SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 30, 2022

Motorista que provocou acidente que matou barbeiro em Natal já está em liberdade

FOTO: REPRODUÇÃO

A Justiça concedeu liberdade para o motorista Antônio Brito Soares Bezerra. Ele é suspeito de provocar um acidente que vitimou fatalmente o barbeiro Rayson Higor Campelo e deixou outras seis pessoas feridas. O alvará de soltura foi concedido no dia 23 de agosto.

O carro em que Rayson estava era do motorista de aplicativo Wanderson Andrade, que não tinha seguro e agora está sem poder trabalhar. Ele ainda se recupera de seis costelas quebradas durante o acidente e sente fortes dores na coluna por causa de um rompimento entre as vértebras. “Estou em casa, sem receber ajuda de nada, sem poder trabalhar. A gente só vai poder dar entrada no seguro DPVAT daqui há 60 dias e agora é colocar na mãe de Deus”, disse Wanderson.

A esposa dele, Chaenny Bernardino apesar de já estar recuperada, disse que ainda está bastante traumatizada e revoltada com o fato do motorista que causou o acidente já estar solto.

“Eu achava que ele ia ficar lá, pagando pelo crime que ele cometeu. A revolta fica, a gente quer que a justiça seja feita. Quantos Rayson vão ter que morrer, quantas pessoas vão chorar a morte de alguem querido por causa de irresponsáveis como ele?”, lamentou a dona de casa.

Ainda machucada, Alessandra Campelo, esposa de Rayson, disse que só soube nesta quinta-feira (30), que Antônio tinha sido solto. “Ele tirou a vida do meu marido por irresponsabilidade dele, não foi só um acidente e quase tira a vida de outras pessoas. Ele já está aí na rua, dormindo na casinha dele e quem perdeu a vida foi meu marido”, disse Alessandra.

Segundo a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), que atendeu a ocorrência, Antônio Brito dirigia um veículo tipo strada e teria cortado o sinal em um cruzamento no bairro Nazaré, atingindo o carro onde Rayson e a família estavam.  Ainda segundo a polícia, o motorista admitiu ter ingerido bebida alcoólica e foi preso em flagrante após realização do teste com etilômetro.

Portal da Tropical

Pizzaria de João Pessoa vai oferecer pizza por R$ 13 caso Lula seja eleito no 1º turno

A PIZZARIA JÁ FOI ALVO DE INVESTIGAÇÃO DA PROCURADORIA GERAL ELEITORAL. FOTO:  ILUSTRAÇÃO

A Autêntica Pizza da Lambreta, em João Pessoa, prometeu vender pizzas por R$ 13, caso Lula (PT) seja eleito presidente no primeiro turno das eleições, que acontece no próximo domingo (2).

De acordo com o estabelecimento, a promoção visa estimular o voto consciente. “E aqui não estamos falando apenas de voto útil, mas de salvar vidas, transformar o futuro, de darmos o primeiro passo rumo à dignidade de todos os brasileiros”, destacou nas redes sociais.

A pizzaria já foi alvo de investigação da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) após uma campanha que mostrava como tirar o título de eleitor e “de quebra ainda ganhar uma pizza”. A publicação contava com uma estrela vermelha e a hashtag “#forabolsonaro”.

A investigação, no entanto, foi arquivada, pois a campanha não foi considerada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) como um potencial lesivo para a propaganda eleitoral do presidente, já que tinha o objetivo de alistar jovens eleitores.

“Observo também que a publicação se voltava para o alistamento de jovens eleitores, perdendo significado prático, quando o período já foi superado. Tampouco noto grave ofensa à honra ou à imagem do pré-candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro. Não há elementos que apontem para uma ação coordenada com algum partido ou outro pré-candidato”, destacou o sub-procurador Paulo Gustavo Gonet Branco sobre o caso.

Paraíba Já

No RN, Exército está de prontidão para atuar na Segurança se for necessário, diz TRE-RN

FOTO-CEDIDA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Cornélio Alves, acompanhado do vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-RN, desembargador Expedito Ferreira, além de outros representantes da Justiça Eleitoral, visitaram na manhã desta quinta-feira (29), a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. A visita, foi um convite do comandante, o General de Brigada Carlos José Rocha Lima e do subcomandante chefe de Estado-Maior, o Coronel Júlio Cezar Brito de Sousa.

Às vésperas da eleição, o General de Brigada Carlos José Rocha Lima, declarou que embora o Estado do Rio Grande do Norte não tenha solicitado apoio das Forças Armadas, as tropas no RN e em Estados vizinhos estarão de prontidão para agir caso sejam solicitadas. “Nós teremos frações de prontidão no quartel e outros homens de sobreaviso para atender qualquer necessidade. Prontos para servir como já fizemos em eleições anteriores. Embora, também tenhamos ficado satisfeitos em saber que a Secretaria de Segurança Pública vai ter agentes suficientes para prestar esse serviço”, disse o comandante.

Durante a visita, os militares apresentaram a estrutura da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada que pode auxiliar a Justiça Eleitoral em um possível acionamento do Exército, que são os grupos subordinados e vinculados, como o Grupo de Artilharia de Campanha, o Pelotão de Polícia do Exército, a Companhia de Comando da Brigada, outros dois Batalhões de Infantaria Motorizada da Paraíba e os Batalhões de Engenharia de Natal e Caicó.

Nesta sexta-feira (30), 126 homens do Grupo de Artilharia de Campanha, do Rio Grande do Norte, viajarão para Fortaleza, para auxiliar nas Eleições no Estado do Ceará, que solicitou reforço das Forças Armadas para auxiliar na segurança do pleito. Já o Rio Grande do Norte e a Paraíba, não solicitaram o reforço para estas Eleições.

Em declaração durante a reunião com o Exército, o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, destacou que desde 1988, quando entrou na magistratura do Estado, que vem acompanhando eleições no RN, e que ao longo desse tempo, as Forças Armadas sempre eram acionadas. “Mas acho que o Rio Grande do Norte também é capaz de fazer como o nosso Estado vizinho, a Paraíba, que há algumas eleições, consegue garantir a segurança dos eleitores com as forças de segurança locais. A gente torce para que as eleições de 2022 transcorram com tranquilidade”, disse o presidente.

Ex-namorada de Ronaldo já foi mãe mas quer se casar virgem

À REVISTA QUEM, MICHELE EXPLICOU OS MOTIVOS DESTA DECISÃO. FOTO: REPRODUÇÃO

Michele Umezu foi mãe em 2014 de Alexander, fruto da relação que manteve com o jogador Ronaldo Nazário, mas agora quer voltar a ser virgem.

A fisiculturista, hoje com 40 anos, decidiu que queria casar virgem e fez, por essa razão, uma himenoplastia, cirurgia para reconstruir o hímen.

À revista Quem, Michele explicou os motivos desta decisão. “Relação sexual só quando me casar na igreja. Ainda não encontrei a pessoa, estou aguardando. Estou procurando um homem com os mesmos propósitos e a mesma fé que eu. Não tenho vergonha de falar isso, porque é o que eu realmente quero”, notou.

Importa referir que Michele Umezo é evangélica e acredita, assim, na castidade e que o casamento deve acontecer quando ainda se é virgem.

Para além de Alexander, Michele é ainda mãe de uma menina de quatro anos.

Notícias ao Minuto

Transporte público terá reforço no domingo nas linhas de Natal e intermunicipais

FOTO-CEDIDA

O transporte público terá reforço nas linhas de Natal e intermunicipais no próximo domingo (30). A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, determinou às operadoras um reforço na frota de transporte público em todas as linhas no próximo domingo (02) – 1o Turno das Eleições Gerais, das 8h às 17h. A determinação é válida, inclusive, para a linha Circular Campus da UFRN (588), no itinerário do Expresso Reitoria, onde o Setor I será um local de votação.

Ainda de acordo com a STTU, será aplicada a Tarifa Social de Transporte que estabelece o percentual de 50% de desconto no valor da passagem para as viagens urbanas. Além do transporte público, o sistema de trânsito também ganhará reforço com a equipe de agentes de mobilidade que estará nos principais corredores viários da cidade orientando e disciplinando o trânsito.

Intermunicipais

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR informa que, costumeiramente, as empresas operadoras de transporte intermunicipal do RN – tanto da área metropolitana, quanto das que fazem ligação para os interiores – aumentam suas frotas no período eleitoral e no dia da eleição.

No transporte da área metropolitana, o aumento ocorre de forma natural, visando atender o maior fluxo de demanda de usuários no dia das eleições. No transporte para o interior, a movimentação tem início de forma antecipada, com ônibus extras disponibilizados pelas empresas.

Ladrões se arrependem e devolvem merenda furtada de creche em Parnamirim

FOTO: CEDIDA

Criminosos se arrependeram de um furto realizado no  Centro Infantil Romana Santiago, no município de Parnamirim, e resolveram devolver os produtos utilizados na merenda escolar que haviam sido roubados na madrugada da última terça-feira (27).

De acordo com a direção da escola, os primeiros funcionários que chegaram para trabalhar na quarta-feira (28), se depararam com boa parte dos mantimentos, que foi deixada na porta da creche.

“Um dia depois do furto, fomos surpreendidas com a devolução do material. Recolhemos, avaliamos o que ainda dava para usar, guardamos na despensa e graças a Deus, os alunos já estão usando. Acho que ficaram com a consciência pesada, roubaram merenda de criança pequena”, disse a diretora da creche, que não quis se identificar.

Portal da Tropical

48 horas que antecedem eleições são marcadas por aumento de fake news

O TERMO FAKE NEWS SE POPULARIZOU MUNDIALMENTE EM 2016, DURANTE A CORRIDA ELEITORAL PARA PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS | MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Faltam apenas dois dias para o pleito de 2022, marcado para o próximo domingo (2.out). Historicamente, a divulgação de notícias falsas aumenta ainda mais no período de 48h antes das eleições. É o que explica o professor e consultor em marketing eleitoral, Marcelo Vitorino. 

O marqueteiro também alerta para o risco que a desinformação pode oferecer não apenas para o candidato, mas para o eleitor. “Notícias falsas, quando consumidas pela população, acabam por produzir um resultado falso. Ou seja, quando o eleitor elege um candidato por mentira, ele tem um candidato de mentira”, diz. 

O termo fake news se popularizou mundialmente em 2016, durante a corrida eleitoral para presidente dos Estados Unidos. À época, eleitores do republicano Donald Trump compartilharam diversas notícias falsas sobre a democrata Hillary Clinton, na intenção de prejudicar a campanha e a integridade da candidata. 

No Brasil, o termo ganhou mais força nas eleições de 2018, quando Jair Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT) lideraram a disputa pelo Planalto. Uma das notícias falsas que marcaram aquele ano foi a de uma suposta “mamadeira” que simulava um órgão genital masculino. Quem compartilhava a desinformação afirmava que o objeto seria distribuído nas escolas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Bolsonaritas também foram os responsáveis por propagar a informação falsa de que um suposto “kit gay” seria entregue a estudantes. Durante a campanha, Bolsonaro, então candidato ao Planalto, chegou a afirmar que o livro “Aparelho Sexual e Cia — Um guia inusitado para crianças descoladas”, do suíço Phillipe Chappuis, fazia parte do “kit”. 

Em 2022, as notícias falsas ainda se fazem presentes, mas com outros recortes. Um dos principais alvos da desinformação, agora, é a urna eletrônica. De acordo com a página “Fato ou Boato”, da Justiça Eleitoral, criada com o objetivo de checar informações neste período, diversos são os boatos sobre o aparelho de totalização dos votos.

Algumas das informações falsas compartilhadas nas redes, segundo o TSE, são: equipamento seria igual desde 1996, urna eletrônica registra o que quer e contagem dos votos é feita de maneira secreta, mesários poderiam “abrir o sistema” com a senha e “descarregar votos” nos candidatos de sua preferência.

Para frear a propagação deste tipo de conteúdo, uma série de ações foram colocadas em prática pelo TSE, em conjunto com as redes sociais. Em fevereiro deste ano, a Corte e representantes de oito redes sociais assinaram um acordo com o objetivo de combater a disseminação de informações falsas durante o período eleitoral.

A parceria foi firmada com as plataformas digitais Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai, operantes no Brasil. Por meio do acordo, que envolve funcionalidades e público-alvo individuais, as redes sociais deverão se comprometer a priorizar informações oficiais.

Os termos de cooperação não envolvem troca de recursos financeiros e não acarretam qualquer custo ao Tribunal. As medidas a serem colocadas em prática devem ocorrer inclusive após o período eleitoral, até 31 de dezembro de 2022.

SBT news

Potigás prorroga recebimento de propostas da Chamada Pública 2022 até terça-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia Potiguar de Gás (Potigás) prorrogou até a próxima terça-feira (04) o prazo para recebimento de propostas dentro da Chamada Pública 2022 para aquisição de gás natural. A prorrogação se fez necessária em virtude da publicação de esclarecimento ao edital com relação ao volume de contratação.

O edital prevê a compra de até 85 mil metros cúbicos diários de gás natural, sendo 61 mil para fornecimento imediato e 24 mil incremental a partir de 1º de janeiro de 2023, com o prazo do contrato até o final de dezembro de 2027.