SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 16, 2023

Prefeito reúne equipe e determina prioridade na retomada da coleta de lixo e transporte público

FOTO: MANOEL BARBOSA

O prefeito Álvaro Dias se reuniu na tarde desta quinta-feira (16) com secretários e auxiliares para tratar da retomada de serviços essenciais à população de Natal. A normalidade da coleta de lixo e o transporte público foram discutidos e tratados como urgência.

O chefe do executivo garantiu o dobro do efetivo da Guarda Municipal de Natal nas ruas a partir de amanhã. “Nos reunimos com o comando da Guarda Municipal, secretaria de Defesa Social, e as empresas prestadoras de serviço de coleta do lixo para montar um esquema de segurança que possa dar apoio a esse serviço de suma importância para o município. Outro assunto abordado foi dos transportes coletivos, que são utilizados por cerca de 200 mil natalenses diariamente. Nossa Guarda já está atuando na proteção às garagens, como ficou acertado na reunião com as forças de segurança que estão atuando. Diante dessa crise, queremos reforçar o efetivo e os carros para acompanhar e dar tranquilidade e segurança necessária para que estes serviços retornem aos poucos à sua normalidade”, afirmou.

Para dar sustentação à operação, a Prefeitura vai colocar nas ruas todas as viaturas da GMN, veículos de outras secretarias do município e vai estabelecer um pagamento extra para que os guardas possam trabalhar durante sua folga. A Procuradoria do Município irá decidir qual a forma jurídica de fazer isso.

Prefeitura divulga pesquisa sobre violência de gênero em Natal

FOTO: JOANA LIMA

Dentro da programação de março, mês da mulher, a Prefeitura de Natal divulgou nesta quarta-feira (15), os números de uma pesquisa da percepção do natalense sobre a violência de gênero e lançou oficialmente campanha, reforçando a luta pelo fim da violência de gênero e tem o tema: Violência contra a mulher, não! Natal é a cidade do respeito. A solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, da secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Maria José Medeiros, da vereadora Nina Souza, demais secretários e servidores.

O levantamento apontou que 47,25% dos entrevistados já presenciaram algum tipo de violência contra a mulher. A pesquisa elencou os tipos de violência testemunhados: 79,89% Violência Física; 60,05% Violência Psicológica; 52,91% Violência Moral; 18,25% Violência Patrimonial e  13,49% Violência Sexual. Em um questionamento da pesquisa feito exclusivamente ao público feminino, 28,12% das mulheres afirmaram ter sofrido algum tipo de violência.  Oitocentos entrevistados de ambos os sexos e residentes nas quatro regiões administrativas da capital potiguar. Na oportunidade, o prefeito Álvaro Dias recebeu da titular da Semul, Maria José Medeiros, o protocolo  de atenção à mulher em situação de violência do município de Natal.

A campanha Violência contra a mulher, não! Natal é a cidade do respeito foi desenvolvida pela secretaria municipal de Comunicação (Secom) e está sendo veiculada em emissoras de TV, rádio, portais, blogs e nos perfis oficiais da Prefeitura de Natal nas redes sociais.

“Desde o início do mês a Prefeitura está com toda a sua estrutura voltada à temática da mulher. Precisamos construir todos os dias uma sociedade mais justa e igualitária. Ainda nos dias de hoje, infelizmente, muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre isso. Nossa gestão trabalha, atua e vai seguir agindo para que as mulheres tenham seus direitos respeitados e tenham cada vez mais espaço”, enfatizou o prefeito.

O chefe do executivo municipal também enalteceu as ações que a gestão vem executando para combater e prevenir a violência contra a mulher: “A Patrulha Maria da Penha está consolidada em Natal. Os resultados são excelentes. Além disso, também temos os serviços da Casa Abrigo Clara Camarão, o Centro Elizabeth Nasser, e diversas iniciativas integradas entre todas as nossas secretarias com o objetivo de atender, acolher e defender as mulheres vítimas de violência”, pontuou.

Ele finalizou o pronunciamento sobre a importância da luta das mulheres por direitos iguais e fez um chamamento a todos os segmentos da sociedade para se juntarem a essa luta tão importante: “Quando uma mulher é violentada toda a sociedade precisa reagir, repudiar e se levantar contra esse ato nefasto. Todos nós precisamos nos envolver e ajudar nesse processo de proteção, defesa e luta pelos direitos das mulheres”, concluiu Álvaro.

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher segue até o final de março. No dia 17, acontecerá mais uma edição do projeto Semul Itinerante com o Seminário com a Rede de Atendimento FIERN. De 20 a 22/03, o Semul Itinerante vai até o bairro Felipe Camarão com uma ação no Lar Fabiano de Cristo. No dia 27/03, o Centro Municipal de Trabalho e Emprego, no Alecrim, vai sediar uma oficina sobre o Empoderamento Feminino. O Capacita Semul sobre Defesa Pessoal, no dia 30/03, no Palácio dos Esportes, encerrará as atividades do mês da mulher.

Natal, Mossoró e Parnamirim paralisam transporte, coleta seletiva e unidades de saúde após ataques

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natal, Mossoró e Parnamirim, as três maiores cidades do Rio Grande do Norte, suspenderamserviços básicos após a série de ataques violentos. Este é o terceiro dia de ataques, que se estendem por 34 cidades no estado.

Em Natal, a cidade está sem transporte público nesta quinta-feira. Os serviços foram suspensos após a nova onda de ataques. Na capital, desde a terça-feira (14) o atendimento em unidades básicas de saúde e a coleta seletiva havia sido suspensa.

Em Parnamirim, nesta quinta-feira a prefeitura suspendeu o transporte público, a coleta seletiva e também o atendimento médico em unidades de saúde. Já em Mossoró, a cidade está sem transporte público desde a terça-feira e a coleta seletiva acontece apenas sob escolta.

G1RN

VÍDEO: Jornalista responsabiliza governo Fátima pela onda de ataques no RN

FOTO: SANDRO MENEZES

O jornalista Carlos Santos do publicou na manhã desta quinta-feira(16), uma matéria onde denuncia a falta de contratação de concursados da PM no estado do RN, segundo Carlos, o Governo do estado teria 1500 policiais aprovados em concurso aguardando para tomar posse e reforçar o efetivo do estado.

Carlos afirma também que p RN teria um déficit de 70% da Polícia Civil no estado potiguar. O jornalista avalia que a facção criminosa Sindicato do Crime (SDC) aumentou sua força com a falta de efetivo das polícias Civil e Militar no estado.

Com informações do Blog Gutemberg Cardoso

Food & Jazz Natal comunica adiamento

FOTO: DIVULGAÇÃO

A organização do Food & Jazz Natal comunica o adiamento da sua primeira edição, previsto para acontecer entre os dias 15 a 25 de março.

Esclarecemos que por força dos notórios acontecimentos na capital e interior, provocando um completo clima de insegurança, tornou-se impossível a realização do festival na data divulgada, vez que a logística ficou prejudicada tanto para os frequentadores quanto para os estabelecimentos e demais fomentadores.

Assim, diante do contexto, a Juçara Figueiredo Produções se viu obrigada a tomar a decisão de adiar o festival, e seguir monitorando o cenário para, mais brevemente possível, definir uma nova data para a realização do evento.

Agradecemos e contamos com a compreensão de todos!

Deputado Gustavo Carvalho pede a presença das Forças Armadas no RN e critica letargia do Governo do Estado

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Deputado Estadual Gustavo Carvalho (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (16), defendeu a presença das Forças Armadas no RN para conter a onda de ataques criminosos que estão ocorrendo em vários municípios do estado nos últimos dias.

“As Forças armadas têm que ir para rua. Exército tem que ir para rua”, reivindicou. O deputado mencionou o arrastão que aconteceu em São Tomé durante a madrugada desta quinta (16) e a retroescavadeira atacada no município de Coronel Ezequiel que custava o valor de R$ 1,8 milhão de reais.

“O povo do Rio Grande do Norte tem que ser respeitado! Nosso estado não tem um serviço de inteligência pra detectar com antecedência um movimento tão forte, estruturado e organizado? É preciso que o Governo do Estado tome providências imediatas e enérgicas”, afirmou o deputado.

Gustavo ainda relembrou que, além da segurança, o Estado acumula problemas na educação – com greve dos professores e debate sobre o pagamento do piso salarial da categoria -, na saúde – com pessoas esperando cirurgias em filas nos hospitais -, na recente investigação na Controladoria Geral do Estado, e com o turismo, “jogado ao chão com reservas de hotéis para Semana Santa canceladas”.

Crise na Segurança: em reunião com Governo, OAB/RN pede continuidade de serviços públicos

FOTO: ASSECOM

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), se reuniu com a governadora Fátima Bezerra e representantes do Poder Judiciário e Poder Legislativo na manhã dessa quinta-feira (16). Além de tratar de soluções para a crise na segurança do Estado, a Seccional solicitou a permanência do funcionamento da estrutura pública essencial para atender a população, com a garantia de segurança.

A OAB/RN também sugeriu a presença de mais efetivo policial para fazer o patrulhamento de ruas e avenidas, bem como a rápida identificação de onde estão partindo ordens de ataque ao patrimônio público e privado do Rio Grande do Norte.

“Nesse momento de crise, precisamos unir esforços para encontrar soluções céleres, para que a paz volte ao nosso Estado. A OAB/RN fará parte do Comitê de Gestão de Crise Unificado criado pelo Governo do Estado, bem como o Núcleo Técnico Operacional, para acompanhar e tentar encontrar o melhor caminho para restabelecimento da ordem social”, disse o presidente da Seccional, Aldo Medeiros. 

Durante a reunião com membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Federal, e outros órgãos do estado, ficou determinada a criação de um Comitê de Gestão de Crise Unificado e um Núcleo Técnico Operacional com membros de cada órgão do Judiciário e Legislativo.

RN vai receber reforço de policiais da Paraíba e Ceará, diz governadora

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, informou a instalação de um gabinete de crise em decorrência dos atentados perpetrados desde a madrugada de terça-feira (14) no Estado. A chefe do executivo estadual também confirmou a solicitação de mais reforço da Força Nacional e que os estados do Ceará e da Paraíba disponibilizaram apoio de efetivo policial e viaturas no combate aos ataques criminosos.

As informações foram repassadas pela governadora após reunião com o gabinete de crise, que conta com representantes da justiça, poder legislativo, ministérios públicos Estadual (MPRN) e Federal (MPF), forças de segurança e um núcleo técnico operacional com demais entidades.

O objetivo, segundo Fátima Bezerra, é fortalecer mais as ações de segurança para reduzir a violência no Estado. O Rio Grande do Norte já conta com reforço de 190 policiais da Força Nacional e mais 90 devem chegar até a manhã desta sexta-feira (17).

A governadora afirmou que os governadores do Ceará, Elmano de Freitas, e Paraíba, João Azevedo, disponibilizaram efetivo policial e viaturas em apoio à segurança do Estado. Segundo Fátima, 30 policiais cearenses vão reforçar o patrulhamento na região de Mossoró. Ela não quantificou o apoio nem região onde vão atuar os agentes da Paraíba.

“O Estado não abre mão de um combate sem trégua, com todo o rigor, contra a criminalidade”, afirmou Fátima Bezerra.

Tribuna do Norte