SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 4, 2023

Com fim da montagem de ministérios, corrida por STF domina bastidores em Brasília

FOTO: REPRODUÇÃO

Com o fim da montagem do primeiro escalão do governo Lula 3, dominam os bastidores de Brasília as conversas e articulações para saber quem ocupará as duas vagas do Supremo Tribunal Federal (STF) que vão abrir em 2023 com a saída de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.

Ambos completam 75 anos em 2023, idade-limite para ministros do STF estabelecida pela Constituição.

Para a primeira vaga, que será aberta em maio, Lula (PT) tem dito a aliados que vai ouvir Lewandowski, indicado pelo próprio petista para STF e a quem o presidente é grato pela atuação na Corte.

O nome de Lewandowski, segundo integrantes do Judiciário, é o de Manoel Carlos, que foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e braço-direito do ministro quando ele ocupou a presidência do STF.

Atualmente, ele está na iniciativa privada, mas segue como uma espécie de herdeiro de Lewandowski no meio jurídico. Segundo interlocutores, caso Lula opte pelo jurista, será para dar continuidade ao modelo de trabalho do atual ministro nos processos e na Corte em geral.

No núcleo duro do PT, entretanto, o favorito é Cristiano Zanin, advogado de Lula na Lava Jato e um dos nomes mais próximos e de confiança do presidente atualmente. Discreto, Zanin não busca respaldo para ser indicado, mas conta com o apoio de quadros importantes do PT, além de ser tratado como o “nome de coração” do presidente da República.

Concorrem também Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, que é próximo do MDB do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e do ex-presidente José Sarney.

A grande questão, hoje, é qual será a ordem de indicações.

Dentre os cotados, Zanin é dado como o nome do “coração” de Lula – e avaliam que ele será indicado ao STF em alguma vaga. Uma corrente do PT pondera, no entretanto, que se o advogado ficar para a segunda vaga, teme que Lula enfrente pressão para indicar uma mulher para substituir Rosa Weber.

Existe, por outro lado, a aposta de que um terceiro ministro pode deixar o cargo e dar a Lula uma mais uma indicação ao STF: Luís Roberto Barroso, que, aos 64, poderia antecipar a aposentadoria – mas só após suceder Weber na presidência da corte.

O presidente da República, então, poderia indicar uma mulher nessa vaga.

Critério

Fato é que Lula tem repetido a aliados que as indicações para o STF serão criteriosas, pois ele não pode errar, como considera ter feito em algumas delas.

Dois dos casos que petistas relatam com tom de arrependimento são os dos ministros Dias Toffoli e Edson Fachin.

Lula já ouviu de ministros do STF que ele foi para a cadeia “pelas mãos de ministros indicados pelo PT”, o que acreditam que nunca teria acontecido com Bolsonaro.

Com base nessa avaliação, Lula considera que Bolsonaro, se acertou em algo em sua administração, foi nas escolhas de André Mendonça e de Kassio Nunes Marques, alinhados ao Palácio do Planalto, para o STF.

G1 por Andréia Sadi

Alckmin assume ministério e diz que reforma tributária é “fundamental”

FOTO: RAFAELA FELICCIANO

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), voltou a defender a reforma tributária, desta vez durante cerimônia de posse como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, nesta quarta-feira (4/1). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, estavam presentes no evento.

O chefe da pasta argumentou que o fortalecimento da indústria “passa, invariavelmente, pela redução do custo-Brasil e pela melhoria do ambiente de negócios do país”. Nesse contexto, uma “reforma tributaria é fundamental”, emendou.

Alckmin justificou a proposta lembrando que, durante a campanha, visitou fábricas de diferentes categorias no interior de São Paulo, acompanhado do então candidato ao governo de São Paulo e agora ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e todas elas teriam repetido a necessidade da “simplificação tributária”.

A proposta de rever o sistema tributário brasileiro havia sido ventilada pelo vice-presidente antes mesmo da posse. Segundo ele, a retomada de projetos relacionados ao tema que tramitam no Congresso Nacional é um dos pilares para equilibrar a economia. Contudo, Alckmin não detalhou como pretende conduzir uma eventual reforma.

Metrópoles

Em 1h, três homicídios são registrados na Região Metropolitana de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O início desta quarta-feira (4) foi violento na Região Metropolitana de Natal. Em uma hora, três homens foram executados.

A primeira morte foi registrada no município de Extremoz, na praia de Pitangui. De acordo com informações da polícia, um homem, sem identificação, foi executado na avenida principal, próximo a um depósito de bebidas. Segundo relatos de moradores próximo ao local, o homem trabalhava com materias recicláveis. 

Outro assassinato aconteceu em Ceará-Mirim. Criminosos invadiram a residência de um homem identificado até o momento como Rogério, de 29 anos. Informações apontam que os assassinos teriam batido na porta da casa onde Rogério morava com a esposa, próximo a um matagal, e anunciado a morte do homem. O rapaz ainda tentou correr, mas acabou sendo atingido por vários disparos de arma de fogo e morreu no local.

Já em São José do Mipibú, um homem, ainda não identificado, também foi executado após ter a casa invadida por criminosos.

Os corpos das três vítimas foram levados para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), em Natal, onde passarão por perícia. A Polícia Civil irá investigar a autoria e motivação dos três homicídios.

Filho de Antônio Fagundes agradece apoio após assumir namoro com ator

FOTO: REPRODUÇÃO

O ator Bruno Fagundes agradeceu a enxurrada de mensagens de apoio que recebeu após assumir o relacionamento com o ator Igor Fernandez, seu colega de elenco em Cara e Coragem, da TV Globo.

“É sobre o amor. Agradeço as milhares de mensagens de apoio e amor. Amém”, escreveu ele ao compartilhar uma foto de uma bandeira do Brasil rosa e com arco-íris.

O romance entre Bruno e Igor veio à tona após eles compartilharem registros românticos durante uma viagem a dois em Minas Gerais. Após o burburinho causado pelos registros, eles confirmaram a relação.

Metrópoles

Prates descarta intervenção no preço dos combustíveis na Petrobras

FOTO: IGO ESTRELA

Indicado para presidir a Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT) disse, em conversa com jornalistas, nesta quarta-feira (4/1), que não haverá intervenção nos preços de combustíveis na estatal. A fala foi dada após cerimônia de posse do vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“A Petrobras não faz intervenção em preços, ela cumpre o que o mercado e o governo criam de contexto. É um contexto. A Petrobras reage a um contexto. Então, a gente vai criar a nossa política de preços para os nossos clientes, para as pessoas que compram da Petrobras. A gente não pode influenciar” disse Prates.

Ele ainda complementou, afirmando que “quem faz política de preços” é o governo, mas descartou intervenção nos preços.

“Claro que não [vai ter intervenção]. Ninguém nunca falou em intervenção. Eu não sei onde inventaram essa história de intervenção. Um dia eu disse que a política de preços da Petrobras é para os clientes da Petrobras. Quem faz política de preços é o governo. Aí interpretaram que a gente ia intervir no preço”, justificou.

Metrópoles

Ex-lutador do UFC é preso sob suspeita de matar a namorada no México

FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-lutador do UFC Phil Baroni, 46, foi preso no último domingo em San Pancho, no México, sob suspeita de ter assassinado sua namorada em um motel. Ele teria chamado a polícia ao local, que encontrou a mulher sem vida. Ele estaria sob influência de drogas e alegou que houve um acidente durante uma briga entre o casal.

O caso foi noticiado pelo jornal mexicano Tribuna De La Bahia. Phil Baroni se identificou como “Phillips” ao chamar a viatura policial, que fazia ronda pela área. Sua namorada, identificada como “Paola”, estava inconsciente em um quarto ao lado.

A mulher, nua e coberta por um lençol, não tinha sinais vitais quando a polícia chegou ao local e apresentava marcas de golpes no rosto e em partes de seu corpo. Phil Baroni foi preso sob suspeita de homicídio e uma investigação está em curso para descobrir a real causa da morte de Paola.

Em seu depoimento, Baroni afirmou que, por volta das 15h (horário local) do último domingo, estava fumando maconha e bebendo cerveja no quarto antes de discutir com a namorada, que teria revelado ter tido relações sexuais com outro homem. Como reação, o lutador mandou que a mulher tomasse um banho. Quando ela se negou, Baroni a pegou pelo braço a arremessou no banheiro

Ela teria batido a cabeça e a nuca e Baroni tentou ajudar a levantá-la. Após alguns minutos, ela já não tinha mais sinais vitais. Ele teria tentado reanimá-la segundo a versão contada pelo atleta, sem sucesso. Autópsias estão sendo realizadas no corpo da namorada para determinar a causa da morte.

Baroni teve passagens por algumas das principais organizações de MMA do mundo, como o UFC e o Bellator. Polêmico, foi suspenso em 2003, após golpear o árbitro Larry Landless em sua derrota para Evan Tanner, no UFC 45. Ele conta com 16 vitórias e 19 derrotas em seu cartel.

Terra Brasil Notícias

Câmara de Parnamirim vai votar projeto que aumenta número de vereadores de 18 para 21

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Câmara Municipal de Parnamirim, na Grande Natal, vai votar logo após o recesso legislativo uma proposta que aumenta o número de vereadores. Com a mudança, que tem o apoio de toda a Casa, a população vai eleger na próxima eleição 21 vereadores. Atualmente, a Câmara de Parnamirim tem 18 assentos.

O aumento no número de vereadores está respaldado pela Constituição Federal. De acordo com o artigo 29 da Carta, municípios que têm entre 160 mil e 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. Segundo projeção divulgada pelo IBGE na semana passada com dados já coletados pelo Censo Demográfico, Parnamirim chegou no ano passado a 252 mil habitantes.

Segundo apurou o Portal 98FM, técnicos da Câmara já finalizaram o projeto que vai começar a ser discutido pelos atuais vereadores após a volta do recesso. Há um entendimento de que uma emenda à Lei Orgânica precisa ser aprovada ainda em 2023 para que a expansão da Câmara já comece a valer para as eleições de 2024.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França (PSC), confirma que a expansão está sob análise. Ele afirma que o aumento da representatividade na Casa fortalece a democracia. “Cada vez que aumenta a representatividade do povo em qualquer casa legislativa, eu vejo isso como um fortalecimento da democracia”, destaca o presidente em entrevista ao Portal 98 FM.

Wolney, contudo, diz que o aumento no número de assentos não vai representar elevação de custos. “No nosso caso específico, e como presidente da Casa, estou tomando todos os cuidados necessários para que, caso esta ampliação seja aprovada pela maioria da casa, ela venha respaldada por um controle e adequação ao orçamento, e ainda que aumente a qualidade do nosso trabalho e de nossas votações em nome do povo de Parnamirim”, finalizou.

O vereador Gabriel César (PL) também é favorável à ampliação. “Desde 2010 a Câmara já poderia ter aumentado o número de cadeiras. Sou favorável. Estamos cumprindo o que está na Constituição e aumenta a representatividade”, afirma.

Com informações do Portal 98 FM

Conselho da Petrobras nomeia presidente interino até posse de Jean Paul Prates

FOTO: ALINE MASSUCA

O Conselho de Administração da Petrobras definiu o nome de João Henrique Rittershaussen como o próximo presidente da empresa, de forma interina. A decisão, antecipada pelo Metrópoles, foi anunciada oficialmente pela empresa em comunicado ao mercado nesta manhã.

O conselho deliberou sobre a renúncia do agora ex-presidente da estatal Caio Paes de Andrade e declarou a vacância do cargo. Em seguida, Rittershaussen foi designado como presidente interino.

Rittershaussen é o atual diretor executivo de Desenvolvimento da Produção da companhia. Ele ficará no cargo até que o futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assuma o posto.

Prates precisa ter o nome chancelado pelo Conselho de Administração. O processo deve ser concluído em até 30 dias.