SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 4, 2023

Bancada evangélica tem racha por disputa entre aliados de Lula e Bolsonaro

FOTO: SÉRGIO LIMA

A polarização política entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares próximos ao governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva divide a Frente Parlamentar Evangélica que, pela primeira vez desde sua criação, em 2003, terá uma disputa pela presidência. Se enfrentam os deputados Silas Câmara (Republicanos-AM) e Eli Borges (PL-GO).

O deputado amazonense é o favorito, tem diálogo com integrantes do governo, como o ministro da Integração, Waldez Góes (PDT-AP), e conquistou o apoio do PT. Já Eli Borges busca forças dentro do principal partido de oposição, o PL. Aliados de Silas receiam que Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, possa articular uma reviravolta.

No ano passado, a frente chegou a ser composta 181 deputados e 8 senadores. Integrantes da bancada dizem que o grupo hoje tem 132 deputados e 14 senadores, força suficiente para influenciar em qualquer votação.

Eli é pastor da Assembleia de Deus do Ministério de Madureira e também tem aproximação com o setor do agronegócio. Silas faz parte da ala mais antiga da Assembleia de Deus, chamada de Missão ou Belém foi responsável por convidar Bolsonaro para a Marcha para Jesus em Amazonas no ano passado – que, como mostrou o Estadão, foi um evento usado em diferentes lugares do País para promover o ex-presidente na disputa eleitoral.

Nos bastidores, foi negociado o revezamento durante os dois anos de comando, mas a oferta foi recusada. Segundo o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o impasse foi pelo primeiro comando. Ambos argumentam que querem inaugurar o período na presidência.

Para Sóstenes, independentemente do nome escolhido, o grupo enfrentará o PT com mais força em pautas identitárias e em temas sensíveis às igrejas, como o aborto. “A frente terá um papel ainda mais protagônico porque o governo afrontou muito os nossos valores. A frente nasce no primeiro ano do governo Lula, em 2002”, disse o deputado. “Vamos esperar. Mas se o governo vier com o que já demonstra, como nas posses dos ministros usando pronome neutro, vamos ter um trabalho de enfrentamento ideológico com o governo, independetemente de quem seja o candidato eleito.”

Para a deputada petista Benedita da Silva (RJ), que é evangélica e faz parte da frente, alega que a opção por Silas, mais próximo ao governo, ocorreu apenas porque foi o primeiro a se apresentar para conversar. “Eli não veio falar com a gente”, disse Benedita. “Não temos nada contra o Eli. Mas quando Eli veio falar, Silas já tinha nos procurado e nós o apoiamos.”

O deputado José Medeiros (PL-MT) diz que há o componente da polarização da disputa, sem nomear quem está de cada lado, mas minimiza. “É mais retórica de campanha do que realidade”, afirma.

Como mostrou o Estadão no ano passado, a bancada evangélica é composta por 80% dos partidos representados na Câmara – do PT ao PL – e vota mais alinhada às propostas do governo Bolsonaro (PL) do que o conjunto de deputados. Ainda assim, a pauta de costumes não avançou na Câmara ao longo da atual legislatura, considerando o total absoluto de projetos.

A primeira votação para a presidência estava marcada para esta quinta-feira, 3, e teve acusações de fraude, discussões e gritos em uma sessão a portas fechadas para a imprensa e assessores parlamentares. Foram inúmeros impasses. A sessão, que iniciou às 10h, foi à segunda chamada por falta de quórum. Sóstenes pediu para que jornalistas e assessores parlamentares se retirassem da sala para resolver o impasse. A discussão seguiu de portas fechadas por mais quatro horas.

Deputados relataram problemas para se inscrever na Frente pelo Infoleg, o sistema da Câmara. Sóstenes afirmou que houve divergência entre a quantidade de votos e o número de parlamentares que assinaram a lista de presença. Sem impasse, a votação foi adiada para o dia 15 de fevereiro.

O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) disse que diversos parlamentares votaram sem estarem inscritos. “Simplesmente ‘apareceram’ no plenário. As normas são para todos os parlamentares e pleitos, certo? O não cumprimento de uma delas, pode sugerir, inclusive, fraude”, afirmou, em nota enviada pela assessoria de imprensa. Otoni abriu mão da candidatura à presidência e apoia Eli Borges na disputa.

O deputado Pastor Sargento Isidório gritou reclamando que o nome dele não estava incluso. “Se tiver algum problema na eleição, se houve fraude, isso não é ato do povo de Deus”, disse Isidório ao Estadão. “O povo, principalmente os fiéis, não tem culpa dessa coisa. Se esse povo que se diz de Deus, imaginem se fossem do diabo.”

O deputado Lucio Mosquini (MDB-RO) fala que a disputa gera um desgaste que é perigoso para a frente. “Faço parte dela há oito anos e nunca houve uma disputa pela presidência. Na votação, eu pedi várias vezes (por uma pacificação). Mas não foi possível. Essa disputa, apesar de ser legítima, não a vejo com bons olhos” disse, mas minimiza que o fator partidário é uma influência.

O parlamentar faz parte da base governista e foi eleito quarto-secretário da Mesa Diretora. O Republicanos, partido de Silas, teve o apoio do PT para eleger o 1º vice-presidente da Câmara, o presidente da legenda, Marcos Pereira (SP), e para indicar o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus (RR), que busca atrair o partido para a sua base de apoio.

Estadão Conteúdo

Governo Lula deu mais de 100 entrevistas à “Globo” após eleições

FOTO: RICARDO STUCKERT

Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deram mais de 100 entrevistas a veículos de mídia do Grupo Globo desde a vitória no 2º turno das eleições. Levantamento do Poder360 considera o período que vai de 30 de outubro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.

Com a entrada de Lula e a saída de Jair Bolsonaro (PL), é nítida a mudança no Planalto a respeito de quais veículos de mídia priorizar ao conceder entrevistas. No governo anterior, havia uma preferência por Jovem Pan, SBT e Record – que as outras emissoras, sobretudo a TV Globo. O Poder360 noticiou várias vezes essas estatísticas.

Agora, o privilégio de ser mais bem tratado pelo Planalto passou para o Grupo Globo, cujos veículos têm tido a precedência para receber o presidente, a primeira-dama e seus principais assessores.

Poder 360

Britânica, fã de assassinos em série, mata namorado e faz videochamada rindo para mostrar o corpo para amiga

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Em 17 de julho de 2022, Shaye Groves, uma britânica obcecada por assassinos em série, riu após matar brutalmente seu namorado com 22 facadas e fazer uma videochamada a uma amiga para mostrar a ela o cadáver e se gabar: “Eu o matei”.

Agora, Shaye, que tem fotos de assassinos famosos como Ted Bundy e Jeffrey Dahmer na parede do quarto, está sendo julgada pela morte de Frankie Fitzgerald, que tinha 25 anos.

As autoridades foram informadas de que a mulher, de 27 anos, possuía quatro facas “decorativas” — com imagens de vilões do cinema como Chucky, Jigsaw e Pennywise — que ela e Fitzgerald usavam para “brincar” no quarto.

Segundo informações do jornal The Mirror, a britânica estava “obcecada” com a “performance no quarto” do namorado e com a vida sexual do casal, que envolvia práticas sadomasoquistas.

A jovem, no entanto, nega ter assassinado Fitzgerald, no que está sendo considerado um “crime passional”, na casa dela em Havant, no Reino Unido. Shaye alega que agiu em legítima defesa.

O tribunal ouviu que a moça enviou uma mensagem para a amiga Vikki Baitup, às 5 da manhã, para criar um “álibi falso”. Na conversa, ela dizia que Fitzgerald havia deixado sua casa, justificativa falsa que foi inspirada por dicas de documentários de crimes reais.

Na entrevista de Vikki com a polícia, ela afirmou: “A primeira mensagem de Shaye disse que ela teve uma discussão com Frankie e ele saiu furioso”.

Sangue-frio

Pouco tempo depois de ler a mensagem, às 7h, ela recebeu um telefonema de Shaye, que estava “rindo muito” e tendo uma “conversa muito normal, perguntando como foi meu fim de semana”. Nesse momento, Vikki ouviu outra amiga da suposta assassina, Lauren White, dizer “você vai contar pra ela?”.

“Foi quando ela subiu as escadas, entrou em seu quarto, apontou a câmera [para Fitzgerald] e disse ‘Eu acabei com ele’”, contou Vikki Baitup, que ficou horrorizada ao ver o corpo do homem com um “enorme” ferimento de faca.

Shaye então explicou “calmamente” que havia acessado o telefone do rapaz e visto que ele estava enviando mensagens a “uma adolescente”.

“Enquanto ele estava dormindo, ela enfiou a adaga em seu pescoço”, contou Vikki. Ao final da ligação, a amiga disse que as últimas palavras de Shaye foram “ainda somos amigas, não somos?”.

As autoridades têm um relatório do patologista que explica que Fitzgerald foi esfaqueado 17 vezes na frente do peito, duas vezes em outras áreas do peito e três vezes no pescoço — resultando na morte dele após “múltiplas perfurações do coração e dos pulmões” e “catastrófica perda de sangue”.

Imagens de policiais que chegaram ao local também foram transmitidas ao tribunal, que relataram um cheiro “incrivelmente forte” de alvejante no quarto.

O julgamento, que deve durar quatro semanas, continua.

R7

Apresentador da Globo, Léo Batista, sofre acidente de trânsito no Rio de Janeiro

FOTO: REPRODUÇÃO

O jornalista Léo Batista se envolveu em um acidente de trânsito nessa sexta-feira, no Rio de Janeiro. De carro, o veterano de 90 anos se chocou contra um motociclista, mas não sofreu ferimentos. A informação foi divulgada pelo jornalista Gabriel Gontijo.

O Corpo de Bombeiros, que prestou atendimento aos envolvidos, confirmou a informação e disse que o motociclista sofreu alguns ferimentos, mas passa bem. O acidente ocorreu na Rua Itavera, em Jacarepaguá, nesta manhã.

Aos 90 anos, Léo Batista chegou à emissora na década de 1970 e é um dos principais nomes do esporte da Globo até hoje. O jornalista ajudou a criar programas como o “Jornal Hoje” e ainda faz aparições no “Globo Esporte” e “Esporte Espetacular”.

O jornalista tem contrato vitalício com a Globo, e antes mesmo da TV, já atuava com a “voz marcante” na Rádio Globo. Léo Batista também chegou a apresentar o “Jornal Nacional” e fazia o famoso quadro dos “Gols do Fantástico”, aos domingos.

Terra

Marcos do Val dá provas que não traiu Rogério Marinho no Senado

FOTO: REPRODUÇÃO

Marcos do Val deu provas de que não traiu Rogério Marinho na eleição à presidência do Senado. Questionado por um parlamentar bolsonarista, o senador demonstrou indignação.

Foi então que retirou o celular do paletó e abriu conversas no WhatsApp com Rodrigo Pacheco, que superou Marinho, e seu fiel escudeiro Davi Alcolumbre. Enviadas antes da eleição, as mensagens de Marcos do Val diziam:

“Desculpe, mas nesta eleição vou votar no Rogério Marinho”.

A desconfiança sobre Marcos do Val ocorreu após flagrante de um longo abraço em Davi Alcolumbre depois da votação, que é secreta. “Meu presideeente!”, alegrou-se do Val ao avistar Alcolumbre, em vídeo que viralizou no Twitter.

Na mesma rede social, Marcos do Val justificou que construiu relação de amizade com Alcolumbre quando este presidiu o Senado e o ajudou a destinar recursos para combate à Covid-19.

Outro ponto que pesou para a suspeita de traição foi o fato de Rogério Marinho ter tido apenas 32 votos, quatro a menos do que a expectativa de bolsonaristas.

A suspeita de traição que recaiu sobre Marcos do Val foi, inclusive, determinante para que ele decidisse gravar uma live dizendo que Bolsonaro o coagiu a tentar dar um golpe de Estado. Após a repercussão negativa, o senador voltou atrás e tentou incriminar apenas o deputado federal Daniel Silveira, já preso.

Metrópoles

América inicia venda de ingressos para Clássico-Rei no Arena das Dunas; veja valores

FOTO: CANINDÉ PEREIRA

Foram iniciadas as vendas de ingressos para o Clássico-Rei entre América e ABC, marcado para o dia 12 (domingo), no Arena das Dunas. O confronto é válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar 2023.

O duelo do próximo dia 12 deve ser com torcida única novamente. No primeiro encontro das duas equipes no dia 15 de janeiro, seguindo a orientação do MPRN, o jogo no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, contou apenas com a torcida mandante.

O torcedor alvirrubro poderá contar com valores promocionais, válidos até quinta-feira (9). O setor leste será destinado exclusivamente para o sócio torcedor do clube. Mulheres têm direito a meia-entrada em todos os setores.

Será o retorno do América ao Arena das Dunas após mais de um mês desde o último jogo, realizado em 5 de janeiro. Na oportunidade, o América goleou o Moto Club por 5 a 0 pela pré-Copa do Nordeste. Desde então, o alvirrubro mandou os seus jogos no Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha, a Arena América.

Veja os valores:

Setor Sul 

R$ 15 / R$ 30 (valor até o dia 9)

R$ 20 / R$ 40 (valor até o dia 12)

Setor Premium

R$ 60 / R$ 120 (valor até o dia 9)

R$ 70 / R$ 140 (valor até o dia 12)

Mulher paga meia em todos os setores.

Pontos de venda

Mecão Store – Arena das Dunas (acesso Estacionamento E1 Sul) – 9h às 19h

Sede Social – 8h às 18h

Bilheteria (dia 12/02) – Arena das Dunas (Bilheteria 2 – Portão L) – a partir das 13 horas

Vendas online através do Site Oficial do Arena das Dunas – www.arenadasdunas.com.br

Portal Grande Ponto

Operação Lei Seca captura foragido da Justiça do Ceará e prende dois por embriaguez ao volante em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da Seção Lei Seca, montou pontos de bloqueio nos bairros da Ribeira e Dix Sept Rosado, culminando com a prisão em flagrante de duas pessoas por estarem conduzindo veículo automotor em estado de embriaguez. A fiscalização de trânsito ocorreu entre a noite dessa sexta-feira (3) e início da madrugada deste sábado (4).

Um homem com mandado de prisão em aberto expedido pela 4ª Vara da Família de Fortaleza/ CE foi capturado e recambiado ao sistema prisional.

Ainda durante a fiscalização seis condutores foram autuados administrativamente por ter se recusado a realizar o teste de alcoolemia e um garupa a bordo de motocicleta foi flagrado portando 130g de maconha, sendo detido.

Dupla é presa suspeita de roubos de veículos e celulares na zona Sul de Natal

FOTO: CEDIDAS

Um acidente foi registrado neste sábado (4) no Km 137 da BR-101, no sentido Natal/João Pessoa.

Dois homens foram presos suspeitos por roubos de veículos e celulares. Alan Pedro Domingos, de 26 anos, e João Marcelo Pinheiro Barboza da Silva, de 24 anos, foram detidos em flagrante pela Polícia Militar, juntos a outros dois adolescentes de 17 anos, após suspeita de roubarem um veículo e, posteriormente, já em outra ocorrência, roubarem aparelhos celulares.

De acordo com a Polícia Civil, o roubo do veículo, aconteceu nas proximidades de uma home center no bairro Neópolis, na marginal da BR 101, por volta das 23h da última quarta-feira (01).

Na ocasião foram 4 celulares, uma bolsa e documentos de uma mulher, que foram recuperados durante as diligências.

Ainda segundo as investigações, minutos depois, os suspeitos teriam utilizado o veículo roubado para praticar assaltos na Avenida Rui Barbosa, entre os bairros Morro Branco e Nova Descoberta, tendo como vítimas mulheres.

A polícia divulgou imagens dos dois homens com o objetivo de tebtar identificar possíveis vítimas do grupo. Qualquer informação pode ser enviada para a Polícia Civil, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia (181) ou pelo WhatsApp da DEPROV: (84) 3232-6312.