Futuro ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino afirmou nesta sexta-feira (9) que buscará promover o desarmamento da sociedade. Segundo disse, o novo governo deverá adotar medidas para estimular a entrega de armas por parte da população.
“Haverá estímulos à entrega voluntária [de armas], inclusive vamos procurar estruturar estímulos econômicos. E vamos encurtar o registro. Se a pessoa diz que tem uma arma, é preciso que apresente se a arma existe mesmo e onde ela está. E haverá, com efeitos futuros, vedação a certas aquisições como essas de fuzis, metralhadoras e assim sucessivamente. É absolutamente descabido”, disse.
Dino tem defendido que o governo de Lula promova um “revogaço” de decretos sobre posse e porte de armas editados por Jair Bolsonaro.
Após a eliminação nos pênaltis do Brasil para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo, Galvão Bueno se despediu da Seleção Brasileira em jogos de Copa do Mundo.
“Depois de 42 anos de televisão na Globo, eu me despeço da Seleçã Brasileira em Copas do Mundo”, afirmou o narrador. Depois, Galvão apontou para a garganta e disse: “E antes que alguém diga ‘Ah, o Galvão foi pé frio’. Não. Dois títulos, tá aqui ó, três finais. Dois títulos aqui, tetra e o penta”.
“Estaremos juntos, obrigado mais uma vez pelo carinho, pela audiência, por todo mundo que está ligado e todo mundo que está junto. Eu imagino o que todo mundo deve tá sentindo”, completou.
Galvão já anunciou sua renovação com a TV Globo, mas não deve narrar a próxima Copa do Mundo.
Uma briga generalizada durante a eliminação do Brasil da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, 9, terminou com uma adolescente de 17 anos morta a tiros. A prima dela também foi baleada e está internada em estado grave. Outras duas pessoas ficaram feridas. O caso ocorreu nas imediações do North Shopping, em Barretos, em São Paulo.
Segundo a EPTV, o shopping estava aberto, e no estabelecimento foi montado um telão para as pessoas assistirem ao jogo do Brasil contra a Croácia. Um vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo) mostra um dos momentos da confusão, em que diversas pessoas aparecem se agredindo.
Ainda de acordo com o telejornal, os envolvidos foram retirados do local pelos seguranças, mas, a caminho do estacionamento, as vítimas foram baleadas por suspeitos que passaram dentro de um automóvel preto. Bárbara Cantídio, a vítima fatal, foi alvejada e chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.
A motivação do crime ainda está sendo investigada pela Polícia Civil. À EPTV, o delegado Edson Winning afirmou que há possibilidade que a briga tenha sido motivada por disputa de tráfico de drogas na região e que o alvo dos criminosos não seriam as meninas alvejadas.
Termina no próximo sábado (17) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o país. A declaração da vacinação pelo produtor, no entanto, pode ser feita até o dia 24 de dezembro.
Ao todo, cerca de 161 milhões de animais devem ser imunizados. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após solicitação de alguns estados, que somente agora tiveram lotes de partidas de vacina liberados.
“A ampliação do prazo foi definida para evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.
Em dez estados – Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Rio Grande do Norte – a vacinação ocorre em animais de até 24 meses. No caso de 11 unidades da Federação (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e mais o Distrito Federal), que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-Pnefa), a vacinação é para bovinos e bubalinos de todas as idades.
Além da vacinação, os produtores devem comprovar no órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
Aloizio Mercadante, diretor do Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos membros da equipe de Transição do governo Lula, seria o mais forte cotado a presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo.
Mercadante já tem ampla experiência no poder executivo. Ocupou o comando de três ministérios no governo petista de Dilma Rousseff: foi comandante da pasta de Educação, depois Ciência, Tecnologia e Inovação, e, por fim, da Casa Civil.
Formado em economia, o ex-ministro tem falado publicamente da intenção do novo governo de fortalecer o BNDES. O objetivo é resgatar o papel do banco público como um dos financiadores de empresas e de projetos de infraestrutura, assim como ocorreu nos governos petistas
A cantora baiana Margareth Menezes, de 60 anos, foi convidada para assumir o Ministério da Cultura no governo Lula. A informação foi confirmada pela assessoria da artista na noite de sexta-feira (9).
A artista será a segunda pessoa da Bahia a assumir uma pasta do governo de Lula na próxima gestão. O atual governador do estado, Rui Costa, foi anunciado na sexta-feira (9) como futuro ministro da Casa Civil.
Além de ter uma consistente carreira artística, a cantora também participa de campanhas e projetos sociais. Em 2008, criou a Organização Não Governamental (ONG) Associação Fábrica Cultural, que atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade.
Margareth também é embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e umas das personalidades negras mais influentes do mundo reconhecidas pela Mipad 100, da ONU, em 2021.
No duelo entre o melhor ataque a a defesa menos vazada, quem se deu bem foi Marrocos, que mais uma vez não sofreu gol e fez história no Estádio Al Thumama. Ao vencer Portugal por 1 a 0, neste sábado (10) com um gol de En-Nesyri, tornou-se a primeira seleção africana a chegar à semifinal de Copa do Mundo em 22 edições.
Agora, Marrocos espera o vencedor de Inglaterra e França, que jogam neste sábado, para buscar uma vaga na final da Copa do Mundo, na quarta-feira (14), às 16h (de Brasília). Já Portugal, que tinha 12 gols no torneio, amarga uma eliminação com a sua melhor geração e viu um apagado Cristiano Ronaldo, que mais uma vez começou na reserva, despedir-se do torneio aos 37 anos de maneira melancólica.
Várias pessoas foram alvo de um arrastão e tiveram os celulares roubados, na madrugada de hoje (9), na Zona Sul de Natal. Após acionamento, a Polícia Militar iniciou um patrulhamento e conseguiu interceptar os suspeitos, onde houve uma perseguição, troca de tiros e prisão.
Os crimes foram registrados no bairro Cidade Satélite, Zona Sul, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, por volta das 02h00 da madrugada. A Polícia conseguiu encontrar os suspeitos na BR 101, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.
Fugindo em um carro do tipo gol vermelho, os suspeitos não obedeceram a ordem de parada da polícia. A perseguição continuou até um posto de gasolina no Arenã, onde houve um confronto com troca de tiros.
Um dos suspeitos foi baleado e acabou hospitalizado. Ele é ex-presidiário e tinha passagens por receptação, Maria da Penha e desacato. O outro homem envolvido acabou preso.
Vale ressaltar que o veículo utilizado pelos suspeitos foi roubado há dois dias na cidade de Vera Cruz, na Região Agreste do Rio Grande do Norte.
Foram recuperadas duas armas de fogo artesanais e um simulacro, bem como os celulares roubados. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, para que fossem feitos os procedimentos cabíveis.
A ação foi coordenada por policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar.
Comentários