SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 26, 2022

Fátima repete Haddad e prega reforma tributária a empresários e políticos em SP

FOTO: DIVULGAÇÃO

Assim como fez o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) no dia anterior, a governadora Fátima Bezerra (PT) falou, em uma plateia formada por empresários e lideranças políticas, que espera que o tema “reforma tributária” avance no Governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A fala da governadora petista se deu durante um debate nacional realizado em Guarujá, São Paulo, neste sábado (25).

O tema havia sido defendido também nesta sexta-feira (25) por Haddad, um dos nomes cotados para chefiar o Ministério da Economia no governo Lula. A fala se deu diante de uma plateia formada por banqueiros. O petista afirmou que o presidente eleito terá a reforma tributária como uma de suas prioridades.

Em seu discurso, Fátima Bezerra lembrou que o Fórum de Governadores do Brasil terá reunião com o presidente Lula após a posse, em janeiro, e anunciou que, em dezembro, Natal vai deverá sediar encontro com o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Consefaz) para acelerar o debate da reforma tributária e discutir o impacto da redução de ICMS em telecomunicações e energias.

“Não tem como a gente imaginar avançar no combate às desigualdades do ponto de vista regional, do ponto de vista social, sem fazer uma reforma tributária justa e solidária. Eu, mais do que esperança, tenho confiança de que esse tema avance. O Consefaz está se reunindo em dezembro para trazer todo o debate acumulado para discussão com o novo governo e com o congresso nacional”, disse a governadora, que também ressaltou o caráter conciliatório e democrático da frente ampla formada para construir a nova gestão.

destacou a importância da contribuição inicial de governadores e prefeitos na construção do próximo governo do Brasil, reestabelecendo a união e as parcerias entre os três níveis do Poder Executivo: federal, estadual e municipal.

EVENTO

Durante o debate com empresários e lideranças políticas, a governadora do Rio Grande do Norte destacou a importância da contribuição inicial de governadores e prefeitos na construção do próximo governo do Brasil, reestabelecendo a união e as parcerias entre os três níveis do Poder Executivo: federal, estadual e municipal.

“A reconstrução do pacto federativo é um dos passos mais importantes, pelo quanto ele foi desconstruído”, disse a gestora potiguar, na manhã deste sábado (26), durante o Painel 5 “O novo Governo para 2023-2026”, do Fórum Esfera, realizado pela Esfera Brasil, organização que reúne empresários com o objetivo de dialogar com o poder público. O evento também contou com a presença do vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin.

“Encontramos no presidente Lula um homem sempre muito comprometido com o diálogo, com a transparência, sempre agiu respeitando os princípios da República. Junto com o governador Alckmin, reconstruiremos esses laços fundamentais. Como governar o país e os estados se não há convergência, se não há o diálogo do ponto de vista de construir os caminhos necessários para criar desenvolvimento econômico, sustentável e trazendo cidadania?”, completou Fátima Bezerra, apontando que o enfrentamento à pandemia representa a importância essa união.

Portal Grande Ponto

Sem PEC, Lula cogita Auxílio Brasl por MP

FOTO: FÁBIO RODRIGUES

Com dificuldades na articulação política no Congresso, a equipe de transição colocou de novo na mesa de negociações a proposta de bancar o pagamento do Auxílio Brasil em 2023 por meio de crédito extraordinário, sem a necessidade de aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O instrumento legal escolhido para isso seria uma medida provisória.

Em declarações feitas na quarta-feira, (23), e ontem, 24, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, deu a sinalização de que o novo governo poderá buscar outros “instrumentos” e “saídas” caso não viabilize a aprovação da PEC até a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo apurou o Estadão, Gleisi voltou a discutir essa possibilidade esta semana com atores políticos de Brasília. Ontem, ela criticou a falta de articulação política no Senado para a tramitação da PEC. Com a demora da articulação e a pressão do Centrão, o “plano B” entrou novamente nas negociações

Negociadores do PT disseram ao Estadão que a PEC da Transição, que prevê uma “licença” de quase R$ 200 bilhões fora do teto de gastos, virou um problema político. Uma das avaliações é de que não há espaço para negociar a aprovação do texto sem avançar antes na formação de uma base no Congresso e na montagem de ministérios. Nesta semana, a proposta ficou travada pelo tamanho da licença e também pelo prazo em que o Auxílio ficaria fora do teto – inicialmente, o PT não queria fixar um período para essa manobra contábil.

A saída em análise incluiria ainda a apresentação de uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para dizer que o governo Lula quer cumprir decisão da Corte que garante o pagamento de uma renda básica no País. Em decisão proferida em 2021, o STF obrigou o governo a pagar uma renda básica com base na Lei 10 835, de 2004, de autoria do ex-senador Eduardo Suplicy, que nunca tinha sido regulamentada.

Nessa ação, seria alegado que o governo Bolsonaro não regulamentou a medida, que a decisão está suspensa, mas que o governo eleito quer cumpri-la. Para garantir o direito à renda em 2023, se pediria ao STF uma exceção à observância das regras fiscais.

A opção chegou a ser discutida no início das negociações, logo depois da eleição, e descartada em seguida pelo comando da transição após Lula ter dito que o caminho preferencial seria pela política.

Pesa nessa articulação o risco político de reação do Congresso de judicializar a decisão. Mas essa alternativa é estudada pela equipe de Lula caso o petista não consiga apoio suficiente para aprovar uma PEC no Senado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Julgamento de Wendel Lagartixa não tem data para ocorrer

FOTO: REPRODUÇÃO

A decisão sobre a composição da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para 2023 ainda não tem data para ocorrer. O motivo é que o julgamento sobre o indeferimento do registro da candidatura do deputado estadual eleito Wendel Fagner Cortez (PL), o Lagartixa, não tem data para ser apreciado. O Tribunal Superior Eleitoal (TSE), que iniciaria a apreciação remota da matéria na sexta-feira (25), retirou a matéria de pauta.

Com o registro indeferido após decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandoswki, Wendel Lagartixa esperava que o caso começasse a ser analisado pela Corte ontem, de maneira virtual. A defesa até tentou que o julgamento pudesse transcorrer de maneira híbrida, com a possibilidade de sustentação oral, mas o pedido foi indeferido. Assim, a expectativa era de que a matéria fosse analisada até o dia 2 de dezembro, mas o TSE decidiu que a proposta aguardaria.

Até o fim da tarde de ontem, a defesa de Wendel Lagartixa não tinha a informação sobre o que causou o adiamento. Não havia, no processo, a indicação sobre algum possível pedido de vistas ou retirada por decisão do presidente da Corte. A reportagem da Tribuna do Norte também entrou em contato com a assessoria do TSE, mas também não havia a resposta. “As decisões sobre inclusão de processos em pauta cabem a Presidência da Corte, via de regra a pedido dos relatores das matérias a serem apreciadas. As retiradas podem ocorrer por decisão da Presidência, bem como a pedido dos próprios relatores. Neste caso, infelizmente, não temos como afirmar o que motivou a decisão de retirada da pauta, uma vez que essa informação não consta nos autos do processo”, respondeu a assessoria do TSE.

Tribuna do Norte

Professor Carlos Alberto é o novo presidente do PDT em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

O PDT de Natal tem um novo presidente. Trata-se do professor Carlos Alberto, que estava pelo Partido Verde (PV), mas se desfiliou para assumir o cargo. A informação foi confirmada pelo político neste sábado (26).

Carlos Alberto já disputou o Governo do RN pelo PSOL. Também concorreu ao cargo de Prefeito de Natal nas eleições municipais de 2020 pelo PV.

O detalhe é que partido é presidido no RN pelo ex-prefeito Carlos Eduardo. O vice-presidente na capital é Gleiber Dantas. Também fazem parte da Comissão Provisória de Natal, a vice-prefeita Aíla Cortez, João Lourenço Neto e Celansia Gomes.

Tribuna do Norte

Mbappé marca duas vezes e França se classifica vencendo suposta surpresa da Copa

FOTO: REUTERS

A França ganhou da Dinamarca em jogo duro, por 2 a 1. Mbappé garantiu a vitória dos franceses na segunda rodada.

Nesse ano, os dinamarqueses, tratados como possível surpresa da Copa do Mundo, venceram a França duas vezes. Por 2 a 0 e por 2 a 1.

No jogo, a França compactou bem suas linhas de marcação e foram muito superiores no primeiro tempo, mas não conseguiram marcar.

Já na segunda etapa, Mbappé, que vinha bem mal no jogo, fez boa tabela com Theo Hernández e marcou o primeiro.

Logo em seguida, Christensen empatou com gol de cabeça. O jogo ficou parelho e a França tinha a bola.

O melhor em campo, Griezmann, orquestrador do futebol francês, colocou a bola no ponto certo para Mbappé fazer o gol da vitória e igualar Valencia na artilharia do Mundial.

Agora, a França chega a 6 pontos, classificada, completa sua participação no grupo contra a Tunísia. Muito difícil de perder a primeira colocação.

Os dinamarqueses, que só surpreenderam negativamente na Copa até aqui, enfrentam a Austrália, que tem 3 pontos. Precisam vencer e torcer para a Tunísia tropeçar.

MPF pede afastamento imediato de diretor-geral da PRF

FOTO: FÁBIO RODRIGUES

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) o afastamento imediato do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, por 90 dias. O pedido foi feito nessa sexta-feira (25). Antes, no mesmo dia, o MPF moveu uma ação civil contra Vasques por improbidade administrativa e pediu o afastamento do diretor-geral da corporação. O juiz federal José Arthur Diniz Borges deu prazo para defesa de Vasques e negou seu afastamento, sob alegação de que se encontra de férias até o dia 6 de dezembro.

O MPF reiterou o pedido, argumentando que “a relação hierárquica tem uma dimensão intersubjetiva e social que não se restringe ao ambiente físico de trabalho. Em outras palavras, o diretor-geral não deixa de ser diretor-geral porque está em férias; não deixa de ter ascendência sobre seus comandados, especialmente numa organização policial fardada; não deixa de ter o poder de causar temor reverencial”.

Ação

Na ação do MPF, o órgão disse entender que Vasques utilizou do cargo púbico para fazer campanha eleitoral para o então candidato à reeleição presidencial Jair Bolsonaro, entre agosto e outubro deste ano. No inquérito, o Ministério Público atesta que o diretor-geral da PRF, desde o começo das eleições, fez postagens em redes sociais com mensagens de cunho eleitoral. No dia 29 de outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições, na conta pessoal no Instagram, Vasques pediu explicitamente voto para Bolsonaro.

Para o MPF, a postura de Vasques está relacionada com a conduta da PRF no dia do segundo turno, quando vários ônibus, sobretudo no nordeste (onde o adversário de Bolsonaro tinha número superior de eleitores, segundo pesquisas), foram parados por agentes em operações policiais questionadas pelo próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. A inércia da PRF em bloqueios rodoviários promovidos por eleitores de Bolsonaro, insatisfeitos com a derrota do presidente, também foi lembrada na ação.

“Não é possível dissociar que as condutas do requerido, especialmente na véspera do pleito eleitoral, tenham contribuído sobremodo para o clima de instabilidade e confronto instaurado durante o deslocamento de eleitores no dia do segundo turno das eleições e após a divulgação oficial do resultado pelo TSE”.

Agência Brasil

Marcos do Val reclama de salário de R$ 33,7 mil e diz ter dívidas

FOTO: GERALDO MAGELA

Com o salário mínimo no país em R$ 1.212, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) usou o Twitter para reclamar dos recebimentos mensais, no valor de R$ 33,7 mil.

No tuíte, o parlamentar expôs um extrato do Banco do Brasil, no qual mostra ter R$ 1.326,82 do cheque especial no negativo e pagamentos de R$ 28.336,07 agendados até 9 de dezembro.

O senador ainda disse que, na carreira anterior, recebia o que recebe hoje a cada dois dias.

Antes de ser senador, Marcos do Val dava palestras e tinha uma empresa de treinamento policial.

Ator mexicano que fez participação histórica em ‘Chaves’ morre aos 83 anos

FOTO: REPRODUÇÃO

O ator mexicano Hector Bonilla morreu na tarde de hoje, aos 83 anos, vítima de câncer renal. A informação foi confirmada pela Secretaria de Cultura do Governo do México, por meio das redes sociais.

“A Secretaria de Cultura lamenta profundamente o falecimento do ator Hector Bonilla, graduado pela Escola de Arte Teatral do Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura (INBAL) e considerado um dos melhores atores do México. Ele se desenvolveu no teatro, na televisão e no cinema, onde participou de filmes como ‘Rojo Amanecer’ (1989)”, declarou o departamento no Twitter.

Hector Bonilla fora diagnosticado em 2019 com um tumor maligno nos rins e lutava pela cura desde então. Ele deixa uma viúva, a também atriz Sofía Álvarez, e três filhos, Leonor, Sergio e Fernando Bonilla.

No Brasil, o ator era mais conhecido por sua participação icônica no seriado “Chaves”, como uma celebridade que visita a vila e é tietado por personagens como Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) e Dona Florinda (Florinda Meza).

Além de interpretar, Bonilla também exerceu algumas vezes a função de diretor de dramaturgia na Televisa, nos bastidores de novelas como “Mi Marido Tiene Familia” (2017). Seu último trabalho como ator foi em “Senhor dos Céus” (Netflix).

Portal Grande Ponto