A quadra de esportes da Escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada na Rua dos Pegas, bairro das Quintas, foi revitalizada e entregue à comunidade escolar nesta terça-feira (14), pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.
O equipamento possui 600 metros quadrados e recebeu investimentos na ordem de R$ 60.514,90, para a reforma da cobertura de telha de alumínio e calha, substituição dos alambrados, pintura total da quadra, estruturas e traves, além da instalação de novas redes de vôlei e basquete e iluminação.
O prefeito Álvaro Dias destacou que o equipamento é importante não só para os alunos, mas também para a participação da comunidade na instituição. “A última reforma que esse equipamento recebeu foi há cinco anos, então quando chegou a solicitação para o serviço, nós atendemos imediatamente. O espaço é utilizado para atividades físicas e pedagógicas dos alunos e aos finais de semana é utilizado pela comunidade para desenvolver diversas atividades”, finalizou.
A secretária de educação, Cristina Diniz acrescentou que a escola atende cerca de 1.200 alunos nos três turnos, e que no segundo semestre deste ano, outra intervenção será realizada na unidade de ensino com o intuito de reformar e ampliar espaços para adequar às normas de acessibilidade. A ação está orçada em R$ 766.471,92.
A solenidade de reinauguração contou com a presença do corpo docente, de secretários, vereadores, autoridades e a brilhante participação musical da Banda Filarmônica Ferreira Itajubá, comandada pelo maestro Márcio Borges.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira 16 que, se depender dele, Dilma Rousseff será a próxima presidente do Banco dos Brics, grupos de países de economia emergente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“Olha, se depender de mim, ela vai [ser a presidente do banco]”, afirmou Lula em entrevista à CNN. A emissora começou a divulgar trechos da entrevista e a íntegra deve ir ao ar às 18 horas.
Na sequência, Lula passou alguns minutos elogiando a ex-presidente, que deixou o cargo após um processo de impeachment. O petista ainda chegou a afirmar que, se ele tivesse sido ministro do governo de Dilma, ela não teria sido afastada.
O governo do presidente Lula iniciou as tratativas para substituir o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento -o nome oficial do Banco dos Brics. O cargo é ocupado atualmente por Marcos Troyjo, um crítico declarado do petista e que chegou a se referir ao mandatário como “presidiário”.
O mandatário gostaria que a situação fosse resolvida nos próximos dias, antes da viagem que ele fará à China. Lula gostaria que Dilma, a sua candidata, integrasse a comitiva. Ele pretende chegar ao gigante asiático com ela na comitiva.
Lula afirmou na entrevista que a possível nomeação de Dilma para a presidência do banco será uma coisa “maravilhosa” para o Brics e para o Brasil.
O mandatário também elogiou a petista. Disse que ela não teria sofrido o processo de impeachment, caso ele tivesse sido ministro dela. Argumentou que faltou conversa durante a tramitação do processo.
“A Dilma é uma figura extraordinária. Eu, possivelmente, se eu não tivesse sido presidente e eu tivesse sido o ministro político da Dilma, não tivesse acontecido o que aconteceu. Porque eu acho que faltou um pouco de conversa, um pouco de paciência”, afirmou Lula.
“Mas a Dilma é uma mulher extraordinária, uma pessoa digna de muito respeito, e o PT adora ela. Ela junto à militância do PT, ela é muito querida. E ela tem uma coisa que ela é muito competente tecnicamente. Então, se ela for presidente do banco dos Brics, será uma coisa maravilhosa para os Brics, será uma coisa maravilhosa para o Brasil”, completou.
Em março de 2016, a então presidente Dilma chegou a nomear Lula como ministro da Casa Civil. Na ocasião, houve críticas de que o objetivo seria apenas conceder foro privilegiado para Lula, em um momento em que a operação Lava Jato avançava as investigações sobre petistas.
Lula tem dito em vários de seus discursos que Dilma foi vítima de um golpe.
“Tudo o que fizemos no governo do PT foi destruído em seis anos, depois do golpe e depois do mandato de quatro anos do genocida que precisa de ser julgado”, afirmou Lula durante ato para celebrar o aniversário do PT nesta segunda-feira 13.
Dilma teve o mandato cassado em 2016 em processo de impeachment que tramitou na Câmara e no Senado. Ambas as Casas consideraram que a então presidente cometeu crime de responsabilidade pelas chamadas “peladas fiscais”, com a abertura de crédito orçamentário sem aval do Congresso. A decisão, no processo e no mérito, foi acompanhada sem contestação pelo STF.
A secretária de Turismo do RN e presidente da Emprotur, Ana Maria da Costa, se reuniu na manhã desta quinta-feira com diretores do SERHS Natal Grand Hotel & Resort, localizado na Via Costeira.
Durante um café da manhã, foram discutidos temas ligados ao setor de turismo, como a geração de novos negócios e também ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves.
Participaram da reunião o diretor de operações do SERHS Natal, Leonardo Dortes, e o diretor de Desenvolvimento Corporativo do grupo catalão SERHS, Ivanaldo Bezerra, que colocaram o Hotel à disposição para ações e parcerias com o governo do Estado.
O prefeito Emídio Jr esteve reunido com um grupo de empresários do Centro Industrial Avançado de Macaíba, nesta quinta-feira (16), ocasião em que assinou a ordem de serviço para instalação da iluminação de LED em todo o Centro Industrial e recebeu demandas dos empresários locais. O trabalho abrangerá a troca de lâmpadas existentes e instalação de novos pontos.
Na reunião que aconteceu no Palácio Auta de Souza, uma série de assuntos foram tratados, entre eles, a pavimentação, melhorias nas estradas vicinais, construção de abrigos de passageiros e ações para melhoria da Segurança Pública do Centro. O prefeito recebeu todas as reivindicações do empresariado e citou que algumas delas estão em andamento, entre elas, a pavimentação da rua lateral da Coteminas, a conclusão do Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (COISP) que abrigará uma moderna central de videomonitoramento em paralelo ao concurso da guarda municipal e a construção de abrigos de passageiros ao longo da BR-304.
O prefeito destacou que a administração está aberta ao diálogo para atender as solicitações do empresariado local, destacando o papel importante do empresariado na preferência à contratação de macaibenses. “Enquanto estivermos na Prefeitura, vamos trabalhar para bem atender a todos, dentro das nossas possibilidades, para fortalecer cada vez mais a indústria da nossa cidade”, ressaltou Emídio Júnior.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Infraestrutura, Vitor Aguiar; de Meio Ambiente e Urbanismo, Billy Jean Viturino; de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício e de Tributação, Odilon Benício; o procurador-geral do município, Roberto Borges e os advogados da Procuradoria Municipal Dinaldo Júnior e Dinaldo Cassiano.
Em um vídeo postado em sua rede social, nesta quarta-feira (15), o advogado Bruno Henrique, especialista em Direito Médico e da Saúde e Direito da Diversidade e Inclusão, aponta despreparo no atendimento ao jovem Ayron Thaywansk, de 20 anos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal. Inserido no Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele saiu de casa no dia 31 de janeiro, acompanhado da mãe, durante uma crise comportamental em busca de atendimento médico. Imagens gravadas no local mostram que, enquanto estava na sala de medicação ainda em crise, uma profissional de saúde pega uma haste de metal de soro e, em uma tentativa de ‘contenção’, ameaça o jovem. Na avaliação do advogado, a atitude foi inadequada e resultou em uma reação agressiva de Ayron.
O autismo, vale lembrar, é uma condição neurológica que influencia diretamente na interação social, na fala e no comportamento do indivíduo em diversos níveis. A TRIBUNA DO NORTE conversou, nesta quinta-feira (16), com o especialista para entender o caso tanto no âmbito jurídico quanto social e saber quais decisões serão tomadas.
Segundo Bruno Henrique, com base em relatos dados pela mãe de Ayron, Alda Lúcia Martins Fernandes, o caso teve início quando ela levou o filho até o Hospital João Machado, onde foi informada que a Unidade não atende emergências e encaminhada à UPA com o jovem.
“Chegando lá, ele recebeu os primeiros atendimentos, uma médica fez a avaliação e pediu para que ele fosse para uma sala de medicação para receber os cuidados necessários. Só que ele é um adulto autista em crise comportamental e estava precisando se regular e começou a andar de um lado para o outro”, esclarece o advogado.
Na sequência, o jovem teria sido intimidado por uma enfermeira que informou que, caso ele não dormisse para acalmar a crise, o colocaria dentro de uma sala escura.
De acordo com Alda, que aparece no vídeo vestida de blusa e calça pretas, a reação de Ayron foi arremessar um chinelo em direção a profissional por conta do comentário. Na sequência, a mulher teria saído da sala e uma outra técnica teria solicitado para a mãe do jovem se retirar e levar “aquele doido” com ela, em menção pejorativa ao paciente.
O caso deu sequência às imagens de contenção inadequada por parte da profissional, as quais a direção da UPA do Conjunto Cidade Satélite tentou contornar de maneira administrativa. “Em momento nenhum ele parte para cima da técnica de enfermagem. Ele estava em crise e ela pega a haste para ir em cima dele e o agride”, analisa Bruno Henrique por meio das cenas gravadas.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) lamentou o ocorrido e informou que vem investindo de forma contínua na capacitação dos profissionais para atuação junto aos usuários da rede psicossocial.
“Apesar das imagens estarem mostrando somente um lado do fato, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal lamenta o ocorrido e esclarece que dispõe de protocolos clínicos para para o manejo de pacientes em casos de agitação psicomotora. O paciente do vídeo já é acolhido na rede psicossocial de Natal desde da sua infância e adolescência, passando pelo CAPS infantil e adulto, assim como sua genitora. Para melhorarmos abordagens seguras, e minimizarmos impactos aos usuários da rede psicossocial a SMS Natal através da coordenação de saúde mental vem investindo de forma contínua na capacitação dos profissionais para atuação nestes casos, a capacitações envolve dos porteiros aos médicos”, diz a nota da SMS.
Investigações e procedimentos jurídicos
Com as informações e dados apurados, esclarece o advogado, o próximo passo será encaminhar o caso à delegacia distrital responsável, com data provável para a próxima quinta-feira (23), visto que Natal não conta com uma delegacia especializada no atendimento às pessoas com deficiência. Além disso, o episódio será comunicado formalmente ao Ministério Público da Pessoa com Deficiência e à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital.
“Ficou constatado que, além do ato infeliz cometido, também existe uma falta de preparo do serviço público e não é algo com o que podemos nos acostumar. A deficiência e o autismo são realidades da nossa população. Então políticas públicas inclusivas e de preparo para casos como esse são necessárias. Então quer dizer que um austista não pode ir até um hospital ser atendido porque não tem um servidor? Isso está completamente errado”, destaca.
Após concluída a investigação e sendo dado o direito de depoimento à profissional responsável pela reação contra Ayron, continua Bruno Henrique, a expectativa é que o inquérito seja concluído para que sejam tomadas as devidas providências. Por hora, o advogado segue acompanhando o caso que está sendo realizado na modalidade de “Advocacia Pro Bono”, que objetiva assegurar o acesso ao direito e favorecer a redução das desigualdades sociais por meio do atendimento gratuito.
“Como pai de autista, me sinto na obrigação de representar essa família, que sequer tinha dinheiro para um Uber, para se deslocar do João Machado até a Upa do Satélite e fazer a regulação, quanto mais para pagar um escritório de advocacia”, esclarece.
Descaso e lacunas
Ayron Thaywansk se encontra internado no Hospital João Machado desde o dia 31 de janeiro, quando ocorreram os episódios de negligência na UPA. Emocionada, Alda Lúcia Martins Fernandes, compartilha que tem vivenciado dificuldades junto ao filho há três anos.
Isso porque, apesar dele ser diagnosticado com autismo leve, o quadro é acompanhado pelo Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) que costuma provocar episódios de crise comportamental.
Representando a voz de muitas mães de crianças, adolescentes e pessoas com TEA, ela lamenta o sofrimento vivenciado pelo filho e denuncia a negligência que encontrou no serviço público de saúde. “Comecei a ser tratada mal desde o momento em que cheguei na UPA, mas inicialmente fiquei na minha, porque estava muito cansada. Esse TOC do meu filho tem rituais, como repetições, então muitas vezes ele não quer comer para não sujar a mão. É um sufoco”, desabafa e revela ter sido intimidada pela direção da Unidade.
Mesmo com as dificuldades, ela não deixa de falar do filho com carinho e diz que Ayron sempre pede ajuda em momentos de crise. “No vídeo, dá para ver que ele não sabe bater nela [técnica que segurou a haste com o soro contra o jovem]. Quem fez certo foi o maqueiro que segura ele na cintura, para você ver como ele não é agressor e nem sabe lutar. O maqueiro faz o procedimento certo”, complementa a mãe. Com o advogado Bruno Henrique à frente da defesa e a maior repercussão do ocorrido, ela espera que “seja feita a justiça”, e que o caso fomente melhora na assistência às pessoas com TEA.
Na opinião do advogado Bruno Henrique, faltam políticas públicas de inclusão, profissionais capacitados e um serviço público que queira capacitar todos para receber todos. Enquanto faltar profissionais para incluir e promover a contenção de forma preventiva, alerta, situações como a de Ayron irão se repetir. “Nós temos servidores, conforme denunciaram muitos pais na postagem do caso, que não atendem nem mesmo pessoas típicas [que não possuem problemas de desenvolvimento neurológico], quanto mais uma pessoa atípica como é o caso do autista”, pontua.
O Ágape é o retiro de carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica de Natal, há mais de 30 anos, com você objetivo de promover o fortalecimento espiritual através de momentos de louvor, orações e pregações.
“É um encontro de anúncio do Amor de Deus! Um amor incondicional, um amor Ágape!”, explica Jeovanna Nóbrega, coordenadora Arquidiocesena da RCC Natal.
A expectativa é que este ano o evento reúna cerca de 4 mil pessoas, nos 4 dias de evento. “Batizamos esse evento como o Ágape do Reencontro, pois será o primeiro após o início da pandemia. São 2 anos de saudade. Outra novidade é que dentro da programação teremos a volta do Ressurgir, que reunirá show de artistas católicos”, informa.
Este ano o Ágape será realizado na Escola Estadual Floriano Cavalcante, em Capim Macio, por trás do Shopping Via Direta. A programação começa no sábado, dia 18, às 18h com a retomada do Ressugir, nos outros dias do evento, a programação terá início às 8h da manhã.
O Ágape é mantido através de doações e uma pequena taxa de inscrição é cobrada com o valor simbólico de R$ 10,00 para todos os dias de evento.
Para quem não adquirir a temporada, e quiser participar apenas um dia, o valor do ingresso custa R$ 5,00.
O evento também oferece uma programação especial para crianças a partir de 4 anos.
O Largo do Atheneu, em Petrópolis, recebe nesta quinta-feira (16) a abertura oficial do Carnaval de Natal 2023. E quem não está nada satisfeito com isso é um cachorro “anti-folia” entrevistado nas primeiras horas do dia, pelo repórter Lucas Cortez, da InterTV Cabugi. O animalzinho avançou no repórter, ao vivo, enquanto a tutora dele respondia se gostava ou não da festa.
Independentemente do “anti-folia” aí, o Largo do Atheneu vai sim receber a largada oficial da folia, com o tradicional Baile de Máscaras, quando o prefeito Álvaro Dias entrega as chaves da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval.
Para animar a noite, tem Cortejo de Grupos Tradicionais a partir das 17h, no entorno do polo Petrópolis, além de Frevo do Xico (19h), Khrystal e Juliana Linhares (21h) e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró às 23h.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará, nesta sexta-feira (17), a Operação Carnaval 2023. Ela será implementada até o dia 22 em todo o país, de forma a promover segurança nos deslocamento dos usuários pelas rodovias federais.
Durante operação, a PRF aumentará as rondas ostensivas e o policiamento em locais estratégicos, em especial nos trechos mais movimentados e nos considerados críticos, onde há altos índices de acidentes ou elevado número de infrações de trânsito.
O carnaval é um período do ano em que se observa aumento significativo do fluxo de veículos e passageiros em rodovias. Este ano, com o retorno das festividades, a expectativa é, segundo a PRF, de número recorde, tanto de pessoas como de veículos em circulação – motivo pelo qual os condutores e transeuntes precisam redobrar os cuidados, visando a segurança de todos.
“Os motoristas devem dirigir de forma moderada, realizar a revisão preventiva do automóvel antes da viagem, programar pausas para descanso, procurar se informar sobre o estado de conservação das estradas e também as condições do tempo por onde vai passar”, sugere em seu site a PRF.
Álcool e direção, não!
Segundo a PRF, o combate à embriaguez ao volante, uma das maiores causas de acidentes nas rodovias do país, será um dos principais focos da operação, tanto por meio de ações educativas como de fiscalização.
“É importante lembrar que dirigir sob o efeito do álcool reduz a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a segurança de todos os usuários das rodovias. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis”, informa a PRF.
Monitoramento
A mistura de álcool e direção acaba encorajando motoristas a cometerem também uma das irregularidades mais perigosas: a ultrapassagem em locais proibidos. “As equipes da PRF estarão equipadas com etilômetros e qualquer motorista, independentemente da situação será convidado a passar pelo equipamento”.
Também estarão entre os focos das equipes destacadas para a operação o uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e de telefone celular ao volante, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos.
A partir das centrais de Comando e Controle (estaduais e nacional), a PRF vai monitorar todas as rodovias federais, com câmeras, rádios e telefones disponíveis – ferramentas que permitem acompanhar, em tempo real, “as ocorrências relevantes, com segurança, precisão e velocidade para que a tomada de decisão seja a mais eficiente e acertada possível”.
As ligações feitas para o 191 são atendidas diretamente por uma pessoa, sem qualquer interlocutor digital, permitindo aos cidadãos informar ou fazer denúncias de forma célere.
Enfrentamento à criminalidade
As ações de combate ao crime serão intensificadas por meio de “abordagens focadas nas informações do serviço de inteligência e a utilização de ferramentas de comunicação para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação”.
Também serão foco das ações a fiscalização do tempo de direção e descanso de motoristas profissionais e do exame toxicológico.
Balanço
Está previsto para o dia 23 a divulgação de um balanço final da Operação Carnaval 2023. Ao serem comparados com o balanço divulgado na Operação Carnaval 2022, os dados possibilitarão, às autoridades, identificar ações bem-sucedidas, bem como pontos a serem aperfeiçoados, de forma a diminuir os índices de acidentes nas rodovias federais.
Nos seis dias de operação no carnaval de 2022, 165.319 pessoas e 132.931 veículos foram fiscalizados nas rodovias federais brasileiras por um efetivo de 16,8 mil policiais.
Ao todo, 77.832 autuações foram registradas: 10.921 por ultrapassagem em local proibido, e 8.296 por condutores e passageiros que não utilizavam o cinto de segurança. Foram 2.551 autos de infração para motoristas dirigindo sob a influência de álcool.
A PRF divulgou uma lista de orientações voltadas aos foliões que pretendem pegar estrada neste carnaval de 2023. Vale conferir:
● Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, de pneus e sistemas de iluminação e sinalização;
● A viagem deve ser planejada, de modo que o condutor não dirija por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para conduzir o veículo. Deve haver planejamento para abastecimento e alimentação também;
● O veículo só pode levar até a capacidade máxima de passageiros permitida pelo manual. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente;
● As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro;
● Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, devem realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais;
● Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.
Comentários