SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 14, 2023

Prefeitura de Natal lança Campanha Restitua Amor para ajudar crianças e idosos

FOTO: MANOEL BARBOSA

A Prefeitura de Natal lançou na tarde desta segunda-feira (13) mais uma edição da Campanha Restitua Amor. O objetivo é incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda devido para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e para o Conselho da Pessoa Idosa (CMPI).

A campanha é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), e pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Pessoa Idosa (CMPI).

Anualmente, no ato de envio da Declaração de Imposto de Renda, o contribuinte tem a opção de destinar até 3% do valor a ser pago ao Governo, para cada um dos fundos municipais. Esse valor é transferido direto da Receita Federal para o Fundo Municipal escolhido, sem que haja nenhum pagamento a mais por parte do contribuinte. O prazo de envio da declaração vai até o dia 31 de maio de 2023.

Para o prefeito de Natal, Álvaro Dias, a campanha Restitua Amor é uma grande oportunidade de ajudar o próximo. “Tanto a pessoa física como a jurídica podem destinar os recursos em favor das crianças, adolescentes e idosos, através deste programa. Ano passado ultrapassamos os R$ 900 mil em arrecadação. Este ano, a meta é aumentar o valor e com isso iremos fazer uma ampla divulgação para que a população possa ajudar quem realmente precisa”, afirmou.

O responsável por administrar os recursos destinados ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA, é o Comdica, órgão deliberativo e consultivo formado por membros do poder público e da sociedade civil. Já o Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso – Fumapi, quem administra esses recursos é o CMPI. Os dois órgãos são vinculados à Semtas.

A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, destacou que a campanha Restitua Amor foi um projeto idealizado pelo ex-secretário da pasta, o deputado estadual Adjuto Dias e que é preciso dar continuidade à campanha que vai beneficiar várias pessoas. “É de muita responsabilidade dar continuidade a essa campanha tão importante que foi executada pelo ex-secretário Adjuto Dias. Com essas doações, vamos financiar projetos sociais que garantem a proteção integral da criança e do adolescente e da pessoa idosa. Além de atendermos esses públicos, asseguramos que a doação seja destinada a quem realmente precisa”, ressaltou.

Participaram da solenidade de lançamento o deputado estadual, Adjuto Dias, a vereadora Júlia Arruda, a presidente do Comdica, Érica Rayssa, a presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Vanda Laylla, secretários municipais, assessores e servidores.

Como Doar

A doação é feita no ato da declaração do IR direto no programa da Receita Federal, clicando na aba esquerda do aplicativo. O contribuinte vai destinar para os Fundos apenas parte do imposto (até 6%) do valor devido ao Governo Federal. Para usar o incentivo fiscal, é preciso apresentar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) na modalidade completa, cujo programa calcula automaticamente o limite da dedução.

Fátima diz que ataques são “repugnantes e inaceitáveis” e promete “rigor da lei” contra criminosos

FOTO: REPRODUÇÃO

A governadora Fátima Bezerra (PT) classificou como “repugnantes e inaceitáveis” os ataques que vêm sendo registrados desde a madrugada desta terça-feira (14) em dezenas de cidades do Rio Grande do Norte. Direto de Brasília, onde tinha programado uma agenda para os próximos dois dias, a governadora prometeu empenho das forças de segurança contra os criminosos e prometeu punição no “rigor da lei”.

“Quero declarar todo nosso repúdio aos inaceitáveis episódios de violência ocorridos no Estado. Todo trabalho está sendo feito para que os criminosos sejam presos, julgados e punidos com rigor da lei. O comando está atuando desde a madrugada para localizar e prender os responsáveis por esses crimes repugnantes e inaceitáveis”, afirmou a governadora.

Até agora, nove pessoas foram presas em todo o Estado por envolvimento com ataques criminosos orquestrados contra veículos e prédios públicos. Além das prisões, foram efetuadas apreensões de artefatos, armas, munições, veículos e dinheiro.

Em meio aos ataques, a governadora se dirigiu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve uma reunião com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli, e com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar. A governadora espera agora para ter um encontro com o ministro Flávio Dino. Fátima está pedindo apoio para o enfrentamento da criminalidade.

Nesta tarde, direto de Brasília, a governadora deverá ter uma reunião por videoconferência com a cúpula de segurança pública do Estado. Há a expectativa de que integrantes do ministério também participem da conversa.

Inicialmente, a agenda de Fátima em Brasília nesta terça-feira teria apenas reuniões com os ministros Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes). Na quarta, a governadora tem um encontro marcado com o ministro Fernando Haddad (Fazenda).

O encontro com Haddad, contudo, já foi cancelado, já que a governadora tenta antecipar seu retorno ao Estado para esta terça-feira. Inicialmente, Fátima voltaria ao Rio Grande do Norte apenas na quinta (16) pela manhã.

Portal 98 FM

UFRN suspende atividades até às 12h desta quarta-feira após onda de ataques

FOTO: CÍCERO OLIVEIRA

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas em todos os seus campi nesta terça-feira. A decisão ocorre após série de ataques orquestrados no Rio Grande do Norte e a redução da redução da oferta de transporte público.

A reitoria da instituição informou que a suspensão das atividades serve como forma de preservar a segurança da comunidade universitária. Caso seja verificada a necessidade de prorrogação da suspensão, a universidade emitirá um novo comunicado.

Tribuna do Norte

Fecomércio RN pede imediato reforço na Segurança Pública para evitar novos ataques no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Fecomércio Rio Grande do Norte, principal entidade representativa dos segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, enfatiza a necessidade premente de reforço das ações ostensivas de todas as forças de segurança pública do Estado, de forma a conter os atos criminosos que se intensificaram desde a madrugada desta terça-feira, 14, que têm se multiplicado na capital e em cidades do interior nas últimas horas, causando terror e amedrontando a população.

Além do clima de insegurança, impactando direta e seriamente nas atividades econômicas, os fatos divulgados pela imprensa demonstram os graves e preocupantes prejuízos que vêm sendo impostos a toda sociedade, especialmente aos estabelecimentos empresariais, com destruição do patrimônio público e privado, além dos riscos à vida dos potiguares.

É preciso que sejam tomadas, imediatamente, medidas enérgicas pelas autoridades constituídas, de modo a garantir a segurança da população e dos negócios regularmente estabelecidos, inclusive mediante a requisição de forças federais, se preciso for, de maneira a preservar a vida, nosso bem maior, com a punição dos envolvidos nestes ataques criminosos.

Suspeito de atear fogo em ônibus em Mãe Luiza sofre queimaduras e é apreendido

FOTO: REPRODUÇÃO

Um dos suspeitos de atear fogo em transportes coletivos no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal, foi apreendido pela Polícia Militar durante a tarde desta terça-feira (14). Segundo informações da PM, o suspeito é um adolescente que sofreu várias queimaduras após cometer iniciar o incêndio.

Ainda de acordo com a PM, o jovem foi levado à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mãe Luiza e será transferido para o hospital Walfredo Gurgel. Unidades da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) foram ao local para dar apoio.

Onda de Crimes

Pelo menos dois ônibus foram incendiados durante o início da tarde desta terça na rua João XXIII, principal via do bairro de Mãe Luíza. As ações fazem parte de uma série de atos criminosos que ocorrem em Natal e na Grande Natal desde a madrugada de hoje.

Tribuna do Norte

CDL Natal orienta lojistas sobre funcionamento do comércio e cobra segurança pública

FOTO: DIVULGAÇÃO

Diante da onda de violência, insegurança e ataques a prédios públicos e ônibus, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal  – CDL, orienta  empresários a reforçar a segurança das empresas e colaboradores, a fim de garantir a integridade física  e patrimonial de todos. Em função do recolhimento da frota de ônibus, sugerimos que o encerramento das atividades seja antecipado para que o retorno dos colaboradores para casa seja em segurança.

Segurança pública é um direito de todos. Ataques como os de hoje são inadmissíveis, espalham o terror, colocam em risco a vida da população, prejudicam as empresas, o trabalho e o desenvolvimento econômico do nosso Estado.

Nós que fazemos o comércio de Natal cobramos das autoridades públicas, policiais e judiciais que seja garantida e retomada urgentemente da ordem e da segurança pública, e que os autores desses crimes sejam punidos.

José Lucena

Presidente CDL Natal

Senac RN vai ampliar formação e seleção de ex-alunos para trabalhar no turismo europeu

FOTO: DIVULGAÇÃO

023 está consolidando a internacionalização do currículo profissional dos alunos dos cursos de turismo e gastronomia do Senac RN. E a primeira rota estruturada do intercâmbio cultural é Portugal. Neste mês de março – que antecede o período da estação turística no continente europeu -, três ex-alunos do Hotel Escola Senac Barreira Roxa já desembarcaram em Portugal com contrato de trabalho, resultado de um processo seletivo feito pelo Senac. Outros 12 ex-alunos da escola profissional do RN já estão contratados e vão atravessar o Atlântico nos próximos dias.

O processo seletivo foi feito pelo Senac RN a pedido do AP Hotels & Resort, que possui sete unidades hoteleiras – com 1.265 quartos – e emprega mais de 680 funcionários no verão. Em 2022, ocorreu a primeira seleção dessa parceria internacional, quando sete potiguares foram selecionados para trabalhar em Portugal. Este ano, esse número mais que dobrou: 15 profissionais formados pelo Senac RN foram selecionados.

Nesta terça-feira (14), o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, e o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, visitaram um dos hotéis da rede AP em Portugal para iniciar o planejamento de ampliação e definição de metas para um projeto de treinamento e seleção específicos para o mercado de trabalho português e para conhecer de perto a estrutura profissional que aguarda os ex-alunos selecionados.

Da reunião, que ocorreu no resort AP Cabanas, na região do Algarve – uma das principais áreas turísticas de toda a Europa – ficou definido que, para os próximos anos, a seleção e formação de profissionais do turismo terão uma linha direcionada para o mercado português. Essa turma terá no treinamento a inclusão do inglês (como segundo idioma) e técnicas de gastronomia portuguesa. “Os alunos que entrarem nessa formação já saberão que podem passar por seleção específica para o trabalho nos hotéis da rede portuguesa”, explicou Marcelo Queiroz, durante a conversa com o diretor-geral do grupo, Emanuel Freitas.

Seis dos sete hotéis do Grupo AP ficam em Algarve, região ao sul de Portugal. As praias de água clara e com quase 300 dias de sol por ano atraem milhares de turistas durante as férias do verão europeu – que tem início em março e segue até outubro. É nessa área que se concentram grandes e luxuosos resorts e ao redor dessa movimentação há um grande problema: a falta de profissionais qualificados para atuar na hotelaria.

O Senac RN enxergou nessa região a oportunidade de inserir alunos dos cursos de turismo e gastronomia no mercado de trabalho europeu. “Ano passado, foi um período de teste dessa parceria. E o resultado foi o melhor possível, pois os alunos do Senac RN são formados com valores profissionais e humanos muito próximos ao que nos propomos a oferecer em nossos hotéis. Esse intercâmbio é muito importante, pois o nível de formação acadêmica dos profissionais que vieram do Senac é muito valioso. O ensino que eles receberam traz muito valor para o turismo europeu. Tanto é verdade, que os profissionais que vieram ano passado estão voltando agora com contrato mais longo”, explicou Emanuel Freitas.

Raniery Pimenta explica que os novos cursos adaptados à realidade europeia vão ter – ao longo do processo – interações com a equipe do grupo português já para melhorar a seleção final dos profissionais do intercâmbio profissional. “O objetivo é diminuir o tempo de treinamento desses nossos alunos quando eles chegam ao mercado de trabalho português”, resumiu.

Os ex-alunos do Senac RN selecionados pelo grupo português recebem – além do salário em Euros e contrato de trabalho dentro das normas portuguesas – passagem aérea e alojamento durante o contrato. A visita da missão Fecomércio RN ao grupo AP Hotels também teve como objetivo conhecer as condições de trabalho oferecidas aos potiguares selecionados.

Estrutura diferenciada para os profissionais contratados

Cada hotel da rede tem seu próprio alojamento de funcionários e a estrutura é adaptada para dar conforto aos profissionais vindo de outros países. No AP Cabana, por exemplo, o alojamento fica integrada ao próprio hotel e, em 2024, a ideia é construir nova unidade anexa apenas para alojar os funcionários de outros países. O Grupo Português possui na rede funcionários de mais, pelo menos, 10 nacionalidades diferentes.

“Oferecemos à nossa equipe não apenas condições de trabalho dignas e humanas, mas, também, a possibilidade de crescimento profissional em nossa rede. Buscamos as pessoas que tenham sonhos de crescimento profissional e damos toda estrutura para isso”, explicou Emanuel Freitas, que já viveu no Brasil por quase 10 anos, inclusive já trabalhou por mais de um ano na praia de Pipa.

Carência de mão de obra é oportunidade

O turismo português é uma das principais atividades econômicas do País. A falta de mão de obra é um dos principais problemas da atividade. A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve – região para onde os ex-alunos do Senac RN foram selecionados – estimou que há um déficit de 8.000 profissionais para o turismo da região neste ano de 2023.

Os dados são de um estudo da Universidade do Algarve através do Laboratório Colaborativo do Turismo e Inovação (KIPt COLAB). De acordo com os números divulgados, os associados têm atualmente cerca de 17.000 empregados, precisando de aumentar em cerca de 30% esse efetivo.

As principais dificuldades de contratação estão nas áreas operacionais, especialmente alimentação e bebidas, o alojamento e a manutenção. O estudo aponta que o valor médio do salário bruto das empresas associadas foi de cerca de 1.013 euros em 2022, 70% superior ao que os mesmos empreendimentos pagavam em 2015.

Prefeitura de Parnamirim suspende aulas e coleta de lixo, fecha UBS e reduz frota de ônibus

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nota

Em virtude dos atos de vandalismo aos órgãos e transportes públicos no RN, a Prefeitura de Parnamirim, decidiu suspender a coleta de lixo domiciliar, na tarde desta terça-feira (14), bem como os serviços de coleta de poda e entulho. A decisão leva em consideração a segurança dos funcionários, uma vez que um dos veículos que compõem a frota que realiza a coleta no município foi incendiado o início da tarde de hoje. A Prefeitura esclarece que ninguém ficou ferido, sendo registrados apenas danos materiais.

Pelos mesmos motivos, a prefeitura autorizou o fechamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pela tarde de hoje, assim como a suspensão das aulas da rede pública de ensino. Além disso, a frota de transporte público será reduzida para 30% da sua capacidade.

Prefeitura de Parnamirim

Assessoria de Comunicação – Ascom