O g1 RN e a Inter TV publicam na noite deste sábado (1º) o resultado de uma nova pesquisa de intenção de voto do Ipec. A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi e é a última antes do 1º turno das eleições, que acontecem no domingo, dia 2 de outubro.
A publicação acontece por volta das 19h, durante o RN2. Serão divulgados dados sobre a disputa para o Governo do Rio Grande do Norte, simulação de cenários de um eventual segundo turno e rejeição do eleitorado.
Esta é a terceira pesquisa Ipec feita no Rio Grande do Norte durante o período eleitoral.
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, determinou às operadoras um reforço na frota de transporte público em todas as linhas no próximo domingo 2, das 8h às 17h, quando acontecem as eleições gerais do primeiro turno.
A orientação ganhou respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou às operadoras de ônibus a operar com frota do dia útil. Com a decisão, o Sistema de Transporte Público de Passageiros de Natal deverá operar com 364 veículos.
Ainda de acordo com a STTU, será aplicada a Tarifa Social de Transporte que estabelece o percentual de 50% de desconto no valor da passagem para as viagens urbanas.
O sistema de trânsito também ganhará reforço com a equipe de agentes de mobilidade que estará nas principais seções eleitorais da cidade orientando e disciplinando o trânsito. As ações visam garantir o acesso, a segurança e a fluidez. O telefone 156 estará disponível para ocorrências no trânsito e no transporte.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) divulgou a relação das seções que tiveram locais de votação alterados em todo o Estado. Ao todo, 136 locais de votação para o pleito do próximo domingo, dia 2 de outubro, sofreram mudanças, sendo 18 lugares apenas em Natal.
De acordo com Sérgio Rodrigues, da Seção de Sistemas Eleitorais e Apoio às Eleições do TRE-RN, as mudanças dos locais podem acontecer até mesmo na véspera das eleições, em caso de imprevistos como falta de energia, por exemplo. Nessas ocasiões as zonas eleitorais solicitam a Locação Provisória para que a votação aconteça em outro local de forma eventual.
Conforme informações da Justiça Eleitoral, também ocorreram mudanças em Bom Jesus, Macaíba, Senador Elói de Souza, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Espírito Santo, Goianinha, Jardim de Angicos, João Câmara, Nova Cruz, São Miguel do Gostoso, Touros, Caiçara do Rio dos Ventos, Afonso Bezerra, Fernando Pedroza, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, São José do Seridó, Equador, Jucurutu, São Rafael, Macau, Campo Grande, Janduís, Areia Branca, Mossoró, Messias Targino, Frutuoso Gomes, Francisco Dantas, Pau dos Ferros, José da Penha, Major Sales, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, São Miguel, Venha Ver, Felipe Guerra, Itaú, Ielmo Marinho, Pureza, Taipu, São Gonçalo do Amarante, Caiçara do Norte, Pedra Grande, Serra de São Bento, Serra Caiada, Ipanguaçu, Portalegre, Extremoz Maxaranguape, Rio do Fogo e Água Nova.
E-TÍTULO Por meio do aplicativo e-Título o eleitor também pode conferir seu local de votação em poucos segundos, basta acessar o app com seus dados. Além disso, o cidadão também poderá usar a ferramenta como via digital do título de eleitor no dia da votação.
DISQUE-ELEIÇÕES Os 2,25 milhões de eleitores do Estado também podem buscar informações sobre o título eleitoral, como a conferência de seção, local de votação e situação do título pelo Disque-Eleições, serviço disponível através do número 0800 084 6464.
O serviço de atendimento por telefone ao eleitor começou a funcionar na segunda-feira 26. Na véspera da eleição, o sábado 1º, o horário de atendimento vai das 7h às 19h e no dia do pleito eleitoral 2 de outubro, o atendimento começa mais cedo, às 6h30 e segue até às 17h30.
Os eleitores podem entrar em contato com o Disque-Eleições por contato telefônico por mensageiros de internet – Whatsapp, Telegram ou Facebook. Nesses aplicativos, os eleitores terão acesso automático às informações, bastando que forneça dados como número do título ou CPF, nome da mãe e data de nascimento.
Dirigentes do União Brasil têm conversas avançadas com o PT para apoiar Fernando Haddad num eventual segundo turno entre o petista e Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa ao governo de São Paulo.
Atualmente, o União Brasil apoia reeleição do governador Rodrigo Garcia (PSDB). O partido, inclusive, compõe a chapa principal, com o candidato a vice-governador, o deputado federal Geninho Giuliani.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Norte reforçou neste sábado (1º) que, caso alguém se depare com alguma situação de crime eleitoral nas BR’s do estado, comunique a equipe da PRF por meio do disk denúncia (84) 99450-5533. O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (2) e mais de 156 milhões de brasileiros deverão se mobilizar para seus locais de votação.
São considerados crimes eleitorais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), qualquer conduta praticada durante o processo eleitoral que interfere na liberdade do direito de voto, em sentido amplo, ou mesmo os serviços e o desenvolvimento das atividades eleitorais.
Entre os crimes que podem ser denunciados dentro desse aspecto estão a compra de votos; propaganda eleitoral (uso de frases e slogans do governo), falsidade ideológica eleitoral e calúnia eleitoral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a distribuição de santinhos, folhetos, volantes e outros impressos pode ocorrer apenas até às 22h do dia que antecede às eleições.
Além disso, todo material impresso de campanha eleitoral deverá conter o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou o número do Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem.
O Pardal também é um sistema que possibilita ao cidadão informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público denúncias de infrações eleitorais e irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais. Ele está disponível para download tanto nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em Formulário Web nos Portais da Justiça Eleitoral por meio do endereço https://pardal.tse.jus.br/pardal-web/ .
Bolsonaro atingiu a marca dos 44,6% da intenção contra 41,6% de Lula. A informação é da pesquisa do Instituto Veritá, divulgada nas primeiras horas deste sábado (1º), véspera do primeiro turno das eleições 2022.
O levantamento é resultado da intenção de voto estimulada, ou seja, quando o nome dos candidatos são apresentados ao eleitor. Foram 51.169 entrevistas em 752 municípios brasileiros, de todos os estados mais o Distrito Federal, realizadas de 24 a 29 de setembro com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Não sabem ou não responderam somam 1,4%. Já brancos e nulos resultam em 1%. O registro da pesquisa no TSE é o de número 05980/2022.
“Os recomeços não são fáceis, mas é com a consciência tranquila do dever cumprido e dos desafios superados, que chego neste finalzinho de campanha e agradeço de coração todo o apoio recebido, cada palavra de estímulo, a mão amiga, o abraço carinhoso, à minha nação bacurau”. Assim Henrique Eduardo Alves (PSB – 4015) resume a sua 12ª campanha para deputado federal.
Conhecido como o político que mais benefícios trouxe para o Rio Grande do Norte, a campanha de Henrique Eduardo optou pelo corpo-a-corpo nesta reta final de campanha. Mas, por onde passa, o bacurau de verdade conversa com todos, mostra o que já fez e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de cada município e do estado. “Tive 11 mandatos consecutivos, conheço os caminhos em Brasília e vou continuar a abrir portas para o Rio Grande do Norte”.
Experiente e articulado, Henrique tem trabalho comprovado. Na Câmara e nos Ministérios, ajudou a destravar recursos para a construção de unidades básicas de saúde, escolas, praças, creches, ginásios e campos de futebol. Assim como para obras estruturantes, como urbanização, saneamento, passagens molhadas e pavimentação de ruas e avenidas.
Como ministro do Turismo em dois governos, Henrique Eduardo atuou de forma decisiva para o crescimento desse setor tão importante para a nossa economia, como a ampliação e reforma do Centro de Convenções de Natal e do Museu da Rampa, além da construção de praças de eventos, pórticos e mirantes em diversos municípios potiguares.
Nas mobilizações em que participou por todas as regiões do RN, Henrique se emocionou com o carinho com que foi recebido por pessoas de todas as idades, mulheres, jovens, crianças e por quem se lembra de seu pai, Aluizio Alves, e faz questão de demonstrar apoio e saudade vestindo verde e agitando lenços e galhos da cor da esperança.
“Muito bom sentir todo esse carinho. Aprendi com meu pai a nunca desistir, a seguir em frente sem ódio e sem medo. No dia da eleição, vote em quem você quiser. É a sua hora de decidir. O voto é livre, não se vende, não se deixa comprar, não se ameaça, não se tira de quem o merece. E eu agradeço muito a você e a Deus se nessa hora você quiser votar 4015 e me fazer de novo o seu deputado federal”, afirma Henrique.
Um homem, ainda sem identificação, foi encontrado morto na manhã deste sábado (1°), na zona rural de Mossoró. O caso aconteceu em uma estrada de barro no Sítio Rincão, que dá acesso à comunidade de Passagem de Pedras.
De acordo com a Polícia Militar, moradores da região encontraram o corpo do homem por volta das 7h. A vítima tinha marcas de disparos de arma de fogo. Uma motocicleta Honda foi encontrada próxima ao corpo.
Ainda segundo a polícia, não há informações sobre motivação e autoria do crime. Após os procedimentos no local, o corpo da vítima foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM).
Comentários