma em Natália Bonavides (23,3%) e em Styvenson Valentim (21,8%). Depois aparece Carlos Eduardo, 15,6%; Rafael Motta, 9,4%; Paulinho Freire, 8,4%; Bruno Giovanni, 6,8%; Robério Paulino, 6,4% e Kleber Fernandes, 4,9%. Em nenhum, 5,3% e não superam responder, 24,4% e todos, 8,3%.
A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult ouviu 800 eleitores entre os dias 8 e 11 de março, com resultados sujeitos a um erro máximo permissível de 3,4%, com confiabilidade de 95%.
Álvaro Dias tem aprovação de 51,7%
A pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Instituto Consult também quis saber dos eleitores de Natal, a avaliação a respeito da maneira de governar dos gestores municipal, estadual e federal. Segundo a pesquisa, a administração do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) é aprovada por 51,7% dos natalenses. Os que desaprovam são 31,0% e não souberam dizer, 17,25%. O maior índice de aprovação da gestão de Dias é na Zona Leste, 66,4%, o menor na Zona Sul, 46,7%. Na Zona Norte, o índice foi de 50,9% e na Zona Oeste, 49,7%.
GOVERNO
Com relação a administração da governadora Fátima Bezerra (PT), os natalenses responderam que 36,25% aprovam e 53,13% desaprovam. Não sabem dizer, 10,63.
Os que desaprovam são 33,3% na Zona Sul; 31,3% na Zona Norte e 31,1% na Zona Oeste e 26,2% na Zona Leste.
O melhor desempenho da governadora do Estado foi na Zona Sul, onde 39,4% dos eleitores aprovam a sua maneira de administrar, depois vem a Zona Norte, 37,5%; Zona Leste, 35,5% e Zona Oeste, 31,6%.
Entre os eleitores que desaprovam a gestão da governadora, o resultado foi o seguinte: Zona Leste, 56,1%; Zona Norte, 54,7%; Zona Oeste, 52,3% e Zona Sul, 49,4%.
LULA
A pesquisa ainda indagou os eleitores sobre as posições tomadas pelo presidente Lula para governar o Brasil até agora. Os que aprovam são 44,88% e desaprovam, 36,88%. Não sabem dizer, 18,25%.
Por região, o desempenho de Lula foi este entre os que aprovam: Zona Norte, 41,9%; Zona Sul, 47,8%; Zona Leste, 45,8% e Zona Oeste, 46,6%.
Entre os que desaprovam: Zona Norte, 39,1%; Zona Sul, 37,2%; Zona Leste, 40,2% e Zona Oeste, 31,1%.
A taxa média de desemprego no Brasil ficou em 8,6% no trimestre móvel encerrado em fevereiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (31/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao trimestre móvel imediatamente anterior, entre setembro e novembro (8,1%), houve aumento de 0,5 ponto percentual. No mesmo período de 2022, a taxa era de 11,2%.
O número de desempregados alcançou 9,2 milhões de pessoas, acréscimo de 483 mil pessoas à procura de trabalho. O número de ocupados, por sua vez, caiu 1,6%, para 98,1 milhões de brasileiros (decréscimo de 1,6 milhão de pessoas).
“Voltar a ter crescimento da desocupação nesse período pode sinalizar o retorno à sazonalidade característica do mercado de trabalho. Se olharmos retrospectivamente, na série histórica da pesquisa, todos os trimestres móveis encerrados em fevereiro são marcados pela expansão da desocupação, com exceção de 2022”, explicou Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.
“Esse aumento da desocupação ocorreu após seis trimestres de quedas significativas seguidas, que foram muito influenciadas pela recuperação do trabalho no pós-pandemia”, completou.
Na manhã desta sexta-feira (31), o deputado federal João Maia se reuniu com o prefeito Emídio Jr para entregar formalmente emendas parlamentares no valor de 2 milhões e 620 mil reais para a saúde de Macaíba. O encontro aconteceu no Palácio Auta de Souza e contou com a presença do deputado estadual Kleber Rodrigues.
“Hoje a gente acaba de receber a boa notícia que o nosso deputado federal João Maia veio trazer, na companhia do deputado estadual Kleber Rodrigues, o total de 2 milhões e 620 mil reais em emendas ao nosso município”, comentou Emídio. Desse valor, 2 milhões e 250 mil são de emendas individuais e outros 370 mil são de emendas de bancada.
De acordo com Emídio, o valor vai ser usado principalmente para a manutenção e investimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba. “Manter e investir na UPA é o nosso principal objetivo”, afirmou ele.
A reunião contou também com a presença dos(as) vereadores(as) Aluízio Silvio, Erika Emídio, Zeca da Pesca, Rita de Cássia, Dadaia Ribeiro, João de Damião, Jailson Brito, Socorro Nogueira, Igor Targino, Cacau, Aroldo da Saúde e Jefferson Stanley.
Com o fim da validade da identidade estudantil 2022, que é hoje dia 31 de março de 2023, e para atender a demanda dos estudantes da cidade que ainda não fizeram ou renovaram o documento, o NatalCard montará um plantão de vendas nesse sábado (1º) das 8h às 13h, nos postos de atendimento da Zona Sul (Av. Salgado Filho, 2850, próximo a AGAE) e na Zona Norte (Posto Fundação, Av. João Medeiros Filho, em frente ao Atacadão). Para solicitar o documento deste ano, o estudante tem que estar atualizado no cadastro dos matriculados para o ano letivo 2023 por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). O documento terá validade até março 31 de março de 2024.
Para agilizar o procedimento, as instituições de ensino precisam cadastrar no sistema da Prefeitura – IEE – os alunos cadastrados devem comparecer a um dos postos NatalCard com RG e CPF ou solicitar pelo App Meu NatalCard ou whatsapp 84 99179-7541. O valor da Carteira de Estudante é de R$ 35,00, com preço promocional de R$ 30,00, até o dia 02 de abril de 2023. Atualmente estão no sistema da STTU 132.194 alunos.
A carteira de estudante UNE, Ubes e Anpg, pode ser adquirida nos postos (apresentando RG e CPF) no Portal do Estudante Natal, no APP Meu NatalCard ou ainda pelo whatsapp 84 99179-7541. Por esses canais de atendimento o estudante pode verificar se está cadastrado no sistema. Caso não esteja, deve procurar a instituição de ensino e solicitar o seu cadastramento. Lembrando que a solicitação do documento ocorre ao longo de todo o ano letivo.
Através do App MeuNatalCard e do Whatsapp 84 99179-7541, o estudante tem a opção e comodidade de receber o documento em sua própria residência.
Postos do NatalCard:
Sede Zona Sul:
Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Chacon Center, Loja 05 – candelária
Horário: Segunda a Sexta das 07:30 hs às 17 hs
Sede Zona Norte:
Av. Dr João Medeiros filho, 64 – Igapó
Horário: Segunda a Sexta das 07:30 hs às 17 hs
UFRN – Centro de Convenções:
Horário: Segunda a Sexta das 07:30 hs às 17 hs
A carteira é um documento criado para identificar o estudante e garantir a ele o direito da meia entrada, pagando 50% do valor, em eventos culturais, sala cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, de acordo com a ,Lei Federal 12933/2013 e Decreto Nº 8537/2015.
E para o estudante de Natal, o cartão vem acoplado com um chip para que ele utilize no pagamento da meia passagem nos ônibus do município. Essa unificação se torna possível através do Decreto Municipal Nº 10917/2015. Todo estudante do município do Natal que está de acordo com a Lei Federal 12933/2013, Decreto Nº 8537/2015 e Lei Municipal 5556/2004.
Além do benefício da meia entrada em eventos, cinemas, teatro, jogos, shows e meia passagem nos ônibus, o estudante também tem a comodidade e a segurança de recuperar seus créditos em caso de uma segunda via. Há ainda o Clube de Descontos (rede de parceiros em diversos seguimentos) o qual o aluno apresentando o seu cartão, recebe descontos exclusivo nos estabelecimentos parceiros.
O Carteira de Estudante de meia passagem pode ser recarregado nos Postos e Rede de vendas espalhados por toda cidade, bem como pelo APP Meu NatalCard.
A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) se manifestou por meio de nota diante do reajuste do ICMS, que valerá a partir deste sábado (1º) no RN. No comunicado, a Associação ressaltou sua indignação diante do cenário.
Na manhã desta sexta-feira (31), o Senador Styvenson Valetim (Podemos-RN) protocolou uma ação na Justiça para impedir o aumento do ICMS.
Leia a nota na íntegra:
A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte – ASSURN, vem a público manifestar preocupação acerca dos reflexos no dia a dia do consumidor e do seu desafiador poder de compra, diante do aumento de ICMS no Estado.
É bem verdade que é de se admirar a capacidade do consumidor de fazer as suas compras em meio às dificuldades para comporem suas cestas básicas de alimentos. Dentro de um supermercado, consumidores dão uma verdadeira aula de gestão e finanças ao fazer verdadeiros malabarismos para levarem pra casa itens primordiais. Mas até onde vai essa resiliência ao se deparar com a pressão inflacionária imposta sobre os alimentos acrescido de uma oneração de impostos no nosso Estado?
O Decreto do Governo do Rio Grande do Norte que confirma o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20% faz o consumidor potiguar navegar por águas turvas e agitadas. Para os alimentos chegarem às gôndolas dos supermercados, é preciso serem transportados. Um custo que já é significativo, passará a ser ainda mais dificultador. Vale lembrar outros custos com luz, água, pagamento de funcionários e demais despesas para fazer um supermercado funcionar em sua plenitude, sendo função essencial para a sociedade.
Com os reajustes do ICMS, quem pagará essa conta? Enquanto representação do setor supermercadista, nos inquietamos com os movimentos de mercado quando reajustes assim ocorrem. O fardo da super tributação sempre é carregado pelos cidadãos, que labutam diariamente para colocarem o mínimo em suas mesas. Nessas horas, é impossível não pensar no consumidor.
Como Associação dos Supermercados, queremos ressaltar a nossa indignação e comunicar a população consumidora do Rio Grande do Norte que nada podemos fazer a não ser realizar o repasse desse reajuste tributário.
Na certeza que os esclarecimentos prestados denotam o nosso compromisso com a transparência, agradecemos a compreensão. Esperamos que dias melhores venham para todos nós.
Comentários