SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 13, 2023

Produção de blocos em obra de proteção costeira de Ponta Negra entra em ritmo acelerado

Produção de blocos em obra de enrocamento – foto Alex Régis

A fabricação dos blocos que serão utilizados na obra de enrocamento e proteção costeira da praia de Ponta Negra, um dos principais projetos que a Prefeitura de Natal está executando na cidade, iniciou nova fase e está em ritmo acelerado. As equipes da linha de produção das estruturas trabalham diariamente na montagem e armazenamento do material. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), serão instalados em cada um dos nove trechos do enrocamento entre 800 a 900 blocos de concreto. Ao longo de toda a extensão da obra, que vai abranger dois quilômetros, serão instalados cerca de 19 mil blocos.

Os blocos são de concreto de 20 Mpa (Mega Pascal), unidade referência para aferir a resistência do material. Cada estrutura pesa em média 2,5 toneladas, com o tamanho de 1,6m por 80 cm de tamanho e possui 1,025 m³ de volume. Além da proteção costeira, o projeto prevê a construção de sete escadas e quatro rampas de acesso à praia. Nessa etapa do enrocamento, serão investidos R$ 23,5 milhões.

“Estamos em um momento fundamental dessa obra. Executar a proteção costeira da orla de Ponta Negra é o pontapé inicial para o projeto macro da engorda. Ao longo dos anos, a força da maré vem provocando a destruição do calçadão e essa tecnologia de instalação de blocos é muito eficaz e vai oferece uma vida útil bem maior do que as outras opções existentes”, aponta o prefeito Álvaro Dias.

Álvaro antecipa que ainda neste mês de fevereiro a Prefeitura vai receber os projetos executivos do serviço de engorda da praia. “Essa intervenção será emblemática. Vamos deixar a faixa de areia com 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Isso vai potencializar o turismo local, gerar emprego, renda e divisas para o Município. O bairro de Ponta Negra é responsável por 90% dos leitos turísticos da capital potiguar e viverá uma era de desenvolvimento e progresso depois da conclusão do projeto”, projeta ele.

Além do aspecto econômico, a obra carrega uma grande preocupação ambiental. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a erosão costeira em Ponta Negra, inclusive, ameaça o Morro do Careca, cartão postal do RN e Zona de Proteção Ambiental (ZPA) de Natal. “Estamos promovendo desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental”, afirma.

O estudo técnico contratado pela Prefeitura de Natal e que servirá de base para a elaboração do projeto executivo prevê que a engorda será feita a partir de uma jazida de areia submersa trazida de uma área de mar, na altura do Farol de Mãe Luiza, que tem o material adequado – diâmetro médio superior (areia média a grossa). A quantidade de areia da jazida e a proximidade do local são adequados para uso de uma draga de sucção.

Aos poucos, esse material será depositado em trechos de 200m em 200m de praia, que, durante esse trabalho, ficará, nesses pontos, interditada, garantindo que as demais áreas não sejam afetadas e o uso geral da praia não seja prejudicado no período de nove meses previstos para conclusão dos serviços. Após o transporte de areia, será necessária uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores.

Em 37 dias, pouco mais de 15 mil raios caíram no RN; veja como se proteger

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nos primeiros 37 dias deste ano, o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern registrou a queda de 15.258 raios em todo o território potiguar. As regiões com os maiores números de ocorrências são: Alto Oeste e Seridó. Esses fenômenos causaram 392 interrupções no fornecimento de energia elétrica e danificaram aproximadamente 400 equipamentos do sistema.

As descargas atmosféricas são fenômenos naturais, normalmente ligados às chuvas, e geralmente precedidos de trovões. Em anos mais chuvosos, são contabilizados volumes maiores de incidência de raios. Comparando com um período mais seco, como no ano de 2021, o quantitativo nos primeiros 37 dias do ano foi de 1.403. Isso quer dizer que, comparados os intervalos idênticos de 2023 e 2021, o aumento no ano atual foi de 987,52% ou 10,87 vezes a mais.

“Monitoramos, de maneira ininterrupta, a questão climática em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nossas equipes são treinadas para atuar no menor intervalo de tempo possível quando há interrupção no fornecimento de energia provocado pela queda de um raio, priorizando sempre a segurança da equipe e da população”, ressalta Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil encerrou o ano de 2022 com um número recorde de registro de queda de raios: 190 milhões. Os estados que concentram os maiores números são Amazonas, Pará e Mato Grosso. No Rio Grande do Norte, foram contabilizados 424.733 raios ao longo do ano em referência.

Durante as chuvas mais intensas, com trovões e ventos fortes, redobre a atenção dentro e fora de casa;

Evite locais abertos como campos de futebol, descampados, praias, praças e estacionamentos;

Como se proteger

  • Não se aproxime de estruturas como marquises e coberturas de estacionamento metálicas, cercas com arames, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e estruturas condutoras da descarga elétrica;
  • Evite tomar banho de chuva;
  • Abrigue-se em ambiente fechado (casas, comércios, indústrias, veículo, trem ou metrô);
  • Não se abrigue embaixo de árvores, pontes metálicas, quiosques, antenas de telefonia; não fique perto de tratores, cercas de alarme e dentro de contêineres;
  • Não solte pipas próximo à fiação ou jogue objetos na rede elétrica;
  • Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
  • Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
  • Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.

Homem é preso e adolescente apreendido pela PRF por tráfico de entorpecente “loló” no RN

FOTO: CEDIDA

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite de sábado (11/02) dois litros de substância nociva à saúde, popularmente conhecida como “loló”, no km 113 da BR 427, em São Fernando/RN.

Durante a abordagem do Astra Advantage de cor bege, foram encontrados com os passageiros, um homem (21 anos) e um adolescente (17 anos), dois litros de “loló”. Eles assumiram que contrataram o taxista para transportá-los da cidade de Caicó/RN até a cidade de Timbaúba dos Batistas/RN, mas que este não tinha conhecimento do transporte do material ilícito. Verificou-se ainda que o motorista não possuía autorização ou permissão para exercer a atividade de taxista. 

Para o motorista foi lavrado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) pelo exercício de atividade remunerada sem a devida autorização ou permissão do poder público (art. 47 da Lei 3.688/1941) e os passageiros foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil, em Caicó/RN, pelo crime previsto no art. 278 do Código Penal (tráfico de substância nociva à saúde).

Adolescente invade escola com explosivo caseiro e machadinha no interior de São Paulo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um adolescente de 17 anos foi apreendido após arremessar um explosivo de fabricação caseira contra um prédio onde funcionam duas escolas na cidade de Monte Mor, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (13).

Com ele ainda foram encontrados uma machadinha, além de galões de gasolina e artefatos pirotécnicos. O garoto exibia um símbolo nazista no braço durante a ação.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, um dos artefatos arremessado pelo jovem “chegou a explodir no vaso sanitário”, mas ninguém ficou ferido.

De acordo com a prefeitura de Monte Mor, o jovem é ex-aluno da instituição, onde estudam desde crianças de 2 anos até adolescentes de 15 anos de idade. Após ser apreendido, o adolescente foi encaminhado à delegacia da cidade, onde o caso é investigado.

Metrópoles

PM prende suspeitos de tráfico de drogas em Ponta Negra

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na tarde desta segunda-feira (13), durante patrulhamento na vila de Ponta Negra, a viatura do 5° BPM se deparou com um elemento em atitude suspeita que tentou fugir se abrigando em uma residência, mais logo foi capturado junto com outro suspeito.

Após revista minuciosa no local, foi encontrado cerca de 1,2 kg de entorpecentes entre maconha, crack e cocaína, além de uma balança de precisão e dinheiro fracionado.

Os infratores e o material apreendido foram apresentados na DENARC para os procedimentos legais.

Líder do PT incentiva greve contra o Banco Central e pode derrubar bolsa

FOTO: LUIS MACEDO

O líder da federação Brasil da Esperança (que reúne o PT, Rede e o PV) na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR), divulgou nas redes sociais nesta segunda-feira (13) um ato do Sindicato dos Bancários contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

“Bancários do Brasil farão atos amanhã pela redução da taxa Selic, com palavras de ordem ‘Fora Campos Neto!’“,publicou o parlamentar.

Após uma série de ataques do presidente Lula (PT) ao BC, o conselho político do novo governo se reuniu na última semana, ocasião em que o sindicalista Paulinho da Força, atual presidente do Solidariedade, defendeu pressão pública contra Campos Neto.

Apesar negar a existência de um plano para derrubar o economista, lideranças do governo disseram que pretendem continuar com as críticas à taxa de juros.

O ato dos bancários está previsto para a próxima terça-feira (14), às 11h, em frente ao prédio do Banco Central, em Brasília. Assim, o PT desassocia os ataques da imagem do presidente, e delega a missão para os sindicalistas, ligados ao partido.

Com informações do O Antagonista

Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Começam na próxima quinta-feira (16) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro.

O site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.

Todos os processos seletivos têm por base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies”.

Agência Brasil

Além da CCJ, PT está de olho em outras seis comissões da Câmara

FOTO: IGO ESTRELA

A bancada do PT na Câmara dos Deputados definiu as comissões temáticas que serão reivindicadas pelo partido na reunião com o presidente Arthur Lira (PP-AL) e demais líderes partidários, que deve ocorrer nesta terça-feira (14/2). Ao todo, o comando de seis colegiados estão no radar dos petistas.

O cálculo dos deputados governistas exclui o controle da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), uma vez que, por acordo, o PT já irá presidir o colegiado tido como mais importante da Câmara. O nome escolhido para a cadeira é do deputado Rui Falcão (SP).

Além da CCJ, portanto, o partido também pedirá a Lira o controle de outras seis comissões temáticas, são elas: Relações Exteriores, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Finanças e Tributação e Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).

Entre os pleitos da bancada, a CFFC é uma comissão considerada estratégica para o partido, uma vez que é o colegiado da Câmara responsável pelo acompanhamento das contas do governo federal.

Os petistas também querem minar a possibilidade do PL chefiar a Comissão de Meio Ambiente. Recentemente, a ala mais bolsonarista do partido mobilizou nos bastidores para que o ex-ministro Ricardo Salles (SP) comandasse a comissão.

Metrópoles