Na manhã desta quinta-feira (22) a Tribuna do Norte publicou uma matéria com o deputado federal Benes Leocádio, em que o parlamentar afirma que o Governo do Estado deixou de adquirir três tomógrafos para a rede pública hospitalar no valor de R$ 6 milhões, porque não atendeu exigências do Ministério da Saúde.
A assessoria do Governo do Estado desmentiu a situação e disse que toda a matéria era sem fundamento, pois, o Ministério da Saúde disse que o RN já tinha tomógrafos suficientes e não precisava.
Na nota, o governo afirma que “o deputado Benes Leocádio precisa ser justo pois acompanhou, inclusive, o alerta que a secretaria fez a bancada de que o MS não aprovaria essa aquisição, fazendo um apelo para que os recursos fossem para outros destinos na área da saúde”.
A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (22/9), em Areia Branca/RN, na região da Costa Branca, um mandado de prisão contra um foragido da Justiça, 40 anos de idade, suspeito de envolvimento no crime de homicídio. A ordem judicial temporária foi expedida pela Vara do Júri da Comarca de Piracicaba/SP
O indivíduo foi localizado quando estava no interior de um estabelecimento comercial no centro daquela cidade e, em seguida, encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Mossoró/RN para a formalização dos procedimentos da sua captura.
Após passar por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia ele foi transferido para o Sistema Prisional do Estado onde deverá permanecer à disposição da Justiça.
A ação foi contou com a colaboração Força-Tarefa de Segurança Pública de Mossoró, que é coordenada pela Polícia Federal e conta com a participação de policiais federais, estaduais e penais.
FORÇA-TAREFA
A Força-Tarefa de Segurança Pública é fruto da formalização de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Polícia Federal, a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do RN, que visa integrar os órgãos policiais para o enfrentamento à criminalidade no Estado.
A FTSP-Mossoró conta com o apoio da população através do telefone (84) 3323-8300, bem como pelo WhatsApp: (84) 99218-0326, que são canais indicados para recebimento de informações, denúncias de crime, etc, sendo preservado o sigilo de quem notícia.
O Clube de Permuta Natal reuniu, nessa quarta-feira (21), representantes de mais de 80 empresários para a primeira edição do evento “O Segredo do Chef” na capital potiguar. O encontro contou com uma palestra do desembargador federal Bento Herculano, que falou sobre empreendedorismo, a evolução do mundo do trabalho e compartilhou um pouco de sua experiência.
Durante a palestra, o magistrado destacou a importância das relações sociais para qualquer profissão, falou sobre o mundo do trabalho e também da crise na área da empregabilidade. Segundo ele, essa crise possui três contextos: a tendência na busca do regime de autonomia, o crescimento populacional e a tecnologia.
Ele explicou que, além da atuação da administração pública na criação de leis que incentivem a geração de vagas de trabalho, é fundamental o crescimento econômico. “O que gera emprego é crescimento econômico. A lei pode colaborar e melhorar a relação entre patrões e empregados para mais segurança jurídica”, afirmou.
Para o desembargador, hoje os empreendedores que atuam no comércio aqui em Natal, por exemplo, estão concorrendo com grandes redes, como Amazon e Mercado Livre e é necessário se adaptar a esse mercado. “Fala-se muito em QI, o quoeficiente de inteligência, e em QE, a inteligência emocional. Mas hoje tão importante quanto eles é o QA, o quociente de adaptação. Quem não tiver vai ficar para trás”, pontuou.
O diretor executivo do Clube de Permuta em Natal, Betinho Costa, destacou a importância do encontro realizado hoje para a assimilação de conhecimentos, networking e troca de experiência entre os associados. “É um evento que fica para a história do Clube de Permuta em Natal, com uma participação maciça dos nossos associados”, ressalta.
Mais de 500 famílias da comunidade do Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal, já foram beneficiadas em 2022 com títulos de regularização fundiária, documento que dá segurança às moradias para ocupantes que não possuíam a posse formal. Nesta quarta-feira (21), uma nova etapa de entrega de títulos foi realizada, com 406 documentos somando-se aos outros 100 concluídos no primeiro semestre, por meio de programas conduzidos pela Secretaria Municipal de Habitação e Projetos Estruturantes (Seharpe).
A solenidade aconteceu na Escola Municipal Mareci Gomes do Santos e contou com a presença de moradores e do prefeito Álvaro Dias, que fez a entrega de todos os títulos em mãos para os moradores presentes.
O gestor lembrou que faz questão de participar dos momentos de entrega por considerar o programa habitacional crucial para desenvolver a cidade e dar dignidade à população. “O título concede ao ocupante o direito de posse definitiva de seu patrimônio mais importante, isso faz um bem enorme porque traz segurança, além de valorizar seu imóvel e atrair benefícios”, disse o prefeito. “Aqui muitas pessoas querem deixar os imóveis para seus familiares e com esse documento é possível”.
Nascida no Passo da Pátria há 62 anos, Lúcia Maria da Conceição é uma dessas moradoras que esperou pelo momento de receber seu documento de posse. A mãe veio de São Tomé para Natal e se estabeleceu no Passo. A emoção foi dupla. Ela representou o filho Luciano de Souza Sales, falecido este ano. Ela espera que a regularização de várias casas da Ocidental de Baixo traga o tão esperado calçamento.
Maria das Dores Casimiro vive há 36 anos no Passo. Ela, a filha Adriana Carla e o neto Ravi receberam seus títulos com alívio. “Eu morava em palafita, fui beneficiada com uma casa em programa da Prefeitura e agora estou recebendo o documento de minha casa. Só tenho a agradecer”, disse Adriana.
Programas
Em 2021, a Prefeitura de Natal, por meio da Seharpe, formalizou a moradia de mais de 2 mil pessoas em todas as regiões de Natal. Este ano, foram beneficiados com a regularização fundiária 762 ocupantes. A secretária municipal de Habitação, Shirley Cavalcanti, disse que a titularidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico da região e uma das metas da gestão é diminuir o déficit habitacional. “Já entregamos quase 5 mil títulos até agora. Fizemos esse trabalho no reassentamento do Vivendas do Planalto, no condomínio Village de Prata e estamos com a obra de um residencial em Mãe Luiza. Temos esse compromisso com a comunidade”, destacou ela.
Primeiro orador na sessão plenária desta quinta-feira (22), o deputado Michael Diniz (SDD) se posicionou contra o debate sobre educação sexual nas escolas. O parlamentar afirmou que isso pode prejudicar as crianças e adolescentes.
“Crianças e adolescentes não estão aptos a praticar ou conversar sobre sexo. Isso pode estimular vários tipos de problema, como ansiedade, falta de atenção e dificuldade de aprendizagem”, afirmou.
Michael Diniz defendeu que essa conversa tem que ser com os pais. “O corpo da criança não está apto, ao provocar esse tipo de conversa você fere a inocência de um ser. Criança tem que aprender outras coisas e precisamos resguardá-las”, disse.
Um bandido assaltou uma loja de calçados, na tarde de quarta-feira (21), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. Conforme é possível ver nas imagens registradas, ele chega tranquilamente no local e faz ameaças aos funcionários do estabelecimento.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o bandido chegando perto do final do expediente e obrigando os trabalhadores a irem para os fundos do estabelecimento. Uma das vítimas, que estava no caixa, foi obrigada a colocar todo o dinheiro em uma sacola e entregar ao criminoso.
Antes de sair do estabelecimento, o bandido chegou a pegar uma caixa de som, trancou os funcionários dentro da loja e saiu tranquilamente pela rua.
Os servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana deram um exemplo no Dia Mundial Sem Carro. A data foi marcada pela ida dos colaboradores ao trabalho de ônibus, bike, skate e a pé. Boa parte dos itinerários, assim como a forma de deslocamento de alguns destes servidores, foi registrada pela imprensa e pelas redes sociais.
A ideia de praticar o próprio discurso reforçou ainda mais a maneira de repensar a forma de se locomover na cidade. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Na capital potiguar, diversas ações foram planejadas para marcar a data, entre elas, uma edição especial noturna do Ciclo Natal. Também foi incentivado, por meio de parceria entre a Prefeitura do Natal e a Fecomércio RN, campanha de incentivo a promoções nas lojas de departamentos de bicicletas, tênis e material esportivo, voltado para o uso de produtos ligados à mobilidade ativa.
Movimento começou na França
O Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias. Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Europeia da Mobilidade.
No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram “bicicletadas” para celebrar o dia e conscientizar a população.
Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu à Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso crítico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 (gás carbônico) liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.
A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em quatro cidades Rio Grande do Norte por causa da estiagem. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22).
Os municípios são Caraúbas, Monte das Gameleiras, Rodolfo Fernandes e São Tomé, que poderão solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Comentários