SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 27, 2022

Sesap orienta uso de soro antirrábico para período de escassez no Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está encaminhando aos municípios potiguares uma nota de orientação a respeito do uso de soro antirrábico e imunoglobina humana no tratamento de casos de raiva.

O documento segue uma orientação nacional diante da escassez do soro e da imunoglobina em todo o país. A Sesap também realizou recentemente uma capacitação com as equipes municipais para aprofundar as orientações emitidas pelo Ministério da Saúde.

“É importante destacar que para o atual momento que estamos vivendo, todo Brasil vem sofrendo redução na quantidade recebida de soro antirrábico e imunoglobulina humana, fornecidos pelos Ministério da Saúde, e que diante deste cenário orientamos o uso racional destes imunobiológicos. No entanto é importante dizer que não há o desabastecimento no estoque de vacina”, ressalta Ranih Araujo, sanitarista do programa estadual de controle e vigilância da raiva.

No Rio Grande do Norte, o atual cenário epidemiologico da raiva registra 47 casos de animais positivos. Parte desses casos são provocados por variantes virais de origem silvestre, como morcegos e canídeos selvagens. O último caso de raiva humana foi registrado em 2010, no município de Frutuoso Gomes. 

A raiva é um doença zoonótica de origem viral considerada um importante problema de saúde pública, com letalidade de aproxidamente 100% dos casos e é transmitida a partir do contato direto através da mordedura, arranhadura e madedura ou secreção do animal contaminado ao humano.

A raiva pode ser prevenida pela profilaxia pré-exposição e o acompanhamento da titularidade imunobiológica para grupos prioritários, como também pela profilaxia pós exposição com a utilização de imunobiológicos, como a vacina, soro antirrábico ou imunoglobulina humana.

Confira as orientações

– Em casos de agressão orientamos a vítima a procurar a unidade de pronto atendimento imediatamente para avaliação individual e criteriosa de cada caso;

– Em situações de agressões com cães e gatos que tem indicação do uso de soro e imunoglobina devem ser infiltrados, com excessão de agressões envolvendo morcegos e outros animais silvestres;

– Orientação a intensificação da vacinação de animais domésticos (cães e gatos) nos pontos de vacinação do município de residência;

– Orientamos a população a evitar se aproximar de animais desconhecidos e principalmente animais silvestres para diminuição na quantidade de acidentes antirrábicos.

Segundo suspeito de atentado com bomba fugiu do DF, diz governador

FOTO: JOSÉ CRUZ

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse hoje (27) que a Polícia Civil acredita que o segundo suspeito de ajudar a montar um artefato explosivo em Brasília tenha fugido da capital federal. No último sábado (24), um empresário foi preso com um arsenal de armas e confessou ter colocado uma bomba em um caminhão-tanque que seguia para o Aeroporto Internacional de Brasília.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, o chefe do Executivo local – que se reuniu hoje com os futuros ministros da Justiça, Flavio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro – disse que a polícia já identificou a pessoa e que as buscas estão em andamento. “Devemos ter notícias nas próximas horas”. Segundo Ibaneis, o primeiro suspeito, George Washington de Oliveira Sousa, está detido preventivamente no Complexo Penitenciário da Papuda e, conforme investigação, chegou a fazer curso de sniper para manusear armamento.

“Realmente existia ali uma mentalidade totalmente voltada para o crime”, afirmou o governador. Ibaneis destacou que todo o efetivo da Polícia Militar estará em condições para atuar na cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no próximo domingo (1º). Haverá ainda apoio por parte da Polícia Civil de forma infiltrada, sobretudo, segundo ele, por conta dos “últimos acontecimentos”.

“Temos um grande sistema de inteligência voltado para grandes eventos. Para todos aqueles que estiverem pensando em algo parecido [com o que ocorreu no último sábado], podem ter certeza de que serão repreendidos”, reforçou.

Agência Brasil

Por Whatsapp, Bolsonaro convida aliados para despedida nesta quarta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Aliados de Jair Bolsonaro estão sendo convidados pelo presidente da República por WhatsApp a participar de uma reunião de despedida amanhã. Ainda não há definição se ela ocorrerá no Palácio da Alvorada ou do Planalto.

A informações é d’O Antagonista. O chefe do Poder Executivo já avisou a pessoas próximas de que esse será seu último ato antes de embarcar para os Estados Unidos. Bolsonaro pretende passar o réveillon em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, propriedade de Donald Trump.

Há a expectativa de que o presidente da República fale para seus eleitores e correligionários.

Bolsonaro está sendo aconselhado a adotar um discurso em tom de agradecimento à militância. O presidente já afirmou a pessoas próximas que pretende passar três meses fora do país antes de retomar as atividades políticas. Ele tem sido aconselhado a ser a principal voz da oposição ao governo Lula em 2023.

Assim, Bolsonaro confirmará, definitivamente, que não passará a faixa presidencial para Lula.

Portal 96 FM

PT venderá ‘kit posse’ por R$ 100 para pessoas que comparecerem à posse de Lula

FOTO: REPRODUÇÃO

O PT preparou 10 mil kits ao custo unitário de R$ 100 para vender às pessoas que comparecerem à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, no próximo dia 1º de janeiro. Cada um contém camiseta, toalhas grande e pequena, copo, bandana e estrela com referências ao evento. Os produtos serão comercializados em duas lojas oficiais do partido na Esplanada dos Ministérios.

O PT também promove uma vaquinha online para ajudar os militantes que pretendem ir à posse. Os recursos arrecadados irão ajudar na organização do evento de 43 anos do PT, marcado para fevereiro em Brasília. A tradicional comemoração desta vez será maior, para aproveitar a empolgação com a vitória de Lula. “Teremos um evento com muitas surpresas”, diz a secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade.

Blog Gutemberg Cardoso

Endividamento das famílias volta a subir, diz BC

FOTO: REPRODUÇÃO

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro nacional voltou a registrar alta em outubro e se aproximou do recorde da série histórica, informou nesta terça-feira (27/12) o Banco Central (BC).

De acordo com a instituição, o nível de endividamento das famílias passou de 49,6%, em setembro, para 49,8%, em outubro. O pico da série foi alcançado em julho (50,1%).

Descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento ficou em 31,6% em outubro, ante 31,4% em setembro.

Ainda de acordo com o BC, o comprometimento de renda das famílias brasileiras com o sistema financeiro ficou em 28,2% em outubro, mesmo percentual registrado no mês anterior e maior índice da série histórica.

Sem levar em consideração os empréstimos imobiliários, a taxa fica em 26,1%, também o mesmo índice de setembro.

Preocupação número 1 para 2023

Em entrevista ao Metrópoles, o diretor-executivo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), Daniel Lima, classificou a inadimplência como a maior preocupação para o país neste momento, ao lado da inflação.

“Elas se retroalimentam. A taxa de juros responde a uma inflação alta. Quanto maior a inflação, maior a taxa de juros. Isso corrige o saldo das dívidas por uma taxa de juros maior. No frigir dos ovos, são problemas da mesma natureza”, afirma.

Metrópoles

Flávio Dino pedirá suspensão do porte de armas no DF no dia da posse de Lula

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA) afirmou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (27), que deverá pedir a suspensão do porte de armas no Distrito Federal no dia 1º de janeiro, quando o presidente eleito tomará posse.

“Nós fizemos uma reflexão sobre toda a segurança da posse presidencial, tanto com o governo do Distrito Federal como agora aqui no CCBB com a equipe da Polícia Federal. Agora no começo da tarde vamos requerer ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito sobre atos antidemocráticos, que ele suspenda o porte de arma de fogo no Distrito Federal entre amanhã até o dia 2 ou 3 de janeiro”.

“O objetivo é que mesmo as pessoas que sejam eventualmente detentoras de autorizações, de portes, por exemplo, CACS, tenham essa suspensão por ordem judicial para que fique configurada que qualquer porte de arma nesse período será considerada crime. O requerimento vai ser apresentado nesta tarde. E nós esperamos que com o deferimento nós tenhamos mais uma camada de proteção”, disse à jornalistas.

Dino comentou também sobre a possibilidade de Lula protagonizar um desfile em carro aberto no dia da posse.

“Estamos com todos os cenários organizados. É um evento de alta complexidade envolvendo centenas de milhares de pessoas. O planejamento é dinâmico. Neste caso do veículo teremos as duas possibilidades até por assuntos climáticos. Então o presidente terá para decisão no último momento, ou seja, no começo da tarde do dia 1º, ou carro aberto ou carro fechado”.

Mais cedo, Flávio Dino havia afirmado que não haverá vácuo na área de segurança entre os governos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Constitucionalmente a [nossa] equipe toma posse efetiva às 00h01 do dia 1º de janeiro para que já pela manhã estejamos juntos coordenando as últimas horas de montagem da posse presidencial”.

“Não haverá vácuo. Eu e o ministro Múcio estaremos mobilizados desde as primeiras horas do dia 1º. Não haverá nenhum período em que existirá um vazio na área da Segurança, da Defesa”, acrescentou Dino.

CNN

PM é preso por mandar mensagem e bater na porta da ex-mulher no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Parnamirim deram cumprimento, nessa segunda-feira (26), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Arivany de Oliveira Barros, 49 anos. Ele, policial militar, foi detido na Cidade da Esperança, zona oeste de Natal, em decorrência do descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência, concedidas a favor da ex-companheira.

A vítima informou que o investigado enviou mensagens via aplicativo e ainda foi até a sua residência, na última terça-feira (20), batendo de forma violenta na porta de seu apartamento, mesmo proibido de tomar essas atitudes por meio de decisão judicial. Após o cumprimento do mandado, o suspeito foi conduzido até o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Instituição ressalta que qualquer denúncia de violência doméstica ou de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência pode ser comunicada pelos meios oficiais: delegaciavirtual.sinesp.gov.br ou Disque Denúncia 181, de forma anônima.

Operação retira 10 toneladas de cabos irregulares em postes de Assu e mais seis cidades

FOTO: DIVULGAÇÃO

O volume de condutores (fios e cabos) de telecomunicações irregulares extraídos da rede de postes da Neoenergia Cosern nos municípios de Assú, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Lajes e Pedro Avelino superou as 10,1 toneladas. Esse volume foi extraído ao longo deste ano através de inúmeras ações da Operação Ordenamento, nas quais equipes técnicas da distribuidora de energia retiram condutores e demais equipamentos instalados à revelia na rede de postes.

“Visando a segurança da população e do sistema elétrico, ampliamos as nossas ações de identificação e retirada de fios irregulares da nossa rede de postes.  Isso garante a continuidade do fornecimento de energia elétrica com o mínimo de interrupções, diminui a poluição visual das ruas e avenidas, reduz os riscos de acidentes em razão do sobrepeso nos postes e identifica e desativa possíveis ligações clandestinas, os populares “gatos””, explica a engenheira eletricista Pammella Santos, supervisora da Unidade Territorial de Distribuição (UTD Assu).

Os itens extraídos, em sua totalidade, pertencem às empresas de telecomunicações (telefonia e internet). Essas empresas precisam seguir regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). Anterior à instalação dos equipamentos nos postes, seguindo a legislação em vigor para o setor, as empresas de telecomunicações precisam encaminhar os projetos e aguardar a análise da concessionária que resultará na aprovação, ou não, da execução da instalação.

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.