SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 31, 2022

Senador Jean-Paul Prates é cotado para presidir a Petrobras a partir de 2023

FOTO: REPRODUÇÃO

O senador Jean-Paul Prates (PT-RN) é um dos nomes mais cotados para assumir a presidência da Petrobras em 2023. Segundo o Estadão/Broadcast apurou, a ideia seria inserir a empresa de forma mais abrangente no mundo das energias renováveis. E Prates seria um bom nome por ter sido um dos protagonistas no marco regulatório da geração de energia eólica offshore (no mar).

Segundo fontes, o senador estaria sendo cotado também para o Ministério de Minas e Energia, mas teria mais interesse na estatal, uma vez que consideraria o foco do ministério amplo demais. Advogado e economista, Prates tem quase 30 anos de experiência no setor de petróleo e gás. Ele foi consultor antes de seguir carreira política.

A avaliação do próximo governo é de que a Petrobras deve buscar aumentar a produção de gás natural como uma “ponte” de transição para o hidrogênio, enquanto as refinarias serão parcialmente convertidas para a produção de biocombustíveis. Ainda sem martelo batido, existe também a possibilidade da construção de uma nova refinaria no País, mas também já dentro do novo conceito de biorrefinarias.

Com os planos de expansão no refino, o processo de venda das refinarias em andamento será abandonado, respeitando todos os contratos que já estiverem assinados. Antes de qualquer movimento, a nova gestão da empresa vai analisar todos os processos em curso.

Deverá haver mudanças também na política de preços, o que deverá incluir o fim da política de paridade de importação (PPI), conforme disse o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha.

Estadão

Três motoristas são presos por embriaguez ao volante neste final de semana pela PRF no RN

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL PRENDEU TRÊS CONDUTORES DIRIGINDO SOB EFEITO DE ÁLCOOL NAS RODOVIAS DO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE O FINAL DE SEMANA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Na noite de sábado (29), no município de Augusto Severo, no km 291 da BR 226, o condutor de uma motocicleta, de 53 anos, foi preso por conduzir o veículo sob efeito de álcool. A ocorrência foi encaminhada à 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil em Patu.

O segundo condutor foi preso, em Ceará-Mirim, no km 150 da BR 406, dirigindo alcoolizado e sem habilitação. O motorista ainda  desobedeceu a ordem de parada e quase atropelou a equipe policial. Em seguida, durante acompanhamento do veículo, o condutor realizou diversas manobras perigosas tentando fugir. O automóvel foi alcançado e, após consulta aos sistemas, foi identificado que o condutor, de 28 anos, não era habilitado e que dirigia sob efeito de álcool. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, Plantão Zona Norte, em Natal.

Em Tangará, um homem de 42 anos,  foi preso na tarde de domingo (30) no km 79 da BR 226. conduzindo um automóvel após consumir bebida alcoólica. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz.

Todos os motoristas presos realizaram o teste de alcoolemia, que constatou o consumo de bebida alcóolica.

Cidadão que passou dois meses esperando uma amputação morre sem conseguir cirurgia no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O senhor José Alves de Souza, descansou no último sábado (29). Aos 78 anos, Zequinha ou, simplesmente, 19, como era conhecido, faleceu após passar os últimos dois meses na fila por uma amputação na rede pública de saúde. O caso dele chegou a ser mostrado no Jornal das 6, com a promessa da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), de que ele seria operador nos próximos dias – infelizmente, isso não chegou a acontecer.

Assim como outros muitos casos que acontecem no Rio Grande do Norte, Zequinha tinha uma série de complicações por causa da diabetes descompensada. Já estava cego há alguns anos, inclusive.

Há dois meses, sofreu um arranhão no dedão do pé. Diante do problema crônico de saúde, a ferida rapidamente evoluiu para uma inflação mais grave. A família o levou para a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Satélite. Ele chegou a ser internado, mas o diagnóstico era claro: precisava de uma cirurgia para amputação.

A fila imensa para essa operação, dado o fato do RN ter apenas o Hospital da PM, o HUOL e o João Machado para esse procedimento, fez com que o Zequinha ficasse dois meses esperando. O problema é que a doença não espera.

A ferida no dedão se transformou em uma infecção que tomou conta do pé inteiro. Na semana passada, segundo familiares que entraram em contato com a 96 FM, já seria necessária amputar a pena completa. Mas nem isso ele conseguiu.

Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, a pasta informou que houve um crescimento nos procedimentos desse tipo. Mas Zequinha já estava na fila para ser operado e a cirurgia deveria acontecer nos próximos dias.

A resposta foi dada na sexta, dia 29. No da seguinte, a UPA de Cidade Satélite informou a morte. Mais um paciente que deixou a fila de espera por um procedimento cirúrgico. Infelizmente, não pelo jeito correto.

“Infelizmente a cirurgia não chegou a tempo. O que era uma arranhão no dedo, resultou na partida do meu avô. A infecção do pé generalizou, comprometeu os rins e o pulmão, ele precisou ser entubado e não resistiu. Agora está com Deus”, desabafou Joice, neta de Zequinha, e uma das várias pessoas que entraram em contato com a 96 FM.

Portal 96 FM

Bandeira Verde em novembro: Neoenergia Cosern dá dicas para reduzir ainda mais valor da conta de luz

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou na sexta-feira (28), que a Bandeira Tarifária para o mês de novembro segue Verde, sem custos extras na fatura de luz. A Bandeira Verde deve permanecer até o final de dezembro, pois reflete um nível confortável dos reservatórios hidrelétricos do Sistema Interligado Nacional (SIN), com aproximadamente 56% de armazenamento ao final de outubro, quando se aproxima o término do fim do período seco.

A Neoenergia Cosern lembra que, mesmo com a Bandeira no patamar Verde e o aumento das temperaturas com a aproximação do verão, é possível reduzir ainda mais o valor da conta de luz. Além disso, o cliente contribui com o meio ambiente evitando desperdícios com a adoção de pequenas mudanças de hábitos que o transforma em um consumidor de energia elétrica consciente.

Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, lembra que é necessário observar a existência do Selo Procel na aquisição de novos equipamentos. O Selo é a garantia que os produtos consomem menos energia elétrica.

Álvaro Dias fala sobre resultado da eleição e diz que pretende ter uma boa relação com o presidente Lula

ÁLAVARO DIAS- FOTO-CEDIDA

(Da redação do Blog do FM) – Em uma entrevista concedia a TV Ponta Negra nesta segunda-feira (31), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), falou sobre o resultado das eleições do segundo turno deste domingo (30). O prefeito analisou de forma positiva sua atuação como coordenador da campanha do presidente no município e disse que o resultado da votação, surpreendeu.

“O resultado aqui na cidade do Natal foi além do esperado. No primeiro turno o candidato Lula ganhou no confronto direto com Bolsonaro por 37 mil votos, no segundo turno vimos uma diferença de mais de 20 mil votos, mostrando que nosso trabalho, a divulgação que nós fizemos, as obras que apresentamos influenciaram na consciência do eleitor, diminuindo consideravelmente uma possível diferença pró Lula, no segundo turno”.

Sobre como será sua relação com o novo presidente, Álvaro Dias disse que vai continuar trabalhando para viabilizar recursos para Natal através da nova gestão federal.

“Vai ser uma boa relação, porque nós pretendemos visitar muitas vezes a estrutura do governo federal, como fizemos durante o governo Bolsonaro, sempre buscando recursos e obras. Vi durante o pronunciamento do presidente Lula ele dizer que foi eleito por uma parcela da população, mas pretender ser o presidente de todos os brasileiros. Acredito que ele deverá agir dessa forma, portanto não deve haver nenhum prejuízo para as obras, para o futuro e para o desenvolvimento da cidade do Natal” conclui.

Prefeito acompanha início de nova etapa de obras na Felizardo Moura

FOTO: ALEX RÉGIS

As obras de modernização da Avenida Felizardo Moura entraram em uma nova fase nesta segunda-feira (31). A empresa responsável pela intervenção começou a quebrar o asfalto na pista (sentido zona norte/centro) e preparar o terreno para a sequência dos serviços. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou o trabalho ao lado do secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes. O projeto prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela gestão municipal e pelo Governo Federal.

A obra na Felizardo Moura prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas.

“Entramos em uma nova etapa das obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura. Vamos agora avançar dia após dia na concretização desse projeto tão aguardado e desejado pela população da nossa cidade. Por aqui trafegam quase 70 mil veículos, diariamente, e depois de pronta vamos oferecer mais conforto, segurança e melhorar as condições de uso dessa via tão importante para a mobilidade urbana de Natal”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Nesse primeiro momento, de acordo com o cronograma de obras estabelecido pela secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra), a primeira etapa compreende o trecho entre a ponte de Igapó e a rua Jandira. Já segunda etapa, será realizada da rua Jandira até a trincheira embaixo do viaduto da Urbana. E a terceira etapa, será da Felizardo Moura no sentido Zona Norte. Ele disse ainda que a Felizardo Moura ganhará mais uma via, a reversível.

“Essa etapa é aquela mais visível à população, pois começamos a trabalhar com maquinário e temos mais operários. Entretanto, já havíamos começado os serviços com as mudanças da rede elétrica e a retirada do meio-fio. A previsão é de que o projeto completo seja concluído em 18 meses”, disse o titular da Seinfra, Carlson Gomes.

Bloqueios no trânsito

Conforme havia sido anunciado, a secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) iniciou os bloqueios parciais na via. O acesso à avenida será permitido apenas para o transporte público coletivo, veículos de emergência e de serviços públicos. Para os demais veículos, o acesso será bloqueado, sendo recomendados alguns desvios, entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.

Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal. Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho. De acordo com o órgão, o trabalho de orientação dos educadores, assim como os dos agentes de mobilidade, será reforçado à medida que o cronograma das intervenções da obra avance.

Os veículos de serviços estarão com seus acessos liberados, conforme acordado em reunião com a Federação de Comércio do Estado (Fecomércio RN), para que a operação não afete os serviços essenciais da cidade. Os demais serviços que necessitarem de autorização especial da STTU deverão acessar o formulário on-line através do site www.natal.rn.gov.br/sttu, na aba formulários e requerimentos, para ser analisada a possibilidade de se receber uma Autorização Especial de Tráfego.

“Solicitamos a compreensão da população para que evite ao máximo trafegar pela via, já que com o início dessa fase o tráfego normal ficou inviabilizado e vamos dar preferência para os veículos de transporte coletivo, ambulâncias, viaturas das forças de segurança e carros de serviços em geral”, disse o secretário adjunto da STTU, Walter Pedro. Walter informou também que na medida em que os serviços forem avançando a secretaria vai analisar o cenário para saber se mais veículos poderão trafegar pela via: “Vamos observar o andamento do trabalho, como vai ficar a região para averiguar se será possível ou não ampliar o acesso. Desde já, reforçamos o pedido para que o local seja evitado”, pontuou.

Michelle se pronuncia sobre ela e Bolsonaro não se seguirem nas redes: “juntos, nos amando, na alegria e na tristeza…”

MICHELLE BOLSONARO FOTO- RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Nesta segunda-feira (31/10), ganhou grande repercussão nas redes sociais o fato de Michelle Bolsonaro e Jair Bolsonaro não se seguirem no Instagram. Ela quebrou o silêncio e se manifestou sobre o assunto no começo da tarde.

Michele destacou que o perfil do marido não é administrado por ele e que seguem “firmes, unidos”, “juntos, nos amando, na alegria e na tristeza…”.

Apesar de a web ter notado apenas nesta segunda-feira que Jair Bolsonaro e sua esposa não se seguem mais, a coluna Leo Dias já havia percebido tal movimento nas redes da família do político no início deste mês.

Assim que notou tal ação, no início deste mês, a coluna procurou a assessoria de imprensa do presidente, que não revelou o motivo dessa decisão.

Portal Metrópoles

Senador Flávio Bolsonaro se pronuncia sobre derrota do pai: “Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil”

SENADOR FLÁVIO BOLSONARO-FOTO-CEDIDA

(Da redação do Blog do FM) – O Senador Flávio Bolsonaro (PL), usou uma rede social para se pronunciar sobre a derrota do pai, o presidente Jair Bolsonaro, que até agora não falou sobre o resultado do segundo turno da eleição presidencial.

Em uma publicação no twitter ele escreveu ” Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!