SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 18, 2022

Governo do RN regulamenta expediente ao público em dia de jogo da seleção

DECRETO SOBRE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DIRETA E INDIRETA SERÁ PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DESTE SÁBADO. FOTO: SANDRO MENEZES

As repartições públicas do Estado do Rio Grande do Norte vão funcionar em horário especial nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Fifa no Catar. Assinado pelo governador em exercício Antenor Roberto e pela secretária de Administração, Virgínia Ferreira, o decreto 32.220 disciplinando o funcionamento dos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/RN) deste sábado (19).

O Brasil joga três vezes na fase de grupos da competição: quinta-feira, dia 24, às 16 horas (hora de Brasília) contra a Sérvia; segunda, dia 28, contra a Suíça, às 13 horas; e sexta, 02 de dezembro, às 16 horas, contra Camarões. Se chegar à final, ainda terá mais quatros jogos em disputas mata-mata.

 De acordo com o decreto, o expediente interno e externo nos órgãos da administração estadual, nos dias úteis em que haverá jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2022, dar-se-á da seguinte forma: (I) das 7h às 10h, quando a partida se iniciar às 12h; (II) das 7h às 11h, quando o jogo for às 13h; e (III) das 7h às 14h, quando a partida começar às 16h.

No dia a dia da administração, o expediente ao público nas repartições vinculadas ao Estado do Rio Grande do Norte varia de acordo com o tipo de serviço prestado à população. Geralmente vai das 7h às 13h, mas em algumas delas, como na sede do Detran, em Natal e na Secretaria de Tributação, das 8h às 14h. O Detran divulgará, em breve, como ficará o atendimento de quem estava agendado para os horários afetados pelos jogos.

Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Ministro da Defesa do governo Lula será um civil, afirma Aloizio Mercadante

FOTO: REPRODUÇÃO

O coordenador técnico da transição de governo, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira (18) que o novo ministro da Defesa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser um civil, e não um militar.

O ex-ministro disse que o núcleo de Defesa está “muito bem construído”, mas só será anunciado depois de o presidente eleito retornar para o Brasil. Lula está em Portugal e retornará no domingo (20).

“O presidente [Lula] já disse isso publicamente que o ministro da Defesa será um civil, foi [assim] no governo dele e será. Agora, o grupo de transição é um grupo que tem uma tarefa específica”, disse em entrevista a jornalistas na chegada ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição.

O Ministério da Defesa foi chefiado por civis nos governo de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Depois, foi comandado por militares nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro (PL).

Questionado, Mercadante não respondeu se o grupo de trabalho da Defesa terá representantes das Forças Armados. Declarou que a composição deve ser divulgada no começo na próxima semana.

“Ele [Lula] está chegando e vamos fechar o grupo, acho que vocês vão ter uma bela surpresa, está muito bem construído o grupo […] É um grupo muito representativo para essa tarefa que é o diálogo com as Forças Armadas”, declarou.

Portal 98 FM

Prefeito participa de solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares

UMA DA HOMENAGEADAS FOI GORETE BARBOSA, DIRETORA DA SOCIEDADE AMIGOS DO BECO DA LAMA. FOTO: ALEX RÉGIS

O prefeito Álvaro Dias participou na manhã desta sexta-feira (18) da solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, honraria dada às pessoas que atuam no combate ao racismo e pela valorização da cultura negra na cidade.

A iniciativa faz referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no país no dia 20 de novembro. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão na região Nordeste do país.

Em sua fala, o prefeito Álvaro Dias enalteceu a importância da iniciativa, destacando que sempre que os poderes públicos realizam ações dessa natureza contribuem para reparar a dívida histórica que a nação possui com os negros e os indígenas.

“Solenidades como essa são necessárias e têm uma importância histórica e cultural enormes. Os negros e indígenas sofreram muito e contribuíram para a construção da identidade brasileira. Temos essa dívida social histórica que precisa ser reconhecida e reparada”, enfatizou.

O prefeito parabenizou ainda a vereadora Divaneide Basílio pela proposição da solenidade, bem como estendeu as felicitações a todos os homenageados com a comenda Zumbi dos Palmares.

Ele aproveitou a oportunidade e ao final de seu pronunciamento elencou algumas ações da gestão na área da promoção da igualdade racial e direitos humanos.

“Nossa administração tem um olhar especial sobre essa causa. Criamos a secretaria municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Minorias e Pessoas com Deficiência, o Centro de Cidadania LGBTQIA+, e vamos continuar trabalhando para dirimir as desigualdades , preconceitos e fazer de Natal uma cidade onde as diferenças sejam respeitadas”, disse.

Musa das redes exibe a ‘menor calcinha do mundo’ e leva fãs à loucura

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Demi Rose não precisa fazer muito para deixar seus quase 20 milhões de fãs em polvorosa. Mas agora ela usou de pouca, muito pouca, pouquíssima quantidade de tecido para enlouquecer seus seguidores. A musa inglesa teria usado a ‘menor calcinha do mundo’ por baixo de um vestido transparente, e a escolha do figurino, como de se esperar, deu o que falar.

Revista Monet

Projeto busca aumentar vacinação de trabalhadores no RN

FOTO: ELISA ELSIE

Com o objetivo de ampliar a vacinação de trabalhadores, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunização, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Vigilância em Saúde, lançou o Projeto “Minha Empresa Nota 10”, nesta sexta-feira (18), na Escola de Governo.

O projeto tem por finalidade aumentar a vacinação de trabalhadores, diante da dificuldade de se ausentar do trabalho para procurar as unidades básicas de saúde. Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde e empresas, serão disponibilizadas salas de imunização no próprio ambiente de trabalho.

A abertura do evento, às 9h, contou com a participação de Antenor Roberto, governador em exercício do RN; Lyane Ramalho, secretária adjunta de Saúde do Estado; Kelly Lima, coordenadora estadual de Vigilância em Saúde da Sesap; Leonardo Lima, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e membro da sociedade de imunologia; Luis Fabiano Pereira, do Procurador do Trabalho; e Solange Costa, da Câmara Técnica de Vacinação do Cosems.

“É uma alegria que a Sesap esteja mais uma vez na vanguarda com esse projeto. A jornada de trabalho muitas vezes impede a busca pela vacina, então é muito importante esse olhar cidadão para os trabalhadores, zelar por eles de uma forma completa”, declarou Antenor Roberto.

O Procurador do Trabalho, Luis Fabiano Pereira, ressaltou a importância da vacinação e do projeto. “Essa ideia tem tudo para dar certo, funcionando a partir de estruturas mínimas e praticamente sem custo. A vacinação constitui a forma mais racional e barata de prevenir as doenças infectocontagiosas e o projeto trará ao trabalhador proteção e qualidade de vida melhor. Parabenizo a Sesap pela iniciativa em nome do MPT, e estamos à disposição para ajudar na mediação de parcerias”, afirmou.

Já o pesquisador do LAIS, Leonardo Lima, destacou a parceria bem-sucedida entre o laboratório e a Sesap ao longo da pandemia, e a disponibilidade para contribuir no novo projeto. “Trata-se de uma iniciativa muito importante, porque facilita o acesso às vacinas, para que consigamos ampliar a cobertura vacinal no estado”, ressaltou.

A secretária adjunta de Saúde do Estado falou sobre a importância do projeto no cenário atual: “neste momento de crescimento de casos de Covid, esse projeto fortalece a imunização em nosso estado e esperamos que ele possa impactar nos nossos indicadores e, inclusive, servir de exemplo para o Brasil”, disse Lyane Ramalho.

Após a apresentação e discussão do projeto, foi realizada uma coletiva de imprensa, para esclarecer sobre os objetivos do projeto e as estratégias definidas para viabilizar a atualização do cartão vacinal do trabalhador.

O que é o projeto

Após o êxito do projeto Minha Escola Nota 10, com mais de 20 mil doses aplicadas nos colégios, o novo projeto foi pensado diante do atual cenário, no qual a população com maior número de atrasos é a de adultos jovens em idade laboral.

Serão ofertadas vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para adultos: Covid, Hepatite B, DT, Tríplice Viral, Febre Amarela e Influenza (dependendo da disponibilidade no município). Além dessas, as gestantes poderão receber a DTPA, que faz parte do calendário do pré-natal.

A partir desta sexta-feira (18), estarão disponíveis no posto de vacinação da Escola de Governo as vacinas contra DT, Covid, Influenza, hepatite B e febre amarela, numa parceria com a Secretaria de Saúde de Natal.

Por meio da ampliação da vacinação, busca-se melhorar a qualidade de vida do trabalhador, reduzir suas faltas na empresa e aumentar sua produtividade. “A oferta desse serviço de saúde ao colaborador demonstra uma preocupação por parte do empregador, o que contribui para que o funcionário se sinta mais importante e reconhecido, trabalhando mais feliz”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

Todas as empresas que tenham interesse podem aderir ao programa “Minha Empresa Nota 10”. A estratégia de vacinação deve ser planejada de acordo com a realidade de cada local. Essa ação envolve as secretarias de saúde municipais e a Sesap.

Para o êxito do projeto de vacinação, a Sesap solicitará ao Ministério da Saúde o aumento na disponibilidade de vacinas, para serem distribuídas aos municípios e encaminhadas às empresas participantes do projeto.

Comunidade da Zona Norte receberá obras de drenagem e pavimentação 

ORDEM DE SERVIÇO PARA DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO JARDIM BRASIL – FOTO ALEX RÉGIS

Mais um investimento importante será executado pela Prefeitura de Natal na Zona Norte da cidade. Nesta sexta-feira (18), o prefeito Álvaro Dias assinou a ordem de serviço para a execução da drenagem e pavimentação de 10 ruas no Loteamento Jardim Brasil, no conjunto Pajuçara. Ao todo, serão aplicados R$ 4,2 milhões na execução do projeto. Os recursos são oriundos de uma emenda parlamentar indicada pelo deputado federal General Girão.

“Esse era um momento aguardado pelos moradores da comunidade há muito tempo. Assumi esse compromisso e hoje estamos dando o primeiro passo para a concretização desse sonho. Estamos promovendo desenvolvimento, valorizando os imóveis locais e gerando qualidade de vida para a população. Continuaremos nesse ritmo para que Natal possa crescer cada dia mais”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

O contrato prevê a drenagem e pavimentação das seguintes ruas: Rua Francisco Teixeira; Rua Maria Paixão; Travessa Maria Paixão; Rua Efraim Veras; Rua Maria Vania Costa (Trecho entre a Rua FCº Teixeira e R. José M. Da Silva); Rua Pedro de Oliveira; Rua Paulo Dantas; Rua 20 de Novembro; Rua Francisco Bernardo da Silva; Rua Diego Góis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), esse contrato que contempla as obras no Jardim Brasil tem o valor total de R$ 17 milhões e vai englobar e viabilizar ainda a execução de serviços de drenagem e pavimentação no SanVale, na Zona Sul, no bairro das Quintas, Zona Oeste, e a continuação do trabalho no Alto da Torre, onde a gestão municipal está drenando e pavimentado, atualmente, quatro ruas e, ao término dessa etapa, iniciará o serviço em outras seis vias.

Também na Zona Norte, a Prefeitura está finalizando os investimentos do projeto do saneamento integrado na região. Cerca de 334 ruas em Cidade Praia, Nordelândia, Boa Esperança, Parque Industrial, Bom Jesus, Câmara Cascudo e Lagoa Azul contarão com novos sistemas de drenagem e pavimentação. Esse trabalho também alcançou outras regiões da capital potiguar. No Planalto, o conjunto de obras formado pela drenagem e pavimentação de mais de 20 ruas e pela construção de uma lagoa de captação também se encontra na reta final. Nesse projeto, estão sendo investidos R$ 16 milhões.

“Temos uma série de obras, serviços e programas que estão mudando a realidade da nossa cidade. Não vamos relaxar, pois as necessidades ainda são enormes, mas com muito esforço, dedicação e empenho iremos, ao fim do nosso mandato, entregar uma Natal mais justa e melhor de se viver”, finalizou Álvaro Dias.

Ônibus e opcionais terão tarifa social no feriado de Nossa Senhora da Apresentação

TARIFA SOCIAL SERÁ APLICADA PARA ÔNIBUS E OPCIONAIS NA SEGUNDA-FEIRA. FOTO: DIVULGAÇÃO/STTU

Os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Cidade do Natal terão 50% de desconto nas viagens urbanas de ônibus e opcionais, no feriado de Nossa Senhora da Apresentação, segunda-feira (21).

É a tarifa social de transporte aplicada pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, nos feriados municipais, estaduais e federais. O desconto é válido para pagamento apenas no cartão.

Copa do Catar: Fifa anuncia proibição de venda de cerveja nos estádios

FOTO: REUTERS

Em uma reviravolta, a Fifa anunciou em comunicado nesta sexta-feira (18) que não será vendida cerveja nos estádios da Copa do Mundo do Catar.

O anúncio ocorre dois dias antes do início da Copa do Mundo, no domingo (20), a primeira a ser realizada em um país muçulmano conservador com rígidos controles sobre o álcool, cujo consumo é proibido em público.

“Após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a Fifa, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival, em outros destinos de torcedores e locais licenciados, retirando os pontos de venda de cerveja dos perímetros dos estádios da Copa do Mundo da Fifa 2022 no Catar”, disse um porta-voz da Fifa em comunicado.

A Budweiser, uma importante patrocinadora da Copa do Mundo, de propriedade da fabricante de cerveja AB InBev, venderia exclusivamente cerveja alcoólica dentro do perímetro de ingressos em torno de cada um dos oito estádios, três horas antes e uma hora depois de cada jogo.

“Os organizadores do torneio agradecem a compreensão e o apoio contínuo da AB InBev ao nosso compromisso conjunto de atender a todos durante a Copa do Mundo da Fifa”, informou o comunicado.

A reversão da política ocorre após negociações de longo prazo entre o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a Budweiser e executivos do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC) do Catar, que está organizando a Copa do Mundo, disse uma fonte com conhecimento das negociações à Reuters sob condição de anonimato.

“Um número maior de torcedores está vindo do Oriente Médio e do sul da Ásia, onde o álcool não desempenha um papel tão importante na cultura”, afirmou a fonte. “O pensamento é que, para muitos torcedores, a presença do álcool não criaria uma experiência agradável.”

O álcool ainda será servido dentro das zonas de hospitalidade do estádio, acrescentou a fonte. A Budweiser venderá sua cerveja sem álcool em todo o recinto do estádio, segundo o comunicado. Nem a Budweiser nem o SC responderam ao pedido de comentário da Reuters.

Desde que o Catar conquistou o direito de sediar o Mundial em 2010, surgiram dúvidas sobre o papel que o álcool desempenharia na Copa do Mundo deste ano. Embora não seja um estado “seco” como a vizinha Arábia Saudita, consumir álcool em locais públicos é ilegal no Catar.

Portal da Tropical