SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 24, 2022

Richarlison faz dois, e Brasil estreia com vitória sobre a Sérvia na Copa do Catar

FOTO: REUTERS

A seleção brasileira sofreu no primeiro tempo, mas Richarlison brilhou e anotou dois gols na vitória contra a Sérvia por 2 a 0 na estreia na Copa do Mundo no Catar. Todos os tentos saíram na etapa final. Com o resultado, a equipe lidera o Grupo G com três pontos conquistados, empatado com a Suíça. Neymar saiu lesionado e preocupa para o restante do Mundial.

O jogo começou com o Brasil tendo mais posse de bola, mas com dificuldades de conseguir criar grandes oportunidades. A Sérvia iniciou marcando forte, conseguindo vencer duelos com imposição física e parando a seleção brasileira muitas vezes com faltas.

 Vinicius Júnior foi a principal válvula de escape pelos lados do campo. No entanto, o brasileiro pecou em algumas oportunidades. A primeira chance de perigo veio dos pés de Neymar, cobrando escanteio fechado, tentando gol olímpico e parando em defesa de Vanja Milinkovic-Savic.

Paquetá e Raphinha fizeram boa triangulação e criaram chances, mas não conseguiram ter êxito, e o Brasil terminou o primeiro tempo sem conseguir marcar.

Na volta do intervalo, Raphinha ficou cara a cara com o goleiro, mas perdeu grande chance de abrir o placar. Mais tarde, Neymar cobrou falta que sofreu e parou na barreira. Em seguida, após confusão na área, Richarlison levou perigo.

Em ótimo contragolpe, Vini Jr achou Neymar na área, em condições de marcar, mas o camisa 10 finalizou para fora. Pouco tempo depois, Alex Sandro ajeitou para esquerda, soltou uma pancada de fora da área e acertou a trave.

Depois de tanto martelar, aos 18 minutos do segundo tempo, Neymar fez jogada individual pelo meio, a bola sobrou para Vini Jr, que bateu no canto, e o goleiro foi buscar. No rebote, Richarlison mandou para o fundo das redes e abriu o placar.

Após gol tomado, a Sérvia começou a se soltar no campo ofensivo e criou boas chances, a melhor delas foi em escanteio, com Vlahovic levando perigo para a meta brasileira. Mas novamente a dupla Vini Jr e Richarlison funcionou. O ”Malvadeza” deu belo passe para o Pombo, que errou o domínio, a bola subiu, ele emendou um voleio, bonito, no ângulo, para fazer o segundo.

Com o jogo controlado, a seleção brasileira jogou por música: em ótima triangulação, Casemiro acertou o travessão em chute de fora da área. Logo depois, Fred também arriscou e obrigou o goleiro sérvio a fazer grande defesa. Antony deu lindo elástico, acionou Rodrygo, que errou o alvo por pouco.

A preocupação fica por conta de Neymar. O atacante saiu reclamando de fortes dores no tornozelo, chorando, e preocupa para os próximos jogos.

O Brasil volta para campo na próxima segunda-feira, 28, para seu segundo compromisso na Copa do Mundo. A equipe comandada por Tite duela diante da Suíça, que venceu seu primeiro jogo contra Camarões, por 1 a 0.

Terra

Projeto Estante Mágica terá agenda de lançamentos

FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto Estante Mágica, desenvolvido pelo Over Colégio e Curso, definiu uma agenda de lançamentos para os próximos dias.

O Estante Mágica é desenvolvido com as crianças da educação infantil ao segundo ano do ensino fundamental anos iniciais. Todos participam, contando suas histórias e ainda confeccionando o livro da turma.  O livro faz parte da atividade do último bimestre.

O primeiro lançamento dos livros será na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, nas unidades da Lagoa Nova, Abel Cabral  e Ponta Negra, no horário das 7h às 12h20. Em Mossoró, o lançamento será dia 6 de dezembro.

A Estante Mágica é uma iniciativa que se propõe a formar autores de forma lúdica, fazendo com que as crianças desenvolvam a criatividade, autonomia, leitura e escrita, além de fazê-las se divertirem bastante

É censo comum a necessidade dos jovens adquirirem a prática da leitura. Enveredar pelos livros é garantir uma mente mais aberta, vocabulário mais amplo. No Over Colégio e Curso a prática da leitura é incentivada desde muito cedo entre os pequeninos. E o trabalho vai  muito além porque os jovens são incentivados a escreverem suas próprias obras.

Mulher é diagnosticada e curada do câncer no mesmo dia

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma mulher norte-americana fazia exames de rotina em um hospital do Texas, quando os médicos perceberam um nódulo no pulmão direito dela. April Boudreau, de 61 anos, realizava tomografias anualmente após ter sobrevivido três vezes ao câncer.

Com a imagem revelada no exame, a mulher foi encaminhada imediatamente a outro hospital na cidade onde mora, no estado do Texas. Lá foram realizados mais exames que comprovaram o estágio inicial de um câncer de pulmão.

Os médicos, então, colocaram-na sob anestesia geral para realizar uma biópsia e decidiram operá-la no mesmo momento. Para o procedimento, eles usaram um cateter ultrafino guiado por um robô. O instrumento permitiu que os cirurgiões fizessem pequenas incisões e tirassem o tumor de forma minimamente invasiva.

Novos exames

Três dias mais tarde, os exames de April já mostravam que ela havia voltado ao estado normal de saúde. A paciente, inclusive, já andava pela casa e realizava as tarefas do dia a dia normalmente.

Metrópoles

Mourão ataca Moraes por multa ao PL e diz que ‘chegou a hora’ de a direita reagir

FOTO: REPRODUÇÃO

O vice-presidente da República e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira, 24, pelo Twitter, que a multa determinada na quarta-feira 23 ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, é “absurda”. Para ele “chegou a hora da direita se organizar” e “reagir com firmeza”.

“Vive-se hoje, nacionalmente, uma polêmica justificada em função da questão da confiabilidade das urnas eletrônicas e das ações contundentes e exacerbadas do TSE”, escreveu o vice-presidente. “O recente recurso do PL, protocolado mais de 20 dias depois da proclamação oficial dos resultados das eleições, não dá ao TSE o direito de rejeitá-lo peremptoriamente e extrapolar, mais uma vez, por intermédio de uma multa absurda e inclusão dos demandantes em inquérito notadamente ilegal”, acrescentou.

Mais cedo, o presidente do Republicanos, partido de Mourão, deputado federal reeleito Marcos Pereira (SP), disse que a legenda não foi consultada sobre a ação do PL que pede a anulação de votos de determinadas urnas no segundo turno da eleição presidencial. “Reconheci o resultado publicamente às 20:28 do dia da eleição”, disse Pereira.

Mourão também acusou Moraes de agir com autoritarismo e de “ferir de morte o Pacto Federativo”. “Assim, é chegada a hora da direita conservadora se organizar contra a esquerda revolucionária”, frisou o general. “Necessário é reagir com firmeza, prudência e conhecimento; dentro dos ditames democráticos e constitucionais, para restabelecer o Estado Democrático de Direito no Brasil”, concluiu.

Moraes rejeitou na quarta-feira a ação apresentada pelo PL que pedia a anulação dos votos de mais de 279 mil urnas eletrônicas no segundo turno das eleições presidenciais, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso na disputa contra o atual chefe do Executivo. O ministro fixou uma multa de R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé e determinou a suspensão do fundo partidário da coligação Pelo Bem do Brasil, formada pelo PL, PP e Republicanos até que o pagamento da penalidade seja feito.

Agora RN

Movimento em bares e restaurantes deve crescer 30% na Copa, projeta Abrasel

FOTO: ROVENA ROSA

Bares e restaurantes devem ter um aumento de pelo menos 30% na demanda com os jogos da Copa do Mundo, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A entidade avaliou que alguns fatores contribuem para o movimento, como as temperaturas mais quentes do que no mês de julho, a liberação do 13º salário e os horários dos jogos no período da tarde.

O líder de inteligência e conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, acredita que todos irão se beneficiar neste período. “O bar, normalmente, já é visto como um espaço de congraçamento, já é comum, por exemplo, no Brasil, a transmissão de jogos dos times, mas os restaurantes têm muito a ganhar também. Alguns jogos, que são mais perto da hora do almoç,o são benéficos. Sem contar que a gente tem uma variedade muito grande de restaurantes no Brasil.”

Pesquisa da Abrasel com cerca de 1,7 mil estabelecimentos indica que 45% dos restaurantes vão transmitir os jogos e um terço deles informou que vai criar pratos temáticos. “Ou seja, está movimentando bastante o setor, sim”, acrescenta Camargo. De acordo com a associação, neste ano, diferentemente do que ocorria em outras edições da competição, os restaurantes fizeram  reservas para novembro e dezembro, o período da disputa.

O diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Fernando Blower, por sua vez, não se arrisca em previsões e afirmou que o clima em torno da Copa do Mundo ainda não deixa claro as possibilidades de ganhos adicionais. “Os próprios restaurantes têm expectativas, mas não necessariamente informações para passar. Acho que o dado muito mais correto não vai ser o prospectivo, vai ser aquele de realização, uma vez que a Copa termine e a gente consiga entender de fato esse impacto.”

Incerteza

Para o diretor da ANR, alguns fatores contribuem para o sentimento de incerteza. Um deles entre é a realização dos jogos logo após as eleições. Além disso, o fim do ano normalmente tem mais demandas nas empresas, o que dificulta a liberação de trabalhadores. “A gente está aqui disputando atenção com as festas de fim de ano e, à medida que a Copa começar a passar para dezembro, nas oitavas, quartas e semifinal você já vai estar ali naquela reta final em que as empresas estão se planejando, estão fazendo os fechamentos.” Blower acrescentou ainda o fato de não ser período de férias escolares.

Blower chamou a atenção para as oportunidades que podem surgir para os restaurantes com o delivery. “Cresceu muito no período pandêmico e continua sendo muito relevante para os restaurantes, mais que dobrou de tamanho, de importância, para o nosso setor e o cliente se acostumou muito também”, destacou.

Contratações

As análises da Abrasel mostram boa perspectiva de contratações em bares e restaurantes neste final de ano. “Na pesquisa que a gente fez em setembro, por exemplo, quase metade disse que ainda iria contratar até o final do ano e 25% já tinham contratado funcionários para aumentar a equipe. Tem essa perspectiva de aumento da demanda. O setor está reagindo”, disse.

Para a ANR, por outro lado, a expectativa é que não haja um crescimento significativo de contratações neste momento. “Primeiro, que a coisa [a Copa] não está tão quente quanto foi em outras oportunidades e também porque as empresas ainda carregam um passivo da pandemia expressivo. Elas estão evitando muito aumento de custos nesse momento.”. O diretor acredita que o setor deve fazer contratações temporárias, “mas nada muito expressivo”.

Agência Brasil

CNJ processa juiz que soltou filho preso por dirigir bêbado

FOTO: CNJ

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, nessa terça-feira (22/11), um processo administrativo disciplinar com afastamento do juiz da 1ª Vara de Floriano, no Piauí, por beneficiar o próprio filho em uma decisão.

No caso, o juiz, em 2021, soltou o próprio filho Lucas Pacheco, preso em flagrante por dirigir embriagado, provocar um acidente de carro e não prestar socorro à vítima.

Na ocasião, o juiz concedeu liberdade provisória ao filho, alegando que ele poderia sofrer algum atentado na cadeia. No mês de abril, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) aplicou pena de censura ao magistrado.

Metrópoles

Ministro da Economia oferece equipe para transição, diz Barbosa

FOTO: VALTER CAMPANATO

O ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, Nelson Barbosa, e o economista Guilherme Mello, membros da coordenação econômica do gabinete de transição, tiveram hoje (24) a primeira reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro, que durou duas horas, serviu para a apresentação dos grupos, com Guedes pondo a atual equipe econômica à disposição do governo eleito.

“As informações que o ministro [Paulo Guedes] apresentou e as opiniões que ele deu serão levadas em consideração pela transição”, disse Barbosa. Ele destacou que as sugestões do ministro foram passadas em caráter sigiloso, afirmando apenas que Guedes fez uma defesa da sua gestão em quase quatro anos à frente da pasta.

Segundo Barbosa, a próxima etapa envolve encontros com a Receita Federal, o Tesouro Nacional e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para traçar um mapa de riscos fiscais e jurídicos do Orçamento. “Em toda transição, a gente faz um mapeamento [de riscos], tanto que no Orçamento é encaminhado um mapa de riscos fiscais. A lei exige isso, e nós queremos saber as informações da PGFN, entender mais o detalhamento”, declarou.

Barbosa classificou o primeiro encontro como “ótimo” e disse que o diálogo continuará. Mello fez a mesma avaliação.

Negociações políticas

Temas como a falta de recursos para programas no Orçamento de 2023 e a proposta de emenda à Constituição (PEC) que pretende excluir até R$ 198 bilhões do teto de gastos não foram abordados no encontro, disse Barbosa. Também não foi discutida a escassez de verba para a segurança pública, tema levantado ontem (23) pelo senador eleito Flávio Dino (PCdoB-MA), um dos coordenadores do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública da equipe de transição.

“Não tratamos de Orçamento, isso está sendo tratado no Congresso”, declarou Barbosa. Ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma medida provisória como opção para viabilizar o Bolsa Família, o ex-ministro disse que a PEC da Transição, assim como o financiamento do programa social, “é um tema que está sendo tratado no campo político”.

Barbosa acrescentou que as negociações em torno da PEC estão sendo feitas na esfera política. Somente após as definições, a área técnica fará as avaliações sobre o Orçamento. Sobre a escolha do futuro ministro da Fazenda, ele não forneceu uma estimativa de quando isso deverá ser feito. “O presidente [eleito] Lula vai decidir isso quando ele achar necessário”, respondeu.

Agência Brasil

Casou? Fátima Bernardes se explica após mudar usar outro sobrenome nas redes sociais

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma confusão protagonizada por Fátima Bernardes nas redes sociais nesta semana deixou os fãs intrigados. É que ela alterou seu nome no Instagram para Fátima Gomes.

Rapidamente os fãs ficaram confusos e tentaram entender o motivo da mudança.

Segundo informações do jornal ‘O Globo’, ela cometeu um equívoco. Fátima Bernardes sincronizou sua conta na rede social com o Facebook. Como lá utiliza Gomes, o sobrenome foi automaticamente alterado pela plataforma.

Agora, a comandante do The Voice Brasil vai precisar esperar dois meses para alterar novamente o nome – por questões de segurança, ela só pode fazer essa mudança com grande intervalo de tempo.

Contigo