SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 2, 2023

PM apreende submetralhadora, munições e drogas na zona oeste de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais militares do 9º Batalhão apreenderam, no final da manhã desta segunda-feira (2), na zona oeste de Natal, uma submetralhadora, vários carregadores para armas logas, além de um carregador de pistola e 100 munições. O material estava dentro de uma espécie de tonel, enterrado em uma área de dunas, no bairro Felipe Camarão, em Natal.

Os policiais conseguiram chegar até o material após visualizar pessoas em atitude suspeita na área de dunas, enquanto realizavam patrulhamento de rotina na rua Peixe Boi. Durante a abordagem, apénas um dos suspeitos foi preso. O jovem negou conhecer os suspeitos que fugiram e também ter envolvimento com o material que foi apreendido.

Além da arma e munições, ainda foram apreendidos cocaína, crack, maconha, balança de precisão e uma quantia em dinheiro. Todo o material foi encaminhao para a 14ª Delegacia de Polícia, assim como o suspeito, que ficará a disposição da Justiça. A Polícia Civil irá investigar a origem da submetralhadora, que pode ter sido roubada ou desviada.

Vereador Anderson Lopes convoca população para ato em prol da recuperação da Av. das Fronteiras

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com buracos tomando conta da pista e formando enormes crateras que chegam até a “engolir” veículos, a avenida das Fronteiras, na Zona Norte de Natal, é o retrato do abandono do poder público estadual e municipal. As reclamações de moradores, comerciantes e motoristas que trafegam pela via é recorrente e válida, mas nada tem sido feito e a situação só piora.

Diante disso, o vereador de Natal, Anderson Lopes, marcou um ato público em prol da recuperação da via. “A Avenida das Fronteiras está pedindo socorro. A Câmara está em recesso parlamentar, mas as necessidades da nossa cidade continuam. E, por isso, marcamos um ato realmente como um pedido de socorro para a Avenida das Fronteiras. Alguma atitude precisa ser tomada porque não se pode continuar desse jeito”, pontua o parlamentar, lembrando que a Avenida das Fronteiras está inclusa nas obras do Pró-Transporte, que já se arrastam há mais de 10 anos.

O ato chamado “SOS Avenida das Fronteiras” está marcado para a próxima terça-feira (3), às 9h, em frente ao Posto de Interlagos.

Prefeitura do Natal paga 95% da folha de dezembro nesta segunda-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Natal paga nesta segunda-feira (02) o equivalente a 95% da folha referente ao mês de dezembro, contemplando 20.873 servidores públicos municipais entre ativos, inativos e pensionistas. Recebem seus salários os funcionários da Urbana, Arsban, NatalPrev, Funcarte e professores da rede pública municipal de Educação, além dos que compõem os quadros dos órgãos da administração direta com salários no valor líquido de até R$ 5 mil.

Com esse pagamento, estão sendo colocados em circulação na economia da cidade R$ 60,6 milhões. A expectativa é de que até o fim desta semana a gestão municipal conclua o pagamento dos vencimentos de dezembro, quitando o seu compromisso integral com as categorias do funcionalismo, dentro do prazo legal que prevê que o pagamento dos salários pode ser feito até o quinto dia útil do mês subsequente ao mês trabalhado.

Imagens mostram policiais feridos e viatura destruída após suposto acidente no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Circulam nas redes sociais imagens de uma viatura da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) totalmente destruída após um possível acidente registrado nas imediações de Macau, no interior do Rio Grande do Norte. As imagens foram divulgadas em grupos durante a tarde de hoje (2). A princípio, o que teria causado o incidente seria um pneu estourado, mas a informação ainda não foi confirmada.

Além da viatura, há também imagens de pelo menos dois policiais feridos e um deles no chão em uma área de mata. De acordo com o ouvinte da 96 FM, Cacio Luan, os militares foram encaminhados ao Hospital Walfredo Gurgel.

Portal 96 FM

Presidente da Fifa cita dom de Pelé de “tocar corações e emoções”

FOTO: REUTERS

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, foi uma das primeiras autoridades a chegar, nesta segunda-feira (2), ao Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos (SP), onde ocorre o velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Em entrevista coletiva, o dirigente enalteceu o legado deixado pelo Rei do Futebol, que faleceu na última quarta-feira (29), aos 82 anos.

“Pelé tinha o dom dos maiores de todos os tempos, algo que poucas pessoas no mundo têm. Um dom de tocar os corações e as emoções das pessoas. É fato que muitas pessoas, como eu, não o viram jogar, mas meu pai sempre falou muito sobre ele para mim”, declarou Infantino.

“Ele foi o primeiro a fazer muitas coisas em campo. Coisas que 99% das pessoas sequer sonham fazer e que o outro 1% faz uma coisa ou outra”, emendou o dirigente da Fifa, que esteve ao lado de outras lideranças do futebol, como os presidentes das Confederações Brasileira (CBF) e Sul-Americana (Conmebol), Ednaldo Rodrigues e Alejandro Domínguez, respectivamente.

Outra autoridade a prestigiar o funeral de Pelé foi Tarcísio de Freitas. O governador de São Paulo, empossado no último domingo (1º), destacou a importância do Rei do Futebol na história da seleção brasileira. O Atleta do Século é o único jogador a ter conquistado a Copa do Mundo por três vezes.

“É prestar homenagem ao maior de todos. O Brasil deve muito ao Pelé, por tudo que ele fez pelo futebol, pelo país, a forma como se posicionou a vida toda. É uma honra para o Brasil dizer que a gente tem o maior jogador de futebol todos os tempos. Três das nossas estrelas foram conquistadas graças à genialidade do Pelé, que é único, imortal. Nada mais justo do que prestar essa singela homenagem. Acho que é pouco frente a tudo que o Pelé fez por nós”, disse Tarcísio, na chegada à Vila Belmiro.

O velório

O corpo de Pelé, falecido na última quinta-feira (29), foi transportado do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, à Vila Belmiro durante a madrugada. O caixão está no centro do gramado do estádio. O velório é aberto. O acesso do público ocorre pelos portões 2 e 3 (Rua Dom Pedro), enquanto o de autoridades se dá pelos portões 10 e 15 (Rua Princesa Isabel).

Foram erguidas duas tendas no gramado. Uma delas, onde está o caixão de Pelé, é destinada a familiares, ídolos históricos do Santos e convidados. A outra é voltada a demais autoridades. O público em geral anda por um tablado, que fica à esquerda da primeira tenda.

Após o velório, será realizado um cortejo pelas ruas de Santos, que passará pela Avenida Coronel Joaquim Montenegro (conhecida como Canal 6), onde vive a mãe de Pelé, Celeste Arantes, que completou 100 anos no último dia 20 de novembro. De lá, o corpo do camisa 10 será levado à Memorial Necrópole Ecumênica, para sepultamento em cerimônia restrita aos familiares.

Agência Brasil

Suplente toma posse como deputado federal após Walter Alves virar vice-governador

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-vereador de Parnamirim Thiago Cartaxo (PL) tomou posse, neste domingo (1º), como deputado federal pelo Rio Grande do Norte. O novo deputado potiguar era 2º suplente da coligação PDT/PP/MDB/Podemos/DEM nas eleições de 2018 e assumiu o cargo por causa da renúncia do deputado Walter Alves (MDB) para tomar posse como vice-governador.

O 1º suplente, o ex-senador José Agripino Maia (União Brasil), recusou aceitar o cargo.

O mandato de Thiago Cartaxo vai até 1º de fevereiro, quando os deputados federais eleitos em 2022 tomarão posse.

Thiago Cartaxo é filho da ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Parnamirim Elienai Cartaxo, que morreu em junho deste ano. Em 2018, foi candidato a deputado federal e obteve 16.682 votos, ficando na 2ª suplência. Ele é o primeiro parnamirinense a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional.

“Só tenho a agradecer a Deus me oportunizar representar meu Rio Grande do Norte e minha Parnamirim na casa do povo brasileiro!”, disse Thiago Cartaxo, agora deputado federal.

Com informações da 98 FM

SENAI do RN é o primeiro do Brasil a integrar Pacto Global da ONU

FOTO: DIVULGAÇÃO

O SENAI do Rio Grande do Norte é o primeiro do Brasil a integrar oficialmente o Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU).

A confirmação da adesão foi recebida em dezembro, quando a instituição também foi inserida na lista global de participantes da rede – junto com mais de 15 mil empresas e outras organizações signatárias em mais de 160 países.

O pedido de adesão havia sido formalizado em 2022 por meio de Carta de Compromisso remetida ao Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres. A análise da submissão durou aproximadamente seis meses.

No documento em que faz a solicitação, o diretor do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, expressa o empenho da instituição em implementar e dar continuidade a ações imbuídas dos princípios que compõem a iniciativa – apresentada pela ONU como a maior do mundo no campo da sustentabilidade ambiental.

A carta oficializa o compromisso por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), duas das unidades operacionais do SENAI-RN, na capital, Natal, e principais referências do SENAI no Brasil, respectivamente, em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, e em serviços e soluções de educação profissional para as indústrias de energia e do gás.

“Ter conquistado a adesão é uma espécie de coroamento do que a gente faz”, disse Rodrigo Mello.

“Atuamos firmemente nas áreas de educação e inovação em produtos e processos com foco em transição energética, em energias limpas, o que por si só já traz o espírito de um mundo mais equilibrado entre as pessoas, entre as empresas, um mundo que se preocupa com as gerações futuras. E sermos reconhecidos como corporação pela ONU é um estímulo para perseguirmos cada dia mais os princípios desse Pacto na nossa rotina institucional”, acrescenta.

O Pacto

O Pacto Global advoga “Dez Princípios universais”, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

A lista inclui apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente, apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis e desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental (veja a relação completa na imagem inserida neste texto).

Integrantes da iniciativa comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações – e encontram apoio e direcionamento para avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer sua atuação em ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

“Isso é algo que fortalece os nossos discursos internos e externos e que nos traz, ao mesmo tempo, a responsabilidade de procurar a cada dia nos preocupar mais e mais com os 10 princípios, que em resumo são a perspectiva de um mundo novo, com pessoas melhores, com organizações melhores, com mais respeito entre as pessoas e com o meio ambiente”, frisou ainda Mello, ressaltando que a notícia de integração do SENAI-RN à rede “coroa um ano repleto de sucesso e realizações em busca desse mundo melhor e do desenvolvimento das energias renováveis”.

Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, que lidera a estratégia da instituição voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, observa que um plano de ação será estabelecido para que os princípios elencados no Pacto sejam, cada vez mais, inseridos no negócio e nas entregas realizadas.

“Vamos, na prática, intensificar um movimento que já iniciamos, que não é uma estratégia somente interna. A gente incorpora isso na entrega para a empresa, para o aluno e a aluna”, diz ela.

“O que a gente faz é colocar o ODS lá na ponta, na sociedade, lá no aluno que está em Lajes ou em outro município, para ele entender o que é o ODS, para que entenda porque tem meninas participando do curso que ele está fazendo, para que perceba o que é educação de qualidade, o que são as energias renováveis onde ele vive”, exemplifica ainda.

Ministra quer reduzir preço de passagens para incentivar o turismo

FOTO: DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DO TURISMO

A nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse hoje (2), em Brasília, durante a cerimônia de transmissão do cargo, que buscará a recomposição orçamentária da pasta, reduzida, segundo ela, em mais de 70%. Para incentivar o turismo no Brasil, citou, entre os objetivos de algumas políticas a serem adotadas, a redução do preço “exorbitante” das passagens aéreas.

“Um ponto de atenção para nossa gestão é a recomposição orçamentária. Nosso grupo de transição se surpreendeu com o orçamento anual para 2023, previsto em R$ 19 milhões. Uma redução de impressionantes 74%. Vamos trabalhar para mudar essa realidade, contando com o apoio dos parlamentares para essa missão”, disse a ministra.

Ela lembrou que o segmento envolve mais de 50 atividades econômicas que, até a pandemia, representavam cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional [a soma de todas as riquezas produzidas no país]. “Este é um percentual impossível de ignorar e que pode e deve ser ainda maior, alcançando a estatura de todo o potencial brasileiro, um país que é o único do mundo a ostentar seis biomas”, acrescentou.

Impactos positivos

A ministra defendeu que o Brasil promova – de forma sustentável – o turismo, gerando impactos econômicos positivos também para as comunidades locais.

“Um outro aspecto [que deveremos desenvolver] para fortalecimento do turismo é resolver com urgência o problema do valor exorbitante das passagens aéreas, o que dificulta o incentivo ao turismo. Vamos trabalhar [com] os demais ministérios para solucionar essa questão”, frisou.

A ministra Daniela Carneiro destacou, ainda, a necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo, para que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, tenham acesso a serviços e atividades turísticas.

“Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, emprego e combater a fome. E fomentar o turismo regional é levar mais desenvolvimento para todos que ali vivem. É mais qualidade de vida e mais dignidade para nossa população”, finalizou.

Agência Brasil