SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 5, 2022

Brasil goleia Coreia do Sul e avança para as quartas de final

FOTO: REUTERS

O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo. Com grande atuação, o time comandado por Tite foi superior durante todo os 90 minutos e garantiu a vitória sobre a Coreia do Sul por 4 a 1.

Com o resultado, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Croácia, que passou pelo Japão mais cedo, na próxima sexta-feira, 9, com a bola rolando ao 12h (horário de Brasília).

O primeiro tempo foi um baile brasileiro. Com a volta de Neymar e outros titulares, a Seleção Brasileira não tomou conhecimento da Coreia do Sul e abriu 4 a 0.  O time começou a abrir o caminho para a goleada aos oito minutos, quando Vini Jr completou a jogada de Raphinha e mandou para as redes. Aos 12′, Neymas ampliou de pênalti.

O time sul-coreano levou perigo com belo chute de Hee-Chan, defendido por Alisson, mas o domínio seguia do Brasil. Em linda troca de passes, Richarlison recebeu de Thiago Silva, fez 3 a 0 e até Tite comemorou com a dança do Pombo. Por fim, Paquetá marcou o quarto, batendo de primeira e indo para o intervalo com ampla vantagem.

O segundo tempo começou bem aberto, com Brasil chegando com perigo em chute de Richalison e a Coreia obrigando Alisson a fazer ótima defesa em batida de Son. Mais tarde, em ótima jogada trabalhada, Raphinha ajeitou o corpo e bateu no cantinho, mas o goleiro Kim defendeu.

O camisa 11 da Seleção Brasileira era o único da frente a não ter marcado, assim, os jogadores começaram a procurar o atacante. Raphinha recebeu de Neymar na área, cortou a marcação e novamente parou na defesa coreana.

O duelo caiu de intensidade e após falta cobrada pela Coreia e corte de Casemiro, Paik Seung-Ho acertou lindo chute de fora da área e diminuiu para os asiáticos. Aos 35′, Tite colocou o goleiro Weverton no lugar de Alisson e com isso, todos os 26 jogadores convocados entraram em campo na Copa do Mundo.

Terra

Sesc RN traz Geraldo Azevedo como atração de fim de ano no Teatro Riachuelo

EVENTO ARRECADARÁ ALIMENTOS PARA ENTIDADES CARENTES, QUE SERÃO TROCADOS PELO INGRESSO, COM APRESENTAÇÃO DA CREDENCIAL DO SESC. FOTO: RAUL ARAGÃO

O “Natal do Sesc: Presente para a Sociedade” será o espetáculo de fim de ano promovido pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, no dia 21 de dezembro, no Teatro Riachuelo, em Natal, com show de Geraldo Azevedo e a peça “Sempre em Sua Companhia”.

Para ter acesso ao espetáculo é preciso estar com a credencial Sesc válida e realizar a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, no dia do evento. Não será cobrado qualquer quantia em dinheiro, enquanto que os alimentos doados serão revertidos para entidade carentes cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc. As senhas poderão ser retiradas gratuitamente na bilheteria do Teatro Riachuelo, a partir do dia 8 de dezembro, de terça a sábado. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos, desde que esteja em posse da credencial do Sesc, inclusive do acompanhante. Impressa ou na versão digital.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o “Natal do Sesc” tem o objetivo de ser, literalmente, um presente do Sesc para a sociedade. “Esperamos apresentar para o público um evento que mostre o que é o Sesc e ao mesmo tempo a importância do Natal como data festiva, sinônimo de alegria e esperança. A atração nacional vai coroar e representar tudo que o Sesc é para a cultura”, comentou.

O pernambucano Geraldo Azevedo é uma das referências da Música Popular Brasileira (MPB), com forte atuação na valorização do povo nordestino e de sua cultura, somando mais de 50 anos de carreira e sucessos conhecidos em todo o Brasil, como: “Canção de Despedida”, “Dona da Minha Cabeça”, “Dia Branco”, entre outros. O cantor também se notabilizou ao compartilhar o palco com outros artistas de renome, como Luiz Gonzaga, Geraldo Vandré, Zé Ramalho, Alceu Valença e Elba Ramalho.

Já a peça “Sempre em Sua Companhia” é uma iniciativa do Sesc RN de classificação livre, conta com assinatura do Grupo Clowns de Shakespeare e direção de Fernando Yamamoto e Diogo Spinelli. Com mais 40 profissionais envolvidos.

O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, reforça que o acesso a credencial do Sesc – uma das condições para entrar no espetáculo – é aberto a toda a sociedade. “Existem as categorias na credencial, ou seja, o interessado pode se enquadrar como trabalhador do comércio, empreendedor, conveniado ou público geral. Para saber mais, basta acessar o site sescrn.com.br onde consta todos os detalhes de cada categoria”, comentou.

Justiça decreta prisão preventiva de motorista que causou acidente que matou mãe e filho em Mossoró

FOTO: REPRODUÇÃO/TV TROPICAL

A justiça potiguar decretou a prisão preventiva de Luiz Carlos de Lima Morais, suspeito de ter causado um grave acidente de trânsito que matou Ana Carolina Fernandes de Oliveira Siquira, de 38 anos e o filho dela, Izaque Emanuel de Oliveira Siqueira Canuto, de 18 anos, e deixou outras três pessoas feridas.

O acidente aconteceu na noite de sexta feira (2), na BR 304 após o conjunto Redenção em Mossoró. Dois veículos colidiram frontalmente. Ana Carolina morreu ainda no local da colisão, antes da chegada do socorrro médico. Já o filho dela, Izaque, morreu aproximadamente 24 horas após dar entrada no hospital Tarcísio Maia.

Uma das vítimas socorridas era o condutor do outro veículo, que teria causado o acidente. O motorista teria apresentado sinais de embriaguez. Ele também foi conduzido para o Tarcísio Maia, onde segue internado.

Policiais civis da Delegacia de Plantão estiveram na unidade de saúde e informaram à Luiz Carlos, sobre a prisão preventiva decretada pela justiça. Policiais penais estão fazendo a guarda até que ele receba alta hospitalar. Após isso, Luiz Carlos será conduzido ao sistema prisional onde ficará a disposição da justiça.

Portal da Tropical

Fecomércio RN participa de exumação dos restos mortais de Augusto Severo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após articulação da Fecomércio Rio Grande do Norte, ocorreu nesta segunda-feira (5), a exumação dos restos mortais do potiguar Augusto Severo. O grupo de trabalho instalado pelo Governo do RN esteve presente na operação, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

O grupo é coordenado pelo vice-governador, Antenor Roberto, e conta com a participação de representantes de diversas entidades, como da Fecomércio RN, representada pelo vice-presidente, Luiz Lacerda.

O executivo estadual está promovendo uma série de homenagens ao piloto potiguar que faleceu em 12 de maio de 1902, quando decolou com seu dirigível Pax, para seu primeiro voo sobre Paris, juntamente com o mecânico francês, Georges Sachet. O aeróstato explodiu no ar e caiu sobre a Avenue Maine, sem sobreviventes.

Em 12 de maio de 2022, dia do seu encantamento há 120 anos, foi realizada pelo Governo do Estado, uma homenagem histórica ao político e inventor potiguar às margens do Rio Potengi, no Complexo Cultural Rampa, localizado no bairro de Santos Reis.

A Prefeitura de Parnamirim, por meio do Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), também realizou nesse mesmo dia, um evento onde foi inaugurada uma exposição fixa em homenagem Augusto Severo.

A chegada dos restos mortais de Augusto Severo está prevista ainda para o mês de dezembro, com missa e cerimônias protocolares.

Apoio 

A Fecomércio Rio de Janeiro e o Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Estado do Rio de Janeiro (SEFERJ) trabalharam na intermediação da ação, sendo representada pelo diretor Ladário Magalhães. As entidades fizeram o contato com Rio Pax, concessionária do cemitério São João Batista, junto com o diretor Cemiterial, Ronaldo Milano, o gerente geral de Campo, Sérgio Amaral, diretor de Engenharia, Celso Bastos, e a gerente do cemitério, Flávia Oliveira.

Também participaram do momento, o representante da família Severo, Armando Roberto Holanda; Mário Sérgio de Albuquerque Maranhão (bisneto de Augusto Severo); Harryson Magalhães (Fundação José Augusto); Luiz Augusto Maranhão (Grupo Amigos da Rampa); Leide Câmara (Academia Norte-Rio-Grandense de Letras); Emídio Junior, prefeito de Macaíba; Rondinelli Dantas, assessor jurídico da Prefeitura de Macaíba.

Funcionário de restaurante teve de provar jantar de Bolsonaro

FOTO: MARCOS CORREA/PR

A ida de Jair Bolsonaro a um restaurante na última terça-feira, 29, em Brasília, foi acompanhada de uma série de medidas de segurança. Enquanto a presença do presidente na confraternização realizada pelo PL, o seu partido, ainda não estava confirmada, uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) compareceu ao local para fazer uma varredura – até aí, um procedimento comum.

A participação de Bolsonaro, no entanto, provocou uma situação insólita. Antes de o jantar ser servido, um funcionário do estabelecimento foi chamado pela equipe de segurança e, ali, de surpresa, foi instado a provar a comida – um prato de salada. Conforme o relato de pessoas presentes, esse funcionário, então, experimentou a refeição na frente dos agentes. Somente depois desse procedimento é que o prato foi entregue ao presidente.

Não é de hoje que Bolsonaro acredita que pode ser alvo de um novo atentado e, por isso, recorre a medidas especiais de segurança, como a provadores para assegurar que a comida que lhe é servida não está envenenada. A medida, conforme o próprio Bolsonaro narrou a VEJA durante entrevista em 2019, acontece até mesmo dentro do Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente.

O comum, porém, é que a prerrogativa de provar as refeições seja de um servidor da própria Presidência da República, e não funcionários de estabelecimentos que Bolsonaro eventualmente frequente.

Desde que foi derrotado em segundo turno para Lula, o presidente vem se mantendo cada vez mais isolado e com raras aparições públicas. Além da ida ao restaurante, na qual não falou com a imprensa ou com apoiadores, Bolsonaro somente compareceu a eventos militares, cujo aparato de segurança é ainda mais reforçado.

Veja

Comissão do TRE-RN dá parecer pela reprovação de contas da campanha de Wendell Lagartixa

FOTO: REPRODUÇÃO

A Comissão de Análise das Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) deu parecer pela desaprovação das contas do deputado estadual eleito Wendell Lagartixa (PL).

Segundo a análise técnica apresentada ao Tribunal, foram elencadas irregularidades na prestação de contas do candidato quanto ao envio de documentos e cumprimento de prazos para entrega de comprovantes de gastos detalhados da campanha. A análise questiona ainda gasto de R$ 15 mil do próprio candidato sem a devida informação já que declarou não possuir patrimônio.

Vale lembrar que além do processo de análise de contas no TRE-RN, o deputado estadual eleito ainda responde processo no TSE que pode indeferir o registro de candidatura e cassar a eleição.

Confira a decisão:

Justiça Potiguar

Posse de Lula terá segurança reforçada e previsão de 700 policiais federais

FOTO: HUGO BARRETO

O esquema de segurança durante a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1° de janeiro, em Brasília, tem previsão de empenhar mais de 700 policiais federais. A PF está com a responsabilidade de ser a principal responsável pela segurança na região da Esplanada dos Ministérios, incluindo setores hoteleiros onde ficarão hospedadas as delegações estrangeiras.

Para atender a demanda, a instituição convocou agentes e delegados de outras unidades da federação. O trabalho tem a previsão de receber policiais locais na parte ostensiva e o apoio de agentes internacionais – no caso, para a segurança aproximada de chefes de Estado que presenciarão o evento.

De acordo com o planejamento de segurança, atiradores de elite devem se posicionar no alto dos prédios dos ministérios, e agentes à paisana estarão circulando em meio ao público para acompanhar a movimentação.

Barreiras feitas pela Polícia Militar e acompanhadas por autoridades federais também estão previstas para serem montadas na Esplanada, desde a altura da Catedral até o Palácio do Planalto.

A entrada de veículos nas vias que dão acesso à praça dos Três Poderes ficará proibida, e o público não terá autorização para ingressar na área do evento com objetos que possam representar risco à segurança, como facas, cabos de bandeira e outros utensílios.

Equipamentos como drones ficam proibidos sobrevoar a Praça dos Três Poderes. Equipes especializadas, como esquadrão de bombas e batalhão de cães, também estarão nas redondezas para atuar no que for necessário.

Existe a possibilidade de acionamento da Força Nacional de Segurança Pública para fazer a guarda patrimonial na área do Ministério da Justiça, ainda não confirmada pela secretaria. Já o Palácio do Planalto e o Itamaraty serão responsabilidade de militares do Exército e da Marinha.

A Força Aérea fará o controle do espaço aéreo, e os prédios do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal contarão com segurança própria.

CNN Brasil

Inventor do dirigível Pax, traslado dos restos mortais de Augusto Severo será feito para Macaíba após 120 anos de sua morte

O PREFEITO EMÍDIO JR PARTICIPA DO PROCESSO DE EXUMAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS DE AUGUSTO SEVERO

Após 120 anos de sua morte, Augusto Severo, um dos maiores nomes da história brasileira está próximo de retorna à sua cidade berço: Macaíba. O prefeito Emídio Jr participa do processo de exumação dos restos mortais do ilustre macaibense, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (5). Também serão transportadas as peças originais, efígie e adornos para serem utilizados na construção do novo mausoléu, que para sempre guardará os restos mortais do inventor do dirigível Pax.

O Chefe do Poder Executivo de Macaíba integra a Comissão Organizadora dos 120 anos do encantamento de Augusto Severo constituída por representantes da Prefeitura de Macaíba e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, entre eles, o vice-governador Antenor Roberto; pelo jurista Armando Holanda; a representante da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Leide Câmara e o vice-presidente da Fecomércio/RN, Luiz Antônio Lacerda. A comissão contou ainda com a nobre presença de Mário Sérgio Albuquerque Maranhão, bisneto do macaibense Augusto Severo, além de Rondinelli Dantas, diretor-presidente do MacaíbaPREV.

Os restos mortais do aeronauta estavam sepultados no cemitério São João Batista, no bairro Botafogo, e serão conduzidos para o cemitério São Miguel, no Centro de Macaíba. A ação faz parte de uma série de homenagens em decorrência dos 120 anos de encantamento de Severo, entre elas, uma solenidade de celebração no Museu da Rampa, no bairro Santos Reis, em Natal, no último mês de maio.

Mais de um século após o falecimento de Augusto Severo, as homenagens ao inventor foram realizadas das mais variadas formas, desde a denominação de ruas, praças e escolas em diversas cidades, entre elas, Paris, Rio de Janeiro, Macaíba, São Paulo e Natal. O novo polo de ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte recebe o nome do macaibense, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), localizado na comunidade Jundiaí, próximo ao Instituto Santos Dumont (ISD) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba.

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu no dia 11 de janeiro de 1864 em Macaíba e também foi deputado estadual pelo Rio Grande do Norte, professor e escritor. Inventor, criou o balão “Bartolomeu de Gusmão”, em 1894 e o “Pax”, em 1902. No dia 12 de maio daquele ano, em Paris, em seu primeiro voo com o dirigível, ao lado do mecânico francês Georges Sachet, Severo sofreu um acidente que ceifou sua vida e do mecânico.

Assecom-PMM