Na tarde dessa segunda-feira (13), policiais militares realizavam barreira nas proximidades do bairro Alto da Bela Vista, quando foram abordados por uma mãe desesperada que pedia ajuda aos nossos guerreiros para salvar a vida da sua filha de apenas 02 aninhos, vítima de afogamento na piscina da sua casa.
Com a criança desfalecida e totalmente roxa, nossos policiais realizaram manobra de recuperação onde conseguiram que a criança expelisse grande quantidade de água dos pulmões.
De pronto socorreram a criança ao hospital para a intervenção hospitalar necessária.
Os médicos foram enfáticos ao afirmarem que graças a ação rápida dos nossos guerreiros a menina está viva e fora de risco.
O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reúne-se, nesta terça-feira (15/11), com o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do petista. O encontro ocorrerá a portas fechadas.
Lula está em Sharm El-Sheikh, no Egito, onde participará da 27ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas (COP27).
Kerry havia se reunido na última semana com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede-SP). Ela também deverá participar do encontro de hoje, que ocorrerá no fim desta tarde, horário local.
Reuniões bilaterais devem ocorrer ao longo desta terça-feira, segundo apurou o Metrópoles com uma fonte que participa da comitiva de Lula.
Além de Kerry, estão previstas agendas com autoridades da Alemanha, a enviada especial para o clima Jennifer Morgan, e com a China. O petista também deverá se reunir com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi – que convidou Lula publicamente para o evento –, além do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Na quarta-feira (16/11), Lula participa de evento com governadores da Amazônia e fará um pronunciamento oficial da “zona azul” da COP27.
Na quinta (17/11), o presidente eleito terá encontros com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, e do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
As duas últimas faixas da ponte Rio-Niterói que permaneciam interditadas após a colisão de um navio foram liberadas pouco antes das 11h desta terça-feira (15). Segundo a concessionária Ecoponte, que administra a via, o trânsito flui sem retenções nos dois sentidos.
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro informou que uma ventania arrebentou as amarras que ancoravam o navio, deixando-o à deriva e levando ao acidente ocorrido na noite de ontem (14). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em decorrência da colisão, todo o tráfego foi fechado nos dois sentidos pouco depois das 18h. A iluminação da via também foi afetada. Na redes sociais, circula um vídeo do momento do impacto.
No entanto, o fluxo na ponte foi parcialmente liberado ainda ontem, por volta das 21h33. Quem se deslocava no sentido Niterói, já encontrava todas as quatro faixas liberadas. Em direção à capital fluminense, inicialmente, as operações se deram com duas das quatro faixas na altura do Km 329, onde ocorreu a colisão.
Após o acidente, o navio foi resgatado por três rebocadores, e engenheiros foram acionados pela concessionária para avaliar a estrutura da ponte. Em postagem publicada ontem em suas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou que a primeira vistoria não detectou nenhuma avaria estrutural e indicou apenas danos de pequena monta em aparelhos de apoio.
Nesta manhã, obras de reparo no local afetado estavam em andamento. Equipes de engenheiros também foram novamente mobilizadas para nova avaliação estrutural. Segundo a Ecoponte, os trabalhos já foram concluídos. “Avaliação feita na estrutura da Ponte Rio-Niterói mostrou que a colisão do navio não causou comprometimento na estrutura da via. O reparo no guarda-corpo foi concluído”, registra postagem nas redes sociais da Ecoponte.
Batizado de São Luiz, o navio envolvido no acidente é um petroleiro construído em 2013 com bandeira de Bahamas. De acordo com a Marinha, ele será atracado no Porto do Rio de Janeiro.
Trânsito
Com 13 quilômetros de extensão, a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974 e, na época, era a segunda maior do mundo. A obra visava encurtar a distância entre os dois centros urbanos separados pela Baía de Guanabara, cuja conexão por terra se dava via Magé (RJ) em um percurso de 110 quilômetros.
A interdição da ponte afeta todo o trânsito do entorno. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio orientou, na noite de ontem, os motoristas a evitar a região e relatou reflexos na Linha Vermelha e na Avenida Brasil. A situação também dificulta o fluxo de turistas, pois a ponte é usada no deslocamento entre o Rio de Janeiro e a Região dos Lagos, onde encontram-se diversos destinos procurados em feriados.
Outra alternativa de deslocamento entre a capital fluminense e Niterói são as barcas. Após o acidente, a CCR, concessionária que opera o serviço, informou que estava preparada para atender um possível aumento de demanda, com a realização de viagens extras. Mesmo assim, longas filas se formaram na noite de ontem nas estações Arariboia, em Niterói, e Praça XV, no Rio. Segundo boletim divulgado pela CCR, o fluxo nesta manhã já está normal e sem filas.
Relatório preliminar do TSE sobre os gastos do PT ao longo da campanha deste ano afirma que o partido deixou de declarar aproximadamente R$ 200 mil com serviços de mídias sociais: especificamente custeios com o Facebook e Google.
Segundo a análise preliminar da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, os técnicos da Corte identificaram 50 notas fiscais com registros de pagamentos para o Facebook e Google que não constaram na prestação de contas do PT. Ao todo, o partido não declarou gastos no valor de R$ 198,6 mil.
As informações foram obtidas após o cruzamento de informações prestadas pelo PT junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Fazenda.
“Trata-se de despesas que, dadas as suas características, como tipo de fornecedor, tipo de despesa e ausência de habitualidade, sugerem tratar-se de gastos pontuais com finalidade eleitoral, o que revela indícios de infração à norma supramencionada, implicando a necessidade de esclarecimentos e de comprovação da real finalidade dos gastos”, declararam os técnicos do TSE no documento, obtido em primeira mão por O Antagonista.
“Dito isso, destaca-se que não houve registro de gastos na prestação de contas com os fornecedores Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. e Google Brasil Internet Ltda., bem como não foi possível localizar tais despesas nos extratos bancários do partido”, acrescentam os técnicos.
Os técnicos do TSE também identificaram “descumprimento do prazo” de 72 horas para entrega de relatório financeiro sobre a doação feita pelo bilionário José Seripieri Júnior, o mesmo que levou Lula para Sharm El Sheik, em seu jatinho particular.
O jornalista e apresentador da TV Globo Brasília Fred Ferreira sofreu ataques racistas no Instagram. Em uma publicação, o comunicador foi chamado de “preto, desgraçado”. O caso é investigado pela polícia.
Na segunda-feira (14/11), o jornalista denunciou o crime à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial (Decrin), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
“Racismo é crime. Se outras mensagens vierem, outros processos virão. Para piorar, descobri que o criminoso ainda manda outros tipos de mensagens constrangedoras para colegas, numa espécie de importunação. Lamentável”, postou Fred Ferreira, ao denunciar o caso nas mídias sociais.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte recomendou a volta do uso de máscaras em locais fechados, por causa do surgimento de uma nova variante da Covid-19 e da retomada do aumento de casos da doença no país.
A recomendação, no entanto, não representa uma obrigatoriedade. O uso de máscaras não é obrigatório em locais fechados do estado desde abril de 2022.
A nova recomendação foi publicada após reunião dos membros do comitê científico da pasta, que também sugeriram o início da aplicação da quinta dose da vacina contra o vírus em pessoas idosas.
A reunião do comitê aconteceu na noite de segunda-feira (14). A equipe da Secretaria de Saúde e os pesquisadores da UFRN que fazem parte do comitê decidiram realizar as novas recomendações diante de uma “apresentação das tendências e estratégias de controle da Covid-19 e do período sazonal da circulação de vírus respiratórios”.
Segundo o governo, as medidas foram sugeridas devido à identificação de uma nova subvariante no país (BQ.1) e do aumento de casos em alguns estados e focam na prevenção de aumento de casos no Rio Grande do Norte.
As recomendações sugerem atenção para a vacinação em todas as idades, isolamento em casos positivos ou sintomáticos, ampliação da capacidade de vigilância e ampliação de horários e pontos de vacinação, para melhor acesso da população.
“Precisamos fazer este alerta para que caso exista aumento do número de casos no estado e internações, possamos estar preparados e principalmente precaver a população para que cada um faça a sua parte, principalmente com atenção às suas doses da vacinação contra a Covid-19”, disse Lyane Ramalho Secretaria adjunta da Sesap e membro do Comitê Cientifico.
Segundo a Sesap, o RN está com a taxa de ocupação de leitos para Covid em 37%, sem fila de espera e com casos diários entre 4 a 15 confirmados, sem óbitos.
Quanto à vacinação, a porcentagem preocupa o comitê. 95% da população está vacinada com a primeira dose (D1), 87% com a segunda dose (D2), 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 21% com a segunda dose de reforço (D4).
“Precisamos clamar a população para que vá aos postos de saúde. Só assim conseguiremos atravessar este vírus com maior controle e menos óbitos”, diz Lyane Ramalho.
Criminosos atearam fogo em um carro da Polícia Militar em Macau na madrugada desta terça (15). O incêndio aconteceu em frente à sede da Guarda Municipal, na rua Marechal Deodoro onde a viatura da DMUT – Departamento Municipal de Trânsito de Macau, encontrava-se estacionada.
O carro foi totalmente destruído pelas chamas. Ninguem foi preso. De acordo com o Blog Agora é Fato, o ato pode ter sido motivado em represália as multas de transito na cidade. O veículo era usado nas operações de trânsito nas ruas de Macau, notificando infratores.
Embora as suspeitas levem a ação criminosa, a Divisão de Comunicação da Corporação informou que as investigações e perícias chegarão ao resultado concluído se de fato houve ação criminosa ou se o incêndio fora causado por problema elétrico.
A polícia aguarda as filmagens das câmaras existentes na localidade, para ver o que realmente houve e se foi ação criminosa, identificar os autores.
Nesta terça-feira (15), por volta das 2h, equipes da Força Tática do 1º Batalhão realizavam incursão em Mãe Luíza, bairro da Zona Leste de Natal, quando visualizaram um homem em atitude suspeita na rua Camaragibe.
Realizada a abordagem, os seguintes materiais foram encontrados com ele:
• 17 porções pequenas de cocaína;
• 1 porção média de maconha;
• 1 porção com diversas pedras pequenas de crack;
• 2 balanças de precisão
• 1 celular Samsung rosa;
• 1 chave de carro Chevrolet;
• 1 relógio de pulso dourado.
Os militares realizaram averiguações, constatando que o suspeito possuía mandado de prisão em aberto expedido pela 1° Vara Regional de Execução Penal no art. 33 (Tráfico de Drogas) em seu desfavor.
Diante do exposto, o homem e o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes para adoção das medidas pertinentes.
Comentários