SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 8, 2023

Sesc Saúde Mulher oferece exames preventivos e mamografias gratuitos em Tibau do Sul 

FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir da próxima quinta-feira, 16, as mulheres do município de Tibau do Sul, há 78km de Natal, terão a oportunidade de realizar cuidados necessários com a saúde de forma totalmente gratuita. O Sesc RN chega à cidade com mais uma instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que estará estacionada na Rua Vila Dona Isabel, 26, próximo à Câmara Municipal, oferecendo exames preventivos e mamografias para mulheres entre 25 a 69 anos.

A solenidade de inauguração da unidade está marcada para as 10h do dia 16, e contará com a presença de autoridades do município e do Sistema Fecomércio para realizarem a abertura oficial dos atendimentos. Ao todo, serão disponibilizadas vagas para 400 exames preventivos, que podem ser realizados por mulheres com idades entre 25 e 64 anos, e outras 400 vagas para mamografias, destinadas ao público com 50 a 69 anos de idade.

As interessadas poderão realizar os exames até o dia 31 de março, e os agendamentos devem ser feitos previamente, diretamente com os agentes de saúde da prefeitura de Tibau do Sul. Os documentos exigidos são originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com mais de dez anos de atuação no estado, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um projeto pioneira no âmbito nacional, e já realizou mais de 80 mil exames desde o início de sua atuação. O projeto é considerado uma importante ferramenta na prevenção e combate ao câncer no RN, com reconhecimento de diversos órgãos, tendo passado por 40 municípios em 63 instalações.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no país, e em terceiro lugar está o do colo do útero. Somente no Rio Grande do Norte, foram estimados cerca de 1420 novos casos dessas doenças para este ano de 2023. Esses dados reforçam e motivam o funcionamento da unidade Móvel Sesc Saúde Mulher ao longo de todo o ano.

Em greve, professores do Estado fazem “aula pública” em frente ao IFRN em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

Professores grevistas da rede estadual de ensino realizam na tarde desta quarta-feira (8) um ato público em frente ao câmpus Natal-Central do IFRN. Os educadores estão promovendo uma “aula pública” abordando aspectos da greve e dos direitos das mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Depois da aula pública, os professores deverão fazer um ato nas imediações do shopping Midway Mall, no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha. De lá, os grevistas sairão em caminhada pela Salgado Filho com direção ao Centro Administrativo.

Os professores do Estado decidiram entrar em greve após rejeitarem uma proposta do Governo do Estado para pagamento do reajuste salarial de 2023. A categoria cobra o pagamento dos 14,95% de uma vez. E também quer que o retroativo do piso 2022 seja pago em 12 parcelas ao longo do ano de 2023.

O piso salarial é o valor mínimo pelo qual cada categoria deve ser remunerada. Em janeiro deste ano, o Ministério da Educação definiu o novo piso dos professores de escolas públicas em R$ 4.420,55, o que representa um reajuste de 14,95% sobre o valor do ano passado, que era de R$ 3.845,63.

No Rio Grande do Norte, contudo, o reajuste precisa ser aplicado para todos os professores, e não apenas para quem ganha o piso.

O governo propõe pagar o reajuste de maneira parcelada. A última proposta apresentada consiste em implantar 6,5% de reajuste em maio e 7,93% em dezembro, com retroativo pago em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024.

Quanto ao retroativo do piso salarial de 2022 (referente ao período anterior à implantação do aumento do ano passado), o governo prometeu agora começar a pagar no mês de março, em 14 parcelas, dispostas entre março de 2023 e abril de 2024.

Portal 98 FM

Receita Federal realiza apreensão de 11 kg de cocaína no Porto de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Operação foi realizada na tarde de hoje (08) em procedimento de fiscalização aduaneira de navios. A droga que seria comercializada na Europa.

Na tarde de hoje, 08 de março, a Receita Federal apreendeu cerca de 11 kg de cocaína, no Porto de Natal (RN). A droga estava fixada na estrutura do navio que teria como destino o porto de Rotterdam, na Holanda.

A operação de vigilância e repressão da Inspetoria da Receita Federal em Natal causou um prejuízo estimado ao narcotráfico de 2 milhões de reais. A apreensão é fruto do trabalho ininterrupto da Aduana, com uso intensivo de tecnologia, de scanner e de técnicas de análise e gerenciamento de riscos.

Para tentar contornar a ação da Aduana Brasileira, os criminosos estão utilizando um método diferente das apreensões anteriores, em que as drogas foram colocadas dentro dos contêineres. Novamente a droga foi introduzida de forma clandestina dentro do Navio.

A droga foi recolhida pela Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação para identificação dos responsáveis e respectiva responsabilização criminal.

Essa é a 3ª apreensão de cocaína pela Receita Federal em 2023 no Porto de Natal. A última ocorreu em 21 de fevereiro, quando cerca de 9kg de drogas foram apreendidas a bordo de outro navio.

As ações da Receita Federal, área aduaneira, visam promover segurança no comércio exterior evitando prejuízos aos exportadores, que eventualmente sofrem danos com a contaminação das cargas enviadas ao exterior. A repressão ao tráfico de entorpecentes visa primordialmente a proteção da sociedade no que diz respeito à proteção da saúde e da vida das pessoas, além de coibir o enriquecimento pelas organizações criminosas.

Viatura da PM capota e policiais ficam feridos na BR 406- São Gonçalo

FOTO: REPRODUÇÃO

Ocorreu um acidente com um carro da Polícia Militar próximo ao complexo de condomínio Rui Pereira, na BR 406- São Gonçalo. O veículo capotou e policiais ficaram presos nas ferragens.

Um helicóptero da secretaria de segurança, ambulância e viatura do corpo de bombeiros estão no local para socorrer os feridos. 

Blog do BG

No Dia da Mulher, vereador apresenta PL para instituir Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino

FOTO: DIVULGAÇÃO

O vereador Anderson Lopes (SDD) apresentou nesta quarta-feira (8), data em que se celebra o Dia da Mulher, um Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino. A lei tem como objetivo estabelecer diretrizes e normas gerais para assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas mulheres. A expectativa é de que o projeto seja apreciado já na próxima semana.

A Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino será implantada com o objetivo geral de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo, bem como a atuação conjunta entre a Sociedade Civil e os poderes públicos municipal, estadual e federal.

A lei também estabelece as diretrizes gerais da Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino, que incluem o reconhecimento da participação social da mulher como direito da pessoa; a complementariedade, transversalidade e a integração intersetorial dos órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e dos organismos bipartites de controle social; a adoção de estratégias de articulação com órgãos e entidades públicos e privados, e com organismos municipais, estaduais e nacionais para a implantação desta Política; e a ampliação das alternativas de inserção econômica da mulher, proporcionando qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho, entre outros pontos.

De acordo com Anderson Lopes, o PL ressalta a importância do empoderamento feminino para a promoção da igualdade de gênero de forma a garantir que as mulheres tenham acesso igualitário a oportunidades em todas as esferas da sociedade, incluindo o mercado de trabalho. “A aprovação da Política Municipal de Promoção ao Protagonismo Feminino é uma contribuição importante para a superação da desigualdade de gênero no Brasil e exige o comprometimento de todos os setores da sociedade para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades, gratificações e direitos dos homens”, pontua o vereador propositor.

As despesas decorrentes da execução desta lei serão cobertas pelas dotações orçamentárias próprias e/ou existentes, consignadas no orçamento vigente e, suplementadas, se necessário.

RN faz parte de acordo entre Petrobras e Equinor para geração de energia eólica offshore

PARQUE EÓLICO COLIBRI FICA NA FRONTEIRA LITORÂNEA ENTRE O RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ. FOTO: DIVULGAÇÃO/PETROBRAS

O Rio Grande do Norte está entre os sete projetos de geração de energia eólica offshore que fazem parte do acordo assinado ontem (06/03) pela Petrobras e Equinor.

As duas empresas estudam instalar parques eólicos nos estados do RJ, ES, PI, CE, RN e RS, com potencial para gerar até 14,5 GW.

“Esse acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O acordo é fruto da parceria firmada entre Petrobras e Equinor em 2018 – e teve seu escopo ampliado para além dos dois parques eólicos Aracatu I e II (localizados na fronteira litorânea entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo), previstos inicialmente.

Além desses dois projetos, o novo acordo prevê avaliação da viabilidade de parques eólicos de Mangara (na costa do Piauí); Ibitucatu (costa do Ceará); Colibri (fronteira litorânea entre o Rio Grande do Norte e Ceará), além de Atobá e Ibituassu (ambos na costa do Rio Grande do Sul) – num total de sete projetos, com prazo de vigência até 2028.

Nota do Prefeito Álvaro sobre o Dia da Mulher

FOTO: ALEX RÉGIS

NOTA

Neste Dia Internacional da Mulher, quero reforçar o nosso compromisso na luta pela igualdade efetiva e contra todo tipo de discriminação e violência contra as mulheres.

Esta é uma data em que o mundo faz uma reflexão sobre os casos de violência ainda existentes na sociedade.

Aqui em Natal, as mulheres seguem tomando o seu papel no protagonismo social e no mundo do trabalho. Estamos juntos nesta luta para a construção de uma sociedade mais justa, com respeito e sem violência contra as mulheres. Mantemos as políticas públicas, que vão desde a assistência social, jurídica e psicológica às mulheres que sofrem qualquer tipo de discriminação ou ameaça; abrigamento àquelas que precisam ser afastadas de seus agressores; e a Patrulha Maria da Penha é mais uma ação afirmativa para as vítimas de violência sob medidas protetivas.

Quero parabenizar e reconhecer a força das mulheres natalenses numa homenagem a todas aquelas que estão conosco fazendo um trabalho transversal pela completa igualdade de direitos.

Vamos seguir fazendo de Natal, a cidade do respeito.

Álvaro Dias

Prefeito de Natal

STTU não vai abrir terceira faixa na Ponte Newton Navarro nesta quarta-feira

FOTO: HEILYSMAR LIMA

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que, nesta quarta-feira (08), a operação da faixa reversível na Ponte Newton Navarro não será realizada. O motivo da suspensão da terceira faixa não foi divulgado.

Em comunicado, a secretaria definiu a suspensão da terceira faixa como “excepcionalmente”. Segundo a pasta, a operação será retomada no início da manhã desta quinta-feira (09), às 6 horas.

A operação da faixa reversível coloca mais uma via para o fluxo de veículos no horário de pico. Pela manhã, a faixa é instalada no sentido Praia do Forte.

Entre o final da tarde e o início da noite, a operação é no sentido Redinha. As medidas têm o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito, principalmente durante as obras da avenida Felizardo Moura.