25 de dezembro de 2022 às 11:30
25 de dezembro de 2022 às 10:38
FOTO: REPRODUÇÃO/CUT
Futuro ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) pretende contemplar representantes de diversas centrais sindicais em sua equipe. O primeiro nome já foi definido: ex-presidente da CUT, Vagner Freitas será o secretário-executivo, equivalente ao segundo cargo na hierarquia do ministério.
Luiz Marinho é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e ex-prefeito de São Bernardo do Campo, o deputado federal eleito foi confirmado nesta semana para comandar o Ministério do Trabalho.
Marinho também já ocupou a pasta entre 2005 e 2007, quando tornou-se ministro da Previdência Social. Em 2008 deixou o posto para concorrer à Prefeitura de São Bernardo do Campo, cidade que comandou por dois mandatos.
25 de dezembro de 2022 às 11:15
25 de dezembro de 2022 às 10:40
FOTO: DIVULGAÇÃO
O senador eleito Rogério Marinho (PL) quer presidir o Senado para, entre outras ações, suspender a invasão da competência do Poder Legislativo por parte do Judiciário. Nesta semana, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional deu declarações duras sobre a forma como a sociedade tem observado o Senado Federal e como a Casa (não) tem reagido contra medidas consideradas abusivas pelo potiguar. Para Rogério, uma mudança no comando da Casa pode colaborar para a “retomada da normalidade democrática”.
Rogério Marinho será um dos 14 senadores do PL em 2023. De acordo com ele, as eleições deste ano demonstraram que a sociedade não está satisfeita com a postura dos membros do Senado, já que dos 27 que estavam no mandato para se encerrar até o fim de janeiro de 2023, somente cinco permanecerão na Casa. Outros 20 foram derrotados ou sequer tiveram condições de se viabilizar como candidatos, enquanto um foi eleito governador e outro vice-governador.
“A própria sociedade já deu uma declaração clara de que o caminho que o Senado escolheu não é o mais adequado para que se tenha uma ressonância com a população brasileira, e isso se dá muito mais pela omissão do que propriamente pelas ações”, disse Rogério Marinho em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.
25 de dezembro de 2022 às 11:00
25 de dezembro de 2022 às 10:42
FOTO: REPRODUÇÃO
Kely Nascimento, uma das filhas de Pelé, publicou foto ao lado pai na noite desta sexta-feira no quarto do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O Rei está internado desde o dia 29 de novembro e, segundo o último boletim médico, divulgado na última quarta-feira, seu quadro clínico piorou. O hospital não divulgou um novo boletim desde então.
“Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”, diz trecho do boletim assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, Rene Gansl, oncologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e serviços hospitalares, todos do Einstein.
Kely Nascimento mora nos Estados Unidos, mas está no Brasil desde a internação de Pelé, acompanhando de perto, junto à família, o tratamento médico. Ela tem publicado regularmente em suas redes sociais informações das condições de saúde do pai.
Pelé vinha apresentando melhora clínica, lenta, mas gradual, mas o boletim médico publicado na última quarta-feira apresentou piora no quadro de saúde. A família desejava passar o Natal junto ao Rei em casa, mas o desejo não foi atendido.
A saúde de Pelé
Pelé iniciou tratamento contra um tumor no cólon em 2021. Ele precisa ir ao hospital com frequência para dar seguimento ao atendimento e avaliação. Na segunda quinzena de janeiro, o Einstein confirmou que Pelé esteve no local para passar por mais exames de avaliação.
Em tratamento contra um câncer, ele já foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no mesmo hospital em setembro do ano passado. Sua saúde já havia sido assunto no início do ano, quando exames constataram a metástase que atinge o intestino, pulmão e o fígado.
Dia 20, quando começou a Copa, Pelé postou nas redes sobre os 100 anos de sua mãe, Dona Celeste. Constantemente, ele publica mensagens aos jogadores e agradece o carinho de todos na redes.
25 de dezembro de 2022 às 10:30
25 de dezembro de 2022 às 09:02
FOTO: REPRODUÇÃO
O brasileiro Sidney de Carvalho Mesquita, conhecido como Tio Chico, estabeleceu o título de globo ocular masculino mais saltado do mundo no famoso Guinness World Records, o livro dos recordes.
Tio Chico conquistou a famosa premiação após a medição do salto de seus olhos para uma protuberância de 18,2 mm além das órbitas oculares. O registro, feito em São Paulo em 10 de janeiro deste ano, chega a versão 2023 do livro.
O brasileiro descobriu seu talento aos nove anos de idade. Na época, Sidney fazia caretas no espelho e, ao realizar esta ação, percebeu que seus olhos saltavam muito mais longe do que comparado aos de outros humanos. Mais tarde, o homem mostrou o que sabe fazer com os olhos para seus familiares e amigos, que ficaram muito impressionados.
Tio Chico contou à premiação que, ao perceber a condição, seus pais ficaram relativamente preocupados e decidiram levá-lo ao médico para ver se poderia ser um sintoma de alguma doença. Porém, após os diagnósticos, foi visto que estava tudo certo com a saúde dele.
“Minha habilidade é definitivamente um dom. Veio do meu pai e da minha mãe” afirmou Sidney.
Medir o “pop” é uma ciência exata que deve ser feita por um optometrista por meio de um aparelho chamado proptômetro, responsável por realizar três medições no local. Os especialistas dessa área chamam a habilidade do Tio Chico de “luxação do globo”, quando o globo ocular se projeta ou “salta” para fora da cavidade do olho.
Tio Chico descreve a sensação de saltar seus olhos como “soltar alguma parte do meu corpo”. O brasileiro afirma perder a capacidade de enxergar por alguns segundos quando realiza a ação, até que o foco do olhar volte aos poucos, na sequência.
25 de dezembro de 2022 às 10:00
25 de dezembro de 2022 às 08:56
FOTO: ISADORA TEIXEIRA
O homem que foi preso com um arsenal de armas e bombas, na noite desse sábado (24/12), planejava o “caos” para chamar atenção do movimento bolsonarista que quer impedir a posse de Lula (PT) na Presidência da República.
O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, disse que o homem confessou que pretendia cometer um atentado na capital federal. Trata-se de um empresário do Pará, de 54 anos.
Ele confessou ser o dono da emulsão explosiva (espécie de bomba usada em garimpo e pedreiras) colocada próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. O artefato foi colocado em um caminhão-tanque que entraria no aeroporto. Se explodido, teria provocado uma tragédia, segundo Robson Cândido.
A perícia da PCDF identificou que houve tentativa de explodir o artefato, mas sem sucesso. “Graças a Deus conseguimos interceptar. Não conseguiram explodir, mas a perícia nos relata que eles tentaram acionar o equipamento”.
“Ele é morador do Pará e veio para participar das manifestações no QG. Ele faz parte desse movimento de apoio ao atual presidente. Eles estão imbuídos nessa missão, segundo eles, mas saiu de controle”, disse Robson Cândido.
O delegado-geral da PCDF disse que a corporação investiga outros envolvidos no planejamento de atentados. “As autoridades policiais, principalmente aqui de Brasília, iremos tomar todas as providências e prender qualquer um que atente contra o Estado Democrático de Direito, com ameaças e, agora, com bombas. Isso é algo que nunca existiu em Brasília e não iremos permitir esse tipo de manifestação que possa causar mal às pessoas ou ao patrimônio”, disse Robson Cândido.
A PCDF encontrou armas, munições e outras emulsões explosivas com o homem, em um apartamento do Sudoeste. Ele teria trazido a maioria do material do Pará, em uma caminhonete. As investigações apontam que as emulsões foram enviadas posteriormente.
O homem preso neste sábado será autuado por porte, posse de arma de fogo, munições e crime contra o Estado Democrático de Direito.
25 de dezembro de 2022 às 09:30
25 de dezembro de 2022 às 08:52
FOTO: DIVULGAÇÃO
Para reforçar a segurança e evitar novas cenas de vandalismo no coração da capital brasileira, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mobilizou 450 agentes e duas aeronaves para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para 1º de janeiro de 2023.
“A PCDF vai montar um esquema especial para o dia da posse. A corporação vai mobilizar duas aeronaves e o Departamento de Operações Especiais [DOE]”, disse o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido.
Robson Cândido afirmou que, no dia da posse, todas as delegacias estarão funcionando com o efetivo total e que policiais ficarão de sobreaviso. A PCDF abriu inquérito para encontrar os responsáveis pelos atos de vandalismo em Brasília.
PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também escalou todo o efetivo da corporação para a posse do novo presidente. Em circular assinada pelo subcomandante-geral da corporação, Klepter Rosa Gonçalves, a corporação determinou que militares da ativa, prestadores de serviço e servidores civis comissionados que atuam no expediente administrativo deverão estar mobilizados no primeiro dia do ano.
25 de dezembro de 2022 às 09:00
25 de dezembro de 2022 às 08:06
FOTO: ALEX RÉGIS
Neste final de semana a programação do Natal em Natal prossegue em todas as regiões da cidade. A sexta-feira (23) foi a vez do bairro das Quintas comemorar o seu natal, e o prefeito Álvaro Dias foi conferir a tradicional festa realizada pela comunidade da zona Oeste. O campo do Joan Futebol Center, na rua Marcos Cavalcante, ganhou um clima de quermesse com barraquinhas e diversas atrações musicais como Messias Paraguai, Zé Hilton do Acordeon e Léo Patrício.
A ocasião também foi de homenagens ao prefeito e secretários pelos serviços prestados e investimentos nas áreas de infraestrutura, serviços urbanos e cultura. Além do prefeito Álvaro Dias, receberam as placas comemorativas o titular da Secult/Funcarte, Dácio Galvão, e de Serviços Urbanos (Semsur), Irapoan Nóbrega.
Álvaro Dias agradeceu a honraria e pontuou algumas obras em andamento, como requalificação da Avenida Felizardo Moura e o programa de drenagem e pavimentação da região. “É uma alegria receber o reconhecimento do povo do bairro das Quintas. Temos nos dedicado ao bairro por ele ser um dos maiores e mais importantes de Natal pela história e diversidade de atividades que possui. Já estamos entregando mais cinco ruas pavimentadas, drenadas e calçadas e em breve estaremos inaugurando uma nova avenida Felizardo Moura, obra muito solicitada pela comunidade. Será uma das mais bonitas e também importantes porque vai melhorar a comunicação do bairro das Quintas com a zona Norte”, lembrou.
Além dos pólos natalinos da av. Praia de Ponta Negra e da Árvore de Mirassol, onde estão situadas as principais árvores natalinas, a Prefeitura está investindo nos festejos de bairros e comunidades tradicionais, como as Quintas, Rocas, Centro Histórico, Mãe Luíza e Vila de Ponta Negra e zona Norte. Para o secretário Dácio Galvão, o ciclo natalino é muito marcante em Natal, em especial nessas comunidades.
Neste sábado (24), véspera de natal, a programação estará concentrada no Palco de Mirassol, que recebe o show de Cavaleiros do Forró, com seu tradicional repertório de forró que consagrou a banda a nível nacional em mais de 20 anos de carreira. O show começa às 21h. Abrindo a noite, tem show de Érica Silva, às 19h.
Na noite do domingo, 25 de dezembro, dia em que a cidade completa seus 423 anos, também tem programação para toda a família. Se apresentam no palco Mirassol o Coral da UFRN (18h30), Padre Caio Sanfoneiro (19h) e Juliana Linhares e Khrystal (21h). Toda a estrutura do entorno do Árvore do Mirassol estará montada com gastronomia, artesanato e brinquedos para as crianças.
25 de dezembro de 2022 às 08:30
25 de dezembro de 2022 às 08:03
FOTO: IGO ESTRELA
Ao menos cinco nomes que participaram do governo Dilma Rousseff (PT) entre 2011 e 2016 também foram indicados pelo presidente eleito Lula (PT) para cargos em sua terceira gestão no Palácio do Planalto.
Com exceção do futuro ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, que ocupou a mesma pasta entre 2015 e 2016, todos os outros quatro nomes são petistas.
Fernando Haddad, que será ministro da Fazenda de Lula, foi ministro da Educação de Dilma em 2011 e 2012. O futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ocupou a pasta de Ciência e Tecnologia no mesmo período e foi ministo-chefe da Casa Civil.
Alexandre Padilha será ministro das Relações Institucionais de Lula e comandou o ministério da Saúde na gestão de Dilma Roussef, entre 2011 e 2014.
A futura secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, também participou do governo Dilma Roussef como ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre 2011 e 2015.
Comentários