SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 25, 2023

Algodão agroecológico: safra prevê 783 toneladas no RN em 2023

FOTO: DIVULGAÇÃO

Agricultores e agricultoras familiares iniciaram o plantio das sementes do algodão agroecológico, deflagrando oficialmente a safra 2023 da cultura no Rio Grande do Norte. A meta é viabilizar o plantio de 1304,50 hectares de algodão agroecológico plantados em consórcio com cultivos alimentares. A produtividade estimada para este ano é de 600 quilos de algodão por hectare plantado.

A entrega das sementes para o plantio do algodão foi realizada por meio dos parceiros do Projeto, como Instituto Casaca de Couro, Acopasa/Diaconia e Rede Xique-Xique. A distribuição já está concluída e foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF-RN), e pelos escritórios da Emater-RN, paralelamente à distribuição das sementes crioulas (milho, feijão, fava e sorgo) de outros tipos de cultivo. O algodão está sendo plantado de forma consorciada, por exemplo, com sementes de milho posto rico, feijão dos tipos pingo de ouro e costela de vaca, arroz vermelho, fava branca e sorgo.

Para a safra deste ano, participarão 111 municípios. O plantio do algodão começou no Alto Oeste do estado, em 18 municípios; no Seridó, como por exemplo em Parelhas, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Caicó, entre outros; e na região de Assu. Esse plantio ocorre de maneira descentralizada pelo território potiguar, já que as chuvas não acontecem uniformemente.

“Esse é um projeto fundamental, pois proporciona vida digna no semiárido”, considerou o diretor-geral da Emater-RN. Estão sendo distribuídos aproximadamente 13 mil quilos de sementes de algodão para mais de 1.118 famílias agricultoras cadastradas no projeto Algodão Agroecológico Potiguar e no Programa Estadual de Sementes Crioulas, e para algumas famílias acampadas de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, mobilizadas pelo MST, e outras residentes nas comunidades indígenas do Amarelão, em João Câmara (RN).

Ao todo, 85% das famílias participantes do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar recebem assistência técnica da Emater-RN. Os produtores, assim como extensionistas rurais e técnicos de organizações não governamentais contratados pela Sedraf-RN, estão realizando um curso modulado ministrado pela Embrapa Algodão, com ensinamentos acerca de planejamento e organização dos consórcios agroecológicos, orientações sobre o plantio do algodão, introdução ao manejo e controle de pragas e doenças, além de poderem socializar sobre a unidade de produção das famílias assistidas, e discutirem sobre gênero e geração.

O Projeto Algodão Agroecológico Potiguar foi lançado pela governadora Fátima Bezerra em 2021 e, em sua primeira safra, de 2022, obteve a mobilização de 248 famílias agricultoras em 48 municípios, que garantiram o cultivo de 276 hectares de algodão em consórcio com as demais culturas alimentares. A produção chegou a 131,2 toneladas de algodão em rama e 11,5 toneladas da pluma. A primeira safra, desde a retomada da cotonicultura no RN, movimentou R$ 494.367,00.

O projeto é coordenado pelo Governo do Estado, por intermédio da Sedraf e Emater-RN. Ele é constituído por um arranjo institucional que conta com a participação de importantes parceiros: Embrapa Algodão, prefeituras, Instituto Riachuelo, Sebrae, Diaconia, Acopasa, Vert, Unicafes, Instituto Casaca de Couro, Norfil, FAO, Rede Xique-Xique e Justa Trama.

Unidades móveis do Sesc RN oferecem atendimentos gratuitos em Natal e Tibau do Sul

FOTO: DIVULGAÇÃO

As novas datas para as instalações das unidades móveis de saúde do Sesc RN acabam de ser divulgadas. Em Natal, no bairro de Cidade da Esperança, a população poderá desfrutar de atendimentos odontológicos, enquanto as mulheres de Tibau do Sul, terão acesso a mamografias e exames preventivos e gratuitos. Os serviços de cada unidade serão iniciados, respectivamente, nos dias 30 de março e 05 de abril.

Para os interessados em realizar tratamentos de odontologia gratuitos, a OdontoSesc estará estacionada no pátio da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Esperança, oferecendo atendimentos do dia 30 de março a 10 de maio. Serão disponibilizados, inicialmente, 200 vagas para realização de procedimentos, e os agendamentos para as consultas devem ser realizados a partir das 08h do dia 29/03 (quarta-feira).

A partir do dia 05 de abril, as beneficiadas serão as mulheres de Tibau do Sul, que terão a oportunidade de realizar exames importantes para acompanhamento da saúde feminina na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, estacionada na Rua Vila Dona Isabel, próximo à Câmara Municipal, até o dia 27 de abril. A solenidade de inauguração acontece no dia 05/04, a partir das 10h, e os agendamentos para realização dos exames já estão sendo realizados diretamente com os agentes de saúde do município. Ao todo, serão disponibilizadas vagas para 400 exames preventivos, que podem ser realizados por mulheres com idades entre 25 e 64 anos, e outras 400 vagas para mamografias, destinadas ao público com 50 a 69 anos de idade.

Para garantir uma vaga nos atendimentos oferecidos pelas unidades móveis de saúde do Sesc RN é necessário realizar o agendamento prévio, de acordo com o apresentado para cada serviço. Os documentos necessários em ambos casos são as cópias do RG, do CPF, do comprovante de residência e do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Rio Grande do Norte tem 187 suspeitos presos por onda de ataques

FOTO: DIVULGAÇÃO

Balanço parcial das forças de segurança que atuam para combater a organização criminosa responsável pelos ataques iniciados na segunda-feira da semana passada (20) no Rio Grande do Norte indica que 187 suspeitos já foram presos. Desses, 22 foram no âmbito da Operação Normandia e 15 da Operação Sentinela.

Até o momento, 43 armas de fogo foram apreendidas. Também foram capturados 148 artefatos explosivos e 33 galões de combustíveis. De acordo com nota divulgada neste sábado (25), também foram apreendidos dinheiro, drogas e munições. Produtos de furto foram recuperados. Nesses casos, não foram divulgados quantidades ou valores.

Onda de violência

Desde o dia 14 de março, ações orquestradas por facções criminosas causam terror à população, com incêndios e tiros contra prédios públicos, veículos, comércio e até residências.  As ações são uma retaliação às condições dos presídios, indicam investigações da polícia.

A custódia de presos está entre os motivos apontados pelos criminosos para a série de ataques no estado. O estado já confirmou pelo menos 300 ataques criminosos desde o início das ações.

Com informações da Agência Brasil

ABC x Náutico: STJD determina jogo com portões fechados

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou neste sábado que a partida entre ABC e Náutico seja realizada com portões fechados. O confronto único pelas quartas de final da Copa do Nordeste está marcado para domingo, às 15h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal.

O jogo seria disputado com torcida única do ABC por recomendação da Polícia Militar e Ministério Público do Rio Grande do Norte, tendo em vista o atual cenário da segurança pública do estado. A CBF havia aceitado tal recomendação.

O Náutico entrou com recurso no SJTD para que houvesse a liberação da presença da torcida alvirrubra. Como esta medida inicialmente não seria possível, de acordo com a recomendação da Polícia Militar do RN, o STJD entendeu que, neste caso, não deveria haver a presença das duas torcidas por uma questão de “equilíbrio”.

A medida cautelar publicada neste sábado é assinada pelo presidente do STJD, Otávio Noronha.

Ele citou que “o caso que ocorre no Rio Grande do Norte, como é público e notório, decorre de circunstância de calamidade da segurança pública local, por questão pontual e imprevista”, mas reforçou que “a justiça desportiva não pode nem deve contrariar determinações das autoridades locais, mas lhe cabe, por atribuição constitucional, conservar o equilíbrio das competições e a inteireza dos regulamentos“.

Com isso, determinou “providência cautelar distinta da vindicada pelo clube autor, mas a ela simétrica e eficaz para preservar o interesse maior do desporto, determinando, pois, que à mingua de condições da recepção da torcida visitante, seja a partida realizada com os portões fechados para todos e quaisquer torcedores”.

O ABC deve recorrer desta decisão e buscar entendimento para que haja a presença das duas torcidas, com garantia da segurança por parte da Polícia Militar. O Alvinegro, inclusive, manteve a venda de ingressos pela internet e nos pontos físicos.

ge

Em Natal, coronel da Força Aérea é assassinado e garota de programa assume identidade dele por 4 meses

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em meio à onda de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, o Fantástico da Rede Globo vai mostrar um episódio surpreendente ocorrido em Natal. Um coronel da reserva da Força Aérea Brasileira foi brutalmente assassinado em Natal. E mais: uma garota de programa assumiu a identidade dele por quatro meses.

Ela teria utilizado o celular dele para mandar mensagens para a família e evitar qualquer desconfiança de pessoas conhecidas.

A reportagem sobre o episódio será mostrado pelo repórter Maurício Ferraz, que estava na Capital do Estado cobrindo a série de ataques criminosos que acontecem há mais de 10 dias no Rio Grande do Norte.

Portal 96 FM

Badalado bar de Natal sofre arrastão na madrugada de sexta para sábado

FOTO: REPRODUÇÃO

Entre a sexta e o sábado, teve arrastão em um bar badalado de Natal, o Bafafá, localizado em Lagoa Nova. 

O assalto foi num momento em que o bar já estava fechando, mesmo assim, ainda tinha cerca de 30 pessoas. Os bandidos chegaram, colocaram a arma na cabeça de um dos responsáveis pelo estabelecimento, e anunciou o roubo. 

A partir daí, começou a gritaria e a correria. Muita gente correndo para tentar fugir.

Com informações do Blog do Gustavo Negreiros

Litoral da Grande Natal tem 10 pontos impróprios para banho; confira locais

FOTO: ANADELLY FERNANDES

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 10/2023, emitido nessa sexta-feira (24), informa que 10 trechos do litoral da Grande Natal estão impróprios para banho. 

Os pontos são Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pium (Ponte Nova e Balneário Pium) e Pirangi do Norte (Apurn), em Parnamirim; Ponta Negra (Acesso Principal), Via Costeira (Cacimba de Boi e Barreira D’água), Areia Preta (Praça da Jangada), Redinha (Rio Potengi), em Natal; Genipabu (Barracas), em Extremoz.

Foram coletadas e classificadas 33 amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, a fim de informar aos banhistas as condições das praias monitoradas.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Criança de 4 anos é encontrada morta dentro de carro na Grande Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma criança de apenas 4 anos foi encontrada morta dentro de um carro, na cidade de Parnamirim, nessa sexta-feira (24). O menino foi localizado no veículo que estava estacionado na garagem da própria casa.

De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada para dar apoio a uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), populares relataram duas versões para o caso.

Segundo a PM, a primeira versão seria de que a criança teria sido esquecida dentro do carro pelos pais. A segunda seria de que a criança teria entrado sozinha no veículo e ficado presa, enquanto o pai dormia e a mãe não estaria em casa.

Apesar da tentativa de socorro, o Samu constatou o óbito do menino. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi ao local para colher as primeiras análises e fazer o recolhimento do corpo.

A Polícia Civil foi acionada e vai investigar o caso. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deverá ficar responsável pela ocorrência.