Em Macaíba, os contribuintes concorrem a prêmios mensais, como televisores e até mesmo uma moto 125 cilindradas, além de descontos de até 20%, caso paguem em dia o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023.
De acordo com a publicação feita no Instagram da Prefeitura do município, o desconto de 20% é apenas para a parcela única e de 10% para aqueles que desejarem parcelar o IPTU em até 10 vezes. Todos os contribuintes que realizarem o pagamento em dia das parcelas concorrem aos prêmios.
A Secretaria Municipal de Tributação (SMT) da cidade já começou a enviar os carnês às residências. Os boletos também podem ser retirados no site da Prefeitura de Macaíba, no Portal do Contribuinte.
Um lixo acumulado próximo à estação de trem do bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, tem afetado a vida de moradores trabalhadores da Comunidade Cidade de Deus, que fica na região. A sujeira fica à mostra e é visível para quem passar e também leva consigo o mau-cheiro e o aumento de moscas e mosquitos.
Os moradores falam que falta limpeza na região e que muitas vezes a sujeira é depositada no trecho pelas próprias pessoas da localidade. Eles citam ainda que animais mortos – como cachorros e gatos – são deixados ali. A reportagem da Inter TV Cabugi flagrou um cachorro morto nesta segunda (16).
A Urbana disse, em nota (veja mais detalhes abaixo), que realiza regularmente a limpeza da localidade e que vai limpar o trecho até o fim da semana.
“Sempre passo por aqui. E essa é a situação, com esse lixo”, disse o morador da região, Ivo Morais.
Parar passar pelo trecho, inclusive, ele estava usando três máscaras como forma de evitar o mau cheiro.
“É por causa da podridão, tem um cachorro jogado ali. Ninguém aguenta não. O mau cheiro está demais”, falou Ivo.
A ministra da Saúde Nísia Trindade revogou portaria que previa que os médicos avisassem autoridades policiais nos casos de aborto decorrente de estupro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16).
A portaria cancelada, editada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, estabelecia que os profissionais da saúde deveriam “preservar possíveis evidências materiais do crime de estupro a serem entregues imediatamente à autoridade policial”. Com a revogação, volta a ser mais difícil que crimes de estupro possam ser investigados e punidos. Ao mesmo tempo, é mais fácil que o aborto seja praticado em casos não permitidos em lei, sob falsas alegações de estupro.
A ministra já tinha informado que iria revogar algumas medidas do governo anterior. Além disso, em seu primeiro discurso, Nísia Trindade já tinha deixado claro que atuará em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, isto é, a favor da legalização do aborto pelo SUS, uma antiga pauta do PT e de outros partidos de esquerda.
O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, com o mesmo ideal da ministra, já afirmou que também quer desfazer outras medidas que ele considera “retrógradas”, além do dispositivo que fechava o cerco ao estuprador. O tema do aborto está sob responsabilidade da pasta dele.
A portaria nº 2.282, de 27 de agosto de 2020, foi a primeira revogação da ministra da Saúde das portarias relacionadas ao aborto. Contudo, há ainda outras normas que estão na mira do governo petista, como uma nota técnica que, dentre outras coisas, preenche uma lacuna legal e afirma que, mesmo nos casos tolerados por lei, o aborto não deve ser feito após a 22ª de gestação e também a recomendação de que o aborto não pode ser feito a distância.
A ministra também revogou decretos relacionados à Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) – que determinava uma série de medidas de apoio a gestantes e bebês.
Outras normas revogadas pela ministra foram: a portaria nº 4.809, de 30 de dezembro de 2022, que instituiu o Fórum Permanente de Articulação com a Sociedade Civil; a portaria nº 1.079, de 11 de maio de 2022, que criou programas nacionais de prevenção e detecção precoce de câncer, no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e a portaria nº 3.473, de 12 de setembro de 2022, sobre a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização.
Pelo menos três homens que velejavam pelo litoral potiguar foram salvos após o barco furar e naufragar em alto mar na praia de Maxaranguape, no interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a gestão municipal local, o caso ocorreu entre a sexta-feira (13) e sábado (14) durante a madrugada. Após serem resgatados por pescadores da região, foi constatado que as vítimas são moradores do bairro da Redinha, situado em Natal. Ambos os envolvidos passam bem.
O acidente ocorreu por volta das 22 horas da sexta-feira (13), mas os tripulantes só foram salvos durante o dia do sábado (14). Segundo a prefeitura da cidade, as vítimas foram levadas à uma colônia de pesca de Barra de Maxaranguape.
Após um primeiro apoio, já na chegada à praia, os homens seguiram para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde receberam atendimentos médicos. Depois disso, ambos seguiram para suas residênciais na capital potiguar.
A presidente da colônia de pesca que atendeu os náufragos, Jadeir Regina, disse que tudo se tratou de um acidente. “Um peixe chamado agulhão de vela que furou o barco. Após a embarcação virar, os homens ficaram à deriva. Uma embarcação de pescadores de Maxaranguape que viu as vítimas e os salvaram”, disse.
“Os náufragos estavam bem debilitados. Providenciamos uma ambulância e prestamos total assistência. A médica da UBS colocou eles no soro e depois mandamos deixar eles na Redinha”, finaliza.
Com o olhar voltado para o pedestre, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana – prossegue a campanha de valorização do uso da faixa de travessia. Durante a ação são realizadas abordagens, performances teatrais e distribuído material educativo com foco na redução do número de acidentes no trânsito.
De acordo com o cronograma da STTU, as ações serão concentradas nos seguintes locais nesta semana: terça-feira (17) na Av. Coronel Estevam – bairro do Nazaré; quarta-feira (18) na Av. Presidente Bandeira – no Alecrim; quinta-feira (19) na Av. Pompéia – no Bairro Potengi e na sexta-feira (20) – no Relógio do Alecrim.
As mensagens educativas ressaltam a importância do uso da faixa, o olhar para os dois lados da via antes da travessia e o respeito ao ciclo do semáforo, entre outras dicas. Os condutores de veículos também são informados sobre a obediência de parada antes da faixa de retenção e dá sempre preferência ao pedestre.
Desde 1998, quando entrou em vigência o Código de Trânsito Brasileiro, estabelecendo a municipalização e a obrigatoriedade de programas de educação para o trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana desenvolve ações neste sentido. E em razão destas ações aliadas a execução dos projetos de engenharia e de fiscalização do órgão o número de acidentes com pedestres vêm caindo significativamente.
O órgão orienta também que o pedestre quando não houver semáforo ou faixa de travessia, atravessar no meio da quadra e antes de atravessar espere sempre na calçada.
Um duplo homicídio foi registrado na tarde desta segunda-feira (16), no bairro Pajuçara, na zona norte de Natal.
De acordo com informações da Polícia Militar, homens encapuzados chegaram em um veículo e invadiram a residência, localizada na rua Shalom, no conjunto Parque das Dunas e executaram dois homens que estava dentro do imóvel.
As vítimas ainda não foram identificadas. Peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram acionados assim como a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que irá investigar as circunstâncias e motivação dos crimes.
Um homem foi preso em flagrante, no município de Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu, suspeito de tráfico de drogas.
Com Felipe Matheus Caetano Calixto, de 25 anos, a polícia apreendeu cerca de mil comprimidos da droga sintética mais conhecida como “ecstasy”, assim como um aparelho celular. A prisão aconteceu em frente à sede dos Correios da cidade e a droga estava escondida dentro de aparelhos de som, uma espécie de rádio portátil.
Felipe Matheus foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O Paris Saint-Germain amargou derrota para o Rennes, por 1 a 0, neste domingo, em partida que marcou o retorno do trio ofensivo formado por Messi, Neymar e Mbappé no Campeonato Francês. Após o revés, o craque brasileiro foi o principal alvo de críticas no programa After Foot, do RMC Sports.
O jornalista Daniel Riolo foi quem fez as declarações mais contundentes. Ele classificou o camisa 10 como o “maior fracasso da história do futebol”. Neymar terminou a partida sem nenhum chute ao gol adversário.
“Ele zombou de todos os torcedores do PSG fazendo uma boa meia-temporada porque tinha uma Copa do Mundo para se preparar. Em termos de contratação, transferência, salário, é o maior fracasso da história do futebol”, detonou.
Neymar também não escapou das críticas do jornal L’Equipe, principal diário esportivo da França. O brasileiro levou nota 3 pela atuação ruim diante do Rennes. “Neymar estava com problemas, perdendo mais bolas do que o normal e preocupa a menos de um mês do jogo de ida das oitavas de final contra o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões”, escreveu o periódico francês.
Apesar da derrota, o PSG segue na liderança isolada no campeonato, com 47 pontos, três a mais do que o vice-líder Lens. Neymar, por sua vez, foi um dos dois brasileiros indicados ao prêmio The Best, de melhor do mundo, da Fifa. O outro representante do País na disputa é Vinícius Junior, do Real Madrid.
Comentários