SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 19, 2022

Prefeitura do Natal emite Nota afirmando que “compete à PM a desobstrução de ruas, desde que seja uma obstrução ilícita”

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Após nota divulgada pelo Governo do Estado sobre a responsabilidade em relação à desobstrução de vias municipais onde acontecem manifestações após as eleições de 2022, a Prefeitura de Natal também se manifestou através de nota sobre a situação.

De acordo com a nota da prefeitura, houve uma intimação oficial do STF para que o prefeito Álvaro Dias se pronunciasse sobre o assunto e “esclarece que qualquer ordem judicial a seu encargo será cumprida e se manifestará dentro do prazo legal sobre o assunto.”

A nota diz ainda que os atos que acontecem na av. Hermes da Fonseca são “um movimento espontâneo, sem conduta que possa caracterizar obstrução intencional de vias públicas” e que “compete à Polícia Militar a desobstrução de ruas, desde que seja uma obstrução ilícita”.

Leia a nota completa:

A despeito de diversas informações nas mídias sociais veiculadas ontem, noticiando que o Ministro Alexandre de Moraes teria determinado que o Prefeito de Natal, Álvaro Dias, no prazo de 48H, se manifestasse sobre o suposto descumprimento de suas funções em não dispersar o protesto em frente ao Quartel do Exército, só hoje em 19/11/2022, houve intimação oficial do Supremo Tribunal Federal para que o Prefeito se pronunciasse sobre o assunto.

Diante disso, o Município do Natal vem esclarecer que desde o início do protesto vem ordenando o trânsito por meio da STTU, órgão encarregado de organizar o trânsito da Cidade, como também tem feito fiscalizações sobre poluições sonoras a cargo da SEMURB, existindo, na verdade um movimento espontâneo, sem conduta que possa caracterizar obstrução intencional de vias públicas.

E, na hipótese de restar caracterizado qualquer ato abusivo, cabe à Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, a dispersão de protestos que exorbitem a normalidade, nos termos em que restou decidido na ADPF nº 519. E, para que não paire qualquer dúvida sobre a obrigação da Polícia Militar, segue o conteúdo da decisão (ADPF nº 519), em caso parecido ocorrido no Estado do Acre:

Trata-se de requerimento apresentado nos autos pelo Ministério Público do Estado do Acre (doc. 2.918), a título de pedido incidental referente a alegado descumprimento da decisão cautelar proferida nesta ADPF. Relata a persistência de manifestações no entorno de instalações do Exército Brasileiro na cidade de Rio Branco (Comando de Fronteira Acre, 4º Batalhão de Infantaria de Selva), situadas no cruzamento da Rua Colômbia com a Rua Valério Magalhães, que constituiria, segundo o Requerente, área residencial de densidade demográfica elevada. Aduz que a concentração de pessoas e veículos nessa localidade, a pretexto de se manifestarem contra o resultado das eleições proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30/10/2022, promoveria a obstrução de vias públicas e dificultariam o acesso às referidas instalações militares. (…) Em vista do exposto, DEFIRO o requerimento do Ministério Público do Acre, para CASSAR AS DECISÕES PROFERIDAS nos autos da ACP 0008988-37.2022.8.8.01.00016 e do Agravo de Instrumento 1001908-08.2022.8.01.0000, e DETERMINAR A IMEDIATA DESOBSTRUÇÃO DE TODAS AS VIAS PÚBLICAS QUE, ILICITAMENTE, ESTEJAM COM SEU TRÂNSITO INTERROMPIDO, PELA POLÍCIA MILITAR, nos termos requeridos; bem como reiterar a determinação para que todos os veículos sejam identificados e que seja aplicada a multa horária de R$ 100.000,00 (cem mil reais) prevista na decisão de 31/10/2022 (doc. 2769) aos proprietários dos veículos, bem como às pessoas que incorrem no descumprimento da decisão mediante apoio material (logístico e financeiro) às pessoas e veículos que permanecem em locais públicos; e, desde já, conforme requerido e identificado pelo Ministério Público do Acre, a imposição de multa aos organizadores/financiadores Jorge José de Moura e Henrique Luis Cardoso Neto, devidamente qualificados no pedido. Servirá esta decisão como Mandado Judicial. Publique-se e intime-se, inclusive por meios eletrônicos, o Presidente do Tribunal de Justiça, o Procurador-Geral de Justiça do Acre, o Governador do Estado do Acre e o Comandante da Polícia Militar local, Cel. PM Luciano Dias Fonseca, para cumprimento imediato desta decisão. Ciência à Procuradoria-Geral da República. Brasília, 6 de novembro de 2022.

Como se vê, compete à Polícia Militar a desobstrução de ruas, desde que seja uma obstrução ilícita. Registre-se ainda que não existe qualquer menção na decisão de que a Guarda Municipal deveria intervir em caso parecido.

Além disso, cabe esclarecer que mesmo não sendo atribuição do Município do Natal, a STTU já provocou o Comando da Polícia Militar para que intervenha na hipótese de ocorrer qualquer obstrução de vias públicas intencional e arbitrária, não sendo papel municipal dirigir as operações da Polícia Militar.

Por fim, o Município de Natal esclarece que qualquer ordem judicial a seu encargo será cumprida e se manifestará dentro do prazo legal sobre o assunto.

Bombeiros seguem investigando causas do incêndio em condomínio na Av. dos Tororós

FOTO: REPRODUÇÃO

O Corpo de Bombeiros segue investigando as causas de um incêndio registrado na noite dessa sexta-feira (18) em um apartamento na rua dos Tororós, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. O prédio precisou ser evacuado por questões de segurança, mas ninguém se feriu.

O fogo só foi controlado por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (19), após o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. O casal proprietário do apartamento não estava no local quando o fogo começou.

Os bombeiros orientaram o esvaziamento de todos os apartamentos do prédio por causa do incêndio. Durante a manhã, a corporação constatou que não havia mais focos de fogo, apesar de ainda existir fumaça.

De acordo com a corporação, a causa do incêndio ainda é desconhecida. Mais de 25 militares e seis viaturas participaram do combate às chamas.

Com informações do Portal da Tropical

Boletim de Balneabilidade aponta Praia de Areia Preta como imprópria para banho

FOTO: GOOGLE

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 44, emitido nesta sexta-feira (18), informa que 32 trechos analisados estão próprios para banho e um trecho está impróprio.

O ponto identificado como impróprio está situado na Praia de Areia Preta, próximo à Praça da Jangada, em Natal.

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas as condições das praias monitoradas.

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Polícia Federal suspende confecção de passaportes a partir deste sábado

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaporte a partir deste sábado (19/11). Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 18/11 receberão seus passaportes normalmente, segundo a PF.

Em nota, a PF alega que “a medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”. Os demais serviços prestados pela PF não serão afetados.

O órgão informou também que o agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

Agência Brasil

PT debate alterar artigo 142 e limitar poder das Forças Armadas

FOTO: SERGIO LIMA

Artigo assinado por 2 professores universitários sobre como deve ser a política para a defesa no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende limitar a atuação das Forças Armadas à defesa externa. O texto foi publicado no site da Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT, em 8 de setembro de 2022.

O documento tem circulado entre pessoas sondadas para o Ministério da Defesa e foi criticado por integrantes do governo de transição e por aliados do PT.

A ideia de alterar o artigo 142 da Constituição para retirar dos militares o poder de garantia “da lei e da ordem” foi defendida por Marco Cepik, professor de economia e relações internacionais da UFRGS, e Sebastião Velasco e Cruz, professor de ciência política e relações internacionais da Unicamp em texto publicado em 8 de setembro de 2022.

No texto, os acadêmicos dizem que “as Forças Armadas servem para garantir a defesa da nação contra ameaças militares externas, caso contrário, elas não têm função em um Brasil democrático”.

O que diz o artigo 142:

“Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

Poder360

Militar atira e mata colega da FAB em prédio anexo do Ministério da Defesa, em Brasília

FOTO: CAMILA TURTELLI / UOL

Um militar da FAB (Força Aérea Brasileira) morreu na manhã de hoje no alojamento da guarda, no prédio anexo ao Ministério da Defesa, em Brasília, após ser atingido por um tiro. De acordo com informações preliminares, um dos militares atirou na cabeça do colega após uma discussão durante a troca de turno.

Ao UOL, a Polícia Civil do Distrito Federal afirmou que a ocorrência foi registrada como homicídio, mas que a investigação ficará a cargo da FAB. Em nota, o Ministério da Defesa lamentou o caso, que classificou como um incidente e confirmou a morte no local.

Às 12h, a perícia ainda estava no prédio anexo ao Ministério da Defesa. Pessoas próximas aos envolvidos — familiares ou amigos — estão presentes no local mas não quiseram falar com a imprensa.

O Ministério da Defesa divulgou nota de pesar. Leia a íntegra:

“É com profundo sentimento de tristeza e pesar que o Ministério da Defesa lamenta o incidente ocorrido, na manhã deste sábado (19.11), no alojamento da guarda, localizado no prédio anexo da Pasta, e que vitimou, por meio de disparo de arma de fogo, um militar da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Ministério rende as condolências aos familiares e amigos, pela irreparável perda. Neste momento de dor,  a Defesa une-se às manifestações de solidariedade e de apoio à família, bem como acompanha a apuração e a investigação dos fatos, a serem conduzidas pela Força Aérea.”

Com informações de UOL e R7

Deputados e senadores oficializam medida para aumento salarial

FOTO: ARQUIVO

A Câmara e o Senado decidiram oficializar o pedido para que os salários de parlamentares e servidores sejam reajustados. Por meio de emendas, as duas Casas pedem a reserva de R$ 370,4 milhões do Orçamento de 2023 para aumentar as remunerações da Câmara e R$ 199,3 milhões para elevar as do Senado. Se aprovado o reajuste, os salários de deputados e senadores subiriam de R$ 33,7 mil para R$ 36,8 mil.

De acordo com o site Estadão, a cúpula do Congresso já estava com o pedido de aumento salarial engatilhado e planejava apresentar a proposta após a eleição, para não prejudicar deputados federais e senadores que tentavam renovar o mandato. A medida foi oficializada no meio do feriado da Proclamação da República.

A articulação para aumentar os vencimentos ocorreu após iniciativa de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 10 de agosto, a Corte aprovou, por unanimidade, uma proposta de aumento de 18% para seus integrantes e todos os magistrados da Justiça Federal, o que representa um impacto de aproximadamente R$ 4,6 bilhões. O reajuste, se aprovado, eleva o salário dos ministros do STF de R$ 39,3 mil para R$ 46,3 mil.

Os pedidos de ampliação dos salários ainda precisam ser autorizados pelo Congresso, mas a tendência é dar aval às iniciativas com a aprovação do Orçamento para 2023.

Estadão

Moradores de Candelária têm nova Praça da Liberdade

FOTO: JOANA LIMA

Dentro do pacote de melhorias dos espaços públicos de Natal, o prefeito Álvaro Dias entregou nesta sexta-feira (18) a requalificação da Praça da Liberdade, em Candelária. A obra era aguardada há mais de 40 anos pelos moradores da região, alguns deles fundadores do bairro. O equipamento ganhou uma moderna iluminação de led interna e externa, novo passeio para atividades físicas e recreativas, paisagismo, novos bancos e lixeiras. O ato de acendimento da nova iluminação foi acompanhado por grande número de moradores.

O prefeito Álvaro Dias disse que é gratificante entregar um equipamento tão aguardado pelos que ali residem há tantos anos. “É um prazer muito grande entregar uma obra como essa para a cidade de Natal. Uma praça nova e bonita, com espaço para caminhar e para as crianças brincarem. Idealizamos esse equipamento com muito carinho e atenção porque atendemos também a solicitação da comunidade, das pessoas que aqui moram e das redondezas”, disse o gestor. O prefeito agradeceu o apoio do Padre Júlio, que mobilizou os moradores para a busca por melhorias.

A Praça da Liberdade está localizada entre a Rua Diogo Feijó e Marechal Rondon e a estrutura integra a primeira fase de recuperação da área, composta da Praça Matriz Marechal Rondon, uma das maiores do bairro, que tem previsão de entrega em fevereiro de 2023. O complexo vai contar com novo campo de futebol, quadra coberta, dois playgrounds, pistas interna e externa e academia. 

Nascido e criado no bairro, o secretário Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Irapoã Nóbrega lembrou a luta da comunidade de Candelária pela melhoria de suas praças. “Vivi aqui desde 1978 e saí em 2002, e nunca vi uma reforma de uma praça em Candelária. A gestão de Álvaro Dias é a primeira a olhar para esses espaços. Vamos entregar também a Praça da Matriz, e com ela a prefeitura vai disponibilizar para os natalenses um dos maiores complexos de lazer públicos”, disse o secretário. A recuperação das praças de Candelária está sendo executada com recursos do próprio município, com o apoio de emendas parlamentares dos vereadores Nina Souza e Tércio Tinoco.

Moradora de Candelária desde 1980, Teresa Cristina de Freitas acredita que agora será possível ver mais pessoas nas ruas. “Aqui a gente passou muito tempo tentando melhorar as praças, meu pai chegou a capinar e plantar. Agora temos o que comemorar, e lembrar que a comunidade precisa trabalhar junto com o poder público na manutenção do espaço”, disse ela.