SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 2, 2022

Brasil perde de Camarões mas avança como líder do Grupo G

FOTO: DIVULGAÇÃO/FIFA

O Brasil acabou superado por 1 a 0, na tarde desta sexta-feira (2) no Estádio de Lusail, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Catar. Porém, mesmo com este revés a seleção brasileira garantiu a liderança da chave, e medirá forças com a Coreia do Sul nas oitavas de final.

Entrar classificado para o último jogo da primeira fase deu ao técnico Tite a oportunidade de colocar todo time reserva contra Camarões. A estratégia já tinha sido utilizada nesta Copa por França e Portugal, ambos com resultados desastrosos. Um aviso que a comissão técnica nacional não levou a sério. No caso da seleção brasileira, mudar dez jogadores (apenas Fred foi mantido dos titulares da última partida), não alterou o domínio das ações e a maior posse de bola, mas, no fim das contas, o resultado foi o mesmo das outras grandes equipes: derrota vexatória com gol nos acréscimos.

Apesar da derrota, o time até que começou melhor. Aos 13 minutos, cruzamento na área, Martinelli subiu sozinho e cabeceou alto, mas o goleiro Epassy deu um toquinho para córner. Foi o primeiro lance de perigo do Brasil no jogo. Aos 19 minutos, foi a vez de Camarões chegar com perigo, em um cruzamento para a área que o goleiro Éderson afastou de soco.

Apenas aos 37 minutos a seleção voltou a atacar. Antony tentou chutar colocado, mas facilitou a vida de Epassy, que encaixou firme. Aos 45 minutos Martinelli resolveu fazer tudo sozinho, passou pela defesa e encheu o pé, mas o goleiro desviou para córner no melhor lance do Brasil.

Aos 47, foi a vez de Éderson salvar o Brasil numa cabeçada precisa de Mbeumo. Uma defesa importantíssima.

Com pouca movimentação, apostando nas bolas alçadas na área, o Brasil facilitou a vida da defesa camaronesa, que conseguia cortar as investidas. Assim, com Rodrygo partindo em velocidade sozinho, com Fabinho apelando para lances duros e Gabriel Jesus inoperante na frente, a seleção se acomodou com o empate em 0 a 0 durante os primeiros 45 minutos. Aliás, uma tônica da equipe de Tite nesta Copa do Mundo. O 1º tempo é sempre desperdiçado em estudos e poucas oportunidades de gols. O que sempre vem funcionando é a recuperação de bola, evitando qualquer contra-ataque de Camarões.

O Brasil voltou sem objetividade na etapa final, com Antony muito individualista. E logo aos 5 minutos Aboubakar teve uma grande chance, chutando cruzado para fora do gol de Éderson. Ao mesmo tempo, com a contusão do lateral-esquerdo Alex Telles ocorria algo incrível com a seleção: dos quatro laterais que foram para a Copa, três já tinham se machucado. Apenas o veterano Daniel Alves, de 39 anos, permanecia inteiro.

Aos 10 minutos, na primeira chegada, Martinelli arriscou de curva e mais uma vez o goleiro Epassy espalmou para córner, evitando o gol brasileiro. Na cobrança, Éder Militão teve uma ótima chance, mas Epassy defendeu em dois tempos. A posse de bola continuava sendo brasileira, mas as conclusões passaram a rarear. Os reservas que entraram (Éverton Ribeiro, Bruno Guimarães e Pedro) não conseguiram ter entrosamento, nem encaixaram boas jogadas.

Aos 32 minutos, Camarões se soltou e o reserva Ntcham arriscou rasteiro de fora da área, mas o goleiro Éderson encaixou. E, enfim, aos 47 minutos, num cruzamento para a área, o experiente Aboubakar, atacante do Al Nassr (Arábia Saudita), testou certo, no canto da meta de Éderson, que nem se mexeu. Foi o gol da vitória de Camarões. O camisa 10 da seleção africana acabou expulso ao levar o segundo amarelo ao comemorar o gol tirando a camisa, mas foi o tiro de misericórdia numa seleção que em momento algum mostrou que poderia vencer a partida e levou uma mordida dos Leões Indomáveis.

Na classificação final do Grupo G, o Brasil ainda assim terminou em primeiro lugar, com 6 pontos e 2 gols de saldo. A Suíça também fez 6 pontos e apenas um gol de saldo. Com isso, a seleção de Tite enfrentará a Coreia do Sul, a partir das 16h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira. Os suíços pegarão os portugueses na terça-feira, também às 16h.

Agência Brasil

RN registra quase 1 mil casos de Covid em um dia e procura por vacinação aumenta em 300% no estado

FOTO: CHRISTIAN RIZZI/PMFI

O Rio Grande do Norte registrou 997 casos confirmados de Covid nas últimas 24 horas. O dado foi publicado no boletim epidemiológico da doença nesta sexta-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Nos dias anteriores, os números também foram altos no estado. Na quinta, foram confirmados 816 casos e na quarta, 901.

Houve um aumento principalmente no comparativo com os meses anteriores. Para se ter ideia, no último boletim de outubro, no dia 31 daquele mês, apenas um caso foi registrado. No último dia de setembro foram 16.

O boletim indicou ainda que uma morte aconteceu pela doença nas últimas 24 horas, no município de Água Nova. O estado chegou a 8,5 mil mortes pela doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

Neste último mês de novembro, a Secretaria de Saúde informou também que houve um aumento de 300% na procura pelas vacinas contra a Covid. A busca foi registrada pela plataforma RN+ Vacina, que monitora a imunização em tempo real no estado.

Segundo a plataforma, de 2 a 30 de novembro foram registradas a aplicação de 84.880 doses de vacina contra a Covid, sendo 18.071 na primeira quinzena e 66.809 na segunda quinzena, o que representa um aumento de 369,7% na média.

G1RN

Justiça define que presos terão saída temporária de 24 a 31 de dezembro em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A 1ª Vara Regional de Execução Penal da Comarca de Natal publicou a Portaria nº 02/2022 que concede saída temporária a todos os apenados que cumprem pena privativa de liberdade em regime semiaberto na Comarca de Natal, desde que estejam monitorados eletronicamente. O limite de beneficiários será definido pelo número de equipamentos de monitoração eletrônica disponíveis.

Na Portaria, o juiz Henrique Baltazar fixou o prazo de duração que a saída temporária terá, que é de 24 a 31 de dezembro, com o beneficiário sujeitando-se à algumas condições como não cometer qualquer ação que configure crime ou contravenção penal e não frequentar lugares onde se praticam condutas ilícitas, como locais onde se usam ou vendem drogas ou exista jogo ilegal ou prostituição.

Outras condições são: não ingerir bebida alcoólica, drogas ilícitas ou substância de efeito análogo e recolher-se a sua residência ou local registrado junto à Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) até às 24 horas, diariamente. O beneficiário precisa, ainda, ser inserido no programa de monitoração eletrônica, com as regras previstas na portaria nº 01/2022 daquele juízo.

A Portaria prevê também que, na noite entre 24 e 25 de dezembro, o horário de recolhimento fica estendido até 02 horas e que nenhum apenado necessitará de autorização específica do juízo para viajar para outra cidade no período da saída temporária, devendo, porém, informar à CEME o endereço de seu recolhimento noturno.

O magistrado salienta que a desobediência a qualquer das condições impostas pela 1ª Vara Regional de Execução Penal da Comarca de Natal será interpretada como renúncia ao benefício, podendo também configurar falta disciplinar, o que trará como consequência o recolhimento imediato do beneficiário ao estabelecimento prisional.

Por fim, a 1ª Vara Regional de Execução Penal da Comarca de Natal determinou à Central de Monitoramento da SEAP que altere o início do horário de recolhimento à área de inclusão durante o período da saída temporária, conforme determinado na portaria.

As informações são do Justiça Potiguar.

Semana termina com ações em bairros da zona Norte e em Ponta Negra

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os bairros de Pajuçara e Igapó, na zona Norte, e Ponta Negra, na região Sul, receberam, durante toda a semana, as equipes de trabalhadores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e a sua Operação tapa buracos. Nas localidades, os serviços na rede de drenagem e limpeza de lagoas foram destaque.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, as ruas visitadas na zona Norte e a lagoa de captação em Ponta Negra estavam na programação por sua importância nas comunidades e manutenção já solicitada pelos moradores. “É uma prioridade da gestão municipal atender o mais rapidamente possível as demandas apresentadas. Infelizmente nossa equipe é pequena, mas mesmo assim, conseguimos dar uma pronta resposta à população”, explicou Carlson Gomes.

Nesta semana, as equipes estiveram na avenida Nossa Senhora do Ó, no Igapó, e ruas San Marino e Cardoso, no Pajuçara, além das ruas Padre Cícero e Divisão, em Cidade Nova, e no canal do Baldo, na zona Leste. “Todas elas, com a recuperação da rede de drenagem e a limpeza de suas galerias”, comentou o secretário de Infraestrutura.

Os serviços desta semana também se concentraram nas ruas Eletricista Elias Ferreira e deputado Clóvis Mota, em Candelária.

Asfalto e limpeza de lagoa

Carlson Gomes explicou que o trabalho com aplicação de asfalto também foi concluído. “Promovemos ações na Av. Maranguape, no Panatis, e na rua Manoel de Castro, na Cidade da Esperança”, ressaltou o responsável pela Seinfra.

As equipes da Prefeitura fecharam a semana em diversas ruas não pavimentadas do loteamento Rio Mar, em Pajuçara, com o chamado nivelamento da rua, com o auxílio de máquinas. “Serviço que consegue amenizar os problemas de tráfego na região. E fechamos os dias com a limpeza e manutenção de equipamentos da lagoa RD3, localizada em Ponta Negra”, finalizou o titular da Seinfra.

Final da “Champions Lama”, em Natal, acontece neste domingo às margens do manguezal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Arena Maré, na comunidade do Salgado, no bairro do Bom Pastor, vai receber no próximo domingo (4), às 9h15, a decisão da Copa Vereador Luciano Nascimento. O jogo final será disputado entre o time do Bom Pastor e o Mangue Seco.

A competição é disputada no tradicional campo da comunidade do Salgado, que fica às margens do manguezal. Diante disso, os jogos acontecem em dias de maré seca. O cenário de lama fez a competição ganhar o apelido de “Champions Lama”.

Destaque nacional

A competição ganhou o Brasil e já foi destaque em alguns dos maiores portais do Brasil, como Globo Esporte e Uol. O cenário inusitado atrai uma verdadeira multidão de torcedores de toda zona Oeste da Capital.

O nome oficial do torneio é Copa Vereador Luciano Nascimento, em homenagem ao parlamentar que assumiu seu patrocínio nos últimos dois anos, mas o apelido “Champions Lama” grudou e não sai mais.

Dez times fazem parte do torneio, que acontece no formato de pontos corridos. Ao final, oito times se classificam e vão para o mata-mata.

A disputa dá direito a medalha, troféu e premiações de R$ 3 mil para o campeão e R$ 1,5 mil para o vice.

Pelé está com infecção respiratória e sem previsão de alta

FOTO: REPRODUÇÃO

Pelé, de 82 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, localizado na zona sul de São Paulo, para tratar uma infecção respiratória, informa o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (2/12).

“A equipe médica diagnosticou uma infecção respiratória, que vem sendo tratada com antibióticos. A resposta tem sido adequada e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”, afirma o comunicado.

De acordo com a equipe médica responsável que atende o ex-jogador de futebol, ele continuará internado nos próximos dias para continuidade do tratamento. Assim, Pelé não tem previsão de alta hospitalar no momento.

Acompanhamento

Pelé foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein na terça-feira (29/11) para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón, que foi identificado em setembro de 2021.

Metrópoles

Homem é preso suspeito de comercialização ilegal de anabolizantes em Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem foi preso em flagrante durante operação da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró nesta quinta-feira (1).

Após denúncias anônimas, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão em uma loja de produtos naturais localizada no bairro Abolição II.

No local, uma grande quantidade de anabolizantes foi apreendida, resultando na prisão em flagrante de José Félix da Silva Neto, por suspeita de comercialização ilegal de anabolizantes. José Félix já tinha sido preso em 2021, pela Polícia Rodoviária Federal (PFR), suspeito de praticar o mesmo crime. 

José Félix foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Portal da Tropical

PL aposta em dissidências no MDB, PSD e União para vencer Pacheco

FOTO: REPRODUÇÃO

Lideranças do PL apostam em dissidências em bancadas de partidos que apoiam a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para tentar derrotar o atual presidente do Senado na disputa pelo comando da Casa, em fevereiro de 2023.

Legenda de Jair Bolsonaro, o PL trabalha para lançar o ex-ministro e senador eleito pelo Rio Grande do Norte Rogério Marinho como adversário de Pacheco. Pelas contas de lideranças da sigla, Marinho teria hoje 28 votos, contra 29 do atual presidente do Senado.

A aposta de aliados do futuro senador potiguar é que alguns senadores do União Brasil, do MDB e até mesmo do próprio PSD de Pacheco podem apoiar Marinho na disputa. Essas dissidências equilibrariam forças com o atual presidente da Casa.

Segundo senadores aliados de Marinho, a tendência é que ocorra uma disputa acirrada na eleição ao comando do Senado. “Será como o segundo turno presidencial”, afirmou à coluna Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo na Casa.

A eleição no Senado está prevista para o dia 1º de fevereiro do próximo ano, quando os senadores eleitos em outubro tomam posse. A votação é secreta. O vencedor precisa receber votos de ao menos 41 dos 81 senadores que compõem a Casa.

Com informações de Igor Gadelha – Metrópoles