O diretor de operações do SERHS Natal Grand hotel & Resort, Leonardo Dortes, recebeu a secretária de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, para um café da manhã nesta terça-feira (14). O encontro foi para dar as boas-vindas à nova titular, que assumiu recentemente a pasta.
A conversa, que contou também com a participação do diretor de Desenvolvimento Corporativo do grupo catalão SERHS, Ivanaldo Bezerra, girou em torno das ações do grupo na capital potiguar.
“Nós criamos e instalamos a Patrulha Maria da Penha que tem prestado um grande serviço no combate à violência contra a mulher na cidade do Natal. Inclusive, no primeiro ano de criação da Patrulha não houve nenhum feminicídio no município. A Patrulha representa um marco na proteção às mulheres vítimas de violência. Com a Patrulha, as estatísticas de violência contra a mulher diminuíram em Natal”, asseverou o prefeito Álvaro Dias na cerimônia de comemoração aos três anos da Patrulha Maria da Penha, no fim da manhã da última terça-feira (14), na sede da Prefeitura de Natal.
O prefeito reforçou que os guardas municipais da Patrulha Maria da Penha recebem capacitação e treinamento específico para proteger as mulheres em situação de violência. O prefeito lembrou, ainda, que, além da Patrulha, o município conta com a Casa Abrigo Clara Camarão, que recebe as mulheres vítimas de violência, acolhendo-as e protegendo-as: “Posteriormente, essas mulheres precisarão de um acompanhamento, e nós temos, ainda, a Casa Elizabeth Nasser, que disponibiliza médicos, psicólogos e assistência social”.
Criada em janeiro de 2020, a Patrulha Maria da Penha, importante política pública de proteção e combate à violência contra a mulher, celebra seus três anos de existência com índice zero de feminicídio e zero reincidência de agressão contra as mulheres assistidas. Referência para outros municípios e estados, a patrulha foi lançada em Natal pelo prefeito Álvaro Dias, juntamente com a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas.
Operada pela Semdes, por meio da Guarda Municipal do Natal, durante os três anos de atuação, já acompanhou 197 mulheres com medidas protetivas encaminhadas pela Justiça. Em 2022, 70 mulheres foram assistidas, 2.520 monitoramentos foram realizados e 1.680 visitas domiciliares foram feitas, além de nove prisões em flagrante.
A secretária Sheila Freitas explica que todas as mulheres assistidas são encaminhadas pelo poder judiciário e as varas de violência doméstica enviam os casos mais graves, ou seja, quando essas mulheres estão em risco iminente de morte. “Muitas vidas foram salvas durante esses três anos. A Guarda Municipal faz a proteção acontecer. E a Patrulha surgiu em plena pandemia. Apenas com três guardas municipais, começamos a receber as demandas do judiciário. Precisamos de mais sororidade com as mulheres. Então, é preciso que a Guarda Municipal proteja essas mulheres para salvaguardar suas vidas”, ressaltou a gestora.
A Patrulha Maria da Penha de Natal tornou-se referência e isso motivou vários outros municípios a criarem suas patrulhas também, e o município vem contribuindo para a formação desses agentes de segurança que atuarão nas cidades parceiras, tendo a Patrulha de Natal a responsabilidade de fomentar uma rede cada vez mais ampla em defesa da mulher e da vida no Estado.
Diversas pessoas foram homenageadas na cerimônia. Receberam o troféu da Patrulha Maria da Penha, o prefeito Álvaro Dias, a primeira-dama do município e juíza, Amanda Grace Dias, secretária da Semdes, Sheyla Freitas, vereadora Julia Arruda, deputada estadual Cristiane Dantas, deputado estadual Adjuto Dias, Maria Sueli Castro, Andressa Lídice, Célia Lins de Melo, Udymar Pessoa, Ana Lúcia Raimundo, Érica Canuto, Rosivan Valle da Costa, Fátima Soares, Genibaldo Cruz, Cléia Ortiz, Judiclei Cavalcanti, Carla Lemes, Sérgio Costa e Elizabeth Biglione.
Proteção Ao longo de três anos, a Patrulha Maria da Penha de Natal, com base no que é observado durante o acompanhamento às vítimas assistidas, tem ampliado os serviços de proteção, para melhor atender ao universo feminino. O programa começou com o acompanhamento de segurança propriamente dito, depois veio a implantação da escolta garantidora de direitos que leva e traz a mulher para exercer seu direito de voto nas eleições.
Em seguida, foram firmadas parcerias com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o que tem garantido a distribuição de cestas básicas e capacitação profissional para as mulheres atendidas pela Patrulha. Já com o Sindicato dos Permissionários da Ceasa, foi implantada a distribuição quinzenal de legumes, e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi incorporado o atendimento médico com agilidade às mulheres escoltadas pela Patrulha. Todo esse esforço conjunto para devolver dignidade a esse público social.
No âmbito administrativo, também foi possível impulsionar avanços como a criação de uma plataforma virtual de alimentação de dados referentes às ações desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha, que tem como foco, construir um banco de informações que contribua para retratar a violência contra a mulher no âmbito da capital potiguar.
A Semdes desenvolveu e lançou de forma pioneira em Natal, uma cartilha com informações didáticas falando sobre direitos e dignidade na vida das mulheres. E além disso, tem trabalhado nas comunidades e escolas, com palestras, visando conscientizar sobre a Lei Maria da Penha.
Um homem foi baleado durante uma tentativa de assalto nesta quarta-feira (15), no bairro Pitimbu, zona sul de Natal.
Uma câmera de videomonitoramento instalada na rua, registrou o momento do crime. Nas imagens, um grupo de pessoas, entre elas uma crinça, está sentado, conversando na calçada. O criminosos chega em uma motocicleta e apontando uma arma de fogo para as vítimas e anuncia o assalto. Um homem corre e entra em um residência, tentando fugir. O assaltante desce da moto e segue o homem, que acabou sendo baleado pelo criminoso. Em seguida, o assaltante foge.
A tentativa de assalto aconteceu na rua Visconde do Cruzeiro. A vítima que acabou sendo baleada foi idntificada até o momento como Luis Carlos. Ele é Pastor e fundador de uma igreja que fica há poucos metros de onde o crime aconteceu.
De acordo com relatos de moradores da região, o homem que atirou contra o pastor já estsria rondando as ruas do bairro há alguns dias.
Segundo testemunhas, dois disparos teriam sido efetuados dentro da casa. Mas apenas um dos tiros atingiu o Pastor, que foi baleado na perna direita. Ele foi socorrido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e deve passar por cirurgia. Ele não corre risco de morte.
Por um placar de 4 x 3, o TRE do Rio Grande do Norte acaba de manter os mandatos do prefeito de Assu, Gustavo Soares e da vice-prefeita Fabielle Bezerra. Na sessão desta quarta-feira, 15, o pleno da Corte eleitoral indeferiu a decisão de primeira instância, em que a juíza da 29ª Zona Eleitoral, Suzana Dantas Corrêa, cassou os mandatos do prefeito e da vice por prática de abuso de poder econômico nas eleições de 2020.
Votaram pela manutenção dos mandatos, o desembargador Expedito Ferreira de Souza (relator), e os juízes Daniel Maia, Macelo Rocha e Maria Neize.
Os votos pela cassação foram do juiz federal José Carlos, da juíza Ticiana Nobre e do desembargador Cornélio Alves.
Além da perda do mandato, a magistrada condenou o prefeito à sanção de inelegibilidade pelo prazo de oito anos, a contar de 15 de novembro de 2020, além de pagamento de multa no valor de 20 mil UFIRs.
A sentença da juíza Suzana Dantas, proferida em setembro de 2022, teve como base o julgamento de cinco ações de investigação judicial eleitoral (AIJE), com apensamento de três ações cautelares. Nos autos, o Ministério Público Eleitoral (MPE-RN) denunciou compra de votos por meio de pessoas que integraram a “cúpula política de apoio” ao então candidato Gustavo Soares. Segundo o MPE, a compra de votos foi o suficiente para mudar o resultado do pleito. Gustavo derrotou o seu adversário, ex-prefeito Ivan Júnior, por uma diferença de apenas 5 votos.
A juíza Suzana Corrêa também condenou Francisco de Assis Albano Bezerra e Rennan Alves Monteiro ao pagamento de multas nos valores de duas mil e cinco mil UFIRs, respectivamente.
O MPE afirmou que o ex-secretário municipal de Gestão, Romildo Queiroz, que também foi ex-assessor parlamentar do deputado George Soares, participou ativamente da campanha do então candidato e, nessa qualidade, comprou os votos de uma pessoa com nome de Arison dos Santos e de sua filha pelo valor de R$ 150,00. A quantia, segundo consta nos autos, foi pago mediante transferência bancária para a conta da irmã de Arison (Adriana Carla de Moura) em benefício de Gustavo e Francisco de Assis Souto, “Tê”, então candidatos à reeleição de vereador.
A diretoria da Associação Potiguar de Energias Renováveis – APER participou de uma reunião, nesta terça-feira (14), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN – SEDEC, com o secretário Jaime Calado, onde foram apresentados os avanços alcançados pela energia solar distribuída no RN e seus impactos econômicos e sociais.
Em 2022, a estimativa é de que o setor tenha recebido investimentos da ordem de R$ 771 milhões, representados por mais de 19 mil novos sistemas que foram conectados à rede de energia elétrica durante o ano. No final do mês de janeiro, já eram cerca de 40 mil sistemas instalados no RN, em todos os municípios do Estado.
Durante a reunião, foi destacado ainda que o setor é composto predominantemente por micro e pequenas empresas, espalhadas por todas as regiões do estado, gerando milhares de oportunidades de trabalho. De acordo com dados divulgados pela associação Movimento Solar Livre, o setor de energia solar distribuída já é responsável por mais de 10 mil empregos no RN.
“A expectativa da APER é de que o setor continue a crescer, dadas as grandes vantagens que oferece em termos de economia para as famílias e empresas”, destacou o presidente Cassio Maia.
O Secretário Jaime Calado reafirmou o total apoio da sua secretaria e do Governo do Estado ao setor, pelos impactos econômicos e sociais que apresenta, de forma descentralizada, abrangendo todas as regiões do Estado.
Participaram da reunião o secretário Jaime Calado, o chefe de gabinete Hélio Duarte, o presidente e o vice da APER, Cássio Maia e José Maria Vilar, além do conselheiro da APER Paulo Morais.
O escritório da empresa de motoristas por aplicativo, Uber, foi fechado em Natal. A informação foi divulgada por trabalhadores do segmento em contato com a redação do Portal 96, na manhã desta quarta-feira (15). Um dos denunciantes foi o motorista Gilvan, conhecido como “Uber Balada” – veja o vídeo acima:
Segundo ele, o escritório funcionava no Tirol Way Office, na avenida Salgado Filho, em Tirol, na zona Leste. O problema já estaria sendo registrado há alguns dias.
Apesar de o local ter sido denunciado sobre a falta de funcionamento, o aplicativo segue normalmente com suas funções.
Nota da Uber
Desde o início da pandemia, temos buscado otimizar a forma em que atendemos a motoristas e entregadores parceiros, reforçando nosso suporte com diferentes canais de atendimento, como chat e telefone. Nesse processo, temos aprendido que é possível ampliar e melhorar nossos canais de suporte de maneira remota, oferecendo aos motoristas parceiros uma resposta mais ágil 24h por dia. Nesse contexto, decidimos fechar o espaço de atendimento presencial de Natal.
POLÊMICA NACIONAL
Na semana passada, foi destaque nacional a fala do minsitro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), defendendo a regulamentação do serviço de carona prestado por aplicativos como Uber. Na ocasião, Marinho desconsiderou que o tema possa colocar em risco a permanência de aplicativos, como o Uber, no Brasil.
Conforme publicamos em janeiro último, a Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (AMASP), que participou da construção da proposta do atual governo, pleiteava que profissionais que atuam por intermédio de aplicativos tivessem, por exemplo, uma relação com as empresas tais como os microempreendedores individuais (MEIs). Estes não têm garantia de descanso remunerado ou jornada de trabalho, mas estão sob cobertura previdenciária.
Diante da fala do ministro do Trabalho, a Uber informou, em nota, o seguinte:
“A empresa que deixou a Espanha após a regulação foi a Deliveroo, o que fez cerca de 4 mil entregadores espanhóis perderem acesso à geração de renda. A Uber continua suas operações na Espanha. Além disso, tem apresentado ao governo os problemas identificados na implementação da regulação, que levou à migração forçada de muitos profissionais para o modelo de operadores logísticos – sem cadastro direto nos aplicativos, e reduziu o número de pessoas trabalhando na atividade.
No Brasil, é fundamental que essa integração previdenciária seja feita a partir de um modelo mais vantajoso para motoristas e entregadores do que as opções atuais. Isso porque elas são consideradas muito caras e burocráticas por grande parte desses trabalhadores.
O posicionamento da empresa foi construído após pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha com motoristas e entregadores que revelaram os motivos de não aderir ao formato atual da Previdência. Além disso, com a população brasileira, que revelou apoiar mudanças para ampliar a cobertura da Previdência às novas formas de trabalho via aplicativos”.
O policial militar reformado e deputado estadual eleito Wendel Lagartixa (PL) – que foi impedido de tomar posse na Assembleia Legislativa por uma decisão judicial – afirmou nesta quarta-feira (15) que sua amizade com o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) está mantida, apesar das últimas divergências públicas, mas que ele não vai aceitar o convite do aliado para assumir um cargo no gabinete dele na Câmara dos Deputados.
Assim como já tinha feito em vídeos publicados nas redes sociais, Wendel voltou a expressar publicamente, em entrevista à 98 FM, desconforto com o comportamento do amigo após a eleição, chegando a dizer que se sentiu “escanteado” após o pleito.
Lagartixa reclama do distanciamento do aliado e disse ter ficado magoado após Gonçalves relatar que não compartilha com ele todas as informações sobre o mandato, apesar de os dois terem feito uma dobradinha eleitoral em 2022.
“Eu não trabalho com ele no gabinete, uma vez que ele disse que não confiava determinados assuntos a mim. Quero não (o cargo), porque eu não entrei na vida de ninguém para pegar cargo. Não entrei interessado em dinheiro. Existe um princípio que eu tenho que não nego, que é confiança. Não quero estar num lugar com ninguém desconfiando de mim não. Sou fiel”, afirmou Wendel, ao programa “12 em Ponto 98”.
Apesar da recusa do aliado, Sargento Gonçalves diz que o cargo segue à disposição. “Se ele não quiser, isso é uma decisão dele. Ele é o dono do cargo hoje, digamos assim. Se não quiser, o cargo vai ficar vago simbolicamente com uma lagartixa em cima para mostrar que o cargo é dele”, afirmou o deputado federal, em entrevista conjunta com Wendel no mesmo programa.
O deputado federal acrescenta que nunca fez acordo para empregar Lagartixa em seu gabinete, mas sustentou a oferta do cargo. “Wendel nunca me pediu cargo. E eu não quero jamais reduzir Wendel a um cargo no meu gabinete. Mas eu o indiquei para esse cargo por compreender que eu tinha um compromisso moral comigo mesmo. Reconhecer esse meu parceiro entregando esse cargo na mão dele”, afirmou o parlamentar.
Amizade e parceria política mantida
Apesar da mágoa, Wendel Lagartixa afirma que sua parceria política com Gonçalves está mantida. Ele também pediu desculpas por ter divulgado, durante o fim de semana, trechos de mensagens privadas que os dois trocaram pelo WhatsApp. “Foi um erro meu, imbecilidade minha. Não era para ter exposto isso. Foi inocente. Estava com coração machucado. Mas não justifica aquilo que eu fiz”, afirmou.
“Parceiro não é só aquele que anda encangado cheirando o rabo um do outro não. Eu não preciso estar dentro do gabinete de Gonçalves para concordar. Eu só vou discordar quando eu tiver um posicionamento em determinado assunto que eu achar que merece discussão. E a gente vai sentar para conversar. Tudo que Gonçalves defende eu defendo. Politicamente, nós somos fortes. Não pense a esquerda que a gente está separado”, pontuou.
Lagartixa rejeita cargo no gabinete de Gonçalves: “Não entrei interessado em dinheiro”
PM reformado revelou desconforto com o comportamento do amigo após a eleição, chegando a dizer que se sentiu “escanteado” por aliado. pic.twitter.com/sup99yEyq9
As Forças Armadas estão mobilizando, atualmente, 15 aeronaves e cerca de 500 militares no atendimento emergencial aos Yanomamis e no enfrentamento ao garimpo ilegal, em Roraima. A ação dos militares na região, por meio do Comando Operacional Conjunto Amazônia, tem auxiliado o trabalho integrado da força-tarefa mobilizada pelo Governo Federal. Até o momento, já foram transportadas 105 toneladas de mantimentos, medicamentos e materiais para o atendimento aos Yanomamis e realizadas 648 horas de voo.
O Comandante responsável pela Operação, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, enfatiza o papel da Defesa na força-tarefa em apoio aos indígenas. “O mais importante é que as Forças Armadas estão sendo empregadas aqui para dar o apoio aéreo logístico e apoio de inteligência para os diversos órgãos governamentais que estão atuando na área. As demandas são solicitadas ao Ministério da Defesa, que nos repassa, e nós coordenamos com eles a melhor forma desse atendimento”, explicou.
No hospital de campanha, montado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e em funcionamento desde o dia 27 de janeiro, equipes multidisciplinares realizaram 1.268 atendimentos. Os militares participaram, também, no transporte aéreo de indígenas para procedimentos médicos de maior urgência na capital Boa Vista.
Logística – Na corrida contra o tempo, em meio às dificuldades de acesso à região, Exército e Aeronáutica trabalham a logística de transporte de alimentos e medicamentos. Com o uso de paraquedas, os materiais são lançados em Surucucu e transportados até os Yanomamis por helicóptero, único veículo que consegue chegar ao território, além de aeronaves de pequeno porte.
Para melhorar o acesso à região e garantir o pouso de aeronaves maiores, os militares trabalham na recuperação da pista de pouso do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército, localizada em Surucucu. Cerca de 36 toneladas de equipamentos e materiais de reparo já foram enviadas. A reforma ocorre no período da manhã e da noite. À tarde, a prioridade é para aviões que transportam pacientes e mantimentos.
Na área da segurança, a FAB prorrogou a abertura parcial do espaço aéreo da região norte até o dia 6 de maio. O objetivo é que as pessoas não indígenas possam sair de maneira coordenada e espontânea das áreas de garimpo ilegal.
Comentários