SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 20, 2022

Primeiras ações em obra da av. Felizardo Moura causam impacto mínimo no trânsito

FOTO: ALEX RÉGIS

Com o início da retirada do canteiro central da avenida Felizardo Moura, os serviços de requalificação da via alcançaram uma nova etapa nesta segunda-feira (19). Uma retroescavadeira trabalha no local desde as primeiras horas da manhã, fazendo a retirada do material. Conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), não houve a necessidade de interdição total da pista. Nos horários de pico, os dois sentidos da avenida estarão liberados.

Os operários vão trabalhar entre às 9h e 16h, podendo acontecer interdições parciais, com uma via funcionando em mão dupla. A mudança no planejamento do trânsito não provocará alterações no cronograma de entrega da obra. Agentes de mobilidade estão na região, realizando o trabalho de orientação do fluxo de tráfego. O projeto prevê um investimento de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo governo federal.

“Chegamos agora aos serviços na pista com a quebra do canteiro. É mais um passo do projeto que vai modernizar e trazer mais conforto e segurança para quem utiliza a Felizardo Moura. Nosso intuito maior é minimizar o impacto gerado com as obras”, destaca o secretário-adjunto de trânsito da STTU, Walter Pedro.

Segundo o secretário-adjunto, as primeiras observações feitas na manhã desta segunda-feira não apontaram congestionamentos no horário de pico matinal. “O fluxo foi satisfatório. É importante ressaltar que estamos fazendo intervenções na via e isso pode gerar algum tipo de transtorno para quem precisa passar pela avenida. Pedimos que as vias alternativas sejam utilizadas”, reforça ele.

São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana. Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à Zona Sul de Natal. Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.

A obra vai resultar em novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.

Candidatos à presidência vão ao TSE para impedir Bolsonaro de usar imagens de discurso na ONU

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA VÃO AO TSE PARA IMPEDIR BOLSONARO DE USAR IMAGENS DE DISCURSO NA ONU – FOTO: FLICKR/PALÁCIO DO PLANALTO

Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Soraya Thronicke (União Brasil) pediram nesta terça-feira, 20, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíba a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar imagens do discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O TSE já proibiu a campanha bolsonarista de usar registros das comemorações do feriado de 7 de Setembro e da viagem a Londres para participar do funeral da rainha Elizabeth II. Os ministros entenderam que o uso de imagens feitas na cerimônia e na viagem oficial fere a isonomia em relação aos demais candidatos.

Ciro e Soraya afirmam que houve desvio na finalidade da viagem e que Bolsonaro usou seu cargo de Presidente para promover sua campanha à reeleição, transformando sua agenda internacioanl em um “ato de campanha”.

Ciro Gomes diz ainda que o presidente tem vinculado a atuação como chefe de Estado a atos de campanha, o que segundo o pedetista tem potencial para “desequilibrar” a corrida eleitoral.

Fonte: Estadão

TSE julga propagandas irregulares e uso da Força Nacional nas eleições

URNA ELETRÔNICA É VISTORIADA PELOS TÉCNICOS INDICADOS PELO MINISTÉRIO DA DEFESA FAZEM A INSPEÇÃO DOS CÓDIGOS-FONTE NO TSEHUGO BARRETO/METRÓPOLES

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa nesta terça-feira (20/9) 12 processos – nove deles relativos às Eleições Gerais de 2022. Os ministros também apreciam, em sessão administrativa, 24 processos de requisição da Força Nacional para a segurança da votação durante o primeiro turno, no dia 2 de outubro, em localidades como Acre, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. A sessão começa às 19h.

O plenário decide se confirma cinco decisões monocráticas proferidas em uma representação e em quatro pedidos de direito de resposta.

Os processos foram motivados pela divulgação de desinformação, na propaganda eleitoral da coligação Pelo Bem do Brasil (PL/Republicanos/Progressistas), por meio da publicação de falas descontextualizadas de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente pela coligação Brasil da Esperança (Federação FE Brasil/Federação PSol-Rede/PSB/Solidariedade/Avante/Agir/Pros). A ministra Maria Claudia Bucchianeri é a relatora dos processos.

METRÓPOLES

Rafael trabalha para assumir o lugar de Carlos Eduardo e mostrar que o “Senador de Fátima” é exemplo de ‘voto inútil’

RAFAEL MOTTA (ESQ) QUER COLOCAR CARLOS EDUARDO (DIR) COMO “LANTERNINHA” DA CORRIDA PELO SENADO

(Da redação do BLOG DO FM) – Já está na hora de os institutos de pesquisas começarem a ajustar os números das pesquisas eleitorais no Rio Grande do Norte, sob pena de sofrerem desmoralização pública quando as urnas do dia 02 de outubro forem abertas. Pelo que se vê nas ruas e cidades da capital e do interior do estado, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) caminha a passos largos para ocupar o posto de “lanterninha” na corrida pelo Senado Federal, perdendo a sua posição para o seu principal concorrente, o deputado federal Rafael Motta (PSB).

Esse cenário, aliás, ficou evidenciado no último final de semana por ocasião da divulgação da pesquisa Item/94 FM, que mostrou Motta com 14% das intenções de voto e Alves com 15,5%, configurando assim um empate técnico entre ambos.

Motta tem alertado ao eleitor que Carlos Eduardo é fruto de um “acordão”, que está propagando  a tese do chamado “voto útil” para brecar o crescimento de sua postulação.

Aliás, tratando-se de Carlos Eduardo, ele é quem melhor pode personificar, não o voto útil, mas sim o “voto inútil”.

Rejeitado pela esquerda, com fama de “camaleão”, acusado de demitir 240 pessoas da Urbana quando prefeito de Natal e inimigo dos prefeitos que receberam recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), destinados para o desenvolvimento dos municípios, Carlos Eduardo na atual campanha eleitoral tornou-se uma espécie de “Frankenstein“, um monstro eleitoral criado nos laboratórios da governadora Fátima Bezerra (PT).

Nesta terça-feira a “face de camaleão” de Carlos Eduardo foi exposta pela imprensa potiguar, através de vídeos que circularam no Programa Eleitoral Gratuito, onde ele diz que “o PT acabou com o Brasil e com a Petrobras”.

Motta está convicto de que tem muita “margem de crescimento no campo as esquerda”. Eleitor declarado do ex-presidente Lula, ele enfatiza que a candidatura de Carlos Eduardo não é apta para combater o bolsonarismo. “Essa candidatura não precisa ser a de um candidato com postura duvidosa, marcada por conveniências, como a de Carlos Eduardo, que há quatro anos fazia duras críticas à governadora Fátima e ao PT, e até poucos meses atrás acusava a governadora de roubo”, ressalta.

Geraldo Pinho, candidato ao senado pelo Podemos, recebe apoio do PMB, Patriota e de Clorisa Linhares

FOTO-DIVULGAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (20), o candidato do Podemos ao Senado Federal, Geraldo Pinho, recebeu oficialmente o apoio da candidata ao Governo do Estado, Clorisa Linhares (PMB), que trouxe consigo os partidos da sua coligação PMB e Patriota.

O anúncio se deu através de live realizada na sede do Patriotas, com a participação dos presidentes dos partidos, Marcel Vital (Patri) e Viviane Oliveira(PMB), do candidato a vice-governador, Erick Guerra(Patri) e da postulante ao governo, Clorisa(PMB).

“Agradeço a Viviane Oliveira, presidente do PMB no Estado, a Marcel, presidente do Patriota/RN e em especial a Clorisa. O povo do RN tem opção. De um lado um grupo que desgoverna o nosso Estado. Do outro lado, a opção de mudar seis por meia dúzia. Mas a oposição tem opções de verdade. De fazer a tão esperada é necessária mudança verdadeira. Quem é bolsonarista sabe quem é bolsonarista. Nós estamos do lado certo”, disse Geraldo Pinho.

“A nossa união, a Frente da Mudança, vai fazer um governo de renovação. Vamos eleger nossos deputados e o nosso senador Geraldo Pinho. Estamos trazendo bons nomes com experiência que não se vendem eleitoralmente. São homens e mulheres de bem. Não utilizamos recursos públicos. Um homem íntegro, direito, de direita, seja bem-vindo, meu amigo. Você tem serviço prestado ao povo já anteriormente sem interesse político nenhum. Sempre nos ajudou também na educação. Você tem o meu apoio, o meu voto”, disse Clorisa.

“Nossos valores são inegociáveis!É com muita satisfação que ando ao lado dessa mulher batalhadora, guerreira e, agora, se une a nós Geraldo Pinho. Quem conhece a nossa história sabe que vamos fazer melhor pelo nosso povo”, disse o presente do Patriota/RN, Marcel Vital.

VÍDEO: Vereador licenciado faz exploração demagógica de acidente com animal

Um acidente ocorrido no último domingo (17), quando um gato acabou atropelado em meio a uma carreata na Zona Norte de Natal, está sendo alvo de tentativa de exploração eleitoral pelo vereador licenciado Robson Carvalho.

Candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Robson tem usado suas redes sociais para alardear o atropelamento, que acidentalmente vitimou o felino, tentando fazer uma exploração político eleitoral, para angariar votos para sua candidatura a deputado estadual no RN.

Observadores do cenário político enxergam na postura do vereador licenciado um oportunismo inescrupuloso, adotado com o intuito de capitalizar eleitoralmente a circunstância que foi apenas acidental

Senado quer realocar verba para piso de enfermeiros antes das eleições

FOTO: MARCELO CASTRO

O relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que o Senado pretende votar antes do primeiro turno das eleições o projeto de lei complementar (PLP) 44/2022, que permite que estados e municípios possam realocar recursos originalmente recebidos para o combate à Covid-19 a outros programas na área da saúde.

Castro se reuniu nesta terça-feira (20/9) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar das soluções estudadas para viabilizar o pagamento do piso salarial dos enfermeiros, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“A nossa ideia é aprovar esse PLP já na próxima semana. Então, rapidamente a gente aprova isso, já antes da eleição, para dar um sustento, um reforço ao orçamento dos estados e dos municípios”, disse Castro após reunião com Pacheco, no Palácio do Planalto. Pacheco tem acumulado as funções de presidente do Senado e de presidente da República enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) está no exterior.

Ainda não está marcada data para votação do projeto, que deve ocorrer apenas na próxima semana. Além disso, ainda não foi discutida a data de votação na Câmara dos Deputados, que também precisará avaliar o texto para que ele vire lei e os recursos sejam liberados. “Nós estamos discutindo só nossa parte [dos senadores] por enquanto”, prosseguiu o senador.

Metrópoles

MOSSORÓ: Ator é afastado do Espetáculo Auto da Liberdade após denúncias de assédio

FOTO: ARQUIVO/PMM

A direção do Espetáculo Auto da Liberdade, de Mossoró, afastou na semana passada um ator suspeito de assediar colegas atrizes, durante os ensaios. O afastamento do ator, que não teve seu nome divulgado, chegou ao conhecimento da imprensa nesta terça- feira (20).

Segundo informações, ele teria sido afastado do elenco após denúncias das vítimas de que ele estaria aliciando as atrizes. Ao menos oito atrizes sofreram assédio e resolveram denunciar à direção do espetáculo. Além das falas constrangedoras, em uma das situações, o ator teria chegado a dar um beijo forçado no rosto de uma das atrizes.

O Auto da Liberdade é o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre, realizado anualmente no dia 30 de Setembro em Mossoró. Celebra os quatro atos libertários do município, como: Abolição dos Escravos em 1883 (5 anos antes da Lei Áurea); O Motim das Mulheres em 1875; O Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928 e a resistência ao bando do mais famoso cangaceiro do Nordeste, o Lampião, em 1927.

Blog do BG