23 de janeiro de 2023 às 18:00
23 de janeiro de 2023 às 16:44
FOTO: REPRODUÇÃO
Gloria Perez, 74 anos, usou o Twitter para dar suas impressões sobre a autobiografia do príncipe Harry, “Spare” (vendida no Brasil com o título “O Que Sobra”). O que ela achou? A julgar pela contundência de suas palavras, pode-se dizer que a novelista não tem a menor paciência para o casal. Ranço define. “E o príncipe Harry joga no ventilador. Menino grande, sem noção, ‘mimizento’, dominado por uma manipuladora profissional: Meghan [Markle]”, escreveu Perez, reproduzindo a capa do livro. Há quem a apoie, mas foram muitos os seguidores que a aconselharam a ter mais empatia, principalmente em relação a Harry.
Entre as informações que ele “joga no ventilador” estão detalhes de suas fraquezas e dos problemas emocionais que sofreu após a morte da mãe, Lady Di, em 1997, quando tinha 12 anos. “Por que essa mania de julgar as pessoas? A dor quem sentiu foi ele. As cicatrizes são dele, e cada uma tem as suas”, escreveu uma seguidora.
“Seja mais empática, não julgue as dores dos outros. Aliás, devia ocupar o seu tempo cuidando da sua horrível novela. Quem sabe devia terminá-la logo e nos poupar”, comentou outra, fazendo uma referência à baixa audiência de “Travessia”, em cartaz na Globo. A princípio Gloria optou por rebater as críticas, uma a uma. Mas quando o assunto descambou para ironias em relação à novela, ela parou de interagir.
23 de janeiro de 2023 às 17:45
23 de janeiro de 2023 às 16:33
FOTO: REPRODUÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (23), em pronunciamento para a imprensa em Buenos Aires, que está de volta “para fazer bons acordos com a Argentina” e disse que pretende retomar a boa relação que os dois países tinham durante seus governos anteriores. A fala ocorreu logo após um encontro do presidente brasileiro com o argentino, Alberto Fernández.
Lula também pediu desculpas pela atitude do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para com o país vizinho. “Estou pedindo desculpas para o povo argentino por todas as grosserias do último presidente brasileiro – que eu trato como genocida por conta da falta de cuidado na pandemia – e por todas as ofensas que ele fez contra Fernández”, disse.
Ele prometeu que, ao término de seu mandato, “a relação do Brasil com a Argentina será a melhor entre todos os países da América do Sul”.
O presidente brasileiro também relembrou o crescimento na parceria econômica entre os dois países durante os governos petistas e disse que essa relação seria retomada.
“Historicamente, o Brasil vivia de costas para a América do Sul e de frente para a Europa. [Durante os governos petistas no Brasil,] a Argentina passou a ser o terceiro parceiro comercial brasileiro. Foi o momento mais promissor da América do Sul.”
“Minha visita é para dizer que vamos reconstruir a relação de paz, produtiva e avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para seu povo”, falou.
Ele também disse que “os empresários já compreendem e precisam compreender cada vez mais o peso do que a Argentina significa para nós”.
E acrescentou: “Nossas universidades também precisam estar mais próximas. Uma boa relação não é apenas comercial, mas também cientifica, tecnológica, cultural e política.”
Lula também agradeceu pessoalmente a amizade de Alberto Fernández e o gesto do presidente argentino quando foi ao Brasil visitá-lo enquanto estava detido na Polícia Federal (PF).
23 de janeiro de 2023 às 17:30
23 de janeiro de 2023 às 16:29
FOTO: REPRODUÇÃO
Câmeras de segurança registraram o momento em que dois criminosos roubaram uma motocicleta no bairro Neópolis, na zona Sul de Natal. O veículo estava parado enquanto o proprietário fazia compras em uma conveniência.
As imagens mostram os dois bandidos, já com capacetes em mãos, passando direto da vítima e dobrando a rua na esquina. Instantes depois, eles reaparecem e anunciam o assalto.
No vídeo é possível ver que um dos criminosos está armado e ameaça a vítima, que parece tentar explicar alguma coisa ou evitar o roubo. Em poucos segundos, a dupla foge com a motocicleta.
23 de janeiro de 2023 às 17:15
23 de janeiro de 2023 às 16:21
NÚMERO É LEVEMENTE MAIOR QUE O REGISTRADO NO ANO ANTERIOR – 34 – E REFORÇA A NECESSIDADE DE CAUTELA NO MOMENTO DA BRINCADEIRA PARA EVITAR ACIDENTES ENVOLVENDO ELETRICIDADE. FOTO: CANINDÉ SOARES
A Neoenergia Cosern registrou, ao longo do ano passado, 36 ocorrências com pipas na rede elétrica em todas as regiões do Rio Grande do Norte (veja lista de municípios abaixo). O número é levemente maior que o tabulado pelo Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora em 2021: 34. Com as férias escolares a todo vapor, as brincadeiras com pipas estão de volta. Aparentemente inofensivas, elas podem trazer muitos riscos e só devem ser praticadas bem longe da rede elétrica.
“A principal orientação é de só soltar pipas longe da rede elétrica em lugares abertos, como praias e parques. Assim, são evitadas situações que podem levar a interrupções no fornecimento de energia e prejudicar diversas pessoas, além de representar risco de acidentes para a população”, alerta o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, Valfrido Holanda.
Quando atingem as redes, as pipas podem danificar os cabos, com risco de rompê-los ou comprometer o isolamento de alguns condutores. Outro problema é a possibilidade de danificar os transformadores, provocando curtos-circuitos, com o acionamento do sistema de proteção que interrompem o fornecimento de energia. O perigo pode aumentar ainda mais com o uso de materiais metálicos, bons condutores de eletricidade, ou cortantes para a confecção de pipas e rabiolas.
No caso mais emblemático, registrado em 22 de abril do ano passado, a interrupção no fornecimento de energia elétrica provocada por uma pipa atingiu 10.115 clientes nos bairros das Quintas, Nordeste e Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. Na ocasião, a Neoenergia Cosern restabeleceu o fornecimento para 4.715 clientes em menos de três minutos e para os outros 5.400, em uma hora e meia.
Orientações de segurança
Se a pipa ficar enroscada em cabos ou postes, ela não deve ser puxada sob nenhuma hipótese nem devem ser atirados materiais como pedras e cabos de vassouras para retirá-la. Isso pode provocar o rompimento dos cabos, causando interrupção no fornecimento, danos a rede e equipamentos e até mesmo choques elétricos;
A orientação da Neoenergia Cosern é de, nesses casos, entrar em contato imediatamente com a concessionária pelo telefone 116.
Nunca usar cerol
O uso de cerol já é proibido por lei em várias cidades brasileiras. Apesar disso, seu uso continua fazendo vítimas. Para as redes elétricas, a substância também é fator de risco.
“Por deixar a linha cortante, pode causar o rompimento dos cabos. Mesmo que no momento pareça que eles não foram danificados, com o tempo, isso pode acontecer e provocar quedas de energia ou até atingir alguém, que pode ser vítima de um choque elétrico”, adverte Valfrido Holanda, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern.
Cidades com ocorrências
Natal – 19
Mossoró – 4
Parnamirim – 3
Apodi, Caicó, Luiz Gomes, Macaíba, Parelhas, Pau dos Ferros, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante, São Miguel e Touros – 1 cada
23 de janeiro de 2023 às 17:00
23 de janeiro de 2023 às 16:23
FOTO: DIVULGAÇÃO
Com intuito de orientar sobre o Credenciamento no órgão e regularizar a execução da atividade, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) convida donos de empresas de sucatas para uma reunião na próxima terça-feira (24), às 10h, na 1ª CIRETRAN – MOSSORÓ
Endereço: Centro Administrativo Integrado Diran dos Ramos Amaral, Av. do Contorno, nº 1020, DixSept Rosado, 59.600-971. A Comissão de Credenciamento de Sucatas e Oficinas receberá os donos das empresas e contadores para explicar sobre os procedimentos e sobre a Lei do Desmonte.
LEGISLAÇÃO
O Detran está implantando a Lei do Desmonte aqui no RN. A Lei Federal nº 12.977/2014, junto a resolução do Contran nº 611 e as portarias do Detran nº 274/2022 e 358/2022, são responsáveis por regular e disciplinar a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres e a comercialização de partes e peças usadas no Estado.
De acordo com o Presidente da Comissão de Credenciamento de Empresas e Oficinas do Detran, Wendell Zerino, a Lei do Desmonte visa a redução do número de roubos e furtos de veículos. “A execução da lei aqui no RN trará mais segurança para as empresas que trabalham de forma séria e honesta, além de dificultar a receptação e venda de peças roubadas por parte das empresas de sucatas, pois haverá um maior controle”, detalha Zerino.
As atividades de desmontagem, reciclagem, recuperação das partes e peças, e a comercialização dessas partes e peças só podem ser realizadas por empresas que estiverem credenciadas junto ao Detran RN.
“O funcionamento legalizado oferece diversos benefícios para as empresas, como a participação de leilões públicos e privados, além de evitar multas ou até mesmo o fechamento da empresa”, alerta o Presidente da Comissão de Credenciamento de Empresas e Oficinas do Detran, Wendell Zerino.
O credenciamento de empresas é feito exclusivamente de forma eletrônica no site do Detran www.detran.rn.gov.br. Para mais informações, o contato é o 84 99160-7569 (somente Whatsapp).
23 de janeiro de 2023 às 16:45
23 de janeiro de 2023 às 16:44
FOTO: RICARDO STUCKERT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta segunda-feira (23/1), em Buenos Aires, a criação de uma “moeda comum” para transações comerciais entre Brasil e Argentina. O petista ponderou, no entanto, que o instrumento precisa ser construído com “muito debate”.
“O que estamos tentando trabalhar agora é que os nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possam nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feita em uma moeda comum, a ser construída com muito debate e com muitas reuniões. Isso é o que vai acontecer”, disse Lula, em entrevista à imprensa ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, sede do governo argentino.
O mandatário brasileiro lembrou que Brasil e Argentina chegaram a ter uma “experiência” parecida em 2008, quando a população dos dois países puderam fazer transações comerciais pagando em suas respectivas moedas. Ele admitiu, porém, que o modelo não deu certo.
“Foi uma experiência muito tímida porque a nossa decisão não foi impositiva, ela era optativa”, declarou Lula, acrescentando que o modelo não “fluiu com a força que nós imaginávamos”.
O presidente brasileiro afirmou que, se dependesse dele, todas as transações de comércio exterior seriam feitas sempre nas moedas dos outros países, para evitar a dependência do dólar. “Por que não tentar criar uma moeda comum com países do BRICs?”, sugeriu o petista.
23 de janeiro de 2023 às 16:30
23 de janeiro de 2023 às 15:40
FOTO: DIVULGAÇÃO
Atendendo ao plano de expansão do gás natural canalizado no Rio Grande do Norte, a Companhia Potiguar de Gás (Potigás) agora conta com rede de gasodutos no bairro Planalto, localizado na Zona Oeste de Natal. A rede de quase 6.500 metros foi lançada no ano passado em um investimento de quase R$ 2 milhões na infraestrutura do bairro.
Com a nova rede de gás na localidade, comércios dos mais diversos segmentos, condomínios e postos de combustíveis podem passar a utilizar o gás natural canalizado. E em 2023, a rede do bairro Planalto ainda será expandida em mais 2 mil metros em um investimento de R$ 500 mil.
“O Planalto é um bairro que tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos e precisava dessa infraestrutura para impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento. Com o gás natural canalizado, os estabelecimentos passam a contar com benefícios como praticidade de ter um gás distribuído 24 horas por dia nos sete dias da semana, além da segurança de não precisar estocar gás em botijões”, afirma Franciney Souza, gerente comercial da Potigás.
No total, a malha de gasodutos da Potigás tem mais de 500 mil metros e está presente nas principais ruas, avenidas e polos industriais dos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Goianinha. Além disso, a rede está em constante expansão. Condomínios, comércios, indústrias e postos de combustíveis interessados no gás natural canalizado devem entrar em contato com a Potigás pelo telefone: 3204-8500.
23 de janeiro de 2023 às 16:15
23 de janeiro de 2023 às 15:19
FOTO: REPRODUÇÃO
O presidente Lula (foto) disse nesta segunda (23) em um encontro na Casa Rosada com o presidente argentino Alberto Fernández, que o país vizinho teve bons resultados no ano passado em três áreas, informa a Crusoé.
“A Argentina terminou o ano de 2022 em uma situação privilegiada. Não apenas na economia, na política, mas no futebol. Pela primeira vez, torci para a Argentina ser campeã do mundo, porque eu achava que o Messi não poderia terminar a carreira dele sem ser campeão do mundo”, afirmou o petista.
A Argentina fechou o ano passado com uma inflação de 95%. Trata-se o maior nível em em três décadas. A pobreza está perto de 40%.
Comentários