SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 19, 2022

FETRONOR diz que governo do RN, leia-se o contribuinte, é quem vai pagar a conta da passagem gratuita nas eleições

GRATUIDADE DAS PASSAGENS SERÁ PARA PAGA PELO GOVERNO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE

NOTA

Em confirmação ao que foi informado por esta Federação na noite de ontem (terça-feira, 19 de outubro), a gratuidade no transporte público intermunicipal e metropolitano do Rio Grande do Norte, anunciado na tarde desta quarta-feira (19), se dará com o devido pagamento por parte do Governo do Estado às empresas operadoras. Tal medida ficou acertada em reunião realizada na tarde de hoje entre representantes de secretarias e órgãos administrativos do Poder Executivo Estadual com representantes da FETRONOR e das empresas de transporte.

O decreto a ser publicado pelo Governo do Estado trará os detalhes da operação gratuita no período eleitoral, porém, informamos que a gratuidade se dará com os eleitores tendo embarque livre no caso do transporte metropolitano; e com a apresentação do título de eleitor nos guichês para o recebimento das passagens de ida e volta para o interior em que o eleitor for votar.

 Por fim, esclarecemos que dados técnicos, como quantidade de veículos que irão operar, serão delimitados em posterior regulamentação do decreto.

POLÍTICA E RELIGIÃO QUE COMBINAM: Lula e Bolsonaro intensificam eventos com católicos e evangélicos

Os presidenciáveis Lula e BolsonaroMontagem/Ricardo Stuckert/Isac Nóbrega

Desde o início do segundo turno, a pauta de religião tem sido explorada pelas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Até o momento, o atual presidente teve cinco compromissos em atos com enfoque religioso, enquanto a agenda do petista contemplou em dois momentos atividades com líderes religiosos e representantes cristãos.PUBLICIDADE

As informações foram obtidas por meio de um levantamento feito pela CNN junto às agendas divulgadas pelas equipes dos respectivos candidatos.

No dia 17, Lula esteve com padres, freiras e religiosos em São Paulo. Nesta quarta-feira (19), o petista se reuniu com evangélicos na capital paulista, ocasião em que divulgou uma carta com compromissos direcionados diretamente a este público.

Bolsonaro participou da procissão fluvial do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, no dia 8. No dia 12, esteve em um compromisso com pastores em Belo Horizonte e foi ao Santuário Nacional, em Aparecida, em São Paulo.

Três dias depois, o candidato do PL foi até o Nordeste, ao Santuário Assembleiano, em São Luís, capital do Maranhão. No dia 17, Bolsonaro compareceu ao evento Noite de Clamor —direcionado ao público católico —, em Brasília.

Tanto a campanha de Lula quanto a de Bolsonaro não tem divulgado compromissos de agenda deste segundo turno com representantes de outras religiões, como as de matrizes africanas, judeus, islâmicos, entre outras.

COM INFORMAÇÕES DA CNN

Jornalista da Globo, Bárbara Coelho é vítima de crime sexual com sua imagem

APRESENTADORA DENUNCIOU O CASO NAS REDES SOCIAIS E PEDIU AJUDA AOS SEGUIDORES PARA DENUNCIAR O CRIME. FOTO: REPRODUÇÃO

A jornalista Bárbara Coelho, da TV Globo, denunciou nesta quarta-feira um crime virtual de que foi vítima. Um homem praticou um ato sexual com uma foto da comunicadora, publicou o conteúdo na internet e a marcou para que ela visualizasse.

Indignada com a situação, a apresentadora do Esporte Espetacular confrontou o agressor, que ironizou a situação após ela dizer que o processaria. Bárbara pediu ajuda aos seguidores, que conseguiram derrubar a gravação com denúncias.

O conteúdo foi postado na internet no dia de ontem. A jornalista se deparou com a situação ao ser marcada na publicação pelo próprio agressor, identificado apenas como Rodrigo. Bárbara ameaçou processá-lo.

– Um cara postou um vídeo na sua conta do Twitter se masturbando com um vídeo meu. Eu mandei mensagem para ele dizendo que o processaria. Ele disse que mulheres são estupradas e nada é feito. Por que algo aconteceria com ele se masturbando em casa com um vídeo meu? – questionou.

Terra

Guedes sobre “picanha e cerveja” de Lula: “Versão colorida do passado”

SEGUNDO O MINISTRO DA ECONOMIA DE JAIR BOLSONARO, OS ANOS DE GESTÃO PETISTA SÃO UM EXEMPLO “NEGATIVO DE CRESCIMENTO”. FOTO: ANDRESSA ANHOLETE/GETTY IMAGES

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sem citar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contestou, nesta quarta-feira (19/10), o discurso sobre a “picanha e cerveja” e afirmou que “tem gente sonhando em voltar à mediocridade anterior”. As declarações foram feitas durante o Brasil Export, fórum de logística e infraestrutura portuária, que ocorreu em Brasília.

Segundo Paulo Guedes, a “versão colorida do passado” é “cerveja e picanha”.

“A distância do Brasil para o resto do mundo aumentou, o Brasil empobreceu. Ficam falando agora de picanha e cerveja, não têm noção do que aconteceu, último lugar no Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes] de educação, crescimento zero”, disse Guedes.

Ainda em referência à eleição, o ministro disse que a gestão anterior é um exemplo negativo de crescimento. “Tem gente sonhando em voltar à mediocridade anterior. Jovens, em vez de estarem vindo de fora para cá, ao contrário, brasileiro está indo lavar prato em Barcelona, entregar pizza em Boston. Jovens todos indo embora, então, estamos em um momento decisivo”, declarou.

A votação do segundo turno está marcada para 30 de outubro. Lula disputa a Presidência da República contra o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Metrópoles

Em nota, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão alerta para o “cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos”

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) divulgou nota em que considera “preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras”.

Além disso, a Associação falou do “cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões”.

Leia a íntegra abaixo:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões.

As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado de Direito.

Ao renovar sua confiança na Justiça Eleitoral, a ABERT ressalta que a liberdade de imprensa é uma garantia para o exercício do jornalismo profissional e do direito do cidadão de ser informado.

Blog do Gustavo Negreiros

STF forma maioria para autorizar transporte de graça no 2º turno

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para autorizar prefeituras a disponibilizarem gratuitamente serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros, em 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições 2022. A liberação do transporte não é uma obrigatoriedade, nem provoca punição por improbidade em caso de recusa. O tema é analisado no plenário virtual da Corte.

Até o momento, cinco dos 11 ministros do STF acompanharam o voto de Luís Roberto Barroso pela liberação. Assim, com seis ministros a favor, tem-se maioria. Barroso, em seu voto considerou que oferecer a gratuidade do serviço no dia das eleições trata-se da garantia constitucional do direito de voto e, por isso, não pode haver qualquer discriminação de posição política.

Ministros que votaram com Barroso até o momento: Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski.

A decisão atende parcialmente pedido feito pelo partido Rede Sustentabilidade. A sigla alegou que a abstenção dos eleitores neste ano, em primeiro turno, foi a maior desde 1998, registando 20,95%. Por isso, faz-se necessária a disponibilização de transporte.

O voto de Barroso ao qual os ministros acompanharam, determina que “fica o Poder Público municipal autorizado a determinar (e as concessionárias ou permissionárias do serviço público a promover) a disponibilização gratuita do serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros em dias de realização de eleições, inclusive com linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação”.

Ou seja: o eleitor terá transporte público gratuito.

O ministro não atendeu, no entanto, pleito para obrigatoriedade de concessão do serviço gratuitamente em todo o país no segundo turno. No entanto, ratificou o entendimento de que o transporte público deve ser mantido em níveis normais, acrescentando que os gestores podem sofrer crime de responsabilidade caso a regra seja descumprida. Ele frisou que os municípios que já forneciam transporte gratuito em domingos ou dias de eleição não podem interromper o serviço ou a gratuidade em 30 de outubro.

A autorização inclui a possibilidade de uso, para os mesmos fins, de ônibus escolares e outros veículos públicos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá, ainda, expedir regulamentação sobre a matéria, se entender necessário.

Encontro para tratar dos transportes
Em 17 de outubro, parlamentares se encontraram com Barroso para tratar do tema. O grupo também se reuniu com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Os autores do pedido argumentaram que fossem levados em conta três pontos: garantir que prefeitos e concessionárias que queiram oferecer transporte gratuito não sejam alvo de punições, como ações de improbidade ou eleitorais; possibilitar o uso de ônibus escolares para transporte; e determinar o cumprimento da Lei 6091/1974, para garantir requisição de transporte nas zonas rurais.

“A abstenção não é decorrente, porém, do desinteresse do eleitorado sobre o processo eleitoral, considerando que, quanto mais polarizada a eleição, maior é a adesão do eleitorado. A abstenção está associada, sobretudo, à crise econômica, que retira de muitos eleitores, até mesmo, a condição de se deslocar para o ponto de votação por não ter dinheiro para pagar a passagem de ônibus, trem ou metrô. Como revelam as pesquisas em uníssono, a abstenção eleitoral está diretamente ligada à pobreza. Por essa razão, o impacto da ausência de gratuidade no transporte público não é proporcional em relação à totalidade da população. Atinge com maior intensidade (a) os pobres, (b) os negros, os (c) os nordestinos, (d) os jovens”, diz trecho do documento.

Transporte no 1º turno
Pelo menos 10 capitais garantiram gratuidade no transporte público para permitir o deslocamento de eleitores no dia da votação em primeiro turno. O benefício foi garantido para os moradores das capitais Recife (PE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Luís (MA). Em Natal (RN), os eleitores tiveram o benefício de uma tarifa social de 50% e, em Rio Branco (AC), o passe livre foi garantido no retorno com a apresentação do comprovante de votação.

Além dessas capitais, ofereceram passe livre as cidades de Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, São Leopoldo e Canoas, todas no Rio Grande do Sul, e Diadema, na Grande São Paulo. Em outras capitais, o benefício não foi garantido.

Metrópoles

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Cabeça de travesti assassinado na zona Norte de Natal está em cacimbão na estrada de Genipabu

FOTO: DIASSIS OLIVEIRA

Polícia Civil, ITEP, e Corpo de Bombeiros foram acionados em uma operação para localizar a cabeça de Ismael Gomes da Silva, de 15 anos, mais conhecido como ‘Ester’.

Seu corpo foi encontrado decepado na última sexta feira na Zona Norte de Natal. Na tarde desta quarta feira, a polícia recebeu a informação de que a cabeça havia sido encontrada dentro de um poço no Sítio Campinas, no município de Extremoz, na estrada de Genipabu.

O trabalho de investigação da polícia chegou até um suspeito que confessou o crime e levou os policiais até o cacimbão  onde disse ter jogado a cabeça da vítima.

Uma equipe do corpo de bombeiros está neste momento entrando no poço para resgatar a cabeça.

Depois de horas de operação, os bombeiros encontraram apenas o saco que a cabeça foi levada. As buscas serão retomadas pelo Corpo de Bombeiros na manha desta quita-feira.

A vítima foi identificada oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia como Ismael Gomes da Silva, de 15 anos, natural de Olinda, no estado de Pernambuco. A identificação do Itep foi feita por meio das digitais da vítima. O laudo que deve informar a causa da morte, entre outras informações sobre o estado em que o corpo foi encontrado ainda não foi concluído.

O corpo foi liberado para sepultamento, mas seguia na sede do instituto até a manhã desta quarta-feira (19). A cabeça da vítima ainda não tinha sido encontrada até a última atualização desta matéria. Segundo a Polícia Civil, o caso é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal.

Um servidor que pediu para ter a identidade preservada afirmou ao g1 que a família da vítima, que mora em Pernambuco, assinou uma procuração para que o corpo da travesti seja sepultado em São Gonçalo do Amarante, onde ela estava morando. Os trâmites são conduzidos pela coordenadoria da Diversidade Sexual e de Gênero do governo estadual.

Bolsonaro não é ameaça à democracia porque “tem uma trava no meio do caminho: o Congresso”, diz Agripino

EX-SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA (UNIÃO BRASIL). FOTO: ARTHUR NASCIMENTO / 98 FM

O ex-senador José Agripino Maia, presidente do União Brasil no Rio Grande do Norte, afirmou nesta quarta-feira (19) que não vê um eventual 2º mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma ameaça à democracia. Segundo Agripino, o presidente da República tem um “temperamento impulsivo” e, se pudesse, “mandaria em tudo”, mas ele acredita que ações antidemocráticas seriam impedidas pelo Congresso Nacional.

“O presidente Bolsonaro é um homem de temperamento intempestivo, impulsivo? Claro que é. Ele é autônomo, tem condições de fazer o que ele quer? Tem coisa nenhuma. O Brasil hoje é um país em que quem tem o comando é o Congresso Nacional. Vocês já viram Bolsonaro brigar com o Supremo? 10 vezes. Já viram o Supremo brigar com o Congresso? Nenhuma vez. Porque é o Congresso que faz as leis e quem policia o comando do país. Já viram Bolsonaro brigar com o Congresso? Se respeitam”, afirmou Agripino.

O ex-senador citou que foi a ação do Congresso que amenizou as críticas de Bolsonaro ao sistema eletrônico de votação. “A fraude na urna eletrônica era uma máxima no pensamento de Bolsonaro. Consultaram a Câmara e o Senado e eles deram um tranca. Ele calou a boca na hora. Tudo será feito de forma maturada e equilibrada. Quem vai dar rumo é o pensamento ideológico do Congresso Nacional”, enfatizou o líder do União Brasil no RN.

Agripino acrescentou que não acredita que avance qualquer proposta para depor ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ou alterar a composição da Corte. “Zero chance. Ninguém pense que vai transformar o Brasil na Venezuela. Esqueça isso de tutela. O Bolsonaro tem um temperamento impulsivo? Tem. Se ele pudesse mandar em tudo, mandava. Só que tem uma trava no meio do caminho chamada Congresso Nacional”, assinalou.

O líder do União Brasil no RN enfatizou, ainda, que em sua avaliação a governabilidade no País será mais fácil em um 2º governo Bolsonaro, em vez de um eventual novo governo Lula (PT). “A governabilidade passa mais fácil por Bolsonaro. Ele tem a condução, a simpatia da maioria do Congresso para fazer o quê? Aquilo que o País precisa: as reformas. Quem tem o diálogo mais fácil é Bolsonaro para fazer aquilo que a Nação quiser”, finalizou.

Portal 98 FM