SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 1, 2023

Pesquisa da Abrasel prevê alta de empregos em restaurantes neste ano

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizado no mês de janeiro com 1.748 empreendedores de todo país mostrou que 33% deles afirmaram que vão aumentar o quadro de funcionários neste ano. No ano passado, segundo IBGE, o setor abriu 115 mil novos postos de trabalho no país   

A previsão de alta de empregos se dá em um momento em que o setor registra aumento de faturamento. Em dezembro de 2022, segundo a Associação, pelo menos 59% das empresas do setor registraram aumento de faturamento, em relação ao mesmo período de 2021.

Outra pesquisa, realizada pela Acom Sistemas, mostra que 2022 foi o ano da recuperação do setor de alimentação fora do lar, que sofreu vários desafios por conta da pandemia da Covid-19. Segundo os dados, o volume de vendas no ano passado superou em 82% o volume de 2019, no período pré-pandemia. Em relação a 2021, o aumento do volume de vendas foi de 49%.

A recuperação do setor de alimentação fora de casa e a possibilidade de abertura de novas vagas é animadora, especialmente por ser um segmento que costuma dar oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social. Com 10 anos de experiência na área de Gastronomia, a chef Luciane Soveral D´Aviz atua como mentora em cursos, com foco em confeitaria, para iniciantes que querem atuar em cozinhas de restaurantes

Ela explica que para pessoas em vulnerabilidade social, os cursos costumam ajudar na entrada do mercado de trabalho e como condutores de uma maior integração social. ‘Estes cursos geralmente consistem em ensinar técnicas básicas de cozinha, padaria ou confeitaria. Iniciando os candidatos em uma nova profissão e, na maioria das vezes, os alunos se formam com um emprego garantido. Muitas vezes, os cursos garantem o estabelecimento de um novo padrão social para o indivíduo e, muitas vezes, para a família toda’, enfatiza.

A chef instrutora confirma que hoje a demanda por vagas de trabalho no setor de restaurante é grande. ‘Muitas vezes, os empregadores não exigem um currículo extensivo para ocupar estas vagas, no entanto, os candidatos podem ter um currículo mais competitivo com um curso de técnicas básicas de cozinha’, ressalta.

Faturamento do setor de bares e restaurantes cresceu mais que inflação

Outro dado coletado pela pesquisa da Abrasel mostra que 44% dos empresários entrevistados afirmaram que seu faturamento cresceu mais que a inflação em 2022. Para 12%, o resultado do ano passado acompanhou a inflação. Outros 11% afirmaram que o crescimento ficou abaixo da inflação, para 10% que não cresceu nada e outros 10% afirmaram que o faturamento caiu em comparação com 2021.

Além disso, em relação às expectativas para este ano, 66% afirmaram acreditar que o faturamento em 2023 cresça acima da projeção de inflação, de 5,36%. Outros 16% esperam que acompanhe a inflação, 5% acreditam que cresça menos, 8% que mantenha o valor de 2022 e 4% preveem queda de faturamento.

Em relação aos preços, 40% disseram que em 2022 fizeram reajustes conforme a média da inflação, outros 27% fizeram reajuste abaixo do índice, 23% não conseguiram fazer reajustes e apenas 10% aumentaram os valores do cardápio acima do índice de inflação.

A pesquisa da Abrasel mostrou ainda que, apesar do faturamento maior, as empresas do setor de alimentação ainda estão em busca de cobrir os prejuízos amargados durante a pandemia da Covid-19. Pelo menos 70% dos empresários afirmaram que hoje têm empréstimos contratados, com inadimplência de 23% entre aqueles que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre os que aderiram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Estadão Conteúdo

Ministro das Comunicações é alvo de representação na PGR por tráfico de influência

FOTO: JOSÉ CRUZ

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou há pouco uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O auxiliar de Lula foi acusado de ter cometido o crime de tráfico de influência.

Segundo o parlamentar, Filho teria atuado junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para favorecer a empresa Engefort, empreiteira ligada a políticos e apontada como integrante de um cartel que teria envolvimento em desvios de recursos da estatal.

Com base em uma informação publicada pelo site Metrópoles, Sanderson afirma que o próprio ministro defendeu a manutenção de um contrato de R$ 54 milhões entre a Codevasf e a Engefort. Deste valor, R$ 30 milhões são fruto de emendas enviadas pelo próprio Juscelino Filho.

“Chama atenção, nesse sentido, que a própria Superintendência da Codevaf no Maranhão já teria admitido a existência de irregularidades na contratação da empresa Engefort, tendo, inclusive, concordado com o cancelamento de seu pregão”, afirma o deputado.

“O referido encontro não constou em sua agenda oficial e, a despeito da cautela, acabou sendo registrado por assessores na agenda de reuniões do escritório da Codevasf em São Luís (MA)”, declara.

O Antagonista

Prefeitura do Natal participa da Bolsa de Turismo de Lisboa

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de divulgar o destino Natal, bem como fomentar, incrementar e atrair investimentos para o turismo, principal atividade econômica da cidade, a Prefeitura participa a partir desta quarta-feira (01), da 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, um dos prinicipais eventos do setor na Europa. O prefeito Álvaro Dias e a secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes, participam da feira que vai reunir mais de 1400 expositores do mundo todo e acontecerá até o próximo dia 05, em Lisboa.

O evento conta com a participação de várias associações turísticas, além de representantes de hotéis, resorts, operadoras e agências. A feira internacional do turismo dedica-se nos seus três primeiros dias aos profissionais, com palestras e painéis de discussões. Nos últimos dois dias, a programação da BTL será aberta ao público.

“Viemos mostrar e divulgar nossas potencialidades nessa que é uma das prinpais feiras de turismo em todo mundo. Essa é uma ótima oportunidade para atrairmos investimentos para gerar emprego e renda”, destacou Álvaro. O prefeito falou também sobre o trabalho executado pela gestão municipal com o objetivo diversificar as opções de lazer e entretenimento para natalenses e turistas: “Natal tem belezas naturais encatadoras e estaamos empenhados em potencializar isso. Estamos executando o trabalho de enrocamento e engorda em Ponta Negra, nosso principal cartão postal. Outro projeto é a urbanização da Pedra do Rosário. Além dissp, temos os eventos como carnaval, São João e Natal em Natal. As nossas perspectivas para atração de novos negóicios é bem positiva”, projetou.

A BTL contará com o programa de Hosted Buyers, que tem como objetivo assegurar a presença de profissionais de alto nível, além da criação de condições ideais para que os compradores internacionais visitem a BTL e realizem negócios com as empresas expositoras.

A cidade do Natal está sendo representada na feira através da Secretária de Turismo, Ohana Fernandes, que ressalta a importância da participação no evento: “Vim mostrar os potenciais turísticos da nossa cidade para o turista Europeu[…] Não só sol e mar, mas também a nossa cultura”, explica Ohana.

Governo proíbe uso de animais em testes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes

FOTO: REPRODUÇÃO

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou uma resolução em que proíbe o uso de animais vertebrados em pesquisa científica, desenvolvimento e controle de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que tenham em suas formulações ingredientes ou compostos com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente.

A resolução foi publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União, mesma data em que já entra em vigor a medida.

No caso de fórmulas que sejam novas e não tenham ainda evidência de segurança ou eficácia, a norma estabelece a obrigatoriedade do uso de métodos alternativos (que substituem, reduzem ou refinam o uso de animais) reconhecidos pelo Concea.

“É obrigatório no País o uso de métodos alternativos reconhecidos pelo Concea em pesquisa científica, no desenvolvimento e controle da qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos ou perfumes que utilizem em suas formulações ingredientes ou compostos cuja segurança ou eficácia não tenham sido comprovadas cientificamente, ressalvadas as competências de outros entes e órgãos públicos com função regulatória”, consta na publicação.

A resolução foi aprovada em reunião do Concea realizada em dezembro do ano passado e assinada pela ministra Luciana Santos, do MCTI, que também preside o conselho.

ALRN: Francisco do PT é eleito presidente da CCJ, e Coronel Azevedo vai presidir a de Finanças

FOTO: REPRODUÇÃO

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte começou, nesta terça-feira (28), a instalar as comissões permanentes da Casa. A mais importante, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), foi uma das primeiras a ter a formação escolhida para a nova legislatura, e será presidida pelo deputado Francisco do PT, que também ocupa a posição de líder do Governo na ALRN.

“É uma responsabilidade muito grande presidir essa Comissão que é a mais importante da Casa. Aqui é a porta de entrada de todas as matérias que depois vão prosseguir na tramitação pelas outras comissões específicas. Vamos trabalhar obedecendo a diversidade de opiniões, pois esta é uma Casa plural”, disse o deputado Francisco do PT.

A CCJ conta ainda em sua formação com os deputados Hermano Moraes (PV), que será o vice-presidente, e pelos deputados Ubaldo Fernandes (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), Dr. Kerginaldo (PSDB) e Adjuto Dias (MDB) como titulares. A comissão é formada majoritariamente por governistas. As reuniões ocorrerão todas as terças-feiras, às 9h.

Finanças

A segunda comissão mais importante da Casa, a de Finanças e Fiscalização, foi instalada nesta quarta-feira (1º) e será presidida pelo deputado Coronel Azevedo (PL). O vice será Tomba Farias (PSDB). Os demais titulares da comissão serão os deputados Isolda Dantas (PT), Cristiane Dantas (SDD), Nelter Queiroz (PSDB), José Dias (PSDB) e George Soares (PV). As reuniões do grupo serão realizadas semanalmente às quartas-feiras.

Outras comissões

Também já foi instalada a Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Cidadania, que elegeu o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) como presidente e a deputada Divaneide Basílio (PT) como vice. O deputado Ivanilson Oliveira (União) completa a formação como membro titular.

Outra comissão já formada foi a de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo. A presidente da comissão será a deputada Divaneide Basílio (PT), enquanto o deputado Neilton Diógenes (PL) ficou com a vice-presidência. A comissão tem ainda, como integrantes titulares, os parlamentares Isolda Dantas (PT), Luiz Eduardo (SDD), e Eudiane Macedo (PV).

Portal 98 FM

STTU conclui sinalização de rotatória em Ponta Negra

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Natal, por meio da secretaria de Mobilidade Urbana, concluiu a sinalização de rotatória na rua Vereador Manoel Sátiro, na altura do Cemitério Público de Ponta Negra, no conjunto Alagamar. A nova sinalização amplia a segurança e organiza os fluxos viários na região.

A sinalização de solo no entorno da rotatória também foi reforçada com linhas de retenção, canalização e faixa de pedestre.

Outras regiões de Ponta Negra já haviam recebido melhorias como o trecho da tradicional Feirinha, a avenida Praia de Ponta Negra, as ruas Cabo de São Roque e Erivan França.

De acordo com o Departamento de Engenharia da STTU, a sinalização de rotatória apresenta resultados positivos em cruzamentos que não possuem semáforos e reduzem os riscos de acidentes, além de serem ferramentas de simples execução e manutenção.

PM detém suspeito de planejar sequestro contra desembargador no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais militares do 9º Batalhão da PM detiveram na tarde desta quarta-feira (1º) um homem suspeito de ter planejado o sequestro do desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Expedito Ferreira (foto acima). O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Cidade da Esperança, para prestar depoimento.

Para quem não lembra, o caso ocorreu durante o carnaval. O plano para sequestrar o desembargador foi descoberto por causa da babá do magistrado, que seria a pessoa encarregada de passar informações para a quadrilha que planejava o sequestro. O grupo criminoso, segundo foi apurado, teria contato com a facção criminosa Sindicato do Crime.

Segundo informações apuradas, a princípio, não existe mandado de prisão contra o suspeito, mas ele foi conduzido para a delegacia mesmo assim e, depois, liberado.

Blog Gustavo Negreiros

Silvio Bezerra diz que novo Plano Diretor de Natal deverá favorecer o setor da construção civil e a geração de emprego

FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon), Silvio Bezerra, declarou que o retorno do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”, aliada ao novo Plano Diretor de Natal (PND), deve favorecer o setor da construção civil e a geração de emprego e renda. A declaração foi dada nesta quarta-feira (1º), em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal.

De acordo com Silvio Bezerra, o esperado é que os investimentos ocorram conforme a demanda de cada bairro, no entanto, a retirada dos projetos do papel vem apresentando “morosidade” por “imprecisões” no compartilhamento de informações. “A gente precisa fazer um mutirão, e estamos fazendo isso em conjunto, para explicar o que mudou para os operadores do Plano (Diretor de Natal), que são os arquitetos e engenheiros que fazem os projetos”, defendeu.

O novo Plano Diretor de Natal foi aprovado em 23 de dezembro de 2021, após debates na Câmara Municipal, e sancionado em março de 2022 pelo prefeito Álvaro Dias. Menos de um ano após o PND entrar em vigor, conforme mostra esta reportagem publicada pela TRIBUNA DO NORTE, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) já analisava 45 projetos, dos quais 43 estão em fase de consulta prévia, um está em fase de emissão de alvará e outro está em processo de licença e instalação.

Em relação ao programa “Minha Casa Minha Vida”, que deve gerar boa parte dos postos de trabalho, o presidente do Sinduscon cobrou da Caixa Economica Federal celeridade na aprovação dos projetos das empresas de construção civil do Estado, “der oportunidade as empresas locais, para que elas também possam desenvolver seus projetos e tenham eles aprovados dentro na mesma velocidade que as grandes têm”, finalizou.

O Minha Casa, Minha vida foi relançado no dia 15 de fevereiro deste ano, por meio da Medida Provisória (MP) 1.162/2023, com o objetivo de atender famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, na zona urbana, e anual de até R$ 96 mil, na zona rural. O programa, vale lembrar, foi criado em 2009 e extinto em 2020, quando  foi substituído pelo Casa Verde e Amarela, criado pelo governo Jair Bolsonaro, com alto número de alterações em relação ao programa original.

Tribuna do Norte